Vergonhoso: só 0,1% receberam atualização do Android Pie, contra 36% do iOS 12

AndroidPIT ios vs android 0121
© nextpit by Irina Efremova

Todo mês, o Google divulga em sua plataforma para desenvolvedores os números de distribuição de suas versões do sistema operacional Android. Saíram os primeiros resultados do Android 9 Pie, e eles não seriam tão ruins se a concorrente Apple não tivesse divulgado números muito, muito maiores.

Todos nós sabemos que um dos grandes problemas do nosso sistema operacional móvel favorito é a enorme fragmentação das versões disponíveis. Nos dias de hoje, 18% dos usuários ainda estão na versão Lollipop 5 do sistema, uma versão de quatro anos atrás.

pie penetration 2
Fragmentação do Android / © Google

Só esse número já é para assustar, e quando vemos que ele é quase a mesma coisa que os 19% do Oreo 8, já podemos nos preocupar bastante com os resultados do Pie. Por enquanto, esse novo sabor do sistema está em apenas 0.1% dos aparelhos. Sim, mais de 50 dias depois, quase dois meses, e não temos nem meio porcento.

Os únicos smartphones que já receberam o Android 9 Pie são o Essential Phone, OnePlus 6 e o Nokia 7 Plus. Muitas fabricantes já prometeram o update, mas nenhuma além dessas já ofereceu a atualização. Você pode ver mais sobre essas promessas em nosso artigo abaixo:

pie penetration
Cadê o Pie? O Google não coloca sistemas com menos de 0,3% no gráfico / © Google

Mas você pode pensar: calma, o Pixel 3 nem foi anunciado ainda! Bem, isso não seria tão vergonhoso se os números não mostrassem que o iOS 12 da Apple chegou a 36% dos aparelhos da marca em apenas 14 dias. Mais de um terço dos iPhones e iPads estavam com a nova versão em apenas duas semanas.

Fragmentação é um problema sério, pois muito mais do que não trazer novidades e funções, compromete a segurança do usuário, com sistemas vulneráveis a problemas que são resolvidos apenas em atualizações mais recentes.

Podemos esperar que o Google anuncie algo para combater isso no dia 09 de outubro?

Ir para o comentário (49)
Stella Dauer

Stella Dauer
Editora

Editora no AndroidPIT, criadora do EuTestei. Ama pombos, cães, animais em geral e absorve tecnologia no dia a dia. Usa smartphones desde quando a Nokia reinava.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
49 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 1
    breno sillva 03/10/2018 Link para o comentário

    é possível instalar uma firmware de outro país?


    • 10
      Sion 04/10/2018 Link para o comentário

      depende se for android sim


  • Guilherme 26
    Guilherme 03/10/2018 Link para o comentário

    Lamentável.


  • 16
    Conta desativada 03/10/2018 Link para o comentário

    pifio


  • 32
    Vinicius Guerra 02/10/2018 Link para o comentário

    Isso só vai mudar quando houver de fato um contrato obrigando as fabricantes a atualizarem os aparelhos, mas o negócio é altamente lucrativo, pois ambos saem lucrando.

    Nesse ponto a Apple sabe que o suporte é de 4 anos a 5 dependendo dela. Se o Google colocasse ao menos 3 anos de suporte, iria ficar bem legal e manter os usuários insatisfeitos no sistema.


  • Gustavo Frezza 12
    Gustavo Frezza 02/10/2018 Link para o comentário

    Mas o Android Pie não está em estágio beta ainda? Acho que deveriam comparar os números só depois de chegar a versão estável.
    Outra coisa, a Google já implementou o Project Treble para diminuir a fragmentação.
    Por fim, tem aparelho desatualizado quem quer! Eu sempre escolho os meus pelas atualizações e hoje meu aparelho está rodando o Pie com uma custom ROM e eu ainda tenho a opção de instalar a oficial que já está em beta com o Pie também... Mas eu comprei meu aparelho pensando em ter sempre o último Android, quem tem outras prioridades tem que aprender a lidar com isso.


  • André Luiz 2
    André Luiz 02/10/2018 Link para o comentário

    Na minha opinião é errado fazer essa comparação, pois a apple é dona dos seus dispositivos, o que torna muito mais fácil o desenvolvimento do sistema e a disponibilização do mesmo.

    Entretanto, não é a Google quem faz a atualização dos celulares da Samsung, Motorola, etc. Ela depende das empresas para atualizarem o Android, e todos nós sabemos que elas não focam isso e sim em tornar os dispositivos obsoletos e forçarem o consumidor a comprar um celular novo e atualizado, isso é Marketing e um trabalho muito mais fácil e barato.

    A comparação correta é avaliar os dispositivos da Google que estão atualizados. Como os Nexus e Pixel's da vida, contra os dispositivos da Apple.

    O que vai salvar a vida de quem quer essas atualizações eficazes do Android é o Project Treble, algo muito recente na tecnologia mobile.

    Léia M.


  • 10
    Sion 02/10/2018 Link para o comentário

    Só uma coisa...



    O duopólio das plataformas móveis atingiu um índice histórico nesta sexta-feira (19). O Gartner publicou um relatório mostrando que nada menos que 99,1% dos smartphones vendidos no mundo inteiro rodam Android ou iOS. Outros sistemas móveis, que tinham participação pequena, mas relevante, como Windows e BlackBerry, praticamente não saem mais das lojas.

    Segundo o Gartner, foram comercializados 344 milhões de smartphones no segundo trimestre de 2016. O Android não apenas continua líder de mercado, como aumentou sua fatia: 86,2% dos aparelhos vendidos rodavam a plataforma do Google, contra 82,2% no mesmo período de 2015.

    apple-samsung-android-ios
    Assim ficou o ranking de sistemas operacionais:

    Android: 86,2%
    iOS: 12,9%
    Windows: 0,6%
    BlackBerry: 0,1%
    O resto: 0,2%
    Entre as fabricantes, a Apple perdeu espaço, com 12,9% de participação nas vendas, ante 14,6% no segundo trimestre de 2015. Quem se deu bem foi a líder Samsung, que elevou sua fatia para 22,3%. Segundo a consultoria, as linhas Galaxy J e Galaxy A estão competindo bem na China, o que contribuiu com o aumento geral nas vendas.

    Fonte:Tecnoblog


  • Rogerio Droid Tec 47
    Rogerio Droid Tec 02/10/2018 Link para o comentário

    O mi a1 da minha esposa nada ainda....


  • 20
    Bruno Monin 02/10/2018 Link para o comentário

    Comparar iPhone com Android é tão 2007.

    CAVAdilson..


  • Junior Fornazi 45
    Junior Fornazi 02/10/2018 Link para o comentário

    A fragmentação sempre foi um problema do Android e em pleno 2018 não vai mudar. Fico pasmo de ver versões como KitKat e Lollipop (5.1) em tantos aparelhos. Depois o usuário comum reclama que o aparelho esta lento e travando

    Ari Pereira


    • 20
      Bruno Monin 02/10/2018 Link para o comentário

      Certamente os aparelhos que rodam essas versões é da galera que não tem poder aquisitivo pra trocar de celular todo ano. Não esqueçam que o Android é um sistema da massa, do povão...

      Ari Pereira


  • Theus Khan 2
    Theus Khan 02/10/2018 Link para o comentário

    A minha dúvida é: Custom ROMs baseadas no Android Pie AOSP são levadas em consideração?

    Rogerio Droid Tec


    • Rogerio Droid Tec 47
      Rogerio Droid Tec 02/10/2018 Link para o comentário

      Não !


  • Magno Sousa 21
    Magno Sousa 02/10/2018 Link para o comentário

    Ta lenta a distribuiçao hein ANDROID?a culpa toda disso sao das fabricantes,fazem isso so pra lançar novos smarts e ai quem se ferra somos nós consumidores.


  • VictorDunguinha 28
    VictorDunguinha 02/10/2018 Link para o comentário

    Praticamente só os Pixel's receberam o pie... ai fica difícil mesmo, mesmo que tenha mandado pra todas as fabricantes "antes", feito todo anuncio que agora seria tudo rápido, quase ninguém anunciou a atualização... uma pena mesmo parecia que seria a mais rápida atualização


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 02/10/2018 Link para o comentário

    Prevejo um grande sucesso do One Power.


  • 10
    Macgyver Freitas 02/10/2018 Link para o comentário

    Blá, blá, blá, fragmentação, mais iPhones atualizados, a mesma coisa que todo muito já sabe, a mesma coisa todo ano, Android só ganha expressividade em números após quase um ano do lançamento, é sempre assim, claro que não é o ideal, mas não é nenhuma novidade


  • Fabiano Novaes Ferreira 22
    Fabiano Novaes Ferreira 02/10/2018 Link para o comentário

    Vergonhoso é o site tratar essa noticia como novidade.

    serião


  • 31
    Vinicius Da Silveira 02/10/2018 Link para o comentário

    Nossa Realmente... mas pera ai. Quantos modelos diferentes de iphone existem mesmo? Quantos modelos diferentes que rodam android existem nesse universo mesmo?

    Pois é, vergonhoso de fato, é querer comparar o quarto da apple de diversidades, com espaço sideral de diversidades do Android.

    Conta desativadaBruno MoninRicardo BalbinoFelipe de CarvalhoEduardo UrbanejaJaiir_ReisRafael NunesAdilson..BerryJamson Silva


    • Rafael Nunes 26
      Rafael Nunes 02/10/2018 Link para o comentário

      Concordo com você. Mas de certa forma temos mais fabricantes, e se cada um desse mais importância para os aparelhos, acho que seria um pouco diferente. Mas acho que nesse aspecto a Apple sempre vai estar na frente devido a isso que você comentou, isso é verdade mesmo.

      Mas com respeito ao android, a demora para atualizar o software, realmente é muito grande. Tem aparelhos que demoram até dois anos para atualizar, isso é demais. As fabricantes não se importam muito com o acervo de aparelhos quando se fala em atualizar software, digo isso de uma forma geral.

      Conta desativadaErnesto Koji NakazawaAndré QuadrosEduardo UrbanejaHenrique A.


    • Jaiir_Reis 20
      Jaiir_Reis 02/10/2018 Link para o comentário

      Disse tudo


    • 20
      Bruno Monin 02/10/2018 Link para o comentário

      Loguei só pra te dar um joinha.


    • Brunno Honorio 29
      Brunno Honorio 03/10/2018 Link para o comentário

      sim, em parte concordo, mas tente olhar pelo ano de fabricação, IOS ainda vem recebendo atualização, não fica abandonado igual o Android, dando prioridade apenas nos seus aparelhos lançado recentemente.


      • 31
        Vinicius Da Silveira 04/10/2018 Link para o comentário

        Não da pra comparar uma empresa que tem seu sistema próprio, produz poucos modelos de celulares, com poucas diferenças um do outro, com empresas que fazem centenas de modelos diferentes, pra todos os tipos de mercado, com um sistema aberto e genérico que elas precisam adaptar esse sistema nos seus variados modelos, com hardwares diferentes.


  • Thiago Lee 35
    Thiago Lee 02/10/2018 Link para o comentário

    Muita gente reclamando "Mas o desrepeito das fabricantes... bla bla bla", ai esquecem que todo ano, toda atualização da Apple a safada fo***dia o celular pra fazer o povo comprar novos Iphones... Se não tivesse sido pega no pulo do gato, estaria até hoje vendendo e sabotando os próprios celulares em benefício, para poder vender mais... Sem contar os vários problemas que a apple mesmo impõe sobre seus produtos.
    Só chegar os notebooks da apple, com defeito de design, esquentando, parando de funcionar e ela culpando os usuários. Se essa é a desculpa, desculpe, mas você curte gastar dinheiro e ser enganado!
    Apple sheep - Ainnn, mas apple tá certa, tem que limitar mesmo o celular
    Eu - Se tu curte sadomasoquismo kkkkk.
    Se quiser ter android P, só instalar custom Rom, fácil e rápido!

    Eduardo UrbanejaJamson Silva


    • 10
      Sion 02/10/2018 Link para o comentário

      ui


  • 73
    Jairo rios 02/10/2018 Link para o comentário

    Normal , sem stress , isto ocorre comigo desde a versão 1.5 do Android , sim até os ja velhinhos iPhone 5 S e iPad 2 mini estão rodando o iOS 12 , o que me irrita no Android é a falta de uma política transparente das atualizações de segurança , está aí a play store para isto , poderiam adotar a mesma metodologia de atualização do Google play service , sinceramente não creio que haverá qualquer mudança significativa no mundo Android no parâmetro atualização , talvez no futuro se e quando o fuchsia for implementado as coisas mudem no parâmetro atualização , aguardemos.


  • fabio cardoso 3
    fabio cardoso 02/10/2018 Link para o comentário

    Deixei de usar Android por conta dos desrespeito dos fabricantes com usuários não liberando atualizações, nem meu ultimo Android o Nexus4 recebia elas logo que saiam, agora a própria Google não considera nosso mercado, não disponibilizando aqui sua linha Pixel, neste aspecto Apple está a frente.

    André Quadros


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 02/10/2018 Link para o comentário

    Na realidade, estou aguardando a atualização do Android 9 para o Asus que atualmente utilizo e também a chegada do dispositivo que comprei e que foi citado neste artigo como um dos smartphones que já receberam essa nova versão do sistema. E assim, uma coisa é se ter um sistema fechado, com uma só fabricante ditando as normas, outra coisa é se ter um sistema aberto com inúmeras fabricantes, cada uma com sua launch e suas ramificações. Por isso, que ainda a nova versão foi tão pouco distribuída, uma vez que, os três primeiros rodam versões do Android quase, se não for puro, e assim, fica mais fácil deles receberem a tão sonhada atualização.

    Eduardo UrbanejaAdilson..


  • 9
    Adilson.. 02/10/2018 Link para o comentário

    Estou vendo muita matéria de IPhone nesse site..
    Este titulo não tem nada a ver..
    Quantos modelos de IPhone a Apple tem que atualizar??
    O Android esta com media de 80% nos celulares do mundo inteiro...
    Quantos Smartphones tem cada fabricante que usa Android??
    Sendo que na maioria o Android é modificado e com muitas funcionalidades a mais que o próprio Android puro não oferece..
    Então não vem comparar IPhone... Com o sistema mais usado no mundo.. Android..


    • Guilherme 26
      Guilherme 02/10/2018 Link para o comentário

      Sempre tem as desculpinhas né.

      Rodrigo Batista


    • Thiago Lee 35
      Thiago Lee 02/10/2018 Link para o comentário

      Não foi matéria de iphone, e sim um comparativo... Já que o povo não entende, na próxima vou dar um toque no autor, pra ele poder desenhar :v kkkk


  • Lucas Aires 3
    Lucas Aires 02/10/2018 Link para o comentário

    A distribuição do Android Pie foi menor porque todas as fabricantes de várias marcas precisam fazer os testes, já o IOS só são testados em iPhones tornando um processo mais rápido.

    CAVRodrigo BatistaAdilson..


  • Paulo Ricardo 31
    Paulo Ricardo 02/10/2018 Link para o comentário

    Mas e o Projeto Treble? Ele não foi criado para agilizar o processo de atualização das fabricantes? O que deu errado?

    CAV


    • Soterio Salles 57
      Soterio Salles 02/10/2018 Link para o comentário

      Nada deu errado, as fabricantes simplesmente não adotaram o recurso sabe-se lá o porque.

      Rodrigo BatistaPaulo Ricardo


      • Eduardo Urbaneja 26
        Eduardo Urbaneja 02/10/2018 Link para o comentário

        Não é que não adotam pq querem, mas, segundo a Asus, o Google tem que liberar o uso para as fabricantes.


    • CAV 57
      CAV 04/10/2018 Link para o comentário

      Ele foi criado pra que AS FABRICANTES DE COMPONENTES agilizassem a parte delas (os drivers atualizados).
      Lembrando que a inclusão desse mecanismo era opcional antes do Android Oreo, e mesmo nessa versão continuava opcional se o aparelho não saiu de fábrica com ela.
      Fora isso, a situação continua a mesma.

      Paulo Ricardo


  • Edinho K. 31
    Edinho K. 02/10/2018 Link para o comentário

    Só tem uma maneira do Google conseguir superar a barreira da diversidade de fabricantes: lançar novas versões a cada dois anos, ao invés de anualmente. De nada adiantam esses projetos que visam acelerar a distribuição das atualizações, porque muitos fabricantes "esquecem" dos aparelhos mais simples (que normalmente vendem muito em números, e acabam puxando a régua da distribuição das versões mais recentes do Android pra baixo...). Sob as condições atuais, neste quesito pelo menos, o Android JAMAIS fará frente ao iOS.

    Eduardo UrbanejaRodrigo Batista


    • 36
      Jonscravit 02/10/2018 Link para o comentário

      Google tem de fechar mais o sistema, deu muita liberdade e empresas sacaneiam consumidor...
      google pode hoje exigir que empresas atualizem e sigam padrões no sistema para agilizar...
      E quem não gostar pode usar o sistema operacional windows phone ou criar seu próprio do zero..
      rapidinho empresas vão se adaptar..

      Vinicius GuerraRodrigo BatistaPedro Henrique


      • 32
        Vinicius Guerra 02/10/2018 Link para o comentário

        Talvez a ideia do Fuchsia seja exatamente essa, ser um sistema mais controlado, eu sou favorável, pois as empresas pintam e bordam, leigos compram sem pesquisar, não tem jeito.

        Em lojas físicas mesmo, já cansei de ver aparelhos antigos com Android 5 ainda sendo vendidos, depois reclamam.

        O Android One seria a grande sacada, mas quase nenhuma empresa aderiu, isso atrapalha. Vamos torcer por melhorias.

        Jonscravit


      • Edinho K. 31
        Edinho K. 03/10/2018 Link para o comentário

        Não sei o Google arriscaria fechar o seu sistema para acelerar as atualizações, porque estaria muito próximo de sofrer pesados processos sob acusação de práticas monopolistas. Já vimos isso antes com a Microsoft e também com o próprio Google. Logo, eu não esperaria por isso...

        CAV


      • Edinho K. 31
        Edinho K. 03/10/2018 Link para o comentário

        E mesmo entre as empresas que aderiram ao Android One, trata-se de um ou dois aparelhos numa gama que pode ser de dezenas de modelos diferentes lançados anualmente que rodam o Android modificado. E vamos ser francos, se todas as fabricantes inundarem o mercado com o mesmo sistema inalterado, do jeito que recebem ele do Google, quantas restariam neste mercado? Poucas, com toda certeza. De mais a mais, praticante todas as personalizações do Android de hoje em dia são bonitas, utilizáveis e oferecem funcionalidades que o Android "puro" não oferece. E pra grande maioria das pessoas, funcionalidades são mais importantes que a versão do sistema.

        CAV


  • Juliano Olivetti 27
    Juliano Olivetti 02/10/2018 Link para o comentário

    Eu vejo como grande erro do Google não ter desenvolvido um método eficaz de atualização no começo da plataforma, mas é claro, essa questão é bem complicada pela liberdade dos fabricantes parceiros em desenvolver suas soluções sob a base do Android. Eu não vejo uma solução definitiva para o problema, afinal as correções custam alguns milhares de dólares para cada modelo, assim não é uma grande incentivo para que as mesmas desenvolvam as novas versões e de forma rápida.
    Infelizmente o maior prejudicado é o usuário, eu sempre me irritei muito com a demora na disponibilidade de novas versões, o que acabou me levando a sair da linha Moto e comprar na época um Nexus 6P, e sucessivamente pelos modelos da própria Google.

    Rodrigo Batista


  • 11
    José Zanolini 02/10/2018 Link para o comentário

    Usuário Android: Meu Deus saiu uma atualização pro meu telefone! Aleluia! Nossa vou atualizar agora... O MÃAAEEE olha sóooo!
    Usuário Apple: Meh outra atualização, to com preguiça, atualizo depois...
    E olha que uso o Android hein.

    Rodrigo BatistaJuliano Olivetti


    • Rodrigo Batista 2
      Rodrigo Batista 02/10/2018 Link para o comentário

      Eu faço a mesma coisa no meu IPhone. Mas estou querendo retornar para o Android.


  • Diego Scorpion 28
    Diego Scorpion 02/10/2018 Link para o comentário

    Peor que la política de Brasil.


  • 8
    Ranilson Aquino 02/10/2018 Link para o comentário

    Esta é realidade, atualizações em marcha lenta quase inerte.....

    Rodrigo Batista


  • 28
    João 02/10/2018 Link para o comentário

    Sem comentários.
    Dizer o quê?

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.