Enquete da semana: atualizações de sistema - úteis ou perda de tempo?

Atualizado: resultados analisados
Enquete da semana: atualizações de sistema - úteis ou perda de tempo?

A comunidade NextPit deixou claro: obviamente, vocês gostam muito das atualizações e correções de software - e as querem o mais rápido possível! Aqui está nossa análise da enquete da semana.

Como toda segunda-feira, avaliamos como vocês responderam à nossa pesquisa e discutimos os resultados com a comunidade. Nesta edição, pedimos sua opinião sobre as atualizações de software. Podemos dizer que os resultados foram bastante consistentes, independentemente do país em que você vive.

Expectativa por atualizações

Então, vamos começar com a primeira pergunta sobre se você está ansioso por novas atualizações. Não há margem para dúvida aqui: a grande maioria de vocês espera ansiosamente pelas atualizações de software. Isso fica mais claro na França, onde 88% dos participantes responderam "sim". Mas esta opinião também prevaleceu nos outros domínios (BR: 71%, COM: 78%, DE: 74%). A primeira figura deixa isso claro:

Voce espera ansioso por atualizacoes
Os franceses são os menos indiferentes também / © NextPit

Vocês não empurram com a barriga

As respostas à primeira pergunta já antecipam os resultados para a segunda pesquisa. A questão aqui era se você prefere adiar as atualizações, ou ainda, resolvê-las assim que possível. Aqui também, o resultado foi muito semelhante em todos os países: Vocês querem as atualizações e as querem imediatamente!

Voce adia a instalacao das atualizacoes
A maioria esmagadora aplica as atualizações imediatamente / © NextPit

O gráfico mostra que apenas entre 9 e 19 por cento dos participantes adiam as atualizações. Isso significa que pelo menos 80% de vocês atualizam imediatamente assim que a atualização chega ao aparelho. Aqui, também, a França ocupa o primeiro lugar com 91 por cento dos votos, o Brasil (85%), a Alemanha (87%) e o site em inglês (81%) estão logo atrás.

A maioria dos seus celulares está atualizada

Com a terceira pergunta, abordamos diretamente aqueles de vocês que usam Android. Na melhor das hipóteses, você receberá atualizações mensais de segurança no sistema, e é por isso que nossa pergunta girou em torno de quando você recebeu a última dessas correções. Como costuma ser o caso com nossas pesquisas, é claro que temos que levar em consideração o fato de que temos leitores particularmente experientes em tecnologia. 

Nesse ponto, isso não significa apenas que vocês têm uma ideia de quando a última dessas atualizações foi instalada, mas também que tendem a ter celulares mais modernos do que a média. Também aqui pudemos ver uma grande concordância, em que a esmagadora maioria já recebeu a atualização de maio ou mesmo de junho. 

Desta vez, nossos leitores do site em inglês estão na liderança: 22% já contam com a atualização de junho e 57% têm a atualização de maio. Na França, pelo menos 21% já têm a atualização de junho e 39% com a versão de maio do pacote de segurança.

A atualização de maio também é a mais difundida no Brasil (47%) e na Alemanha (51%). Também é interessante notar que, tanto no Brasil quanto na França, 15% de nossos leitores afirmam ter um pacote de segurança anterior a dezembro de 2020.

De quando e o patch de seguranca do seu aparelho
A maioria de vocês já tem a correção de maio do Android / © NextPit

Os leitores do NextPit gostariam de receber atualizações por três anos

A quarta e última pergunta foi sobre por quanto tempo você gostaria de receber atualizações de software. Se isso não importa, se um ano é suficiente, dois anos são obrigatórios ou se vocês querem uma garantia de atualização de três ou mais anos.

Também aqui houve uma tendência clara: quanto mais tempo, melhor. Portanto, vocês definitivamente têm interesse em receber atualizações por um longo tempo e "longo", neste caso, não significa dois anos — mas três ou mais! Espantosos 71,75% de todos os participantes manifestaram o desejo por atualizações ao longo de pelo menos três anos — um sinal claro na direção da sustentabilidade e, claro, dirigido às empresas.

Quantas atualizacoes voce espera ao comprar um celular
Vocês querem pelo menos três anos de atualizações / © NextPit

Esse sinal veio mais claramente com os 85% da Alemanha; no domínio .COM, com 53%, eles foram decididamente mais cautelosos do que em nossos outros sites. Por outro lado, 44% ficariam satisfeitos com dois anos de atualizações entre os leitores do site em inglês.

Em conclusão, podemos afirmar que vocês não brincam quando o assunto é atualizar o sistema. Vocês aguardam por novas atualizações, pelo maior tempo possível e, assim que disponíveis, elas são instaladas o quanto antes. Muito louvável, amigos! 

Gostaríamos de agradecer mais uma vez por participar da enquete NextPit da semana e pelas explicações nos comentários. Na sexta-feira (11) traremos uma nova pergunta e ficaremos felizes se você se juntar a nós novamente.


Texto original de 4 de junho

Na enquete desta semana, queremos saber o que você pensa sobre as atualizações de software. Você acompanha entusiasmado cada artigo para ver que novidades lhe esperam, não importa o quão pequenas sejam — ou apenas se aborrece quando percebe uma notificação de nova versão?

Vamos falar hoje de software, e não necessariamente os apps para Android ou iOS, mas das atualizações que você recebe para o seu celular. Com a longa competição entre os sistemas, fãs de ambos os lados não perdem a chance de apontar defeitos no rival, e não é incomum que um dos pontos seja justamente suas respectivas políticas de atualização.

A Apple tem muito mais facilidade em distribuir as atualizações do iOS do que o Google com seu Android e o mar de diferentes fabricantes e dispositivos, e o problema associado que as versões adaptadas do software causam desde os primeiros anos do sistema de código-aberto.

Independentemente disso, as reações em ambos os lados são igualmente variadas: alguns ficam super empolgados  em atualizar imediatamente para experimentar todas as novidades. Para outros, a pressão sanguínea aumenta com a ideia de outra longa atualização. Outros nem querem saber de atualizar nada e não fazer a menor ideia de qual versão Android está rodando em seu celular ou tablet.

Pensando nisso, e para entender melhor o público do site, nossa enquete da semana trata exatamente do tema das atualizações de sistema, seja no celular, no tablet ou mesmo em outros gadgets pessoais.

Você fica ansioso por novas atualizações?

A qual grupo você pertence? Você conhece de cor todas as novidades de uma nova versão do iOS ou Android, está cansado das atualizações ou não se importa e nem sabe exatamente qual Android está em seu aparelho? Diga-nos na primeira questão:

Você espera ansioso por atualizações?

Você sempre adia as atualizações?

Sim, até mesmo na equipe do NextPit há alguns que adiam atualizações: Os reis da procrastinação! Não, eu não vou citar nomes! Uma atualização está disponível? Sim, claro, mas NÃO AGORA!!! Portanto, você recusa, não importa quantas vezes o sistema lembre da atualização. Você também fica assim quando chegam as notificações de nova versão ou correções de segurança?

Você adia a instalação das atualizações?

Qual patch de segurança você tem instalado (Android)?

Dono de um Huawei P30 Pro eu posso dizer: Sim, há vida sem uma nova versão do Android! Mas as atualizações de segurança são vistas de maneira um pouco diferente, não? No melhor dos casos, estas atualizações deveriam chegar todos os meses, no entanto, muitos fabricantes levam uma eternidade para distribuí-las.

Portanto, aqui está uma chance de ver como os celulares Android estão atualizados entre a comunidade NextPit. Dê uma olhada nas Configurações do sistema. Vá para "Sobre este telefone" e toque em "Versão Android". Você deve encontrar na tela seguinte a informação do último patch de segurança.

De quando é o patch de segurança do seu aparelho?

Quantas atualizações você espera ao comprar um novo smartphone?

A política de atualização de uma marca também pode desempenhar um papel na decisão de compra. A Samsung, por exemplo, promete quatro anos de atualizações de segurança para muitos de seus modelos. Você se importa com essas promessas, ou elas apenas desempenham um papel secundário na hora de comprar um novo celular?

Quantas atualizações você espera ao comprar um celular?

É isso aí, amigos. Como sempre, gostaríamos de agradecer a sua participação e sintam-se à vontade para discutir seus hábitos de atualização e suas opiniões sobre a política de atualização das fabricantes nos comentários. Na segunda-feira traremos, como sempre, a avaliação das suas respostas, portanto fique ligado!

ÚLTIMOS ARTIGOS

9 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Dependendo do que perco com as exigências da atualização, eu não instalo.


  • Considero primordial receber os patches de segurança, mais importante do que atualização de OS , óbvio que qualquer atualização de OS é bem vinda , caso o gadget fique com algum bug após a atualização, faço um wipe cache que para mim sempre resolveu e caso não resolva (nunca ocorreu) , uma restauração de fábrica .


  • Conhece aquele velho ditado, não existe comida de graça👎🤢
    As empresas não distribuem upgrade de sistema para melhorarem seu smartphone, mas como uma estratégia de receberem elogios da mídia, por possibilitar que seu aparelho continue com um software atual; mas as coisas não funcionam tão bem assim na prática. Já li dezenas de relatos na internet, de usuários de várias marcas que após a atualização seus aparelhos tiveram problema de drenar a bateria mais rápido, sistema ficou mais lento, aplicativos pararam de funcionar, e por aí vai... Sou da opinião de baixar apenas patches de segurança e só, e quando der trocar de smartphone, pois todos os anos os aparelhos evoluem bastante, e não vale a pena ficar com um aparelho com S.O. atualizado, mas com hardware defasado.


  • Tentar prolongar ao máximo a vida útil de um aparelho como o Zenfone 3 é abrir mão desse negócio de atualização... desde 2018 que os aparelhos desta série não recebem mais nenhuma atualização de nada. Em termos de recursos, ok, ninguém sente falta daquilo que nunca teve mesmo. Mas, pelo menos, "as empresas" poderiam oferecer atualizações dos patches de segurança por mais um tempinho (3 ou 4 anos após seu lançamento global)


  • o meu atual aparelho, OnePlus 6, já aceitei que vai morrer no Android 10, está funcional e com desempenho excelente, maldito aparelho bom da p0rr4! se não fosse pelo sistema que vai ficar muito defasado daqui pelo menos mais um ano, um ano e meio, estará quase três versões atrás, então será hora de dizer tchau 😥


  • Na opção de adiar a atualização poderiam ter colocado uma opção. Espero um feedback de usuários antes de meter o louco e ficar com bugs... É que eu costumo fazer isso... Kkkkkkkkkkkkk

    Sobre o patch de segurança... MALDITA XIAOMI!!


    • Pois é, até uns anos atrás era sempre a mesma novela, especialmente com fabricantes que conseguem lançar de uma só vez a atualização para vários aparelhos...

      "AIIIII, mas agora a bateria do celular tá durando menos!"
      ... dois meses depois sai a versão x.0.1 e resolve ...

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.