Sony Xperia SP — Resetando Versão Inicial do seu Xperia SP (Android 4.1.2)

  • Respostas:152
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

17/03/2014, 14:32:26 via Web

Galera, percebi que muita gente ficou insatisfeito com a atualização para 4.3 por motivos diversos, venho aqui colocar um tutorial para fazer o downgrade da versão sem problemas e sem perder a garantia.

Se seguir o tutorial ao pé da letra, não terá problemas e caso tenha, não hesite em entrar em contato comigo respondendo a este post.


Primeiro: Habilite a depuração USB
Vá em CONFIGURACOES > SOBRE O TELEFONE > NÚMERO DA VERSÃO

Fique apertando nessa opção até ele te avisar que estará no modo desenvolvedor. Depois volte para configurações e veja a opção OPÇÕES DO DESENVOLVEDOR, habilite-a e marque a opção depuração USB.
Segundo: Siga estes passos com calma para não ter erro!
Você vai precisar de um computador com Windows em versão 32 Bits para fazer isso (esse modo é o mesmo que o pessoal da assistência está usando para voltar as versões.
Se seguir passo a passo não tem muita dificuldade, mas caso tenha me informe.
Estou enviando o tutorial por e-mail e em anexo com imagens para não ficar muito difícil.

Se seguir os passos, não terá problemas para voltar a versão do seu Xperia SP

1º Baixe o firmware oficial da versão .254 (Android 4.1.2) nestes links > "Link Bloqueado"

2º Baixe o Programa flashtool nestes links > "Link Bloqueado"

3º Depois de baixar os dois arquivos, instale o flashtool no seu computador.

4º Vá para a unidade C do computador, dentro dele procure a pasta FLASHTOOL e dentro dela haverá uma pasta chamada DRIVERS, instale e quando pedir opção de drivers, marque apenas as DUAS ULTIMAS.

A instalação pode ser demorada um pouco.

5º Depois de instalar os drivers, desligue seu celular, copie a firmware (1º Etapa) e cole dentro de C:\Flashtool\Firmwares\

6º Abra o programa Flashtool e clique no desenho do RAIO que aparece acima no programa, dentro da tela que aparecer deixe marcado a primeira opção FLASHMODE.

7º Na tela que aparecer posteriormente, veja se na lista estará o arquivo FTF que você baixou (FIRMWARE VERSÃO 254). Selecione-a e clique em OK (botão abaixo na janela do aplicativo)

8º Aguarde até ele pedir para conectar o celular, quando ele pedir isso, conecte o usb (Dê preferencia ao cabo usb original da SONY que vem junto com o celular e caso necessário, FECHE O APLICATIVO DA SONY (Sony Companion pois ele pode trazer interferência dos drivers)) do celular no computador e fique segurando a tecla de volume - e o LED ficará verde.

9º Cheque que no painel do aplicativo ele irá trazer informações sobre o descarregar do firmware, aguarde até a barra ficar completa (verde) e no painel ele pedirá para desconectar o celular e ligá-lo (em inglês infelizmente)

10º Quando você ligar seu celular pela primeira vez VAI DEMORAR, tenha paciência, dura em torno de 5 minutos (ele fica repetindo a animação da sony colorida) e quando iniciar já estará na tela de configuração inicial.

PS: Caso tenha algum problema, me informe, utilizo esta forma que é a MESMA que os técnicos da SONY utilizam e não tem falha, já fiz várias vezes no meu celular (trocando para a versão 256 (Android 4.3 em teste), versão 266 (4.3 final Europeia) e para esta versão (Android 4.2.1)).


Update: Lembrando que este mesmo processo pode ser feito para fazer o processo de Upgrade também.
Caso deseje também saber como instalar outras roms para o Xperia SP, só responder ao forúm que eu explico como fazer (Segue a base este mesmo processo de início caso você tenha a rom stock (original)).

— alterado em 23/07/2015, 01:34:59

Rafael ProençaLucasAlessandro De LimaJoão Neto

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

17/03/2014, 14:41:44 via Web

GALERA, pelo fato dos links serem bloqueados, segue a dica:

COPIEM O ENDEREÇO E APENAS TIRE O UNDERLINE DO HTTPS, TUTORIAL COM IMAGENS E LINKS FUNCIONANDO!

FIRMWARE: https_://docs.google.com/file/d/0B2Qi14KlPWiyZk5xZXlMRG5xdWs/edit?usp=sharing
OU
FIRMWARE: https_://mega.co.nz/#!RoIjRKob!QSeGMwqixjccH_bMMYMPkcKPKmVJy4EYTkekIjXEyl

FLASHTOOL (32 E 64 BITS): https_://drive.google.com/file/d/0B2Qi14KlPWiyYWpHSjZMRHE5ak0/edit?usp=sharing
OU
FLASHTOOL (32 E 64 BITS): http_://www.flashtool.net/download.php

Várias pessoas já fizeram e dá certo, eu mesmo já fiz várias vezes e se fizer exatamente como está descrito não tem erro!

— alterado em 14/05/2014, 18:20:38

Rafael Proença

Responder
Guilherme Amorim
  • Posts no fórum: 1

30/03/2014, 00:18:21 via Web

eider, dá pra fazer um downgrade com um pc win7 64 bits?

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

31/03/2014, 21:43:39 via Web

Sim, só abrir o FLASHTOOL64, ele já está no pacote, apenas utilizá-lo ao invés do padrão

Responder
Alexandre Lucas
  • Posts no fórum: 3

01/04/2014, 03:01:37 via App

quando será que a Sony vai liberar a atualização do kit kat, e outra a mesma atualização e pesada?

Responder
Bruno Rafael
  • Posts no fórum: 1

01/04/2014, 14:22:39 via Web

O meu não sei que diabos deu, formatei do jeito que tava o tutorial do root, não sei se eu peguei uma firmware corrompida, o smart rodava o logo da sony e parava na passagem de cores e reiniciava novamente.

Vai pra ass. técnica cedinho rsrsrs

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

02/04/2014, 17:02:48 via Web

Faça o processo novamente, provavelmente o celular não formatou os dados antigos (wipe data e wipe cache)

— alterado em 14/05/2014, 18:21:58

Responder
Clovis Duarte
  • Posts no fórum: 5

11/04/2014, 14:12:09 via Web

Bom dia Eider, tentei baixar os 2 programas mas não tive sucesso, 1 baixou e o outro nada, enfim, to me convencendo a ficar mesmo com essa versão!

abraço

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

11/04/2014, 15:26:01 via Web

Calma.

Os links são do mesmo programa (apenas em servidores diferentes) e do firmware (apenas em servidores diferentes)

A questão é ter o Flashtool (independente de qual dos 2 links) e a Firmware da versão 4.1.2

Responder
Diogo Alexandre
  • Posts no fórum: 1

04/05/2014, 02:57:46 via Web

Olá, estou tendo dificuldades com o meu, fiz tudo conforme o procedimento, mas meu xperia após eu ligar novamente ele fica apenas reiniciando.... aparece a logo da sony, depois xperia e por fim a animação, porém depois de um certo tempo para tudo e reinicia de volta, como posso resolver isso? Obrigado!

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

05/05/2014, 11:52:47 via Web

Isso acontece quando o flashtool não consegue apagar os dados do sistema antigo (wipe data e wipe cache).
Pode refazer o processo novamente que os dados serão zerados de vez.

Responder
Marcus Júnior
  • Posts no fórum: 2

14/05/2014, 02:03:34 via Web

Opa Eider, cara instalei a Cyanogen kitkat 4.4.2 no meu SP... Mas ela tem se mostrado muito instavel e muitos APPS estão tendo problema de incompatibilidade com ela, e acaba travando o celular, tendo que constantemente tirar a tampa traseira e reinicia-lo com o auxilio do botão de reset.
Tenho interesse em voltar pra stock rom, qual seria o precedimento a se fazer? Tinha um S3 e constantemente fazia esse processo, mas percebi que o processo é diferente para os celulares da sony.

Fico no aguardo!

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

14/05/2014, 17:45:06 via Web

olá, se não for para esclarecer as duvidas aqui no forum, vou fechar o post, não vejo motivo para ficar pedindo para fazer contato particular, o fórum não é para ser utilizado para autopromoção.ou esclarece as duvidas do pessoal aqui ou vou fechar o post, e pde preferencia colocar links direto para os arquivos necessários e náo para outros foruns.conto com a compreensão do autor do post.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

14/05/2014, 18:18:31 via Web

Eu entendo e respeito a sua colocação.

Em questão, o tutorial está bem simples, a única diferença é que não pude acrescentar as imagens necessárias para os leitores. E os links que foram bloqueados também constam, mas todas as dúvidas que aparecem aqui eu respondo por aqui mesmo.
Todos os links são diretos e não há nenhum que leve para outro forum. :D

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

14/05/2014, 18:20:13 via Web

logo com um pouco mais de participações tua no forum , vai ser libarado para ti colocar imagens e links .

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Eider D.

Responder
affer nascimento
  • Posts no fórum: 4

14/05/2014, 22:43:51 via App

opa amigo boa tarde , entao cara tenho um xperia sp com android 4.3 cara ta um lixo isso aqui . gostaria de saber se posso voltar as configuraçoes do 4.1 tipo se eu voltar o android vai ficar melhor? desculpa ai e pq eu ja peguei esse aparelho com essa verçao e nao gostei mt mt travamento e lentidoes e queria saber se eu fizer esse tutorial ele vai melhorar abraços cara

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

14/05/2014, 22:52:22 via Web

affer nascimento

opa amigo boa tarde , entao cara tenho um xperia sp com android 4.3 cara ta um lixo isso aqui . gostaria de saber se posso voltar as configuraçoes do 4.1 tipo se eu voltar o android vai ficar melhor? desculpa ai e pq eu ja peguei esse aparelho com essa verçao e nao gostei mt mt travamento e lentidoes e queria saber se eu fizer esse tutorial ele vai melhorar abraços cara

Caro Affer Nascimento

A Versão 4.1.2 só tem um ponto ruim, o sinal de Wi-Fi é baixo demais.
Caso não se importe tanto com isso, creio que seguindo o tutorial acima e baixando conforme os links, você não terá problemas para resetar a versão.

Responder
affer nascimento
  • Posts no fórum: 4

15/05/2014, 00:08:21 via App

obrigado amigo irei fazer o tutorial acima e volto pra postar os resultados sabe dizer se ele perde algum aplicativo ou alguma funçao existente na 4.3 ?

Responder
affer nascimento
  • Posts no fórum: 4

15/05/2014, 00:15:11 via App

desculpa imcomodar maia uma vez mais a duraçao da bateria continua a mesma ou ela fica mais pq aqui esta descaregando mt rapdio

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

15/05/2014, 15:24:38 via Web

affer nascimento

obrigado amigo irei fazer o tutorial acima e volto pra postar os resultados sabe dizer se ele perde algum aplicativo ou alguma funçao existente na 4.3 ?

Bem, os aplicativos (como os dados do celular são perdidos), por isso, faça um backup dos programas no cartão sd para poder volta-los depois.
As funções são praticamente as mesmas, apenas a captura de tela que ficou mais simples na versão antiga.

Conta desativada

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

15/05/2014, 15:25:11 via Web

affer nascimento

desculpa imcomodar maia uma vez mais a duraçao da bateria continua a mesma ou ela fica mais pq aqui esta descaregando mt rapdio

A bateria dura muito mais do que na nova versão.

Responder
affer nascimento
  • Posts no fórum: 4

16/05/2014, 23:12:34 via App

obrigado amigo fiz o precedimento deu tudo certo so na hora de começar a configurar quando o aparelho liga a primeira vez ele travou tive que ir no botao reset atraz do aparelho mais depois ligou de boa . gostei mt o aparelho esta mt mt melhor queria te perguntar uma coisa notei que no android 4,3 quando conectava no 4g aparecia o sinal 4g. la em cima agora aparece LTE isso e normal ? e gostaria tbm de saber se tem alguma especulaçao se ele vai receber o kit kat ? abraços amigo mt obrigado por postar esse tutorial me salvou

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

19/05/2014, 01:46:27 via Web

affer nascimento

obrigado amigo fiz o precedimento deu tudo certo so na hora de começar a configurar quando o aparelho liga a primeira vez ele travou tive que ir no botao reset atraz do aparelho mais depois ligou de boa . gostei mt o aparelho esta mt mt melhor queria te perguntar uma coisa notei que no android 4,3 quando conectava no 4g aparecia o sinal 4g. la em cima agora aparece LTE isso e normal ? e gostaria tbm de saber se tem alguma especulaçao se ele vai receber o kit kat ? abraços amigo mt obrigado por postar esse tutorial me salvou

Esse travamento se dá pelo fato do Flashtool não ter conseguido apagar todos os dados do sistema.
LTE = 4G (Eles são as mesmas coisas, só que LTE é o nome dado a rede 4G em todo o mundo)
Cara, conforme o site oficial da SONY, não haverá 4.4 para o SP MAS mesmo com essa noticia, vários usuários estão assinando um abaixo assinado para que a Sony possa rever suas escolhas pois aparelhos de outras marcas, com poder muito "menor" do que o SP tanto em RAM quanto em CPU irão receber o 4.4 (Motorola Rarz D3 por exemplo).

Qualquer coisa só entrar em contato, fico muito feliz em poder ajudar.

— alterado em 19/05/2014, 01:47:06

Responder
Levi Lucio Costa
  • Posts no fórum: 1

19/05/2014, 20:36:28 via Web

Olá Eider Duarte,
Estou com um probleminha e não consigo fazer downgrade no meu Xperia SP.
Segue o print do problema. Preciso de ajuda.
Aguardo resposta.

Att,
Levi Lucioimage

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

19/05/2014, 20:47:33 via Web

Levi Lucio Costa

Olá Eider Duarte,
Estou com um probleminha e não consigo fazer downgrade no meu Xperia SP.
Segue o print do problema. Preciso de ajuda.
Aguardo resposta.

Att,
Levi Lucio![image][1]

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/6431578/image/uploadedImage1400524570011.jpg

Certo Levi Lucio.

Faça o seguinte, vá na pasta C:\Flashtools\Drivers
Peça para instalar os drivers novamente, só que na hora de identificar quais drivers serão instalados, marque TODAS as opções, reinicie seu pc e faça o processo de atualização (Etapa 5 em diante).

Responder
Jo Alvim
  • Posts no fórum: 1

26/05/2014, 14:39:57 via Web

Criei uma conta só pra logar e te agradecer cara, só tive o mesmo problema que o Levi Lucio Costa teve, mas fiz oq vc pediu e deu certo. Valeu mesmo, tá bem melhor com essa versão.

Eider D.

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

26/05/2014, 15:10:58 via Web

Fico agradecido Jo Alvim.

Responder
Paulo Eustaquio
  • Posts no fórum: 1

06/06/2014, 04:18:45 via Web

amigo essa rom é a oficial da sony tipo sem logo de operadora e sem app de operadora ??

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

06/06/2014, 15:11:31 via Web

Sim Paulo Eustáquio.

Responder
Nicollas Aquino
  • Posts no fórum: 2

17/06/2014, 00:18:40 via Web

Olá Eider, eu fiz todo o processo que você falou, porém apareceu o mesmo erro que esta na imagem do amigo acima, instalei os dois últimos drives como vc havia dito no tutorial, eu reinstalando esses drivers selecionando eles todos como você disse é seguro fazer o processo?

Obrigado!

Responder
Nicollas Aquino
  • Posts no fórum: 2

17/06/2014, 03:30:43 via Web

Fiz todo o procedimento e deu tudo certo.

Muito obrigado Elder!!;)

Eider D.

Responder
renantrs
  • Posts no fórum: 1

17/06/2014, 18:53:35 via Web

Brother, me da um help ai!

Eu fiz o passo a passo como você descreveu, porem, na hora que eu conecto o telefone desligado e pressiono o botão - do volume, o LED verde acende, logo em seguida aparece umas mensagens indicando erros (em vermelho) no aplicativo flashtool (print screen anexo) e abre aquela janela do windows pedindo para instalar o driver do telefone, ao mesmo tempo o LED verde se apaga e no visor aparece o ícone indicando que o telefone está sendo carregado e nada acontece.

image

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

18/06/2014, 15:01:54 via Web

renantrs

Brother, me da um help ai!

Eu fiz o passo a passo como você descreveu, porem, na hora que eu conecto o telefone desligado e pressiono o botão - do volume, o LED verde acende, logo em seguida aparece umas mensagens indicando erros (em vermelho) no aplicativo flashtool (print screen anexo) e abre aquela janela do windows pedindo para instalar o driver do telefone, ao mesmo tempo o LED verde se apaga e no visor aparece o ícone indicando que o telefone está sendo carregado e nada acontece.

![image][1]

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/6522003/image/imagem.JPG

Certo Renantrs

Faça o seguinte, vá na pasta C:\Flashtools\Drivers
Peça para instalar os drivers, só que na hora de identificar quais drivers serão instalados, marque TODAS as opções, reinicie seu pc e faça o processo de atualização (Etapa 5 em diante).
Lembre-se que depois de downgrade/update, o celular vai demorar para ligar, não se despere, demora mesmo.

Responder
Alessandro De Lima
  • Posts no fórum: 1

24/08/2014, 21:36:42 via Web

Show de bola o tutorial! Fiz e deu tudo certo, o único problema é que não estou conseguindo usar os dados moveis. O celular está registrado na rede (Nextel), os dados estão ativados, mas não consigo acesso à internet. Somente via wifi. Tem alguma ideia do que possa estar acontecendo?

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

25/08/2014, 14:24:12 via Web

Vá em CONFIGURAÇÕES > XPERIA > CONFIGURAÇÕES DE INTERNET.

O Seu celular irá baixar os dados necessários (automaticamente) para acesso a rede de dados da sua operadora.

Caso não tenha sucesso, me informe.

Responder
Anderson Portela
  • Posts no fórum: 1

25/08/2014, 23:25:10 via Web

Eider,

Tive o mesmo problemas do pessoal acima sobre os drivers no flash tool, refiz até a instalação marcando todas as opções de drivers porém, ainda tenho o mesmo problema como segue na imagem. Poderia me dar uma ajuda cara?

Valeu.

image

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

26/08/2014, 15:49:25 via Web

Certo... pode ser por causa do bootloader que está bloqueado

2) Se o bootloader estiver ok (desbloqueado), vá na pasta C:/Flashtool/ e procure o arquivo *.sin (load do carregamento, normalmente ele é um arquivo muito grande (me desculpe passar essa informação incompleta, é porque estou no trabalho e aqui não tenho esse programa)) e delete-o.
Depois de ter deletado, inicie o programa normalmente.

Esse erro se dá quando ele não consegue gerar um novo arquivo para inicialização do flashtools.

Qualquer dúvida, só informar que eu dou auxilio.

— alterado em 22/09/2014, 19:55:31 alterado por moderador

Responder
Cristiano da Silva
  • Posts no fórum: 1

10/09/2014, 13:54:19 via Web

Amigos da pra fazer o mesmo procedimento para atualizar para o android 4.4 kitkat ?
Ja voltei para o 4.1 e ficou otimo, gostaria saber se da pra fazer com o kitkat

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

10/09/2014, 15:34:38 via Web

Cristiano da Silva

Amigos da pra fazer o mesmo procedimento para atualizar para o android 4.4 kitkat ?
Ja voltei para o 4.1 e ficou otimo, gostaria saber se da pra fazer com o kitkat

Caro Cristiano.

Não existe versão oficial do 4.4 para o Xperia SP.

O que existe são roms modificadoas (MIUI, CYANOGENMOD, ETC) que precisam de root e outros programas. Essa forma que eu postei era para apenas versões oficiais (Firmwares da Sony).

Espero ter esclarecido suas dúvidas.

Responder
Leonardo Freire
  • Posts no fórum: 1

22/09/2014, 19:31:02 via Web

Está pedindo senha para baixar no mega

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

23/09/2014, 00:59:15 via Web

Vou verificar isso Leonardo, mas se não for pedir demais, pode baixar pelo google drive.

Responder
Andre Luis
  • Posts no fórum: 7

30/09/2014, 18:12:51 via Web

Elder
Estou tentando voltar para a versao 4.1.2 através do Flash tool mais o programa nao inicia no meu pc.
ja baixei de varios sites diferentes e varias versões mais o programa nao inicia.Vc poderia me ajudar??

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

30/09/2014, 18:16:06 via Web

André, aparece alguma tela de erro ou algo assim?

Tente executá-lo no modo administrador para ver se corrige.

Aguardo resposta para possível ajuda.

Responder
Andre Luis
  • Posts no fórum: 7

30/09/2014, 18:26:06 via Web

Então eu executo como administrador mais não inicia só aparece um sinal de carregando(ao lado do ponteiro do mouse).
e nada acontece.

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

30/09/2014, 18:33:32 via Web

Hummm... vá dentro da unidade C:\Flashtool\

Agora, seu sistema é 32 ou 64 bits?
Qual versão do windows?

Responder
Andre Luis
  • Posts no fórum: 7

30/09/2014, 18:36:43 via Web

32 bits.
Windows 7 - Home premium

Responder
Eider D.
  • Posts no fórum: 89

30/09/2014, 18:51:06 via Web

Pois é... era para funcionar normalmente... vou procurar um motivo e já lhe informo. Mas no caso, posso adiantar, depois de instalar, reinicie o pc e tente abrir o programa novamente.

Responder
Andre Luis
  • Posts no fórum: 7

30/09/2014, 19:15:27 via Web

Obrigado Elder,vou aguardar.
Já fiz esse procedimento varias vezes,mais não resolveu.

Responder
Andre Luis
  • Posts no fórum: 7

30/09/2014, 19:49:10 via Web

Amigo desculpe estava escrevendo seu nome como Elder agora vi que é Eider.
sobre o link que vc passou,o site que o Éwerton Ferreira indicou deu erro 404 acho que não tem mais nada lá.
Posso tentar instalar o flash tool que ja tenho aki e tentar o procedimento com F8 la...ou vc acha q tenho q
baixar o flash tool de um site especifico??

Responder