Criando a Memória Swap e Particionando o SD Card pro L5 e outros Android's

  • Respostas:11
  • Sticky
Jesse F. Marques
  • Posts no fórum: 34

04/11/2013, 08:37:11 via Web

Memória SWAP em sua rom!

Bom, primeiro para quem não sabe oque é a memória swap, é, basicamente, uma "reserva" de memoria RAM, isso não significa que quanto mais memória SWAP mais RAM você terá, como disse é apenas uma reserva. Agora vamos ao tutorial...

ATENÇÃO: Esse script simplesmente monta a memória SWAP, se seu cartão SD não tiver a partição SWAP, não irá funcionar. Se você já sabe e/ou já tem, pule para adicionar SWAP.

PARTICIONAR O CARTÃO SD FARÁ VOCÊ PERDER TODOS OS DADOS QUE NELE ESTÃO (simplente copie os dados do cartão para o pc e, depois de particionar, passe para o cartão novamente)

Particionar o cartão SD: (CWM 5)

1 - Entre em modo recovery
2 - Vá em advanced e em Partition SD Card
3 - Agora você tem que escolher o tamanho de cada partição, recomendo no máximo 64MB de SWAP e no máximo 512MB de EXT (para alterar os valores basta utilizar os botões de volume)
4 - Reinicie o aparelhoe estara pronto!

Adicionar SWAP:

1 - Baixe os arquivos disponibilizados e descompacte-os dentro de uma pasta separada, que iremos chamar de Nova Rom, com a rom que queira usar (rom já descompactada);
2 - Mova a pasta sd para a pasta system;

1Vou editar uma imagem pra melhor entendimento

3 - Mova o 15SWAP para a pasta init.d (/system/etc/init.d)

1Vou editar uma imagem pra melhor entendimento

4 - Volte para a pasta Nova Rom e compacte novamente, coloque no cartão SD do aparelho e agora é só flashea-la normalmente.

Download dos arquivos usados:

— alterado em 04/11/2013, 13:35:54 alterado por moderador

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 2 281

04/11/2013, 11:04:08 via App

tira uma dúvida cara, sempre quis fazer isso, eu já conhecia esse tutorial... Mas tenho medo, porque o meu cartão de memória é reconhecido como memória externa, ou seja imaginei que não funciona, pois iria formatar meu sistema e etc.. em vez de fazer isso no cartão, correto?

Bruno Tallyson

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

04/11/2013, 13:40:29 via Web

bom tutorial, mas eu tenho a mesma questão do bruno, pois já tentei fazer isso e quase ferrei com o aparelho , pois o recovery particiona essa partição que é emulada na partição de sistema, o cartão de memória, ele reconhece como ext-sdcard, ou se for cm10.2 sdcard1, em aparelhos que não tem memória interna , já fiz e é uma mão na roda.

#* eu já editei o link, assim que tu tiver mais alguns post no fórum vai ser liberado para ti pode colocar os links .

+bruno, agora tu também pode editar os post para esse tipo de correção, sempre que necessário.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 2 281

04/11/2013, 13:46:21 via App

jefferson h.
bom tutorial, mas eu tenho a mesma questão do bruno, pois já tentei fazer isso e quase ferrei com o aparelho , pois o recovery particiona essa partição que é emulada na partição de sistema, o cartão de memória, ele reconhece como ext-sdcard, ou se for cm10.2 sdcard1, em aparelhos que não tem memória interna , já fiz e é uma mão na roda.

#* eu já editei o link, assim que tu tiver mais alguns post no fórum vai ser liberado para ti pode colocar os links .

+bruno, agora tu também pode editar os post para esse tipo de correção, sempre que necessário.
+jefferson, eu quase um dia desses ia fazendo tutorial, ainda bem que parei pra pensar um pouco kk

Bruno Tallyson

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

04/11/2013, 13:51:28 via Web

Bruno Thallyson
jefferson h.
bom tutorial, mas eu tenho a mesma questão do bruno, pois já tentei fazer isso e quase ferrei com o aparelho , pois o recovery particiona essa partição que é emulada na partição de sistema, o cartão de memória, ele reconhece como ext-sdcard, ou se for cm10.2 sdcard1, em aparelhos que não tem memória interna , já fiz e é uma mão na roda.

#* eu já editei o link, assim que tu tiver mais alguns post no fórum vai ser liberado para ti pode colocar os links .

+bruno, agora tu também pode editar os post para esse tipo de correção, sempre que necessário.
+jefferson, eu quase um dia desses ia fazendo tutorial, ainda bem que parei pra pensar um pouco kk
pois é , a questão aqui é fazer o script reconhecer o ext-sdcard para fazer a partição, e utilizar a ela, mas eu não entendo muito de scripts.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Jesse F. Marques
  • Posts no fórum: 34

04/11/2013, 16:40:05 via Web

Bruno Thallyson
tira uma dúvida cara, sempre quis fazer isso, eu já conhecia esse tutorial... Mas tenho medo, porque o meu cartão de memória é reconhecido como memória externa, ou seja imaginei que não funciona, pois iria formatar meu sistema e etc.. em vez de fazer isso no cartão, correto?

Na verdade esse é o processo mais seguro pra fazer essa memória pois já deixei os arquivos disponibilizado num será preciso fazer mais nada mirabolante é só colocar os arquivos que disponibilizei q tudo vai funcionar de boa....

O Segredo desse processo quando se cria essa partição é de linkar o Arquivo Swap pro sistema reconhecer ele que fica justamente nesse ponto,
1Mova o 15SWAP para a pasta init.d (/system/etc/init.d)
aqui é o que faz o Android reconhecer a memoria Swap na partição que vc criou no seu SD Card.
mas por segurança é bom fazer um backup antes do seu sistema caso dê algo errado vc restaura e volta aqui pra tentarmos tirar essa dúvida;

Conta desativada

Responder
Jesse F. Marques
  • Posts no fórum: 34

04/11/2013, 16:48:58 via Web

jefferson h.
bom tutorial, mas eu tenho a mesma questão do bruno, pois já tentei fazer isso e quase ferrei com o aparelho , pois o recovery particiona essa partição que é emulada na partição de sistema, o cartão de memória, ele reconhece como ext-sdcard, ou se for cm10.2 sdcard1, em aparelhos que não tem memória interna , já fiz e é uma mão na roda.

#* eu já editei o link, assim que tu tiver mais alguns post no fórum vai ser liberado para ti pode colocar os links .

+bruno, agora tu também pode editar os post para esse tipo de correção, sempre que necessário.

O Segredo ta nos arquivos que disponibilezei, pois eles que vão fazer todo o trabalho pesado a única a ser feito é apenasde criar as partições e colocar os arquivos na pasta init.d (/system/etc/init.d) e correr pro abraço.
mas recomendo fazer um backup do sistema se algo der errado é só restaurar e tudo volta ao normal e depois verificar onde errou pra conseguir fazer funcionar de boa.
:sleep:

— alterado em 04/11/2013, 17:10:43 alterado por moderador

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 2 281

04/11/2013, 17:11:02 via Web

Jesse F. Marques
jefferson h.
bom tutorial, mas eu tenho a mesma questão do bruno, pois já tentei fazer isso e quase ferrei com o aparelho , pois o recovery particiona essa partição que é emulada na partição de sistema, o cartão de memória, ele reconhece como ext-sdcard, ou se for cm10.2 sdcard1, em aparelhos que não tem memória interna , já fiz e é uma mão na roda.

#* eu já editei o link, assim que tu tiver mais alguns post no fórum vai ser liberado para ti pode colocar os links .

+bruno, agora tu também pode editar os post para esse tipo de correção, sempre que necessário.

O Segredo ta nos arquivos que disponibilezei, pois eles que vão fazer todo o trabalho pesado a única a ser feito é apenasde criar as partições e colocar os arquivos na pasta init.d (/system/etc/init.d) e correr pro abraço.
mas recomendo fazer um backup do sistema se algo der errado é só restaurar e tudo volta ao normal e depois verificar onde errou pra conseguir fazer funcionar de boa.
:sleep:
se você tá falando né, mas tarde vou dedicar um tempo para testar
abraços

Bruno Tallyson

Responder
Jesse F. Marques
  • Posts no fórum: 34

04/11/2013, 21:51:11 via Web

Alguém poderia me dizer pq q toda vez q vou postar com uma citação, aparece uma mensagem de erro que a sua contribuição apresenta conteúdo não autorizado.?

Responder
Gabriel Sielski
  • Posts no fórum: 49

02/12/2013, 16:37:40 via Web

eu não entendi muito o tutorial, esse arquivo que é pra baixar, ja é a partição do swap?

Responder
Junior Souza
  • Posts no fórum: 18

25/01/2014, 02:19:53 via Web

e so compactar a pasta como zip e instalar com cmw

Responder
Moraes
  • Posts no fórum: 3

03/01/2015, 12:06:08 via Web

Por favor, eu comprei um cartao Micro Sd de 128 gb. Tem sugestao por favor de qual tamanho e quantas particoes devo fazer?

Responder