A relação entre a Samsung e o Android não anda nada bem: divórcio à vista?

AndroidPit Tizen Samsung centered
© nextpit

Há algum tempo ouvimos falar em mudanças na Samsung. Algumas fontes afirmam que a gigante coreana pode abandonar o Android e partir para o seu próprio sistema operacional, o Tizen. A ideia é boa na teoria: um pouco de competição nunca fez mal a ninguém; mas na prática as coisas não são tão simples.

Tizen: o terceiro mosqueteiro?

Atualmente, temos vários sistemas operacionais móveis no mercado, mas os dois principais, sem sombras de dúvida, são o iOS e o Android. A competição os força a ficar cada vez melhor (e a copiar, de vez em quando), mas a luta para os fabricantes vai além da tecnologia, alguns deles lutam por independência. Parece que uma nova tática é possível: o advento de um novo sistema operacional.

AndroidPIT samsung gear s3 frontier hero
O Tizen já está nos smartwatches da Samsung / © NextPit

Abandonar o Android é uma decisão estratégica para a Samsung, já que oferece algumas vantagens. No caso da Samsung (uma vez que é o fabricante que nos interessa aqui), ela poderia colocar o seu próprio hardware (processadores Exynos) em um smartphone rodando seu próprio sistema operacional. Em suma, isso é copiar um modelo que funciona há anos: o da Apple com o seu iOS. Além disso, o Google agora tem seus Pixels.

As coisas são mais simples para o Google: seja qual for o app que você precisa, você provavelmente encontrará no Android, tendo um Pixel ou não. Para a Samsung, nem tudo é tão fácil assim: ela teria que investir no seu próprio sistema, que é muito menos utilizado que o Android. Apesar de o Tizen ser um pouco popular, principalmente por causa dos seus smartwatches.

AndroidPIT iphone 7 vs google pixel 0752
A Samsung irá se juntar ao Google e à Apple nessa luta? / © NextPit

Pode o remédio milagroso funcionar?

Você entendeu bem: o principal problema do Tizen é o pequeno número de usuários. Poucos usuários significam poucos aplicativos, poucos aplicativos significam poucos usuários. Como se quebra esse círculo vicioso? A Samsung criou um programa de incentivo aos desenvolvedores: quem criar um app cumprindo as regras dela pode ganhar até 10.000 dólares.

É um modo forte de apelo. Os desenvolvedores são recompensados e os usuários podem encontrar os aplicativos que procuram: todos ficam felizes. Na teoria, isso funciona. O problema se encontra no acompanhamento desses apps no Tizen (em forma de atualizações) como temos no Android. Esse trabalho árduo, e agora sem recompensas, deverá ser feito para apenas alguns poucos usuários (que também não ficarão tão gratos assim).

O principal problema do Tizen é o pequeno número de usuários

Ao contrário de nós (geeks), um usuário “normal” não está tão interessado assim em qual é o seu sistema operacional, o mais importante são os aplicativos. Não importa se é Android, Tizen ou outro sistema operacional, o que importa é que os apps funcionem. Usuários mais avançados provavelmente achariam terrível não encontrar o Android em seu smartphone. O Tizen é desconhecido: pensar fora da caixa pode trazer algumas desvantagens.

Vai ser difícil para a Samsung agradar a todos, mas se um usuário conseguir encontrar os apps que quer, puder mexer no seu smartphone como faz com o Android, provavelmente não estará muito relutante em trocar o Android. Dito isso, esse seria um primeiro passo para a Samsung organizar o seu próprio ecossistema, como a Apple o faz. É como um jogo de xadrez: primeiro colocamos nossos peões estrategicamente, depois partimos para a ofensiva. A alternativa seria a Samsung se aliar a outros fabricantes para usar o seu sistema ao invés do da Google, o enfraquecendo e ao mesmo tempo conquistando usuários.

Será que a Samsung vai ter sucesso onde a Microsoft falhou?

Ir para o comentário (136)
Benoit Pepicq

Benoit Pepicq
Editor

Benoit é um apaixonado pelas novidades tecnológicas e por tudo que diz respeito à informática. Grande fã do Android desde 2011, ele se juntou à equipe do AndroidPIT para compartilhar seus conhecimentos sobre o Android com os leitores do site.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
136 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Alex Barbosa 1
    Alex Barbosa 23/11/2016 Link para o comentário

    "Onde a Microsoft falhou" kkkk, desculpem, tive que rir.


  • Neto Castro 52
    Neto Castro 23/11/2016 Link para o comentário

    Povão que mete a boca serão os primeiros a comprar kkkk.


  • Emanuel Granja 7
    Emanuel Granja 22/11/2016 Link para o comentário

    Do ponto de vista do usuário comum (aquele que compra um iPhone ou S7 pelo preço e status) e sequer conhece metade dos recursos que o aparelho oferece, se o Tizen começar com os apps básicos (Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter, etc), disponibilizar os jogos com mais usuários (Pokemon GO, Clash, etc.) e principalmente mantiver a cara do TouchWiz, creio eu que tem sim boas chances de obter sucesso.

    Quem lê e comenta em fóruns e sites de tecnologia como esse é um usuário fora do espectro comum do mercado e nesse perfil a mudança do S.O. pode sim fazer muita diferença mas esse nicho de usuários é minoria comparado a grande massa que sequer sabe o que é um S.O.

    Vale lembrar que muitos dos usuários que compraram um Nokia no período Microsoft o fizeram pela marca do aparelho e não pelo S.O. A decepção quanto a experiência de uso acontecia quando o usuário precisava de um app que algum amigo utilizava e ele não encontrava na loja. O maior erro da Microsoft foi o de ter acreditado que a força das marcas sobrepujaria a falta de apps, atraindo desenvolvedores, quando em um mercado já estabelecido a lógica é inversa, atrai-se primeiro os desenvolvedores para depois alcançar os usuários. Como a Samsung já tem uma base de usuários grande que compra o aparelho pelo hardware, pela marca, as chances são muito boas.

    Estou torcendo para que a Samsung tome essa iniciativa e queria também ver a Microsoft retomar o mercado, concorrência é bom para todos

    RicardoConta desativada


  • Dolores das Dores 25
    Dolores das Dores 22/11/2016 Link para o comentário

    A Sammy não vai ser tão louca a ponto de abandonar o Android e arriscar tudo no Tizen. O OS dela precisa ganhar espaço aos poucos. Talvez ela devesse começar a vender os smartphones com Tizen pelo mundo todo, só que com um preço bem mais em conta, ou então premiar os clientes fiéis com um Tizen phone. Talvez patrocinar alguns youtubers famosos para fazerem a resenha do OS e etc...

    Cristian S


  • 15
    Fabio Gomes 22/11/2016 Link para o comentário

    Se sair do android, já era!!!


  • Matheus Criscuolo 14
    Matheus Criscuolo 22/11/2016 Link para o comentário

    Claro que a matéria e uma opinião do site, mas eu como usuário de um s7 egde, saiu do Android adeus Samsung


  • 54
    Conta desativada 22/11/2016 Link para o comentário

    Essa questão de SO de Smartphone depende muito do que virá, de repente, a samsung pode acertar no que a Microsoft errou. Essa questão, também, depende de cair na graça do povo. Se um SO agradar a Usuários e tiver uma leva boa, vai atrair desenvolvedores, e como o campo de um novo SO pode abrir portas para novos desenvolvedores, a coisa pode mudar. Me lembro do Symbian, imbatível até chegar o Android. Na verdade eu gostaria que tivéssemos outros SO de Smartphone, isso pode ajudar em muitos aspectos, inclusive em apps e vendas de aparelhos. Quem sabe, até mesmo aparelhos prontos para funcionar como um Micro, dual-boot, ou escolher entre um android ou o Tizen, ou outro qualquer. O Android é um bom sistema, mas precisamos de ver, pelo menos mais uns dois, além do iOS e Android. Que pena que a Microsoft não soube investir no seu SO, já tive um quando ainda tinha parceria de aparelhos com a Nokia, o SO, de fato, era bom, mas poucos apps, no meu caso, que não me interesso praticamente nada por jogo, quase a zero, estava muito bom, e a Microsoft falhou porque não dava a devida importância ao seu sistema e me parece que os desenvolvedores não tinham tanta facilidade em fazer aplicativos para o SO devido a certas complicações. Tomara que tenhamos, em breve, novos SO de smartphones, acredito que seria muito bom.

    Leandro Celio Martins


  • Henrique Ariel 29
    Henrique Ariel 21/11/2016 Link para o comentário

    O que eles poderiam fazer ao inves de mudar de SO era modificar um pouco mais ja que modificam pouco HIAHIAHIAHIAHIAIHA


    • 43
      Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

      Tradução...

      Mario R.


  • Thiago Sabaia 19
    Thiago Sabaia 21/11/2016 Link para o comentário

    Depois que o Android realmente está maduro em relação ao iOS, a Samsung aparece com essa ideia. Agora é tarde. Tinha que ter feito isso na época do Android 2.x

    Seria mais fácil fazer como a Xiaomi faz, criar seu sistema baseado em Android e dar outro nome. A TouchWiz/GraceUX já está em um bom caminho para isso.

    Diego Nascimento


  • Richardson 12
    Richardson 21/11/2016 Link para o comentário

    Isso se chama morte anunciada.

    É achar que o nome Samsung é forte o suficiente no setor mobile a forçar as pessoas ignorarem embaixo do capô, Android, e adotarem o TizenOS.
    No mínimo é preciso ter as ferramentas básicas (e-mail e etc) funcionando decentemente.

    O TizenOS que eu saiba está é afundando, indo parar no final da fila em Smart TVs pois não conseguiu ser adotado nos smartphones quando (e ainda se tentar) foi proposto.

    Cristian SConta desativada


  • Igor Henrique 31
    Igor Henrique 21/11/2016 Link para o comentário

    Se fosse só dela, tudo bem
    Tizen é aberto
    não é?


  • Bill Machinne 21
    Bill Machinne 21/11/2016 Link para o comentário

    Não é segredo para ninguém que a Samsung, deseja ter seu próprio sistema operacional igual a Apple, mas se ela fizer isso, ela vai dar um tiro no pé.

    Conta desativada


  • Denis 57
    Denis 21/11/2016 Link para o comentário

    "Será que a Samsung vai ter sucesso onde a Microsoft falhou?" - Creio que não... a menos, não a curto prazo.

    Conta desativada


  • 15
    Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

    Dornelles fez um ensaio sobre a possibilidade da big Sam se desvencilhar da big G. Foi uma opinião em uma seara bastante polêmica e delicada,mas a meu ver tem sua validade. Nunca será fácil pra qualquer sistema retirar a hegemonia de outro, ainda mais dois fortes SO's como IOS e Android. Vi alguns comentários falando de ser impossível e ri bastante... Lembro de comentários bem parecidos na época do Symbiam e Nokia... Vejam hoje então a história: Apple desbancou a Nokia com a revolução dos smartphones com tela touch e depois a Google pegou a onda para evoluir o Android e acirrar a concorrência.
    O fato é que não será fácil mas para ter algum sucesso é preciso ter um grande atrativo para os usuários com APPs e para as fabricantes com SO open-source mas com um processo que não provoque uma fragmentação desfavorável de versões.


  • Jofran Martins 20
    Jofran Martins 21/11/2016 Link para o comentário

    O Tizen vai ter morte rápida e indolor.
    Se não for assim então vou dizer que o povo realmente gosta de Samsung!!

    Conta desativada


  • 8
    Miguel 21/11/2016 Link para o comentário

    O android está engolindo até o iOs e vc me vem com esta de tizen. Poupe me.


  • José Márcio Silva da Costa 19
    José Márcio Silva da Costa 21/11/2016 Link para o comentário

    Pra Samsung n ter o mesmo prejuízo da Nokia/Microsof basta ter aplicativos.

    Conta desativada


    • 76
      Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

      O problema é que não é nada fácil. Depende do interesse dos desenvolvedores e, se eles não tiveram no Windows, por que teriam no Tizen da Samsung?

      José Márcio Silva da CostaDolores das Dores


      • José Márcio Silva da Costa 19
        José Márcio Silva da Costa 23/11/2016 Link para o comentário

        Pode n parecer, mas a Samy tem "peso" no ramo de Smartphones. N sabemos nada de so mas, se for estável, n tiver burocracia para os devs (a própria Samy poderia até apoiá-los nesse início) pode sim começar a incomodar os grandes.


  • raphael m. 24
    raphael m. 21/11/2016 Link para o comentário

    o windows phone já foi, agora o tizen terá uma morte precoce antes mesmo de ser lançado mundialmente


  • (Edbertin) 14
    (Edbertin) 21/11/2016 Link para o comentário

    Bons tempos do Symbian....

    Se pensar que a Microsoft relançou seu Windows Phone várias vezes, pq não a Samsung tentar fazer a mesma coisa em reinventar a roda e lançar um OS proprietário. A Ubuntu está tentando fazer isso com o Ubuntu Touch...

    Resta aguardar se o casamento vai dar certo....


    • 8
      Miguel 21/11/2016 Link para o comentário

      Não sinto saudades de symbian . Para mim o android eh 1000% mais perfeito que symbian

      Jonscravit


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 21/11/2016 Link para o comentário

    Não podemos dizer que nunca vai rolar, mas eu acho bem difícil que se torne um sistema realmente popular.

    Bernardo JúniorConta desativadaConta desativada


    • 8
      Miguel 21/11/2016 Link para o comentário

      Eh tao difícil quanto fazer o Fábio jr. Casar uma vez só

      Conta desativada


  • Nivaldo Cavalcante 39
    Nivaldo Cavalcante 21/11/2016 Link para o comentário

    Este texto (matéria) pareceu mais uma reflexão pessoal do autor do que uma notícia em si, a começar do título.

    Conta desativadaConta desativada


    • 45
      Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

      Exato Nivaldo. É uma OPINIÃO! Não uma notícia. Está bem explicitado no cabeçalho da matéria.

      Conta desativadaPhelipe B.


      • 76
        Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

        O problema, Diniz, é que ele dá uma opinião mas começa afirmando as coisas como se tivesse uma fonte confiável. Se fosse o caso, ele teria colocado aqui. Deveria ter colocado que ele "acha" que a relação entre Samsung e Google não está boa, e não afirmar isso.

        Nivaldo CavalcanteDiego NascimentoConta desativada


      • 45
        Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

        Tem esse lado também.
        Vou falar a verdade, o Androidpit já está me cansando. Ainda não encontrei um site que realmente falasse só de e sobre Android, onde palavras como Iphone e Apple (por ex.) fossem proibitivas. O dia que achar, bato asas.

        Conta desativada


      • 76
        Conta desativada 22/11/2016 Link para o comentário

        Antes de bater as asas, nos avise. Tenho certeza que uma galera vai junto.


    • 8
      Miguel 21/11/2016 Link para o comentário

      O autor anda lendo bastante ficção fantástica, nem diria sci fi kkkkk

      Diego NascimentoConta desativada


  • 20
    Renan Araujo 21/11/2016 Link para o comentário

    Daqui a pouco vai ter o TizenPit kkkkkk

    Diego NascimentoRodolfo CristianoConta desativada


    • 76
      Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

      Cheio de reportagens sobre o iPhone...hahahaha

      Thiago SabaiaJonny E.


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 21/11/2016 Link para o comentário

    Sei não mas a Samsung ta procurando chifre na "cabeça de cavalo"!

    Conta desativada


    • Rogerio Droid Tec 47
      Rogerio Droid Tec 21/11/2016 Link para o comentário

      bem isso msm

      Deivis SchumanConta desativada


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 21/11/2016 Link para o comentário

    Tiziano Ferro!

    Conta desativada


  • Samuel Serafim 15
    Samuel Serafim 21/11/2016 Link para o comentário

    Android Pit tá cada dia pior.

    Diego Nascimento


    • Ir0nkill3r 11
      Ir0nkill3r 21/11/2016 Link para o comentário

      Ta cada pior junto com os comentaristas


  • Juliano Olivetti 27
    Juliano Olivetti 21/11/2016 Link para o comentário

    Duvido muito que a Samsung consiga levar outros fabricantes a sua empreitada. Afinal antes ser aliado do Google, do que da maior produtora de celulares inteligentes do planeta.
    Agora sobre Samsung, acho sim que vai seguir com o Tizen, talvez num futuro próximo, mas sozinha.


  • 45
    Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

    Lembrando que já é usado na linha Galaxy Z..
    São low end mas parece ser acabamento de metal.
    No ebay tem, uns 2 meses atrás era uns 520,00... Fica a dica que tiver interesse.

    Conta desativadaJuliano Olivetti


  • Alexandre 33
    Alexandre 21/11/2016 Link para o comentário

    Fiquei bem estarrecido com o texto.


  • Hipopótamo Roxo do Mal 41
    Hipopótamo Roxo do Mal 21/11/2016 Link para o comentário

    Depois da cagada do note 7 a samsung não seria besta de se arriscar tanto... Ou seria ? Aguardem no próximo episódio

    Conta desativadaConta desativada


  • 76
    Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

    Acredito que a Samsung comece com alguns intermediários, mas jamais começaria com os Top de linha dela. Seria a sentença de morte. Os Geeks pulariam fora rapidamente e os usuários comuns não utilizariam justamente pela falta de apps.

    Hipopótamo Roxo do MalJuliano OlivettiConta desativada


    • 45
      Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

      Tem uma linha Z que roda Tizen.. Acho que só na India.
      Hardware tipo j1 no corpo de metal

      Conta desativadaConta desativada


      • 76
        Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

        Provavelmente a título de teste para ver no que dá.


  • 8
    Carlos Cortegiano 21/11/2016 Link para o comentário

    prezados o Google simplesmente boicotara o Tizen como fez com o WP e sem apps do Google nada feito

    Jonny E.Jorge L. MachadoConta desativada


  • Neto Castro 52
    Neto Castro 21/11/2016 Link para o comentário

    A Samsung não tem cara de que fará lambança. Tizen ja é usado em celulares. Ninguem reclamou do SO.

    Conta desativada


    • 19
      Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

      O tizen em celulares tem menos usuários que windows phone. Se todos os usuários reclamarem, ainda continua a ser ninguém! Kkkkkkk

      Jorge L. Machado


      • Neto Castro 52
        Neto Castro 21/11/2016 Link para o comentário

        Sabia que o mercado indiano onde são distribuídos Tizen é um mercado muito mais exigente que o nosso? Por que sera que muitos aparelhos vão pra lá e não chegam aqui...... indianos receberam muitos celulares que nem deram o cheiro por aqui esse ano. Fato.


  • Diego Nascimento 42
    Diego Nascimento 21/11/2016 Link para o comentário

    "A RELAÇÃO ENTRE A SAMSUNG E O ANDROID NÃO ANDA NADA BEM: DIVÓRCIO À VISTA?"

    Tá. E a fonte da informação, cadê?

    Lucas Goulart F.Henrique Arielraphael m.Michel da Silva FlorencioJonny E.Conta desativadaSamuel SerafimTiagoThiago19Augusto SilvaJaneson AlmeidaJohn T.Conta desativadaConta desativada


    • 43
      Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

      Verdade tbm pensei nisso kkkkkkkkkkkkkkk

      Conta desativada


    • Augusto Silva 34
      Augusto Silva 21/11/2016 Link para o comentário

      "Fonte: opinião do autor."
      Hahaha, pode confiar.

      Diego NascimentoConta desativada


    • 76
      Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

      Na falta de assunto é só inventar algo polêmico. Eles fazem isso muito bem.

      Lucas Goulart F.Diego Nascimento


  • Neto Castro 52
    Neto Castro 21/11/2016 Link para o comentário

    Eu compraria. Se manter a qualidade da linha S e Note. Eu daria uma oportunidade pra Samsung me impressionar com o seu SO.

    John T.


    • 76
      Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

      Eu pularia fora rapidamente, sem pestanejar.

      Lucas Goulart F.Deivis SchumanDiego NascimentoJonny E.Jorge L. MachadoJaneson AlmeidaAlexandreConta desativada


      • John T. 28
        John T. 21/11/2016 Link para o comentário

        eu tb neto

        Deivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 22/11/2016 Link para o comentário

        Eu não pularia, eu me jogava! ^^
        Sem pensar caia fora!

        Lucas Goulart F.Conta desativada


    • Thiago Sabaia 19
      Thiago Sabaia 21/11/2016 Link para o comentário

      Qualidade sem duvidas irá manter, o problema principal é: aplicativos.

      Windows Phone é um ótimo sistema operacional, porém não faz sucesso pois falta aplicativos, e olha que não é sistema exclusivo apenas para os aparelhos da Microsoft, até Samsung já teve aparelho com WP.

      Lucas Goulart F.Conta desativada


  • 73
    Jairo rios 21/11/2016 Link para o comentário

    O Tizen seria uma boa 3a opção aos consumidores e desenvolvedores caso além da samsung as OEMs chinesas também o utilizassem , ai sim teríamos uma verdadeira revolução no mercado mobile , com a volta de uma real competição , excelente para nós usuários.


    • 24
      Wagner Sanches 21/11/2016 Link para o comentário

      Ai não tem sentido mudar.
      Se ela sair do android e partir pro tizen, teria que ser como a Apple. Só ela tem.
      Se for pra deixar todos usar, nada mudaria. Afinal de contas, quem fragmenta mais o sistema, é ela. Se ela tiver que fazer as att pra todas as oem, ai fudeu de vez.

      Lucas Goulart F.


      • 76
        Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

        Mudaria sim. Ela seria dona da loja de aplicativos, o que é muito mais rentável que a venda de aparelhos.


  • Ozeia Fidelis 11
    Ozeia Fidelis 20/11/2016 Link para o comentário

    Se a Samsung deixar o Android, ela estará dando um tiro no pé, talvez ela esteja querendo seguir um caminho tipo a Apple, que tem seu sistema operacional próprio, vamos ver o desfecho desse história.

    Lucas Goulart F.Henrique ArielConta desativadaConta desativada


  • Marcio Torres 8
    Marcio Torres 20/11/2016 Link para o comentário

    Abandonar o Android é pedir falência antecipada, vejam o caso da Microsoft , apesar de todo o investimento em marketing , hardware e software não passou de uma medíocre participação no cenário mundial. A diferença do Android nem é o próprio Android, mas sim a disponibilidade de um universo de apps a um click.

    Lucas Goulart F.Julliano LobãoHenrique ArielJonny E.Conta desativadaJuliano OlivettiAugusto SilvaConta desativada


    • Alfa Romeo 2
      Alfa Romeo 21/11/2016 Link para o comentário

      estou de acordo o android e muito facil de obter apps.dai a apple nao ser melhor que o android

      Conta desativada


  • Vinicius 29
    Vinicius 20/11/2016 Link para o comentário

    Inicialmente seria traumático pode ter certeza

    Lucas Goulart F.Conta desativadaConta desativada


  • 99
    Conta desativada 20/11/2016 Link para o comentário

    Será que a Samsung vai ter sucesso onde a Microsoft falhou?
    Só o tempo dirá...

    Lucas Goulart F.Jonny E.Juliano OlivettiConta desativadaConta desativadaVinicius


    • Neto Castro 52
      Neto Castro 21/11/2016 Link para o comentário

      Microsoft falhou por não ser Open Source. Ninguém precisa desse tipo de SO. Não num celular.


      • 45
        Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

        Falhou por não ter um monte de app popular, vários genéricos. Os genuínos de qualidade inferior. Os aparelhos ruins.
        Fora que sempre está em beta, nunca fica pronto.

        Conta desativadaConta desativada


    • 76
      Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

      Não acredito que tenha sucesso.

      Lucas Goulart F.Conta desativada


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 20/11/2016 Link para o comentário

    Pode ser, mas a Samsung não vai abrir mão de seus sucessos de vendas por rusgas com o big G que não levam a nada, a não ser a bancarrota.

    Conta desativadaConta desativadaVinicius


  • 14
    Renato 20/11/2016 Link para o comentário

    E as atualizações será que seriam rápidos!? hehe


  • Mateus Sabino Cruz 10
    Mateus Sabino Cruz 20/11/2016 Link para o comentário

    Pode fazer sucesso na Ásia, mas na Europa e continente Americano eu acho muito difícil! Aliás, acho que esse novo sistema pode ser só para o Oriente!

    Conta desativada


  • Yago Silva 17
    Yago Silva 20/11/2016 Link para o comentário

    Pessoal,essa questão de falta de apps no Tizen é tensa. Mas agora imaginem se existisse uma única loja de aplicativos, universal para todos os sistemas? (claro que respeitando a política de todos os sistemas) Aí por exemplo se um Dev publicasse um app na loja de aplicativos ele poderia ser baixado do Android, IOS, Tizen , Windows Phone e outros sem ter que fazer apps pra cada plataforma!


    • Marcio Torres 8
      Marcio Torres 20/11/2016 Link para o comentário

      Impossível; já é complicado manter um app para um único OS e diversas configurações de hardwares.... dirá um app + diversos OS + diversos hardwares + fabricantes e suas personalizações


    • 11
      Sevio 21/11/2016 Link para o comentário

      Isso seria impossível... Pois cada plataforma tem sua arquitetura devido ao seu Hardware... Um App "Universal" não daria certo!


      • 62
        Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

        Sim, mas se houvesse uma loja de aplicativos que se adaptasse automaticamente a linguagem usada pelo sistema, seria sensacional, pois seria uma loja única e atenderia a todos. Mudaria apenas o sistema, Android ou IOS.


  • 2
    carlos rosa 20/11/2016 Link para o comentário

    Se a samsung deixar o sistema android eu também saio deixo a samsung e vou para android ou ios

    Conta desativada


    • Neto Castro 52
      Neto Castro 21/11/2016 Link para o comentário

      Ham? Tu não ta no Android não?


      • 62
        Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

        Ele quis dizer outra fabricante Android.


  • AC&MM 72
    AC&MM 20/11/2016 Link para o comentário

    Se o Tizen funcionar bem no Nokia 3310, está tranquilo.

    Conta desativadaConta desativada


  • 43
    Conta desativada 20/11/2016 Link para o comentário

    Eu acho que pode dar certo SIM. E digo o porque, a Samsung simplesmente é a empresa que mais vende smartphones no mundo, isso dá a ela uma capacidade mutio grande de alcance e o Tizen é um sistema que ao meu ver é bem sólido já, tem uma cara já conhecida, pois segue a linha da TW largamente utilizada ao redor do mundo (e que atualmente está fluida e bonita) e mais a Samsung ao contrário da MS QUER pagar por apps e dinheiro para ela não falta, assim como naõ faltava para a Microsoft, o que matou o WP foi a MS se recusar a pagar por apps, ela queria ser tratada do msm modo que Android e iOS, só que não tinha como isso acontecer pelo seu market share. Se a Samsung começar a trazer apps aos poucos pro seu sistema, começar a lançar variantes de smartphones famosos com o Tizen para o público ir experimentando e acostumando e ter o diferencial das atualizações próprias... pode dar ruim pra Google que vai perder a única empresa que bate de frente com a Apple no Android. Agora a Google como resposta pode não colocar os G'apps na Galaxy Apps... aí a Samsung vai ter que rebolar para preencher essas faltas gigantescas.

    Jonny E.Vinicius


  • 85
    Conta desativada 20/11/2016 Link para o comentário

    Se for um sistema bem feito e que tenha uma boa integração com o aparelho, que mal tem? Agora a questão dos aplicativos realmente é crucial para se poder gerar um público para a plataforma. Se isso acontecesse e visse que era bom, até migraria para testar e ter uma opinião, igual como fiz com iOS há uns 2 anos. Usei o sistema por um ano e gostei bastante, e vi que a maioria das coisas que falavam era mentira ou até de certa forma despeito pq na época os iPhones eram os aparelhos "Caros", e hoje tem até smart da Asus mais caro que iPhone...


  • 82
    Conta desativada 20/11/2016 Link para o comentário

    Sou usuário da Samsung, e se ela sair do Android crei que eu saio tb, mas não para o Tizen. Vou para o iOS. Depois de conhecer um vasto catálogo de apps, prontos para atender qualquer tarefa que eu necessite, fica difícil migrar para um sistema limitado neste ponto. Espero que ela fique onde está. Será melhor para todos...

    Jonny E.Conta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaIlma R.


    • 93
      Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

      Concordo Andreu, já tive a experiência com o finado Bada e sua escassez de aplicativos! Se mudar perde um monte de consumidores fiéis.

      Conta desativadaConta desativada


    • 76
      Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

      Se ela entrasse no Tizen eu migraria para outra marca com Android, mas não para o iOS porque não me atende. Porém, acho que essas reportagens não passam de sensacionalismo. Veja que em nenhum momento quem escreveu citou uma só fonte para o "rumor".

      Lucas Goulart F.Conta desativadaConta desativada


      • 82
        Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

        Qual marca seria sua escolha Steven? Sinceramente não vejo nenhuma fabricante que pelo menos se aproxime da proposta feita pela Samsung, principalmente no software. Sempre considerei a LG, porém com essa onda de aparelho capado para o Brasil e esse LGG4 com inúmeros relatos de defeito, inclusive aqui no AP, para mim ela é carta fora do baralho. A Xiaomi tem uns aparelhos interessantes, porém tem que importar, aí já se perde garantia, e a MIUI para mim é uma incógnita. LenovoRola não rola por causa do Android puro, igualmente aos Pixels. Eu me complico se essa situação se concretizar.

        Conta desativadaConta desativada


      • 93
        Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

        Andreu, aí vai ter que ser iPhone mesmo!

        Conta desativada


      • 76
        Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

        É uma pergunta difícil. Andreu. Uma coisa é certa, meu S7 ficaria comigo pelos menos uns 3 anos e nesse tempo eu procuraria por algo. Quem sabe até lá a linha Moto Z evolua bastante...


      • 76
        Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

        Marcelo, o meu problema é que para meu uso o iPhone não serve. Gostaria muito se ele fosse aberto para troca de arquivos, mas da maneira que é, não dá.

        Lucas Goulart F.Conta desativada


  • Thiago19 40
    Thiago19 20/11/2016 Link para o comentário

    É muito pouco provável que dê certo, a Microsoft até tentou, porém ao comprar um smartphone e este não ter os aplicativos oas pessoas vão parar de comprar os smartphones da Samsung, a Microsoft até tinha apps e muitas pessoas apostando na Nokia e mesmo assim não deu certo. Pq não tinha os apps conhecidos. A própria Google não disponibilizaria os apps.

    Lucas Goulart F.Conta desativadaAugusto César Batista A.


    • Douglas P. 15
      Douglas P. 20/11/2016 Link para o comentário

      A Google não disponibiliza por que não quer, se ela fizesse isso o Android perderia uma grande parcela de usuários!

      Thiago19Conta desativada


      • 43
        Conta desativada 20/11/2016 Link para o comentário

        Ela e todas as outras tbm né? Porque se só fossem os aplicatos da Google que estivessem faltando no windows mobile era bom...

        Lucas Goulart F.Thiago19Conta desativada


  • Thalles Henrique 24
    Thalles Henrique 20/11/2016 Link para o comentário

    O Android já está começando a perder a identidade. Começou a deixar de ser uma alternativa para virar uma cópia do iOS (os Pixel só reforçam isso. Design genérico, interface sem originalidade, enfim, se fosse elicitar os motivos da decadência a qual ele se encontra, daria para escrever um livro). Uma nova plataforma móvel de uma empresa forte como a Samsung seria um alento nesse marasmo que anda esse setor.

    Augusto César Batista A.Thiago19


    • 43
      Conta desativada 20/11/2016 Link para o comentário

      Para os usuários Android o Android tá virando cópia de iOS, para os usuários de iOS o iOS tá virando cópia de Android... vai entender né?!

      Conta desativada


    • Douglas P. 15
      Douglas P. 20/11/2016 Link para o comentário

      Microsoft é uma gigante e não conseguiu derrubar, pq a Samsung iria conseguir esse feito?

      Lucas Goulart F.Conta desativadajovem tranzante iluminati marxista


      • Thalles Henrique 24
        Thalles Henrique 22/11/2016 Link para o comentário

        Não falo em derrubar, falo em oferecer uma alternativa. E falo do meu caso em particular. Ando farto desse negócio de "mais do mesmo". Sou o tipo de usuário/desenvolvedor que procura sempre o inovador, o diferente, até porque acho um saco esse negócio de pensar e ser igual a todo mundo. E infelizmente, parece que o Android não tem mais nada pra me oferecer nesse sentido. Só não abandono a plataforma por falta de outra mais personalizável. Porém se o Tizen oferecer inovação suficiente, pode me ser uma alternativa.


    • 76
      Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

      Thalles, Já faz muito tempo que o iOS perdeu sua identidade e de tempos em tempos incorpora uma ou duas funcionalidades que foram lançadas entre um e dois anos antes no Android. Hoje os dois sistemas estão muito parecidos porque o Android começou copiando o iOS, tomou vida própria e hoje o iOS copia o Android.


      • Thalles Henrique 24
        Thalles Henrique 22/11/2016 Link para o comentário

        Já que é pra copiar, podia também ter copiado os quatro anos de suporte. Um ano é de doer! Mas discordo na parte de que o Android se tornou mais original. Ambas as plataformas atendem segmentos específicos, mas fora um detalhe aqui ou acolá, pouca coisa as diferencia. Até o 6.0, o Android era original, mas depois dos Pixel... Parece uma mistura do iOS com o sistema que roda no Apple Watch. Até a tela de chamada do iOS foi copiada. Ficou péssimo. Espero que se restrinja à linha da Google.


  • Fernando Camargo 31
    Fernando Camargo 20/11/2016 Link para o comentário

    Eu nunca gostei da Samsung mesmo e nem to pensando em comprar um, pelo menos agora não teremos aquela comparação horrível que as pessoas fazem, pensando que todo Android é Samsung e os levando pra comparar com os Iphones da vida.

    Só digo uma coisa: Flw Sams!


  • Rodrigo Dias 37
    Rodrigo Dias 20/11/2016 Link para o comentário

    Alguém lembra do Samsung Wave? Era uma linha que surgiu antes dos primeiros Galaxy (no máximo tinha o primeiro Galaxy S e o Galaxy 5, e só) e rodava o Bada como sistema operacional. Tinha um Wave 525.


    • 76
      Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

      O primeiro Galaxy S rodava Android.


  • 45
    Conta desativada 20/11/2016 Link para o comentário

    A maioria compra pela Samsung e não pelo SO.
    Se tiver a maioria dos apps dará certo ( se tiver muitos e pouco jogo, há quem vai desistir 😵).
    Mas não pode cometer o erro da MS, o ideal é preparar o terreno, conseguir milhares de apps e depois lançar de vez.

    Mas pode correr o risco se os devs não conseguirem trabalhar com 3 SO, ou 4 se a Hauwei fizer o mesmo.

    Henrique P.


  • 45
    Conta desativada 20/11/2016 Link para o comentário

    Ela usa Tizen, não é dela...


    • 43
      Conta desativada 20/11/2016 Link para o comentário

      É dela sim... não diretamente, atualmente, mas engano seu pensar que a Sammy estaria investindo milhões em algo de código aberto se não houvesse a chance dela se apossar assim como a Google fez com o Android. Espera começar a vingar msm pra você ver o que uma empresa bilionárias é capaz de fazer.

      Conta desativada


  • Gerson S ✠ 21
    Gerson S ✠ 20/11/2016 Link para o comentário

    E bem que precisamos de uma terceira opção. A outra opção vinda de Redmond é um fracasso.


    • Douglas P. 15
      Douglas P. 20/11/2016 Link para o comentário

      Néh, Microsoft demora pra tirar suas ideias do papel e fica pra trás!


  • 8
    Conta desativada 20/11/2016 Link para o comentário

    Acho que a Samsung deveria arriscar. O Google Pixel agora só faz o Android se tornar cada vez mais centrado a ele. Veja o Android 7.1 que chegou justamente para trazer as melhorias que o Google quis para o Pixel. Além das novas regras que o Google impõe, como o mais novo limite de potência do USB type C. Cada vez mais o Android está se tornando mais parecido com o Android Wear, ou seja, um sistema fechado que depende do Google para tudo com dispositivos idênticos (Em funções) e etc.

    Augusto César Batista A.


    • Blind 40
      Blind 20/11/2016 Link para o comentário

      Sobre o usb type c PD não seria limitar. Mas sim organizar pois está havendo grandes problemas envolvendo a tecnologia.


      Da uma lida no tecnoblog p vc entender esse assunto q ainda n foi abordado pelo AndroidPit.

      Abç


    • 45
      Conta desativada 20/11/2016 Link para o comentário

      O lance da usb é limitar o poder do quick charge.. Antes a ideia era carregar bateria de 3000 e 75 min, agora tentam chegar em coisa de 4000 em 45 min..
      Isto pode ser bem perigoso para a bateria. Explosões podem ficar mais comuns.


  • 45
    Conta desativada 20/11/2016 Link para o comentário

    Com literal "Galaxia" de aparelhos, para todos os bolsos, aliado a sua popularidade, não será tão difícil para ela conseguir uma boa fatia do mercado de muitos países. Os apps que poderam ser o maior dificultador.

    Augusto César Batista A.


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 20/11/2016 Link para o comentário

    colocando tizen vai ficar bom...maior integração com aparelho... fluidez....igual Apple

    Augusto César Batista A.


    • Douglas P. 15
      Douglas P. 20/11/2016 Link para o comentário

      Se fosse igual Apple teria aplicativos!

      Victor Lima


      • 45
        Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

        Que seja tudo, menos esse sistema proibitivo e fechado da "maçãzinha bichada"!

        Victor Lima


  • 62
    Conta desativada 20/11/2016 Link para o comentário

    Criar um novo sistema operacional ou SO, dá muito trabalho, tanto que o Firefox OS foi descontinuado. Tem a questão da popularidade, desenvolvedores e aplicativos, será que vale apena correr o risco? A Microsoft com maior capital que a Samsung, naufragou com o Windows Mobile, sistema fluído, a moda IOS, mas sem recheio, sem popularidade, leia-se aplicativos!

    Claro que a Samsung já tem uma legião de fãs no mundo, agora, trocar o velho e bom Android pelo Tizen, pode ser bom e ruim ao mesmo tempo.

    Bom, porque a Samsung seria independente de vez do Google, seus modelos seriam atualizados muito mais rápido. Ruim, porque, o Google não é bobo, fechou as portas para a Microsoft, nenhum aplicativo Google roda no Windows Mobile, então rodaria no Tizen? Ao mesmo tempo, a saída da Samsung do Android, seria um caos, pois os lucros do Google cairiam bem, pois a Samsung é líder mundial em vendas de smartphones, portanto, seria melhor para todos, um acordo, o Google ceder um pouco, melhorar essa relação com os seus cooperados.

    Lucas Goulart F.Conta desativadaAugusto César Batista A.Conta desativadaHericles SalesJoseHenrique P.


  • 84
    Conta desativada 20/11/2016 Link para o comentário

    O maior problema dos sistemas novos é que a galera nao abre mao da comodidade , um otimo exemplo é o windows phone só quem realmente ja usou e com mente aberta sabe o quanto o sistema é excelente e muito bem otimizado , ate hoje me assusto como na epoca que comprei o moto G 1 o lumia 520 rodava asphalt 8 sem travamentos direto do sd e com spotify aberto enquanto q no meu moto g1 n abria os 2 juntos e mesmo assim dava um puta lag com grafico no medio , eu n conheço esse tizen parece um sistema bonito mas a falta de app deve ser o maior defeito assim como foi wp mas é aquilo pra ter app precisa de usuarios o wp infelizmente fracassou pq a galera nem chegava a testar :/

    Douglas P.Artur CanabarroConta desativadaHenrique P.


    • Thiago Lee 35
      Thiago Lee 20/11/2016 Link para o comentário

      Resolvi sair da comodidade na época e testar o windows phone, gostei bastante porém com um certo tempo nós vamos vendo a dificuldade e os problemas com o qual a empresa nem ligou. No final tínhamos um puta de um telefone porém a própria empresa os deixava de lado. Foi um investimento bom e ruim ao mesmo tempo, quem teve essa experiência deve ter medo de migrar novamente e se deparar com os mesmos problemas, telefone caro e sem incentivo por parte da própria criadora.
      Bem, é só um ponto de vista e também acho que a samsung não deixaria a peteca cair, assim como fez a MS

      Augusto César Batista A.Henrique P.Gerson S ✠Conta desativada


      • 84
        Conta desativada 20/11/2016 Link para o comentário

        E como eu disse o sistema e otimo mas como n tinha muitos usuarios a microsoft acabou desistindo dele oq é uma pena até hoje eu ainda vejo um puta futuro pro sistema ainda n entendo o abandono poderiam investir pesado e fazer parceria com lg samsung e afins... ficar so na nokia atrapalhou um pouco tbm


      • Douglas P. 15
        Douglas P. 20/11/2016 Link para o comentário

        Desistiu não, nem colocava fé nele! Ela sempre fica recomeçando tudo e fica do jeito que tá hj. Microsoft deveria investir pesado em propaganda e desenvolvimento de aplicativos para seu próprio sistema! Ela mesma já falou que não vai conseguir alcançar 10000000 de dispositvos rodando o Windows 10 até 2018 por causa do mobile.

        Se os outros não querer fazer app's , pq ela mesma não faz?!

        Conta desativada


  • 13
    Cesar Oliver 20/11/2016 Link para o comentário

    Vocês adoram inventar historinhas pra inventar matérias...

    Conta desativadaDouglas P.Denys M.


  • José Augusto t. 25
    José Augusto t. 20/11/2016 Link para o comentário

    Na verdade o tizen é dos ILUMINATES é será o maior sistema operacional a partir de 2116.(mod. sarcástico)

    Conta desativadaHenrique P.


    • Henrique P. 74
      Henrique P. 20/11/2016 Link para o comentário

      Confirmed. kskskskksks

      Conta desativada


  • Henrique P. 74
    Henrique P. 20/11/2016 Link para o comentário

    Não sei o Tizen pode fazer sucesso. Creio que possa ter algum sucesso no início por conta da fama da marca, mas depois ela pode levar um baque que nem houve com a Microsoft. Creio que não seja a solução mais inteligente. Digo que a melhor solução seria fazer que nem fizeram a Xiaomi e OnePlus, pegar o Android e fazer uma outra versão de linux mobile.

    Conta desativadaAugusto César Batista A.José Augusto t.


    • 8
      Conta desativada 20/11/2016 Link para o comentário

      Aí ela continuaria sendo refem do Google, necessitando de Play Store e seguindo as regras da empresa.

      Augusto César Batista A.Henrique P.


      • Henrique P. 74
        Henrique P. 20/11/2016 Link para o comentário

        Aí faz que nem os devs do CyanogenMod. Pega a base e põem se quiser os apps da Google

        Conta desativada


  • 14
    Yuri Barbosa 20/11/2016 Link para o comentário

    Até quando vão continuar essa mentira que o tizen é da Samsung?


    • italo Vinícius 9
      italo Vinícius 20/11/2016 Link para o comentário

      Tizen é da Apple!?

      Henrique P.Conta desativada


      • Marks William 13
        Marks William 20/11/2016 Link para o comentário

        Não! O Tizen é da Opus Dei.

        Henrique P.Conta desativada


      • 85
        Conta desativada 20/11/2016 Link para o comentário

        Eita uahauahauahau, bem vindo à 2016 jovem 😂

        Conta desativada


      • 14
        Yuri Barbosa 21/11/2016 Link para o comentário

        Da Linux fundation. Samsung é uma das parceiras. Não é a dona só sistema. Abraço

        Henrique P.


      • 76
        Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

        Errado. O Tizen é do Sergio Moro.

        jovem tranzante iluminati marxistaHenrique P.


      • 76
        Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

        Ops... acho que é do amigo do Lula.

        Henrique P.


    • Douglas P. 15
      Douglas P. 20/11/2016 Link para o comentário

      Só quando pararem de falar na morte do Windows! Queria saber como se mata um zumbi, pq já morreu várias vezes e até agr nada!

      Henrique P.


      • 76
        Conta desativada 21/11/2016 Link para o comentário

        A própria Microsoft está matando ele. Ela não tem interesse em continuar com o SO e está focando somente no corporativo.

        Henrique P.


    • jovem tranzante iluminati marxista 23
      jovem tranzante iluminati marxista 20/11/2016 Link para o comentário

      tizen é da Fiat, que pretende criar um carro que também é Smartphone

      Henrique P.Conta desativada


    • Hipopótamo Roxo do Mal 41
      Hipopótamo Roxo do Mal 21/11/2016 Link para o comentário

      Aquele momento que você sente vergonha pela pessoa kkk

      Henrique P.


    • 14
      Yuri Barbosa 21/11/2016 Link para o comentário

      Quanta desinformação. A Samsung é apenas uma das parceiras. Tizen é da Linux fundation.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.