Falha no Windows 10 pode destruir HD ao simplesmente visualizar um arquivo

Falha no Windows 10 pode destruir HD ao simplesmente visualizar um arquivo

Não é de hoje que o Windows 10 vem sendo utilizado, mas somente agora uma brecha potencialmente perigosa foi descoberta no sistema operacional por Jonas L., pesquisador da área.

De acordo com Jonas, que anunciou sua descoberta em sua conta do Twitter, existe uma falha que permite a comandos maliciosos prejudicarem seriamente o disco rígido do computador caso sejam visualizados em tela por qualquer usuário:

jonas l
CAPTION – REPLACE ME! / © @JonasLyk/Twitter

"Existe uma vulnerabilidade ridícula no NTFS [New Technology File System] neste momento. Ativada após a abertura de qualquer arquivo que esteja contaminado. Ao abri-lo, o computador avisará instantaneamente que o seu HD está corrompido. A vulnerabilidade pode ser encontrada ao abrir qualquer arquivo corrompido - e pode ser embutida em HTML, arquivos compartilhados, etc (...)".

A falha pode ser usada por criminosos para acessar o computador e destruir o HD de suas vítimas a qualquer momento, uma vez que pode ser ativada tanto clicando em pastas contaminadas que tenham o ícone (e podem ser transmitidas em formato ZIP), quanto enviando códigos que serão colados na barra de endereços do computador.

Em nota divulgada pelo site The Verge, a Microsoft informou que está ciente do problema e que deve fornecer uma atualização "em uma compilação futura". A empresa também alerta que a propagação da técnica maliciosa depende de engenharia social e, por isso, é necessário que os clientes "pratiquem bons hábitos de computação, incluindo o cuidado ao abrir arquivos desconhecidos ou aceitar sua transferência".

É recomendável, portanto, que a atualização do Windows 10 seja feita assim que disponibilizada pela Microsoft. A data ainda não foi divulgada.

Fonte: The Verge

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.