NextPit

Entenda a função dual-chip inteligente da Motorola

moto x play
© NextPit

Durante o evento de lançamento do Moto X Play e do Moto X Style, ouvimos falar do recurso "dual-chip inteligente" que acabou gerando certa curiosidade sobre como a fabricante fará uso de dois cartões SIM e ainda oferecerá um slot para memória expansível até 128GB para ambos os aparelhos. Bom, aqui vai uma explicação sobre isso.

A primeira coisa que deve ser mencionada é que ambos os dispositivos possuem entrada para cartão microSD e ambos possuem suporte para dois cartões SIM, de acordo com o que é informado pela assessoria de imprensa da Motorola:

Os novos Moto X agora contam com capacidade para dois SIMs independentes, além de cartão de memória.

O que é o dual-chip inteligente da Motorola

O recurso dual-chip inteligente da Motorola, presente nos novos Moto X Play e Moto X Style, funciona da mesma forma que nos dispositivos mais recentes das linhas Moto G e Moto E. Ou seja, a partir desta função o aparelho seleciona automaticamente o chip para a fazer ligações de voz e usa a tecnologia mais rápida para conexão de dados. Esta funcionalidade é automatizada com o tempo; assim, quanto mais você utilizar seu dispositivo para ligações, mais inteligente será o gerenciamento dos chips SIM. 

Para ativá-la, você precisará ir até as configurações do sistema e procurar pela opção "Cartões SIM", logo abaixo das configurações do Bluetooth. A partir dessas configurações, habilite a chave "Seleção automática do SIM". Ou basta inserir os dois chips ao Moto X Play ou ao Moto X Style e, ao ligar o aparelho, você será notificado sobre a funcionalidade e poderá ativá-la. Vale ainda lembrar que os dois celulares fazem uso de cartões nanoSIM. 

mejor smartphone doble sim
Se você possui um smartphone com suporte para dois cartões SIM, certamente vai querer o recurso Dual-Chip Inteligente. / © ANDROIDPIT

Desta forma, o chip selecionado para conexão de dados será automaticamente definido como 3G/4G, e usará a tecnologia mais rápida de conexão de dados, independente do slot em que o SIM card esteja inserido. O chip sem conexão de dados é automaticamente definido para somente 2G, de acordo com a tecnologia atual de funcionamento para aparelhos Dual Chip.

Suporte para cartão de memória

Apesar da página oficial dos aparelhos no site da Motorola identificar apenas o Moto X Style com suporte para cartão microSD até 128GB, o Moto X Play também oferece a capacidade de expandir a memória até 128GB.

moto x style moto x play headphone jack
Ambos os cartões SIM e SD estão localizados no slot superior dos novos dispositivos da família Moto. / © ANDROIDPIT

De acordo com um dos engenheiros da Motorola, com quem conversei durante o evento de lançamento da semana passada em Londres, o cartão microSD e o chip da operadora estão localizados no mesmo slot; neste caso, na parte superior dos dispositivos. Contudo, no caso dos modelos dual-SIM comercializados no Brasil, na parte traseira da bandeja para os cartões SIM temos a entrada para microSD! Lindo assim.

E aí, ficou mais claro como funciona o dual-chip inteligente da Motorola no novos dispositivos da família Moto X?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Quack 05/08/2015

    Quem diz que dual SIM é bobeira é pq nunca precisou de usar um pessoal e um corporativo.

  • Willian Belizario 05/08/2015

    motorola arasando corações androids ^__^

  • Michel jhonatan 05/08/2015

    Povo idiota ,não quer usar 2 chips só colocar 1 chip só ,se a função dual chip não e importante para VC ,então fica calado seu bosta

  • Alexsandro Gondim 05/08/2015

    A Motorola mandou muito bem nesse slot único, antes os aparelhos melhores não tinham opção de dual sim, vi em um vídeo no Youtube e é assim mesmo na parte superior do slot ficam os dois sim cards e na parte inferior o espaço para o micro SD (é assim que se faz viu Samsung). Ainda bem que a Motorola percebeu que a grande maioria dos brasileiros utilizam mais de uma linha de celular e ficar andando com mais de um dispositivo não é nada confortável, principalmente para os homens que nem sempre andam com mochila ( não é prático nem seguro). A Samsung em minha opinião errou feio quando fez aquele "dual chip" híbrido, onde vc tem que escolher entre dois sim cards ou 1 sim e o micro SD. Ponto para a Motorola!

  • Igor Cardoso 05/08/2015

    Tem gente que que ainda se pergunta o porque de um smart dual-sim? Bom eu por exemplo contra minha vontade, tenho dois números de telefone. Um dedicado somente ao plano de internet e um que eu preciso ter eventualmente para poder receber chamadas, uma vez que o outro é somente para internet. Hoje em dia as operadoras cobram preços abusivos para você ter tudo em uma unica linha, como um ótimo plano de dados, fazer chamadas, sms e por ai vai. Não vejo lucro investir em tudo isso, tanto é que quem quer falar comigo, ou me manda mensagem pelo whatsapp ou me liga, simples.

97 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • paulo fernandes 02/02/2017 Link para o comentário

    ar do cartao de memoria do moto z posso colocar outro chip


  • Juninho Alpha 21/01/2017 Link para o comentário

    Tenho um chip dá Tim com 20 GB por mês e trabalhando como uber, fico sem GPS com frequência em áreas que a Tim não pega. Agora vou pegar um chip dá vivo também pois aonde uma não pegar a outra certamente irá funcionar!
    Mas eu imaginei que funcionava 4g nos 2 chips ao mesmo tempo. Não sei se resolveria meu problema.


  • Renato Pinheiro 26/03/2016 Link para o comentário

    Sempre usei 2 chips pois onde a vivo nāo pega uso a claro. Meu celular novo (zenfone de luxe dual sim) só usa dados no slo1. Tô ferrado. Vou comprar um moto x sutyle.


  • Rodolfo Cristiano 18/02/2016 Link para o comentário

    Perfeito!


  • Luiz Fernando 07/09/2015 Link para o comentário

    show de bola essa função de gerenciar de forma inteligente os 2 sim. A Motorola/lenovo surpreendendo o mercado de novo! Vou conectar com a internet. Preciso acessar meu banco. Sei la qual tem pacote de dados ainda. E o Motorola escolherá o chip mais rápido pra mim!!!! Dukct!!!! Vou esperar o style que terá isso também.


  • Raul Anderson Gabe 11/08/2015 Link para o comentário

    Sério, vcs são doentes, dual chip não interfere em nada, só adiciona e vcs vem dizer que não gosta por causa disso,,, e muita falta de ter o que fala mesmo...

    Conta desativada


  • Carlos Antônio 10/08/2015 Link para o comentário

    Tomara que todos saiam com dois chips para podermos usar a internet com economia usando sim1 e sim2


    • Renato Pinheiro 26/03/2016 Link para o comentário

      Carlos, nāo é só economia. Nāo existe operadora que pegue sempre em todos os lugares.


  • Carlos Antônio 10/08/2015 Link para o comentário

    Vocês não sabem nem agradecer.agradecam à motorola pelos dois zlote para cartões sim,porque isso é pensar em economia do cliente.e do a Motorola pensa no cliente.e muitas vezes coloca até TV.continue assim motorola,e você muito em breve estará liderando o mercado de smartphone.


  • Carlos Barbosa 07/08/2015 Link para o comentário

    É meu jovem, se nao custar 2000 reais, compensa esse X play hein!!


    • Bernardo Marinho Amaral 07/08/2015 Link para o comentário

      não ele custa 1.499 e vai sair esse mês no site oficial da motorola


      • Thalya 08/08/2015 Link para o comentário

        Esse aí que você falou é o Moto X Play o Style só sai em setembro e o ainda não tem preço definido!


    • Matheus Sant'Anna 13/08/2015 Link para o comentário

      Saiu por 1.400, brother.


  • Luiz Luiz 06/08/2015 Link para o comentário

    Eu também.


  • Marcos Garcia 06/08/2015 Link para o comentário

    Tenho moto e2, uso Tim e claro e funciona muito bem, agora pensei que a matéria ia mostrar como ele escolhe automaticamente, como é o processo, porque é muito interessante.


  • Niel Araújo 06/08/2015 Link para o comentário

    Ter dualchip com qualidade que é o caso dos aparelhos motorola, e a mesma coisa de uma camionete traçada, nunca uso, mas um dia desses atolei, então e algo que atrapalhar não vai.


    • Renato Pinheiro 26/03/2016 Link para o comentário

      Quem viaja muito sabe que cada lugar tem uma operadora que pega melhor. Quem vive conectado sabe como é importante ter 2 chips.


  • Niel Araújo 06/08/2015 Link para o comentário

    A


  • willian silva 06/08/2015 Link para o comentário

    Parabéns motorola está dando um show em seus aparelhos.


  • jamieson santos 06/08/2015 Link para o comentário

    Pô. Sou fã da Motorola, tinha o moto X primeira geração, tenho o moto X 2014 mas realmente fiquei insatisfeito com o dual chip. Entendo quem defende e gosta. Poderiam ter usado o modelo 'play' como o dual, já que está lançando duas variações do aparelho. Tinha interesse no Style, mas agora vou passar mais um tempinho com com o X 2014 até decidir pra qual trocar.

    Conta desativada

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.