TUTORIAL DESBLOQUEIO DO BOOTLOADER,ROOT E INSTALAÇÃO DO XCOVERY NO XPERIA X10

  • Respostas:3
  • Sticky
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

24/07/2013, 14:50:56 via Web



Desbloqueando o bootloader do Xperia X10!


O bootloader é o código de todo par sistema operacional + placa mãe que contém as intruções para inicialização do sistema. As empresas normalmente travam o bootloader para que os usuários não instalem coisas muito diferentes das originais (e normalmente menos testadas ou com menos recursos), comprometendo a experiência de usuário. Desbloquear o bootloader permite, portanto, customizar ainda mais o sistema operacional, em nosso caso o Android. Depois de root, rom customizada e troca de kernel, destravar o bootloader é o máximo que se pode fazer no Xperia X10 para poder alterá-lo como queiras.

Por isso, o assunto e o processo são demasiado complexos e não recomendados para aqueles que não têm intimidade com os termos e ferramentas que vamos usar daqui pra frente. Se não sabe o que são xRecovery, Flashtool, root, etc, talvez não perceba o benefício de ter um X10 com bootloader desbloqueado. Se, por outro lado, tem vontade de mudar e conhece os riscos do que está fazendo, junte-se a nós! Nota: eu admito que eu mesmo não testei o processo, mas estou apenas agrupando e traduzindo as instruções; conto com sua compreensão.

REQUISITOS

Para seu conhecimento, segue o post original que estamos seguindo. Este método que apresentamos aqui não altera a sua instalação atual do Android, ou seja, não altera (ou, melhor, não deveria alterar) seus contatos, aplicativos e configurações.
forum.xda-developers.com

É importante fazer um teste antes de começar. Use esta ferramenta para o teste:s1tool.7z


1- Execute o arquivo
2- Clique em DO JOB
3- Desligue o celular, aperte e segure voltar, plugue o celular.

Guarde bem o resultado do teste. Caso esteja SIM LOCK CERTIFICATE (ver printscreen abaixo) você tem o cartão SIM travado. Caso contrário, seu SIM card é destravado.


Bem, sigamos com os requisitos:


Download:xRecovery_0.3_GBready.zip
Download da ferramenta de desbloqueio:( qsd8250.7z)
Flashtool preparado para o processo:FlashTool_0.2.9.1-GBready_root_xRec.exe
Kernel de downgrade e de upgrade:X10kerenl_up_down.rar
Kernel customizado e wi-fi modules::X10_2.3.3_DooMKernel-v06-BootManager-v2.0.ftf
x10_gb_DooMKernel-v06_wifi modules

INSTALAÇÃO DO XCOVERY.

Na metade do procedimento, passos 6 a 13, você deve ter muita atenção e fazer exatamente o que está escrito, ou terá problemas, atenha-se ao que está escrito, na ordem e tempos exatos.
De 0 a 10 em grau de dificuldade de tudo que já provei , eu diria que esse procedimento leva um 8 ou 9; é chato, longo, mais difícil que instalar uma rom customizada.

Parte 1: Root

1- Baixe o FlashTool preparado e extraia todos os arquivos numa pasta à sua escolha
2- No celular, ative Depuração USB e origem desconhecido (menu >> aplicativos)
3- Desligue o celular
4- Abra o FlashTool (arquivo X10FlashTool.exe)
5- Dê flash e escolha kernel downgrade
6- Ao terminar, remova o cabo USB
7- Não feche o FlashTool
8- Ligue o celular
9- Quando o celular vibrar (ao iniciar), imediatamente conecte o cabo USB
10- O celular vai ficar preso na tela Sony Ericsson e no FlashTool aparecerá "Connected Devide: X10", "Installed Version of Busybox: None"
11- Clique Root
12- O root terminará em "Root should be available after reboot"
* seu celular pode reuniciar sozinho. Mesmo que não aconteça, prossiga
13- Retire a bateria do celular e espere 1 ou 2 minutos. É sério!
14- Recoloque a bateria e plugue o celular em modo flash
15- No flashtool, dê flash e escolha kernel upgrade
16- Ao terminar, retire o USB e seu celular estará com root!

Parte 2: xRecovery

1- com o celular ligado, conecte no FlashTool (não deixe a tela do X10 apagar-se!)
2- Clique em Ask Root Permissions
3- Na tela do celular aparecerá o SuperUser pedindo permissão. Aceite-a.
4- No FlashTool o botão xRecovery será habilitado à direita
5- Clique e deixe terminar. xRecovery instalado!


PROCEDIMENTOS
Recomendo ler tudo antes de começar e, por favor, tenha todos os arquivos listados acima e habilite a depuração USB no seu aparelho.

1- Dê flash no kernel de downgrade
2- Retire o cabo USB, aperte o botão de ligar e, assim que o celular vibrar, conecte o cabo novamente
3- Execute o arquivo de desbloqueio:
Se seu SIM card é travado, use qsd8250_semc.cmd.
Se seu SIM card é destravado, use qsd8250_setool2.cmd
4- Pedirá para pressionar qualquer tecla para continuar, mas não aperte nada!
5- Aguarde o Flashtool reconhecer reconhecer seu aparelho. Caso isso não ocorra, vá ao final do post
6- Feche o Flashtool e aperte qualquer tecla na ferramenta de desbloqueio para que o processo comece
7- Ao terminar, dê flash no kernel de upgrade
8- Ligue o telefone para testar que funciona. Se ficar preso ao ligar, dê Clear Dalvik Cache no xRecovery
9- Dê flash no kernel de sua escolha pelo Flashtool
10- Instale os módulos wifi pelo xRecovery
11- Ligue o telefone. Se ver o símbolo do bootloader desbloqueado ao invés do logo da Sony Ericsson, parabéns, você conseguiu!


OBS.:Nem eu e nem o AdroidPit nos responsabilizamos por eventuais danos que venha ocorrer, faça por sua conta e risco.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
TatoSantos
  • Posts no fórum: 2

28/01/2014, 20:43:26 via Web

Executei (qsd8250_semc.cmd.) para o meu SIM card travado.
Rodei o S1tool.exe novamente e deu a mesma coisa... SIM LOCK CERTIFICATE.

Eu consigo mudar a rom do meu celular mesmo assim?
Agradeço antecipadamente ajuda.

Tato Santos

— alterado em 28/01/2014, 22:34:41

Responder
TatoSantos
  • Posts no fórum: 2

28/01/2014, 22:32:23 via Web

Consegui o desbloqueio parece que foi feito com sucesso mas quando rodo o S2tool.7z ele continua dizendo a mesma coisa.. é normal?

Responder
Joseph Junior
  • Posts no fórum: 23

29/01/2014, 20:20:34 via Web

Posso fazer esse procedimento do X10 mini pro?

Responder