NextPit

Quase um ano após o seu lançamento, Lollipop está presente em apenas 21% dos dispositivos

Android m android lollipop teaser
© NextPit

A fragmentação do Android sempre foi o ponto mais controverso do sistema operacional do Google. Os últimos dados divulgados pela empresa mostram que a participação de mercado do Lollipop ainda é tímida, e a situação piora ainda mais quando esse número é dividido entre as versões do sistema. Confira abaixo os números mais atuais sobre a distribuição do Android.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Em fevereiro, publicamos aqui no AndroidPIT, que a participação de mercado do Lollipop estava na casa dos 1,6%. Atualmente, a última versão estável do sistema ocupa 15,9% dos dispositivos em sua versão 5.0, e 5.1% de participação para a versão 5.1. Em um panorama rápido podemos notar que o Lollipop evoluiu de maneira considerável nos últimos 6 meses, entretanto, quando olhamos para as versões anteriores do sistema essa realidade se mostra um pouco diferente.

O Jelly Ben (31,8%) é a segunda versão mais utilizada do sistema, enquanto o KitKat 4.4 ainda domina o mercado, com 39,2% de participação. Não temos como mensurar a quantidade exata de dispositivos Android ativos mundialmente, contudo, podemos imaginar que a parcela que representa o Lollipop é formada, prioritariamente, por topos de linhas mais recentes e poucos intermediários que foram lançados entre o final de 2014 e decorrer de 2015. Confira abaixo o gráfico divulgado pelo Google:

Versão Nome da versão Participação de mercado
2.2 Froyo 0,2%
2.3.3 -
2.3.7
Gingerbread 4,1%
4.0.3 -
4.0.4
Ice Cream Sandwich 3,7%
4.1x - 4.2x - 4.3 Jelly Bean 31,8%
4.4 KitKat 39,2%
5.0 - 5.1 Lollipop 21%

O lançamento do Android 6.0 Marshmallow deve acontecer ainda este mês, seguido do anúncio oficial dos novos dispositivos da linha Nexus, fabricados pela LG e Huawei. A chegada da nova versão pode tornar as coisas ainda mais difíceis para o Lollipop, principalmente se o Marshmallow tiver uma aceitação maior por parte dos fabricantes que, por sua vez, podem levar seus dispositivos do KitKat ou Lollipop 5.0 diretamente para o 6.0, como deve acontecer com o LG G3 e G4, segundo os rumores mais recentes.

E aí, será que o Lollipop pode ultrapassar o KitKat antes do Marshmallow?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Augusto Silva 03/02/2015

    A Samsung tem uma grande parcela de "culpa" dessa fragmentação e dessa grande quantidade de aparelhos que ficaram "esquecidos" em versões anteriores já que é a empresa que mais vende, mais possui modelos diferenciados de aparelhos e é uma das que atualizam a menor quantidade de seus aparelhos no mercado.

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    03/02/2015

    Lei de mercado, infelizmente! Se você quer algo melhor terá que pagar por isso, muitas fabricantes não vão investir esforços e dinheiro para fazer o update de dispositivos de entrada e intermediários.

  • Augusto Silva 03/02/2015

    Aprenda a ler e a interpretar, eu disse que a Samsung tem uma grande parcela de "culpa" e não toda a culpa. A vontade de chamar de hater é tão grande que não dá pra ler direito, né?

132 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Michel 15/09/2015 Link para o comentário

    o moto g 2013 vai ter a atualização para o Android 5.1.1?


  • Elivaldo Medvedev 11/09/2015 Link para o comentário

    vou ficar com lollipop mesmo... rootear e modificar enquanto a 6.0 nao vem.


  • João 11/09/2015 Link para o comentário

    Meu amigo, como você quer que o Lollipop tenha maior quantidade de usuários se os FDP não liberam o firmware ? Meu Note3Neo foi fabricado em março de 2014. Portanto, um ano e meio, E AINDA NÂO LANÇARAM nem mesmo o KitKat
    para ele. Continuo procurando no SamMobile . com e só vejo 4.3.
    Não dá, né ? Muita falta de respeito dos fabricantes... O meu aparelho NÃO é customizado para nenhuma operadora.


  • Iverson Santana 10/09/2015 Link para o comentário

    Lollipop é o sistema mais bugado, mais sem coisa nenhuma a oferecer que eu já vi. Nao tem modo silencioso que preste...o launcher e a parte das configuraçoes de qualquer aparelho é branco...gasta mais energia! Por isso a google ta lançando esse sistema novo...porque nem a bateria eles arrumaram. Quero so ver.


  • Quack 10/09/2015 Link para o comentário

    No Jelly Bean, esses 31,8% são dos Samsungs s3, s3 mini, s2, etc. né? Hehehe


  • Junior Fornazi 10/09/2015 Link para o comentário

    Parabéns Google.....


  • John Dillinger 10/09/2015 Link para o comentário

    O seu produto pode ainda estar na garantia e você nem imaginava! - http://freitascjr.blogspot.com.br/2015/09/o-seu-produto-pode-ainda-estar-na_9.html


  • Henrique Guimarães 10/09/2015 Link para o comentário

    Deve ser por que é estável né...
    Seguro....
    Sem tratamentos....


  • Renan Araujo 10/09/2015 Link para o comentário

    Desses 4,1% que usam o Gingerbread, 3,9% são do Galaxy Y. Kkk


  • Renan Araujo 10/09/2015 Link para o comentário

    Desses 4,1% que usam o Gingerbread, 3,9% são do Galaxy Y. Kkk


  • Thiago 10/09/2015 Link para o comentário

    é sempre a mesma ladainha... google deveria obrigar as fabricantes que querem utilizar seu OS nos smartphones a manterem atualizado o sistema. Se bem que o lollipop é muito instável ( leia-se bugado) se comparado com o kit kat.


    • Matheus B. 10/09/2015 Link para o comentário

      acho que a 5.1.1 não ta bugada nn cara


  •   32
    Conta desativada 09/09/2015 Link para o comentário

    Quando o Marshmallow chegar aí que vai fragmentar mesmo. Interessante que o KitKat quase não perde mercado, é como se o Lollipop só aumentasse com celulares novos.


  • Liang Sek King 09/09/2015 Link para o comentário

    Claro que com o Lollipop pesou muito os celulares (precisei desinstalar muitos aplicativos no meu Moto E de 1GB de ram para que as músicas não parassem de repente) , mas as fabricantes (Samsung e LG) e só querem lançar celular...


    • Rodrigo Cabral 10/09/2015 Link para o comentário

      Putz man estava pensando em comprar um. Ele roda os jogos mais pesados ?


      • Matheus B. 10/09/2015 Link para o comentário

        moto e não roda jogos pesados nn. compre um moto X. Ou o G se não quiser gastar muito. tenho o moto G 1ª geração. roda tudo tranquilo e está no mesmo preço do moto e 2015.


  • Marcos 09/09/2015 Link para o comentário

    Eu de início tinha resistência com o material design, mas quando usei a cm12.1,mudei de opinião, curti muito. Mas tive que voltar pro 4.4.4 porque na cm tinham alguns bugs de câmera e microfone.


  • Wallace Marques 09/09/2015 Link para o comentário

    Acho q o lolipop nunca ter sucesso do KitKat por ser uma versão mais pesada, com muitas mudanças e bugs, de forma que muitos celulares que estavam no KitKat não puderam ir para o lolipop. Já na época de lançamento do KK, havia muitos aparelhos espalhados entre as versões do Jelly Bean, prontos para a atualização, que primeira rodar bem até em low-ends. Entretanto, o lolipop cresceu em participação devido a novos aparelhos sempre lançados com o LP, desses muitos tem chance de chegar ao marshmallow que é uma versão apenas de aperfeçoamento da anterior. Além disso, daqui pra frente, os novos smarts virão com a versão 6.0, matando o lolipop de vez e disseminando o marshmallow por sua vez.


  • Lucas 09/09/2015 Link para o comentário

    A responsável por tudo isso é a samsung. Eu trabalho e loja e todo dia chega um lançamento novo da samsung,todos com o Android kit kat em vez do Lollipop. E com uma tela horrível e uma câmera frontal vga. Samsung é um lixo


  • Lucas 09/09/2015 Link para o comentário

    O que me deixa muito frustrado no Android é as atualizações. Você compra um celular caro,e não sabe se vai receber atualizações e quando . Enquanto no iOS e nexus é imediato.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.