Motorola Moto G — [Tutorial] Usando o "Ok, Google" em português

  • Respostas:39
  • Sticky
.:DARTH‑DROID:.
  • Posts no fórum: 116

07/06/2014, 08:25:13 via Web

REQUISITOS

  • Aparelho com Kit Kat, que suporte o Google Now Launcher
  • Root e gerenciador de arquivos com suporte a root (De preferencia Es file explorer)

Primeiro, você precisa habilitar o Google Now e depois, nas configurações, trocar o idioma para inglês e se certificar de que a detecção de "hotword" esteja ativada. Isso vai fazer o aplicativo gerar uma pasta com o arquivo que precisaremos.

image

Agora você deve, com o celular devidamente rooteado, navegar até a pasta /data/data/com.google.android.googlequicksearchbox/app_shared_prefs/ e abrir o arquivo "StartupSettings.bin" com o Editor de texto do Es file Explorer. Você pode fazer um backup dele também, se quiser, embora não haja nenhum perigo, caso perca o arquivo original. Ele será gerado novamente ao usar o Google Now.

Abra o arquio "StartupSettings.bin" com o Editor de texto e localize a linha com o seguinte código:

micro_hotword.data,OK Google,en-CA,en-US

Clique nas três bolinhas no canto superior direito do app, e clique em editar

O que você vai fazer, é trocar essas letras "en-CA" por as correspondente à linguagem Português brasil

pt-BR Portuguese-Brazil

Então, se quiser ativar o "Ok, Google" para o idioma brasileiro, substitua as letras para pt-BR. A linha alterada deve ficar dessa forma:

micro_hotword.data,OK Google,pt-BR,en-US/

image

Bom, salve o arquivo e copie de volta para a pasta original, substituindo o arquivo antigo, se ele ainda estiver lá. Agora você precisa dar todas as permissões para o arquivo, caso contrário, ele pode voltar ao normal, após reiniciar o telefone.
image

Reinicie o celular, abra o Google Now, vá nas configurações e selecione português. Pronto: a opção de detecção de hotword estará habilitada. Você pode dizer "Ok Google" quando estiver em qualquer homescreen ou com o Google Now aberto. Se por acaso a tal opção ainda não estiver habilitada, faça o contrário: copie novamente o arquivo para a pasta, coloque o idioma em português e depois reinicie. Quando o telefone ligar, certeza que já poderá dizer as palavras mágicas. :)
image

*PROCEDIMENTO EM VIDEO *

  • Feito por Jhordan Lima

Fonte - XDA

— alterado em 11/06/2014, 19:31:00

pmachadoEstevão A.Glaucio K- marcosmaiacvGildásio Z.

Responder
Vitor M.
  • Posts no fórum: 1 968

07/06/2014, 08:40:22 via App

bom trabalho, ótimo tutorial

Novo no fórum?antes de postar qualquer coisa leia as regras Aqui
Sempre leia o tutorial varias vezes e só faça se tiver certeza do que esta fazendo

pmachado.:DARTH‑DROID:.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 6 881

07/06/2014, 16:03:48 via App

Finalmente um em ptg :D Muito bom o tutorial, parabéns

pmachado

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 344

07/06/2014, 17:27:05 via Web

Se a gnt nao faz, alguem faz ne...
Otimo tutorial! Parabéns!!!

LG G2 D805 | ROM CLOUDY G3 V2.1

pmachado

Responder
- marcosmaiacv
  • Posts no fórum: 2 741

07/06/2014, 22:02:55 via Web

Parabéns cara , ótimo tutorial , toma meu joinha :)

Responder
Glaucio K
  • Posts no fórum: 120

07/06/2014, 22:44:05 via Web

Otimo Tutorial, Funciono perfeitamente e os passos estão perfeitos ate quem não entende muito de Android consegue fazer.

Responder
Matheusgesser
  • Posts no fórum: 21

08/06/2014, 02:04:11 via Web

pra mim nao tem o arquivo do StartupSettings.bin...alguem ajuda ?

Responder
Ronaldo Guedes
  • Posts no fórum: 7

08/06/2014, 03:13:31 via App

Funciona com a tela apagada?

Responder
Matheusgesser
  • Posts no fórum: 21

08/06/2014, 04:05:21 via Web

faço tudo certo,porem quando reinicio o celular funciona depois de um tempo sai o "ok google" uso cm 11 ,sera por isso ?

Responder
Igor Bertelli
  • Posts no fórum: 652

08/06/2014, 05:47:14 via Web

Matheusgesser

pra mim nao tem o arquivo do StartupSettings.bin...alguem ajuda ?

seu google now tem que estar com a voz em ingles é só muda nas configuraçoes dele

O verdadeiro sábio, é aquele que se coloca na posição de eterno aprendiz.
.........................................................................................................

Responder
.:DARTH‑DROID:.
  • Posts no fórum: 116

08/06/2014, 08:02:45 via Web

Ronaldo Guedes

Funciona com a tela apagada?

Que eu saiba não brother, pois se não consumiria muita bateria,

Responder
Fellipe Oliveira
  • Posts no fórum: 36

08/06/2014, 14:40:35 via App

Infelizmente AINDA não fiz root do meu Moto G vou esperar mais um tempo

Responder
Léo Walk
  • Posts no fórum: 663

08/06/2014, 15:14:55 via App

O meu moto G duos já veio com esse app habilitado na nossa língua. Comprei ele nesse mês. Como eu gosto muito do smart launcher não vou instalar esse outro launcher. Mas a dica é boa.

— alterado em 08/06/2014, 15:29:24

Smartphone: Quantum Muv Up
Sistema: Nougat (Rom Stock)
Kernel: Stock 3.18.35+
Versão do Android: 7.0

Responder
- marcosmaiacv
  • Posts no fórum: 2 741

08/06/2014, 16:19:52 via Web

.:DARTH‑DROID:.

Ronaldo Guedes

Funciona com a tela apagada?

Que eu saiba não brother, pois se não consumiria muita bateria,

Não funciona , isso é próprio do Moto X , acho que isso tem haver com o kernel , se não me engano

Responder
Vitor M.
  • Posts no fórum: 1 968

08/06/2014, 16:38:51 via App

- marcosmaiacv

.:DARTH‑DROID:.

Ronaldo Guedes

Funciona com a tela apagada?

Que eu saiba não brother, pois se não consumiria muita bateria,

Não funciona , isso é próprio do Moto X , acho que isso tem haver com o kernel , se não me engano

o moto X tem um processador especial apenas pra isso,no moto G iria drenar a bateria.

Novo no fórum?antes de postar qualquer coisa leia as regras Aqui
Sempre leia o tutorial varias vezes e só faça se tiver certeza do que esta fazendo

Responder
- marcosmaiacv
  • Posts no fórum: 2 741

08/06/2014, 16:42:39 via Web

Vitor Marques

- marcosmaiacv

.:DARTH‑DROID:.

Ronaldo Guedes

Funciona com a tela apagada?

Que eu saiba não brother, pois se não consumiria muita bateria,

Não funciona , isso é próprio do Moto X , acho que isso tem haver com o kernel , se não me engano

o moto X tem um processador especial apenas pra isso,no moto G iria drenar a bateria.

Sim , sei disso , mas no moto x , ele hiberna , por causa de algo no kernel , se fosse em outro aparelho , não hibernaria :(

Responder
Vitor M.
  • Posts no fórum: 1 968

08/06/2014, 16:58:35 via App

- marcosmaiacv

Vitor Marques

- marcosmaiacv

.:DARTH‑DROID:.

Ronaldo Guedes

Funciona com a tela apagada?

Que eu saiba não brother, pois se não consumiria muita bateria,

Não funciona , isso é próprio do Moto X , acho que isso tem haver com o kernel , se não me engano

o moto X tem um processador especial apenas pra isso,no moto G iria drenar a bateria.

Sim , sei disso , mas no moto x , ele hiberna , por causa de algo no kernel , se fosse em outro aparelho , não hibernaria :(

esse motorola X8 ta cheio de mistérios,talvez nunca saberemos como funciona de verdade.

Novo no fórum?antes de postar qualquer coisa leia as regras Aqui
Sempre leia o tutorial varias vezes e só faça se tiver certeza do que esta fazendo

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 344

09/06/2014, 01:44:25 via Web

Vitor Marques

- marcosmaiacv

Vitor Marques

- marcosmaiacv

.:DARTH‑DROID:.

Ronaldo Guedes

Funciona com a tela apagada?

Que eu saiba não brother, pois se não consumiria muita bateria,

Não funciona , isso é próprio do Moto X , acho que isso tem haver com o kernel , se não me engano

o moto X tem um processador especial apenas pra isso,no moto G iria drenar a bateria.

Sim , sei disso , mas no moto x , ele hiberna , por causa de algo no kernel , se fosse em outro aparelho , não hibernaria :(

esse motorola X8 ta cheio de mistérios,talvez nunca saberemos como funciona de verdade.

Eu acho q tenho isso documentado, vou procurar qd estiver no escritorio

LG G2 D805 | ROM CLOUDY G3 V2.1

Responder
Andre Lisboa
  • Posts no fórum: 79

09/06/2014, 04:10:39 via App

mas o google n tava querendo passar isso pra todos os androids? acho q vi isso aki no andtoidpit

Responder
Jhordan Lima
  • Posts no fórum: 103

09/06/2014, 14:21:13 via Web

Muito bom tutorial, eu fiz um desses uma vez numa comunidade do Google + só que em vídeo. Poderia anexar, já que é o mesmo tutorial e a mesma fonte. Parabéns!

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 344

09/06/2014, 14:22:14 via Web

Andre Lisboa

mas o google n tava querendo passar isso pra todos os androids? acho q vi isso aki no andtoidpit

Esse e um dos motivos de eu ta atolado de serviço ultimamente...

LG G2 D805 | ROM CLOUDY G3 V2.1

Responder
Androidepite
  • Posts no fórum: 407

09/06/2014, 16:24:08 via Web

Não funcionou aqui, Fiz Tudo conforme o tutorial e ainda tentei habilitando portugues depois copiando o arquivo.

Dispositivos:
Motorola Moto G XT1033 | Cyanogenmod 12.1 |
Motorola Moto G 2014 XT1068 | Stock Lollipop 5.0.2 |

Responder
Androidepite
  • Posts no fórum: 407

09/06/2014, 16:33:08 via Web

Fiz com o método do cara do vídeo, além de ser mais simples, aqui funcionou.

Dispositivos:
Motorola Moto G XT1033 | Cyanogenmod 12.1 |
Motorola Moto G 2014 XT1068 | Stock Lollipop 5.0.2 |

Responder
.:DARTH‑DROID:.
  • Posts no fórum: 116

11/06/2014, 19:35:43 via Web

Jhordan Lima

Muito bom tutorial, eu fiz um desses uma vez numa comunidade do Google + só que em vídeo. Poderia anexar, já que é o mesmo tutorial e a mesma fonte. Parabéns!

Obrigado pelo video brother ! adicionado ao post principal

Matheus Carvalho

Fiz com o método do cara do vídeo, além de ser mais simples, aqui funcionou.

Obrigado pelo feedback fico feliz que tenha conseguido, tutorial atualizado e simplificado !

Responder
Gabriel Nancis
  • Posts no fórum: 2

16/06/2014, 20:03:20 via Web

Cara você mim ajudo muitoooooooooooooooooooooooooooooo Coloca isso no Youtube vey vai da likes que só meu smartphone não é Moto G é um optmus L5 ii mais funciono também por que funciona em qualquer aparelho com google now

Responder
Bruno Vaz
  • Posts no fórum: 20

26/06/2014, 04:33:04 via Web

Charles Augusto

Vitor Marques

- marcosmaiacv

Vitor Marques

- marcosmaiacv

.:DARTH‑DROID:.

Ronaldo Guedes

Funciona com a tela apagada?

Que eu saiba não brother, pois se não consumiria muita bateria,

Não funciona , isso é próprio do Moto X , acho que isso tem haver com o kernel , se não me engano

o moto X tem um processador especial apenas pra isso,no moto G iria drenar a bateria.

Sim , sei disso , mas no moto x , ele hiberna , por causa de algo no kernel , se fosse em outro aparelho , não hibernaria :(

esse motorola X8 ta cheio de mistérios,talvez nunca saberemos como funciona de verdade.

Eu acho q tenho isso documentado, vou procurar qd estiver no escritorio

Na verdade o Moto X tem um núcleo de baixo consumo que só é usado pra receber o comando, ele deixa o microfone recebendo áudio todo o tempo mas enquanto isso os outros núcleos, que são os principais, hibernam normalmente, em qualquer outro celular deixar o microfone recebendo áudio o tempo todo ia drenar a bateria e esquentar bastante o celular.

Responder
Igor P.
  • Posts no fórum: 141

26/06/2014, 22:59:25 via Web

Aqui só funciona quando o Google Now esta aberto. Quando estou na Home ou em outro local não funciona.
Uso Crdroid.

Moto G XT1033

Responder
Gabriel Augusto
  • Posts no fórum: 93

27/06/2014, 22:33:57 via App

olá ,estou usando a ultima versão do now,agora da pra falar "OK google" com o tel bloqueado ou em qualquer lugar,mas quando vou editar o .bin, fica td em japonês(Sla) alguem me ajuda

— alterado em 27/06/2014, 22:34:18

Responder
Renan Köller
  • Posts no fórum: 761

28/06/2014, 05:27:10 via Web

Bruno Vaz

Charles Augusto

Vitor Marques

- marcosmaiacv

Vitor Marques

- marcosmaiacv

.:DARTH‑DROID:.

Ronaldo Guedes

Funciona com a tela apagada?

Que eu saiba não brother, pois se não consumiria muita bateria,

Não funciona , isso é próprio do Moto X , acho que isso tem haver com o kernel , se não me engano

o moto X tem um processador especial apenas pra isso,no moto G iria drenar a bateria.

Sim , sei disso , mas no moto x , ele hiberna , por causa de algo no kernel , se fosse em outro aparelho , não hibernaria :(

esse motorola X8 ta cheio de mistérios,talvez nunca saberemos como funciona de verdade.

Eu acho q tenho isso documentado, vou procurar qd estiver no escritorio

Na verdade o Moto X tem um núcleo de baixo consumo que só é usado pra receber o comando, ele deixa o microfone recebendo áudio todo o tempo mas enquanto isso os outros núcleos, que são os principais, hibernam normalmente, em qualquer outro celular deixar o microfone recebendo áudio o tempo todo ia drenar a bateria e esquentar bastante o celular.

Isso pq é Dual-core. Smartphone maravilhoso :D

Responder
- marcosmaiacv
  • Posts no fórum: 2 741

29/06/2014, 01:19:36 via Web

Renan S.

Bruno Vaz

Charles Augusto

Vitor Marques

- marcosmaiacv

Vitor Marques

- marcosmaiacv

.:DARTH‑DROID:.

Ronaldo Guedes

Funciona com a tela apagada?

Que eu saiba não brother, pois se não consumiria muita bateria,

Não funciona , isso é próprio do Moto X , acho que isso tem haver com o kernel , se não me engano

o moto X tem um processador especial apenas pra isso,no moto G iria drenar a bateria.

Sim , sei disso , mas no moto x , ele hiberna , por causa de algo no kernel , se fosse em outro aparelho , não hibernaria :(

esse motorola X8 ta cheio de mistérios,talvez nunca saberemos como funciona de verdade.

Eu acho q tenho isso documentado, vou procurar qd estiver no escritorio

Na verdade o Moto X tem um núcleo de baixo consumo que só é usado pra receber o comando, ele deixa o microfone recebendo áudio todo o tempo mas enquanto isso os outros núcleos, que são os principais, hibernam normalmente, em qualquer outro celular deixar o microfone recebendo áudio o tempo todo ia drenar a bateria e esquentar bastante o celular.

Isso pq é Dual-core. Smartphone maravilhoso :D

E todos ainda o julgam por ser dual core , imagina se fosse quad

Responder
Tutuio
  • Posts no fórum: 67

29/06/2014, 18:30:32 via Web

Qual e a diferença do seu Tuto pra esse www.androidpit.com.br/forum/608320/motorola-moto-g-mod-ative-o-ok-google-now-em-portugues-de-qualquer-tela

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 6 881

29/06/2014, 18:36:06 via App

Arthuro Calzolari

Qual e a diferença do seu Tuto pra esse www.androidpit.com.br/forum/608320/motorola-moto-g-mod-ative-o-ok-google-now-em-portugues-de-qualquer-tela

Se não me engano esse só funciona ou no G Now ou no launcher

Responder
- marcosmaiacv
  • Posts no fórum: 2 741

29/06/2014, 18:55:31 via Web

Artur Eduardo

Arthuro Calzolari

Qual e a diferença do seu Tuto pra esse www.androidpit.com.br/forum/608320/motorola-moto-g-mod-ative-o-ok-google-now-em-portugues-de-qualquer-tela

Se não me engano esse só funciona ou no G Now ou no launcher

O outro é pra nova versão do google now , por exemplo , vc está no whatsapp e fala "ok google" , aí vai pro google now , já esse só funciona na homeescren

pmachado

Responder
Guilherme Silva
  • Posts no fórum: 214

30/06/2014, 00:37:27 via Web

Alguém pode upar o arquivo já modificado? Eu to com a PA 4.4, porém quando abro o arquivo com ES File, aparece umas letra japonesas e não da pra editar o arquivo.

--

Atualização do Google Now fudeu esse tutorial.. pelo menos no meu caso -.- ..

— alterado em 30/06/2014, 01:01:45

"O povo não tem que temer seu governo, o governo é que tem que temer seu povo." Filme: V de Vingança | Moto G - ParanoidAndroid 4.4+ [FINAL]

Responder
.:DARTH‑DROID:.
  • Posts no fórum: 116

30/06/2014, 02:38:44 via Web

Pra quem fica com as letras japonesas clica nas três bolinhas no canto direito, clica em "codificação" ai seleciona 'Western languages(windowns)'

Responder
Tutuio
  • Posts no fórum: 67

30/06/2014, 09:51:15 via Web

- marcosmaiacv

Artur Eduardo

Arthuro Calzolari

Qual e a diferença do seu Tuto pra esse www.androidpit.com.br/forum/608320/motorola-moto-g-mod-ative-o-ok-google-now-em-portugues-de-qualquer-tela

Se não me engano esse só funciona ou no G Now ou no launcher

O outro é pra nova versão do google now , por exemplo , vc está no whatsapp e fala "ok google" , aí vai pro google now , já esse só funciona na homeescren

Aah sim.. Show vlw

pmachado

Responder
Guilherme Lourenço
  • Posts no fórum: 14

02/07/2014, 04:26:10 via Web

Galera, é só deixar marcado inglês e português numa boa !!! ele entende em português não precisa fazer nada disso, só marcar inglês e português BR e você pode falar em português a ação ou inglês mesmo.

Responder
Jhordan Lima
  • Posts no fórum: 103

02/07/2014, 14:25:10 via Web

Amigo, as novas atualizações do Google Play Service e do Google Search estão trazendo está funcionalidade para o português brasileiro, então, acredito que o tópico ficará obsoleto agora, mas parabéns pelo trabalho.

Quem quiser testar, basta instalar/atualizar esses apks oficiais e certificados pelo google.

Google Play Services v5.0 : http://www.androidfilehost.com/?fid=23501681358553905

Google Search: http://www.androidfilehost.com/?fid=23501681358552791

Responder
.:DARTH‑DROID:.
  • Posts no fórum: 116

02/07/2014, 17:39:39 via Web

Jhordan Lima

Amigo, as novas atualizações do Google Play Service e do Google Search estão trazendo está funcionalidade para o português brasileiro, então, acredito que o tópico ficará obsoleto agora, mas parabéns pelo trabalho.

Quem quiser testar, basta instalar/atualizar esses apks oficiais e certificados pelo google.

Google Play Services v5.0 : http://www.androidfilehost.com/?fid=23501681358553905

Google Search: http://www.androidfilehost.com/?fid=23501681358552791

E funciona de qualquer tela ?

Responder
Fernando Vitor
  • Posts no fórum: 34

07/07/2014, 01:37:08 via Web

Guilherme Lourenço

Galera, é só deixar marcado inglês e português numa boa !!! ele entende em português não precisa fazer nada disso, só marcar inglês e português BR e você pode falar em português a ação ou inglês mesmo.

Po mano, como faz pra selecionar as duas opções de idioma, porque eu tava usando um ROM e em um devido momento apareceu a opção porem tive que reinstalar ela e agora não ta aparecendo mais pra por um idioma primário e secundário.

Responder