Estes são os robôs que fazem o seu smartphone melhor!

maquinas robo smartphones melhores
© Samsung Tomorrow

Passamos o dia inteiro mexendo em nossos smartphones, seja para digitar uma mensagem no WhatsApp ou para controlar o avatar em um jogo. Uma pesquisa realizada pela Tecmark no final de 2014 revelou que a média de uso de um celular chega a ser de mais de 1.500 vezes na semana e só hoje já perdi a conta de quantas vezes pressionei o botão para ligar/desligar o meu celular. Mas você já se perguntou como o seu celular aguenta tanta pressão?

Recentemente, um desenvolvedor da Google liberou um vídeo mostrando como a gigante das buscas testa a lentidão do sistema usando um robô para simular o toque dos usuários na tela touch dos dispositivos rodando com o SO Android. No vídeo abaixo, é possível ver como a resposta de toque na tela e do sistema se dão quando desenhamos, por exemplo, uma linha no display ou tocamos o mesmo. A máquina é conhecida por Chrome TouchBot e você pode imitar o mesmo teste no seu smartphone agora mesmo através deste link.

Porém, este é apenas um dos robôs que servem para tornar o seu smartphone melhor. Na época em que a Samsung anunciou o Galaxy Note 4, a companhia divulgou um vídeo um tanto curioso. Para se ter uma ideia, a fabricante desenvolveu uma máquina que imita o formato da sua bunda para medir o impacto do peso do corpo sobre o smartphone quando você senta com ele no bolso traseiro da calça:

Outra máquina usada no laboratório de muitas das OEM's mundo afora é a que simula o comportamento da tela do aparelho ao cair de diferentes alturas, como essa que aparece no "drop-test" do Galaxy S6 e do Galaxy S6 Edge. Contudo, nem sempre o que é testado em laboratório acontece na vida real, como provei no meu teste de queda do Moto G e Moto E.

Ainda com relação à durabilidade de um smartphone, olhando para os dois vídeos que seguem posso garantir que as fabricantes são bastante criativas quando o assunto é tornar o seu celular melhor. Apesar de termos comprovado em nossos testes que a capa traseira da série LG G Flex não se auto-regenera, a LG ficou bastante satisfeita com o trabalho realizado pelo robô que simula os arranhões diários no aparelho, como vemos no primeiro vídeo. Já a Corning resolveu fazer testes um pouco mais realistas e criou um robô capaz de fingir como um dispositivo é afetado quando está dentro da bolsa em contato com diferentes objetos.

Por fim, mas não menos importantes, existem as máquinas que testam funções como o estabilizador ótico de imagem presente nas câmeras mais sofisticadas de smartphones premium e aquelas que verificam a qualidade de áudio dos alto-falantes de um smartphone:

Na semana passada falamos sobre os problemas que alguns dos principais carros-chefes do ano estão apresentando, como o superaquecimento do hardware do Xperia Z3+ ou a parte traseira de algumas unidades do Galaxy S6 que descolam após curto prazo de uso. Contudo, olhando para a quantidade de testes que as fabricantes submetem seus dispositivos fica quase impossível acreditar que tais deslizes possam acontecer.

E aí, qual máquina você gostaria que uma fabricante inventasse para tornar o seu smartphone melhor? Eu votaria em alguma que simulação em segundos a lerdeza do sistema depois de um ano de uso intenso do hardware e do software do aparelho!

Ir para o comentário (12)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

10 anos de experiência testando smartphones e outros gadgets. Mesmo tendo mergulhado de cabeça no ecossistema da Apple recentemente, o Android ainda é uma das minhas paixões. Já fui editora-chefe do AndroidPIT e Canaltech no Brasil, hoje escrevo para o mercado dos EUA. Me chama no Twitter (@apequenarinaldi)!

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
12 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 7
    gabriel pedro 01/07/2015 Link para o comentário

    foi so eu q aproveitei para ver o video promocional do g4, em couro, e lembro do comercial do pau de selfie da motorola?kkkk agora aquele comercial fez sentido hehe os caras premeditaram uma parodia eu acho hehehe


  • Altieris Silva 18
    Altieris Silva 30/06/2015 Link para o comentário

    pelo preço dos top de linha tem que ser mais resistentes.... MAIS AINDA... mas adorei a matéria


  • Mark 32
    Mark 29/06/2015 Link para o comentário

    Pensando bem parece alguns aparelhos da linha Nexus em teste.


  • Mark 32
    Mark 29/06/2015 Link para o comentário

    Não sei se estou errado, mas parece que um novo membro da linha Moto foi mostrado no primeiro vídeo, ao que parece dá a impressão de ser o Moto X 2015 ou Moto G 2015, a não ser é claro que seja o Nexus 6.

    Denis


    • Lucas Goncalves Cardoso Silva 21
      Lucas Goncalves Cardoso Silva 29/06/2015 Link para o comentário

      Isso já é paranóia por Motorola fera


      • Mark 32
        Mark 30/06/2015 Link para o comentário

        Fera se sua intenção foi fazer piada, esqueça, primeiro não teve graça, segundo procurou a pessoa errada pra zuar, afinal não sou fanboy, trabalho com telefonia. E por sinal, por acaso você leu meu comentário acima????


      • Mark 32
        Mark 30/06/2015 Link para o comentário

        E só pra constar, tenho Motorola mas tenho admiração pela Samsung! Então.....


  • Eduardo Lopes 4
    Eduardo Lopes 29/06/2015 Link para o comentário

    É por causa desses pequenos consumidores que as grandes estacionam!


    • Marcelo 29
      Marcelo 29/06/2015 Link para o comentário

      Pequenos consumidores?????


  • Fernando Henrique 65
    Fernando Henrique 29/06/2015 Link para o comentário

    Tecnologia é tudo!!
    E o AndroidPit é Show!!!

    Camila Rinaldi


  • Renan C. 24
    Renan C. 29/06/2015 Link para o comentário

    Um robô para testes em bateria.

    Arthur S.


    • 11
      Rômulo Boeing 29/06/2015 Link para o comentário

      Que comentário sem sentido.

      Mark

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.