Em breve, Pix deve permitir parcelamento de compras

Em breve, Pix deve permitir parcelamento de compras

Quem tem o costume de usar o Pix, mas lamenta não poder parcelar as suas compras com a função, já pode comemorar: o último Fórum Pix, realizado no dia 28 de janeiro, apontou mudanças que incluem o parcelamento usando uma operação de crédito.

Além da função de parcelamento, os usuários do Pix poderão ter contas salário. Os contatos da lista telefônica também serão integrados diretamente com os aplicativos das principais instituições bancárias, como uma forma de "aperfeiçoar a experiência do usuário ao facilitar a identificação, entre seus contatos, de quem possui a chave Pix registrada", conforme afirmou João Manoel Pinho de Mello, diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central.

O mecanismo de devolução do Pix também deve sofrer alterações. Ao longo de 2021, uma nova função permitirá que fintechs realizem a devolução de dinheiro quando houver uma "fundada suspeita de fraude" ou qualquer tipo de falha operacional, mecanismo descrito por Mello como uma "proteção adicional para os usuários":

"Enfatizo que este mecanismo de devolução é mais uma inovação que será agregada às regras Pix e proverá uma proteção adicional para os usuários; além disso permitirá uma maior eficiência no processo de devolução de recursos indevidamente creditados".

Pix Garantido: como funciona

A plataforma de parcelamentos do Pix, chamada de "Pix Garantido", deve permitir o parcelamento através de uma operação de crédito como as que já são realizadas normalmente - incluindo o acréscimo de juros. Maiores detalhes sobre como a função deve funcionar no aplicativo não foram divulgados, mas podemos esperar vê-las ainda em 2021, bem como as demais novas funções da plataforma de pagamentos.


 

Fonte: Jornal DCI

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.