Dica para WhatsApp: transforme mensagens de voz em texto

Dica para WhatsApp: transforme mensagens de voz em texto

Apesar de bastante populares, as mensagens de voz no WhatsApp são um pesadelo para muitas pessoas. Mas saiba que há solução para não ter que ouvir as longas explicações de seus amigos e parentes no Zap: os apps para iOS e Android que convertem mensagens de voz em texto. Neste guia, o NextPit revela como funciona o truque secreto para o WhatsApp.

Os áudios no WhatsApp provocam reações de amor e ódio entre as pessoas. Apesar do aplicativo ter liberado em 2021 a opção de acelerar a reprodução dos áudios, nem isso ajuda nos casos de longos discursos, pedidos de desculpas e desabafos. Mas, com essa dica, você nunca mais precisará ouvir uma mensagem de voz novamente.

Na Google Play Store e na AppStore você pode encontrar aplicativos que simplesmente convertem mensagens de voz em texto. Para fazer isso, eles usam software de reconhecimento de voz não muito diferente dos assistentes de voz. Depois é só ler o texto gerado pelo app. Neste tutorial, mostramos exatamente como isto funciona, usando o Android como exemplo.

Transforme mensagens de voz do WhatsApp em texto

Infelizmente, a conversão das mensagens de voz em texto não é um recurso nativo do WhatsApp. Por isso, você tem que instalar um aplicativo adicional que faça o serviço. Eu pessoalmente uso o Transcriber para WhatsApp para isto. O aplicativo está disponível gratuitamente na Google Play Store, mas exibe vários anúncios.

Uma vez instalado o Transcriber, você pode acessar a mensagem de voz que deseja transcrever no WhatsApp. Use a função de compartilhamento para enviar o áudio para o aplicativo Transcriber. Ao utilizá-lo pela primeira vez, você deve conceder permissão de acesso à memória do celular. O Transcriber para WhatsApp envia o arquivo para a nuvem e lê o conteúdo da mensagem de voz.

WhatsApp Voice Message Transcribe 1
Compartilhe a mensagem de voz com o aplicativo para transcrevê-la / © NextPit
  1. Dê um toque demorado no áudio recebido no WhatsApp;
  2. Use a função de compartilhamento do WhatsApp para enviá-lo ao Transcriber;
  3. Conceda ao Transcriber acesso à memória do celular;
  4. Você verá o conteúdo do áudio transformado em texto.

Enquanto o aplicativo converte a mensagem de voz, ele já mostra o conteúdo na tela. Você pode então copiar o texto, traduzi-lo com o Google Tradutor ou compartilhá-lo em outro aplicativo.

WhatsApp Voice Message Transcribe 2
A transcrição do áudio em texto pode ser enviado para outros apps / © NextPit

Dica: se o Transcriber informar que o conteúdo não pode ser lido, verifique as configurações de idioma do aplicativo. Talvez você precise mudar a opção para o idioma usado pelo seu contato no Zap para a gravação da mensagem.

O Transcriber utiliza o serviço "Wit.ai" para transcrever suas mensagens. Ele pertence ao Facebook e você deve estar ciente disso se estiver preocupado com a sua privacidade ou com os dados de seus parceiros de bate-papo. Você pode encontrar mais informações na página inicial do Transcriber e no site do Wit.ai.

Qual alternativa usar no iPhone para transformar voz em texto?

Se você usar um iPhone, você não encontrará o Transcriber na AppStore. O aplicativo está atualmente disponível apenas para celulares Android. Infelizmente, as alternativas disponíveis para o iOS são pagas. Aqui estão algumas opções:

Não recomendo baixar o aplicativo "Transcribe - Speech to Text". Apesar da instalação ser gratuita no iPhone ou iPad, cada hora de transcrição custa R$ 27,90.

Gostou do truque para nunca mais precisar ouvir mensagens de voz no WhatsApp? Não esqueça de compartilhar suas dicas (ou gambiarras) para o Zap nos comentários!

ÚLTIMOS ARTIGOS

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 6 dias Link para o comentário

    Adorei a dica , abomino receber mensagens de voz