Porque desisti de usar o scanner de íris do Galaxy Note 7 em menos de 24 horas

samsung galaxy note 7 scanner iris hero
© nextpit

Estou com o Galaxy Note 7 desde a última sexta-feira (02.09) e, antes de publicar o review deste dispositivo, preciso compartilhar algumas das minhas impressões. A primeira delas é a de que o scanner de íris não é tão eficiente quanto eu podia imaginar.

O uso do scanner de íris do Note 7 aumenta a sua segurança

Como já explicamos aqui no site, a grande vantagem de usarmos um scanner de íris em um smartphone é a segurança. Como cada pessoa possui um padrão único da íris em cada olho, que se mantém inalterado ao longo da vida, isso faz com que os dados da íris sejam praticamente impossíveis de serem replicados, tornando a leitura da mesma uma das chaves mais seguras e confiáveis de autenticação biométricas disponíveis.

Optei neste momento pelo leitor de impressão digital em detrimento ao scanner de íris
samsung galaxy note 7 iris scanner
Você pode gravar os dados da íris de apenas uma pessoa / © NextPit

Aliás, o escaneamento da íris já vem sendo amplamente utilizado para controles de acesso, controle das fronteiras e segurança em aeroportos. Logo, não estou questionando aqui a principal função deste recurso, que seria aumentar a segurança dos dados dos usuários, mas a maneira como temos que usar o scanner de íris no Galaxy Note 7.

samsung galaxy note 7 iris scanner 1
Você poderá usar a íris para validar sua identidade / © NextPit

O uso do scanner de íris do Note 7 não é intuitivo

O Galaxy Note 7 permite usar apenas uma íris por aparelho, logo, apenas o dono do aparelho poderá desbloqueá-lo usando tal recurso de segurança. Dito isso, para ativar o escaneamento da íris, antes, será necessário selecionar obrigatoriamente um padrão de desbloqueio da tela seguro: senha, PIN, padrão. E é isso que torna o processo demorado.

Assim, todas as vezes que você desejar desbloquear a tela com a íris, terá que 1) ativar a tela; 2) deslizar o dedo sobre o display; 3) posicionar o aparelho em frente aos olhos. Em outras palavras, são necessários três passos para começar a usar o dispositivo.

Se considerar ainda que o número de vezes que um usuário desbloqueia a tela por dia, de acordo com um levantamento da desenvolvedora do app Locket, é de 110 vezes em média, este processo não é o ideal. Teria sido mais fácil ativar a tela e, automaticamente já ter o sensor escaneando sua íris, sem ter que deslizar o dedo sobre a tela para então ativar o scanner.

samsung galaxy note 7 scanner iris hero
Para usar o scanner de íris você precisa escolher um PIN, senha ou padrão / © NextPit

Por outro lado, usando o leitor de impressões digitais, basta pressionar o botão da home e o aparelho será desbloqueado de forma rápida e segura em apenas uma ação. E não se engane, este recurso também precisa de uma senha ou PIN para ser ativado.

Outro problema que poderia citar incide diretamente na experiência de uso do Galaxy Note 7 na hora de validar a identidade do usuário com os dados da íris está na falta de discrição deste ato. Até que consegui perceber qual seria o melhor ângulo do aparelho nas mãos em relação à minha cabeça, em publico parecia um ato de sofrimento, mas confesso que depois de algumas tentativas, o resposta da função se mostrou muito rápida.

samsung galaxy note 7 leitor impressao digital
Desbloquear o Note 7 com a sua impressão digital é bem mais fácil / © NextPit

Como não utilizo óculos ou lentes de contato, a questão para mim foi realmente aprender a posicionar o scanner de forma que a leitura da íris pelo hardware fosse completa e rápida. Aliás, uma dica, não olhe para o painel do aparelho, mas para o scanner posicionado na parte superior esquerda do Note 7.

Por fim, ainda existe a possibilidade de uso do recurso Smart Lock para diminuir o stress do acesso rápido ao aparelho em casa ou no trabalho ao definir estes como lugares confiáveis. Porém, mesmo utilizando esta configuração, os três passos necessários para ativar e começar a usar o celular me incomodam. Por isso, optei neste momento pelo leitor de impressão digital em detrimento ao scanner de íris. E sim, ambos podem estar configurados para uso ao mesmo tempo.

E você, o que faria no meu lugar: scanner de íris ou leitor de digital?

Ir para o comentário (60)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

10 anos de experiência testando smartphones e outros gadgets. Mesmo tendo mergulhado de cabeça no ecossistema da Apple recentemente, o Android ainda é uma das minhas paixões. Já fui editora-chefe do AndroidPIT e Canaltech no Brasil, hoje escrevo para o mercado dos EUA. Me chama no Twitter (@apequenarinaldi)!

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
60 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Sergio Moreira 14
    Sergio Moreira 06/09/2016 Link para o comentário

    aprendam a fazer bem feito com este vídeo de 2015....procurem windows hello no youtube com Andre Henrique Buss

    Marcelo Roder Ferreira


  • Wrecked Machines 32
    Wrecked Machines 06/09/2016 Link para o comentário

    kkkkkkkkkkkk falei que isso ia se uma bosta


  • Ricardo Araujo 13
    Ricardo Araujo 06/09/2016 Link para o comentário

    Acho esse "recurso" uma grande bobagem, isso é inutil, incomodo e não é nada prático. Colocar como extra de vendas não é necessário, pra mim seria melhor focar no marketing da S-Pen. Trazer mais um sensor para impactar na bateria e rendimento é descartável. Fora que se for pra proteger o aparelho dos conhecidos (privacidade) o sensor de digitais é a melhor opção, ja para proteger de desconhecidos (roubo ou perda) é inutil qualquer meio de desbloqueio pois você perdeu o aparelho. Fora que a Samsung poderia ter se preocupado em melhorar o desbloqueio por digitais sem ser necessário ligar o aparelho. Em 2013 quando foi saindo os primeiros aparelhos com sensor de digitais eu pensei: ate quem enfim! Com o leitor de iris: AFF!


  • Eric Romero 39
    Eric Romero 06/09/2016 Link para o comentário

    Assim como em 2014, com a novidade da impressão digital no Galaxy S5, que era inclusive um recurso novo e não muito desenvolvido, temos que entender que, agora em 2016, temos o primeiro smartphone com scanner de íris, e não devemos esperar uma tecnologia tão desenvolvida. Aposto que daqui dois anos, todos usarão essa tecnologia facilmente. Basta esperar e ter paciência. =)

    Marcelo Roder FerreiraMarcos Adriano


    • 9
      Neemias D. 07/09/2016 Link para o comentário

      O primeiro smartphone com leitor de íris foi lançado pela Fujitsu em 2015.


  • Caio Gracco Abrantes 10
    Caio Gracco Abrantes 06/09/2016 Link para o comentário

    Eu já tinha até comentado aqui quando isso ainda era rumor...Totalmente não intuitivo, muito mais simples melhorarem o sensor de digital que implementar essa perfumaria boba que só faz comer recurso de hardware assim como muita coisa na sammy.

    Ricardo Araujo


  • 76
    Conta desativada 06/09/2016 Link para o comentário

    Acho que é somente uma opção de segurança avançada. Deve ser usada para pagamentos, guardar senhas e etc. Para desbloquear o aparelho a impressão digital está mais que boa.

    Conta desativada


  • Bruno da Silva Santos 31
    Bruno da Silva Santos 05/09/2016 Link para o comentário

    Achei legal pois é mais uma opção de segurança, mas não parece ser nada intuitiva essa opção.


  • ALEKSANDRO ARAUJO 14
    ALEKSANDRO ARAUJO 05/09/2016 Link para o comentário

    Camila,

    Como esta seu Galaxy Note 7? Verdade ue o problema da bateria foi apenas em um lote? Oque voces estao sabendo a respeito?


    • Tobias 28
      Tobias 06/09/2016 Link para o comentário

      O quê, a Camila ainda não respondeu?! Tô começando a ficar preocupado... Tomara que ela não seja daquelas pessoas que costumam dormir c/ o celular carregando no criado-mudo, isto é, perto da cabeça.


  • ALEKSANDRO ARAUJO 14
    ALEKSANDRO ARAUJO 05/09/2016 Link para o comentário

    Muito bem dito Camila,
    cada um encontrara a a sua razao para usar essa facilidade. Eu vejo de maneira positiva.


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 05/09/2016 Link para o comentário

    Simples de resolver, o Moto Tela, por exemplo, ativa a tela toda vez que você levanta o aparelho. Basicamente seria só vc por um app que faça o mesmo e você não teria que passar por três etapas.

    Márcio NascimentoDaniel Rodrigues


  • Wanderson Perin 18
    Wanderson Perin 05/09/2016 Link para o comentário

    Quanto mais velho fico, menos entendo as pessoas...reclamam que as empresas não inovam, depois reclamam quando elas inovam... qual o problema de um leitor de íris? Oras, quando o S7 EDGE foi lançado, ele custava 4 mil e tantos (não tinha leitor de íris), quando o note 7 foi lançado, ele custava o mesmo, mas com leitor de íris... hoje tem suas limitações? sim tem... funciona? sim funciona! Eu preciso? Não sei...pode ser útil... é um método de segurança adicional, afinal o biométrico como sabemos tem suas brechas de segurança. Pense, talvez agora neste momento você não vê utilidade, mas uma hora ou outra pode ser essencial! Não temos bola de cristal! Além disso, nenhuma tecnologia nasce pronta, ela deve ser aprimorada, amadurecida, melhorada...talvez quando a Apple lançar o leitor de íris no iphone, ele se torne a cereja do bolo.

    Dyego SantosMárcio NascimentoDaniel RodriguesLucas LeiteDenys M.


    • Sergio Moreira 14
      Sergio Moreira 06/09/2016 Link para o comentário

      faz tempo que a ms lançou isso e não pegou....a digital é mais pratica mesmo


  • Jeison B. 19
    Jeison B. 05/09/2016 Link para o comentário

    No caso do Note 7 concordo que poderiam ser dois passos: 1-ligar a tela e 2-olhar pro scanner de íris. Outra coisa, a Sammy já deveria ter retirado esse botão home físico. Se ela já usa os outros dois capacitivos (multitasking/return), por que não? Usar também dois toques na tela pra (des)ligar como outros fabricantes, de modo que não tenhamos que ficar instalando apps pra isso. E quanto à indiscrição que a autora cita sobre o uso do recurso, pior é ficar falando com o aparelho em público (Google Now, SIRI, Cortana). Isso sim pra mim é estranho.

    Daniel Rodrigues


    • 3
      Daniel Rodrigues 06/09/2016 Link para o comentário

      Não uso o Google Now por isso. Já quanto ao scanner de íris já discordo tem gente que paga mico fazendo poses para selfies, um desbloqueio rápido é o mínimo.


  • Renato 30
    Renato 05/09/2016 Link para o comentário

    O pin ou padrão de desbloqueio serve como backup de segurança caso seu dedo caia (leitor biométrico) ou então você "perca os olhos" (scanner de íris). Por isso a necessidade de cadastrar esse tipo de senha.

    Marcelo Roder FerreiraDaniel Rodrigues


  • Beto Seideman 15
    Beto Seideman 05/09/2016 Link para o comentário

    Então resumindo, leitor de íris desnecessário. 3 passos para desbloquear é muito. É igual Samsung pay pra pagar além da digital tem que digital a senha... então tipo... ainda não compensa.


    • 13
      Black 05/09/2016 Link para o comentário

      No caso do Samsung pay é importante ter dois passos ou mais, porque são informações bancárias.

      AlexLuiz AlexandreMurillo


  • 82
    Conta desativada 05/09/2016 Link para o comentário

    Só posso dar uma opinião correta qd EU utilizar. Afinal cada um tem um modo de perceber determinadas situações.

    Bruno da Silva SantosAlexLuiz Alexandre


  • Mello Arismar 9
    Mello Arismar 05/09/2016 Link para o comentário

    A Samsung só consegue dar mancada mesmo. Nenhuma novidade !

    Phelipe B.Lucas Goulart F.


    • 82
      Conta desativada 05/09/2016 Link para o comentário

      Mancada seria se não tivesse alternativa ao scanner de íris, mas esse não é o caso, já que o aparelho também possui sensor de impressão digital.

      Conta desativadaBruno da Silva SantosDenys M.AlexLuiz AlexandreEduardo Gabriel Nascimento Souza


  • 19
    Conta desativada 05/09/2016 Link para o comentário

    Obvio quw tem que ser 3 passos... pq se não vc perderia as notificações da tela de bloqueia.

    Esse ato de deslizar pra cima é exatamente pra poder ver as notificações.

    Daniel RodriguesConta desativada


    • 2
      Rafael Toledo 05/09/2016 Link para o comentário

      Não necessariamente, a leitura da iris poderia ser realizada ao desbloquear a tela (enquanto as notificações são exibidas), no mesmo esquema que ocorre hoje com a leitura da digital.

      Lucas Goulart F.


    • Camila Rinaldi 67
      Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      05/09/2016 Link para o comentário

      Na realidade Michael, e demais leitores, é que sim, existe uma necessidade para os três passos, acontece que existe uma alternativa para o scanner de íris: o leitor de digital. Para quem lembra, logo que a Samsung anunciou o Galaxy S5, se não me engano, com tal recurso, foi uma confusão, um grande número de críticas, as pessoas não conseguiam desbloquear direito o aparelho e, de fato, oferecia uma experiência prematura. Mas no Note 7, este recurso funciona como manteiga.

      Já o scanner de íris é a atual grande novidade e sim, em relação à experiência de uso, precisa melhorar. Este é a evolução natural das coisas, precisamos começar a usar para ver o que causa estranheza. A Samsung não é uma empresa nova, possui anos de experiência e esperava, com certeza, que o scanner de íris não fosse funcionar às mil maravilhas. Eu tenho certeza disso, tanto que representantes da própria fabricante nos informaram que a experiência de uso não é a prioridade aqui, mas "validar pagamentos usando os olhos".

      Por isso, como experiência de uso, prefiro o leitor de digitais, até porque ambos os serviços exigem uma senha/PIN de backup, logo, a segurança não está neste momento rigorosamente relacionada aos dados da sua impressão digital ou da sua íris, concorda?

      Mickael FernandesCaio Gracco AbrantesConta desativadaPhelipe B.AlexLuiz AlexandreFranklin Gonçalves Pereira


  • Jefferson Silva 25
    Jefferson Silva 05/09/2016 Link para o comentário

    No meu a5 escolhe um pin e a impressão também.


  • 8
    Rafael 05/09/2016 Link para o comentário

    Essa função me parece aquela função do desbloqueio facial do android! Kkkkkk
    Só do recurso funcionar em locais fechados e iluminados já me desanimei


  • Rodrigo Bastos 14
    Rodrigo Bastos 05/09/2016 Link para o comentário

    isso pra mim se chama preguiça (resumindo)

    Daniel RodriguesAlexConta desativadaGustavo Hanemann


  • Guilherme Caetano 3
    Guilherme Caetano 05/09/2016 Link para o comentário

    Embora cada um tenha um "padrão único da íris em cada olho, que se mantém inalterado ao longo da vida", por conta de processos cirúrgicos (trabeculectomia setorial) o padrão da minha íris mudou, inclusive pela falta de um pedaço dela, ficando um espaço preto. Por conta disso não tenho mais movimento contracionista de pupilas. O leitor de íris seria tão poderoso que nem a mim mesmo me reconheceria.


    • Tobias 28
      Tobias 05/09/2016 Link para o comentário

      Será, Guilherme? Acredito que seja bem facinho resetar a "senha" de íris e recadastrá-la no celular após a cicatrização da cirurgia. Seria o mesmo problema de comprá-lo usado, aliás.

      Porque os aparelhos p/ review são emprestados pela fabricante (não dados ou vendidos), e cada um vai pulando de publicação em publicação, de semana em semana e de íris em íris, e todo mundo quer testar o tal scanner.

      E, claro, tem que resetar as íris anteriores antes de testar.

      Lucas LeiteAndersonAlex


  • Julio Graziano 2
    Julio Graziano 05/09/2016 Link para o comentário

    A única coisa que a sami precisa resolver é o atendimento ao cliente no Brasil
    A diferença em comparação com a Samsung norte-americana, é gritante e tomara que note 7 chegue ao país sem nenhum de todos esses problemas.

    Conta desativada


  • Muraque O. 37
    Muraque O. 05/09/2016 Link para o comentário

    Respondendo assim como no fim do artigo fica a pergunta, no meu caso deixaria DESBLOQUEIO ATRAVÉS DA IRÍS, BIOMÉTRICA e PIN.
    Mas lembrando que isso foi uma impressão da JORNALISTA.

    Giovanna D'Oliveira - DFMaya J.TravelDr. Oliveira OABDaniel RodriguesConta desativada


  • Bruno S. 32
    Bruno S. 05/09/2016 Link para o comentário

    Basta apenas uma atualização para corrigir isso, mas só seria possível se vários usuários do Note 7 solicitassem para a Samsung realizar esse procedimento e eles analisarem como o aparelho iria se comportar quanto ao consumo de energia. Eles poderiam usar o sensor acelerômetro para ativar o sensor de íris, assim não iria ser necessário deixar o sensor de íris sempre ativo.

    Conta desativada


  • 45
    Conta desativada 05/09/2016 Link para o comentário

    A biometria do s6 e s7 ja não desbloqueia direto?


    • Jefferson Silva 25
      Jefferson Silva 05/09/2016 Link para o comentário

      Sim. A linha A também. Só quando reinicia que ele pede o pin pra preservar a digital


  • André V. 22
    André V. 05/09/2016 Link para o comentário

    Eu como utilizador de um Samsung Galaxy J5 e de um iPhone 5S, eu usaria totalmente a impressão digital, visto que só tem que clicar no botão e o software e hardware fazem o resto de forma rápida e descomplicada.


    • Jefferson Silva 25
      Jefferson Silva 05/09/2016 Link para o comentário

      Não precisa nem clicar. É só encostar em cima do home


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 04/09/2016 Link para o comentário

    eu acharia chato ter que ficar desbloqueando um smartphone o tempo todo através da íris

    Lucas Goulart F.Conta desativada


  • 7
    Rafael Ribeiro 04/09/2016 Link para o comentário

    Se bem quê, quando eu utilizar o meu futuro note 7, eu vou utiluzar o bloqueador deslizante de tela pq é + rápido e prático.


  • 9
    Rodrigo 04/09/2016 Link para o comentário

    Essa é fácil de responder... É pra n perder o olho... O a cabeça inteira apos uma explosão nuclear.


  • 73
    Jairo rios 04/09/2016 Link para o comentário

    Desbloqueio biométrico é tudo de bom, me adaptei bem.

    Lucas Goulart F.Muraque O.


    • Muraque O. 37
      Muraque O. 05/09/2016 Link para o comentário

      Concordo, S5 à S7 sistema biométrico caiu como uma luva.

      Giovanna D'Oliveira - DFMaya J.Conta desativada


  • Fabrício Ferreira de Lima 3
    Fabrício Ferreira de Lima 04/09/2016 Link para o comentário

    Bem. Como não sou o 007 e nem tenho segredos mirabolantes em meu celular, pra mim já basta o bloqueio de tela normal, deslizando a mesma para o lado. Valeu.

    Muraque O.


    • Muraque O. 37
      Muraque O. 05/09/2016 Link para o comentário

      Sim de fato, mas segurança nunca é demais, até porque seu dispositivo contém midias que no qual poderia cair em mãos erradas.

      Giovanna D'Oliveira - DFMaya J.


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 04/09/2016 Link para o comentário

    Ele ainda está pouco intuitivo por que ainda está no início de, digamos, produção, quando mais fabricantes optarem por esse recurso, novas técnicas serão desenvolvidas e será bem mais fácil acioná-la.

    Muraque O.André V.Rafael RibeiroPatrick


    • Muraque O. 37
      Muraque O. 05/09/2016 Link para o comentário

      Sim, concordo claramente, apesar eu de usar S7 e mesmo ele não contendo esse mecanismo de segurança, está no começo o N7.

      Giovanna D'Oliveira - DFMaya J.


  • Robson Walles 5
    Robson Walles 04/09/2016 Link para o comentário

    Scanner digital. Além de ser mais rápido, é muito mais prático.

    Lucas Goulart F.Conta desativadaAndré V.Rafael Ribeiroananias gomes da silva


  • 8
    deopainas 04/09/2016 Link para o comentário

    Tá com medo de explodir não?

    Lucas Goulart F.Rafael RibeiroJonny E.


    • Tobias 28
      Tobias 04/09/2016 Link para o comentário

      Me kibando, hein?


  • 84
    Conta desativada 04/09/2016 Link para o comentário

    Normal isso vai acontecer com a maioria das pessoas , mtts pessoas sao assim com novas tecnologias , Quando esse tipo de desbloqueio ficar tao bom a ponto de virar o novo padrao a galera vai começar a usar em massa, mas por enquanto vai ser assim so vai usar msmo quem gosta de realmente da uma chance para as novas tecnologias e acaba acostumando mas é a minoria

    Rafael RibeiroJerry Wendel


    • 7
      Rafael Ribeiro 04/09/2016 Link para o comentário

      Também acho. Mas esse leitor de iris ru acho interessante.

      Conta desativada


  • Tobias 28
    Tobias 04/09/2016 Link para o comentário

    3 regras p/ prevenir perfurações, queimaduras e cegueira são:
    Não corra ao redor da piscina com uma tesoura na mão,
    nem largue panela fervente com o cabo pra fora do fogão,
    e nunca escaneie íris em aparelho com risco de explosão.

    Lucas Goulart F.


    • 8
      João Pedro 05/09/2016 Link para o comentário

      Ou seja, todos


  • Wellington 14
    Wellington 04/09/2016 Link para o comentário

    Falando em impressões digitais... O do Galaxy S7 poderia ser como da linha Lenovo moto z Play, Moto z ou seja encostar o dedo mesmo com a tela desligada ela já liga desbloqueada. No Galaxy S7 Edge por exemplo eu tenho que ativar a tela ou apertar e segura o botão home. Nada prático

    Mickael FernandesRafhaela MarquesJeison B.Lucas Goulart F.Conta desativadaAndré V.PatrickJonny E.David CD


    • David CD 80
      David CD 04/09/2016 Link para o comentário

      Agora imagina se fosse assim em qualquer outra fabricante, iriam descer a lenha, mas como é a Samsung, nem falam nada.

      Rafhaela MarquesLucas Goulart F.Conta desativada


    • 84
      Conta desativada 04/09/2016 Link para o comentário

      isso é culpa da apple mano a apple fez isso no iphone pra galera passar a ve a tela de bloqueio ja q todo mundo pulava ela , ai a samsung como nunca copia a apple em nada foi la e .........


      • 11
        Leonardo 04/09/2016 Link para o comentário

        Oi?


      • 84
        Conta desativada 04/09/2016 Link para o comentário

        n sabia? o iphone desbloqueava direto ate que na ultima atualizaçao a apple resolveu mudar isso vc precisa aperta o home pra dps desbloquear , isso rolava com os galaxy tbm antes desbloqueava agora precisa aperta o home e desbloquear ou seja ..... copiou oq é ruim pq fica menos pratico


      • Patrick 23
        Patrick 04/09/2016 Link para o comentário

        Franco, o que você acabou de falar não tem nada a ver, IPhone sempre precisou apertar o botão primeiro para depois desbloquear, desde o iPhone 5S, eu tinha o 5S, o primeiro a desbloquear sem precisar apertar qualquer botão foi o Nexus (EU ACHO), no fim foi um Android, mas iPhone sempre precisou apertar o botão para depois ler a digital.


    • Muraque O. 37
      Muraque O. 05/09/2016 Link para o comentário

      No meu S7 eu faço exatamente isso com ele bloqueado apertando o botão> HOME para baixo e o desbloqueio é de imediato.

      Dr. Oliveira OABGiovanna D'Oliveira - DFMaya J.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.