NextPit

Adivinhem qual fabricante Android quer limar a entrada padrão de fones de ouvido

Adivinhem qual fabricante Android quer limar a entrada padrão de fones de ouvido

Durante a apresentação dos novos iPhones, a Apple disse que foi preciso "coragem" para que a entrada padrão de fones de ouvido (também conhecida como Mini Jack) fosse removida de seus aparelhos. Essa decisão foi criticada por muitos especialistas, visto que, aparentemente, a empresa está procurando lucrar a partir de novos acessórios vendidos separadamente. Agora, uma fabricante do mundo Android também está pensando em adotar essa estratégia em seus próximos tops de linha. 

Fontes do site Digital Music News relataram que ninguém menos do que a Samsung pretende se livrar da entrada mini jack de 3,5 mm em seus próximos modelos. Ao contrário de outras fabricantes, como a Lenovo, a empresa sul-coreana não pretende fazer modificações na porta Type-C ou usá-la como uma saída de áudio. É aí que as coisas ficam mais interessantes (ou não).

Segundo a página, a Samsung pretende desenvolver e emplacar uma porta/entrada própria em seus futuros dispositivos. Dessa forma, ela segue o exemplo da Apple, visto que o padrão de conexão Lightning é exclusivo dos seus dispositivos.

s6 edge plus vs iphone 6 plus usb speaekrs
A entrada 3,5mm do iPhone 6S e do Galaxy S6 / © ANDROIDPIT

Agora, se olharmos para um futuro onde teremos à nossa disposição três tipos de conectores diferentes (Type-C, Lightning e o novo padrão da Samsung), podemos avistar uma situação ainda mais problemática de compatibilidade de acessórios entre marcas diferentes. Contudo, as empresas que desenvolvem produtos com o padrão de 3,5 mm não devem passar por maiores transtornos com essa diversidade, visto que não é a primeira vez que esse mercado terá que passar por adaptações para novos formatos de conexão.

O futuro está na conexão sem fio

A solução mais fácil para os usuários, que terão que conviver com diversos padrões de conector, será a adoção de fones de ouvidos Bluetooth. Ainda que essa tecnologia esteja há muito tempo no mercado, os fones que usam esse formato não ficaram - pelo menos até agora - populares como previsto, até porque boa parte deles está longe de ser barata. 

No entanto, além da "coragem" da Apple, os lucros com um padrão proprietário podem servir de incentivo para que a Samsung abandone de vez o conector mini jack em seus futuros smartphones.

AndroidPIT Speakers 1 2
O futuro livre de fios pode estar mais perto do que você pensa...ou não / © NextPit

A nova escolha poderá ser vista como uma estratégia controversa de mercado pelos usuários da Samsung, que pode tornar seu ecossistema mais fechado se comparado a outras fabricante do Android. Além disso, a marca sul-coreana pode se envolver em novos processos legais, caso implemente recursos idênticos aos da Apple em seus smartphones, como já aconteceu no passado.

Talvez estejamos caminhando para um futuro sem fios....ou para um futuro cheio de adaptadores. O que você acha dessa possível decisão da Samsung?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Os comentários favoritos dos leitores

  • Giordano Santiago 15/09/2016

    Ou carrega o celular, ou ouve música. Descarregou, para tudo. Espera carregar e volta a ouvir de novo. Ninguém em sã consciência aprova isso.

  • jovem tranzante iluminati marxista 14/09/2016

    ai vai começar a briga de entradas proproetarias, que você chega em uma loja, e alem de se preocupar somente com a qualidade do produto, também vai ter que ver se é compativel, que saco heim

  • Thiago Rodrigues 15/09/2016

    Será que vamos voltar para aquele inconveniente tempo que cada fabricante tinha sua entrada especifica? Era muito ruim.

  • Felipe Lima 14/09/2016

    Típico de empresa filha da puta. Alguém aqui é do tempo dos celulares que vinham com fones com a entrada exatamente igual ao carregador? Nessa época era usada quase que exclusivamente para ouvir rádio mas já era um lixo, toda marca tinha seu padrão de carregador e fones, LG tinha o seu, Samsung tinha o seu e somente a Nokia já utilizava o padrão P2. Estamos caminhando para voltar àquele inferno, vamos ter que dizer adeus a pegar fone emprestado, já já a moda do carregador exclusivo de cada marca volta também.

  • Denis 14/09/2016

    "Apple disse que foi preciso "coragem" para que a entrada padrão de fones de ouvido (também conhecida como Mini Jack) fosse removida de seus aparelhos. " - Coragem? Vocês já viram os preços dos phones? Coragem é o caramba. Dá mole com os fios do fone, pois se dobrarem e derem uma quebradinha sequer, vão ter que desembolsar uma fortuna pra comprar outro. "O que você acha dessa possível decisão da Samsung?" - Vai na fé, Samsung... boa sorte. Encareça ainda mais o preço final do seus smartphones... os seus fiéis compradores pagam a conta.

119 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Victor Mello 22/09/2016 Link para o comentário

    Simples não compro mais Samsung! Nokia vai voltar ano que vem !vejamos o que a finlandesa tem a oferecer


  • Lucas Colonna 19/09/2016 Link para o comentário

    Será que eles esqueceram como era ruim a época que os tablets deles.tinham esse conectores proprietários?


  • Glauberson Nogueira 18/09/2016 Link para o comentário

    Vamos regredir para o tempo em que cada fabricante possuía um plug diferente...


  • flavio franca 16/09/2016 Link para o comentário

    A Samsung tenta imitar a Apple até nisso. Teria vergonha se trabalhasse no setor de inovação da Samsung


    • Thiago Cananea 18/09/2016 Link para o comentário

      Eu já tenho vergonha de quem vai comprar o Iphone7 ou os novos Samsungs. tem que ser muito otário, pra cair nesse papinho da apple e da Samsung. Isso é um tapa na cara do consumidor. Só um idiota ou burro completo compraria esses produtos.


  • Android Xperia Z3 Compact (Android Descomplicado) 16/09/2016 Link para o comentário

    kkkkk essa Apple é uma comédia.


  • Ubirata Alves 16/09/2016 Link para o comentário

    Simples: É só ninguém comprar que eles colocam de volta. E futuro pra mim seria um carregador sem fio, pois de nada adianta fone s de ouvido sem fio plugado no carregador toda hora.
    "A coragem da apple" kkkkkkk


    • Tiago Hastenteufel 19/09/2016 Link para o comentário

      A alternativa ao fone sem fio é o com entrada usb type-c...


  • Hugo de Freitas 16/09/2016 Link para o comentário

    O futuro é wireless, ou seja, sem fio. Isto é óbvio.
    Nossos velhos vão ver nossas fotos com fones de ouvido com fio, será como nós vendo o pessoal da década de 80-90 com aqueles fones imensos e os diskmans.

    Parece idiotice mas a justificativa da Apple para tirar a entrada P2 e os fios é óbvia. "Nós temos coragem" e é verdade. Agora é esperar todas as fabricantes lançarem smartphones com fones bluetooths.


  •   26
    Conta desativada 16/09/2016 Link para o comentário

    Tinha que ser a "Sanguessuga" mesmo...


  • Paulo Adriano 16/09/2016 Link para o comentário

    Quer uma ótima dica mas nao muito barata, a opcao do level over da samsung, não é barato mas vale cada centavo investido, no quesito conforto, design, qualidade tanto na acústica quantos nos graves e na função cancelamento de ruídos. Pratico e funcional. Nao é uma opção muito facil de achar usado pq quem tem nao vende, se curte games um ótimo complemento seria o gear vr. Forte abraco


  • Douglas Charles Cunha 16/09/2016 Link para o comentário

    Que dificuldade essas empresas teriam em desenvolver conectores magnéticos para tudo? Imaginem um smart totalmente vedado e à prova d'água?
    A Lenovo mostrou com a linha Moto Z que é possível criar conexões excelentes usando o magnetismo ao invés de encaixes por pinos ou rebarbas.
    Poderiam fazer gavetas magnéticas para colocar os cartões SIM e os MicroSD previamente colocados em algum tipo de pastilha vedada. O projeto de tudo eu já tenho, inclusive com desenhos. Se alguma empresa se interessar, podemos negociar.


    •   47
      Conta desativada 16/09/2016 Link para o comentário

      .


      • Thiago Rodrigues 16/09/2016 Link para o comentário

        Faço das palavras do Elerson as minhas!

        Conta desativada


  • Bruno 15/09/2016 Link para o comentário

    tudo o que um Samsung queria era ser um iPhone kkkkkkkk

    é impressionante a capacidade que a Samsung tem de copiar a Apple, só não cópia o ios pq não tem jeito!


  • Emerson Morais 15/09/2016 Link para o comentário

    a Samsung? juraaa? nossa, nunca adivinharia kkk


  • Eliaquim lima 15/09/2016 Link para o comentário

    Oh, acho que ninguém esperava que a Samsung fosse remover a entrada padrão dos seus próximos lançamentos, oh que grande surpresa!!
    Kkkkk claro que todos já imaginavam que a Samsung seria a próxima, Samsung sendo Samsung
    #ctrl+c ctrl+v


  • Claudia Rebelo 15/09/2016 Link para o comentário

    Sempre uso fones com Bluetooth, o problema é o tempo de bateria destes fones, para um fone com pelo menos 4h de bateria tem que desembolsar pelo menos R$250,00, se não cair naquela de ficar recarregando 2 vezes ao dia, sei lá. Se eles mudarem realmente espero que o fone Bluetooth incluso seja com uma bateria boa e que não encareça mais ainda os aparelhos.


  • Flavio Rampazzo 15/09/2016 Link para o comentário

    Retrocesso, cabe ao consumidor dizer que basta ou pagar e baixar a cabeça! Mas infelizmente acho que vai dar a segunda opção.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.