Direto do túnel do tempo: a evolução das câmeras da Samsung nos últimos anos

Direto do túnel do tempo: a evolução das câmeras da Samsung nos últimos anos

As câmeras da Samsung, sobretudo na linha Galaxy S, têm melhorado muito desde o seu lançamento. Como prova disso, o site oficial da marca sul-coreana disponibilizou uma linha do tempo com todos os lançamentos até hoje.

Pronto pra viajar no tempo? Vem com a gente!

Galaxy S: uma das primeiras panorâmicas

O Samsung Galaxy S, primeiro da série que, hoje, já se encontra no Samsung Galaxy S21, trazia uma câmera frontal VGA que possibilitava chamada de vídeos, mas suas configurações iam ainda mais além.

A câmera traseira de 5 MP, embora hoje seja risível, representava muito para a época, já que permitia também gravar vídeos em HD, tirar fotos com reconhecimento facial, autofoco e até um modo panorâmico (sim, já era possível tirar imagens panorâmicas há alguns anos).

galaxy s
Galaxy S / © Divulgação/Samsung

Galaxy S2: flash com LED para fotos no escuro

O Galaxy S2 já contava com algumas melhorias significativas quando comparado ao Galaxy S. Ao invés de 5 MP na câmera traseira, já podíamos contar com 8 MP - além de um flash com LED que facilitava imagens noturnas.

A função "autofoco" também teve melhorias, e já permitia focar em somente um objeto da imagem. Além disso, os usuários também podiam acessar um efeito que transformava imagens em desenhos (e, na época, isso fazia bastante sucesso).

AndroidPIT quiz Samsung Galaxy S2
Galaxy S2 / © NextPIT

Galaxy S3: 20 fotos com um toque na tela

A função "Burst Shot" foi implementada a partir do Galaxy S3, e passou a permitir a captura de várias imagens ao pressionar o botão central da câmera. 

A função é ideal para imagens captadas durante um movimento, já que permite escolher a imagem que teve melhor resultado final. Na época, era possível tirar até 20 fotos em um espaço de tempo de 3.3 segundos.

As câmeras frontal e traseira não apresentaram muitas mudanças: a primeira, tinha 1.9 MP, enquanto a segunda podia contar com 8 MP. Alguém se imagina tirando selfies com 1.9 MP nos dias de hoje?

AndroidPIT Samsung Galaxy S3 11
Samsung Galaxy S3 / © NextPIT

Galaxy S4: modo picture-in-picture

Foi a partir do Galaxy S4 que as câmeras traseiras passaram a ter 10 MP ou mais. Com sua câmera de 13 MP, o Samsung Galaxy S4 permitiu, pela primeira vez, tirar fotografias no modo picture-in-picture, que inclui duas imagens na mesma foto. 

A câmera frontal de 2 MP não sofreu grandes alterações, mas o modelo permitia gravar áudios para acompanhar suas imagens (através do modo "Sound & Shot"), bem como usar a ferramenta "Drama Shot", que permitia tirar várias fotos de uma vez e combiná-las em uma só.

samsung galaxy s4 hero 1Samsung Galaxy S4  / © NextPIT

Galaxy S5: imagens em HDR

A partir do Galaxy S5, as câmeras da Samsung começaram a ver uma melhoria cada vez mais significativa e rápida. Sua câmera traseira de 16 MP foi a primeira a trazer um sensor ISOCEL, que produzia imagens com pouquíssima interferência de pixels - mesmo no escuro. 

O modo HDR também trazia imagens com boa qualidade, principalmente quando tiradas durante o dia, seja em fotos ou vídeos. 

androidpit samsung galaxy s5 hero
Câmera do Galaxy S5 / © NextPIT

Galaxy S6: captura de menos de um segundo

A câmera de 16 MP do Galaxy S6 permitia capturar uma imagem em cerca de 0.7 segundos. As fotos eram tiradas ao apertar o botão de "Home" duas vezes, em qualquer tela do smartphone. 

O smartphone também trouxe uma função que permitia localizar e focar em objetos que se moviam ao tirar fotos, melhorando sua qualidade. 

A câmera frontal, por sua vez, tinha 5 MP.

Androidpit Samsung S6 235123
Galaxy S6 / © ANDROIDPIT

Galaxy S7: sensor de imagem dual pixel

O Galaxy S7 foi o primeiro da Samsung a conseguir a pontuação 88 no ranking de câmeras do DxOMark. 

Com sensor de imagem dual pixel (tecnologia presente em câmeras DSLR de ponta), a câmera traseira de de 12 MP permitia tirar fotos de boa qualidade, mesmo no escuro. 

A performance do autofoco também foi melhorada no aparelho, que trouxe flash também na câmera frontal (de 5 MP). 

AndroidPIT Samsung Galaxy S7 17
Galaxy S7 / © NextPIT

Galaxy S8: imagens boas mesmo nas piores condições

Foi com a finalidade de promover boas fotos mesmo nas piores condições que o Galaxy S8 foi lançado. 

O primeiro smartphone da Samsung a trazer processamento de imagens por algoritmo contava com uma câmera traseira de 12 MP e frontal de 8 MP (definitivamente, um avanço).

O algoritmo para processamento de imagem era ativado ao tirar três fotos consecutivas, escolhendo automaticamente a melhor. Além dele, outra melhoria significativa foi a implementação de gestos para tirar fotos (como a mudança de filtros ao arrastar o polegar para a direita ou esquerda).

samsung galaxy s8 vergleich 01
Galaxy S8 / © NextPIT

Galaxy S9: boas imagens de dia e de noite

A proposta da Samsung de continuar promovendo boas fotos em qualquer condição continuou com o lançamento do Galaxy S9.

O modelo trouxe uma câmera de abertura dupla, que tinha a finalidade de ajustar-se a qualquer luz, assim como o olho humano (já que aumentava em lugares escuros e diminuía em lugares claros). 

O Galaxy S9 trazia as melhores lentes disponíveis em smartphones da época (f/1.5 e f/2.4), absorvendo cerca de 28% a mais de luminosidade do que o modelo anterior. A configuração perfeita para imagens claras, mesmo de noite.

As novas configurações da câmera também permitiam gravar vídeos em câmera super lenta - e compartilhá-los no formato GIF. Além disso, as imagens podiam contar com realidade aumentada para criar avatares que imitavam as expressões faciais dos usuários.

samsung galaxy s9 back c2vx
Galaxy S9 / © NextPIT

Galaxy S10: HDR10+ para vídeos que "saltam da tela"

O Galaxy S10 não foi lançado há tanto tempo assim. Em uma época onde as redes sociais imperavam - como imperam até hoje -, fabricantes como a Samsung sabiam que deviam comercializar aparelhos que pudessem captar fotos e vídeos na mais alta definição.

Por isso, o lançamento de 2019 trouxe a tecnologia HDR10+, que proporcionava cores muito mais vivas ("imitando" a vida real). A câmera traseira de 16 MP (acompanhada de dois sensores de 12 MP) tinha tecnologia ultra-wide, e podia capturar cenas com resolução cada vez mais próxima do olho humano.

Samsung Galaxy S10 08
Galaxy S10 / © NextPIT

Galaxy S20: qualidade mesmo com zoom

O Galaxy S20 - que poderia se chamar S11 e respeitar a sequência, não é mesmo? - teve um salto na qualidade de imagem que corresponde ao salto numérico em seu nome. 

Seja em zoom de 1X ou de 100X, a qualidade da imagem permanece praticamente a mesma. Além disso, sua câmera traseira de (incríveis e notáveis) 64 MP - acompanhada de dois sensores de 12 MP -, foram capazes de alcançar o que pouquíssimas no mercado conseguiram: capturar até mesmo os menores detalhes.

O Galaxy S20 Ultra, um dos mdoelos presentes na linha, conta com uma câmera traseira de 108 MP. Todos os conjuntos para captura de imagens possuem zoom óptico híbrido com zoom digital do tipo Al-powered. Os vídeos são gravados em 8K.

AndroidPIT samsung galaxy s20 ultra review 24
Galaxy S20 Ultra / © NextPIT

Galaxy S21: o que há de mais tecnológico atualmente

Depois de toda essa linha do tempo, chegamos nos dias atuais. O lançamento do Samsung Galaxy S21 ocorreu este mês, durante a CES 2021, onde foram apresentados os modelos Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra.

As câmeras do S21 Ultra - cinco, no total - mostram o que existe de mais tecnológico para a captura de imagens em smartphones. São elas:

  • Principal de 108 MP;
  • Ultra-wide de 12 MP;
  • Teleobjetiva de 10 MP (abertura f/4.9);
  • Teleobjetiva de 10 MP (abertura f/2.4);
  • Frontal de 12 MP.

Já os modelos Galaxy S21 e Galaxy S21+ trazem quatro câmeras no total:

  • Principal de 12 MP;
  • Ultra-wide de 12 MP;
  • Teleobjetiva de 64 MP;
  • Frontal de 10 MP.

Os megapixels já são indício de que podemos contar com o melhor da tecnologia de ponta, mas as configurações da nova linha não param por aí. 

São diversas novas tecnologias, como a função "anti-shake" (que, basicamente, diminui a possibilidade das imagens saírem tremidas), zoom óptico de 10X e, por fim, autofoco dual-pixel e laser, que produzem efeitos semelhantes aos de DSLRs de ponta.

A função "Director's View" também permite que os usuários capturem as melhores imagens ao visualizarem três telas com prévias das imagens. O aparelho também é o único da Samsung a oferecer a possibilidade de usar a câmera de selfie e a câmera traseira ao mesmo tempo. 

Os vídeos, por sua vez, são gravados em 4K.

samsung galaxy s21 plus violet back1 c3po
Galaxy S21 / © Samsung

Samsung mostra que a inovação é uma constante

Após ter acesso a toda essa retrospectiva, sabemos que as inovações da Samsung ainda podem continuar - embora fique difícil imaginar o que mais pode ficar melhor. 

A sul-coreana já mostrou que pretende se aproximar cada vez mais do nível de câmeras profissionais em seus smartphones, o que a torna uma concorrente de peso para a Apple.

E você, o que acha das câmeras da Samsung? Não deixe de contar pra gente nos comentários.
 

Fonte: Samsung

ÚLTIMOS ARTIGOS

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Deram uma bela evoluída , acabei de assistir um comparativo das câmeras do Samsung FE x iPhone 11 e as câmeras da Samsung não fizeram feio , somente a frontal teve desempenho pior no quesito estabilização ótica.