[COMO?/AJUDA!] Restaurar (Backup) apenas parte corrompida do Sistema com CWM

  • Respostas:15
  • Sticky
Pedro Lucas
  • Posts no fórum: 242

24/07/2014, 02:16:26 via Web

Bom pessoal, é que:

Como começou

Hoje na 'escola' quando eu estava usando meu dispositivo ele começou a travar muito, do nada ele parava de detectar meu toque e travava tudo, e nem bloquear a tela eu conseguia, eu tinha que esperar uns três minutos de cada vez para o dispositivo (Razr i XT890) voltar a funcionar. Então, em uma das vezes que o dispositivo voltou a funcionar, eu travei a tela e guardei o dispositivo no bolso. Ao retirar novamente momentos depois (cerca de 5min), o dispositivo não queria acender a tela (desbloquear) e não dava sinal de que estava ligado, mas mesmo eu tentando ligá-lo, não dava sinal algum, ficava como se eu tivesse tirado a bateria dele, que no caso do meu dispositivo 'NÃO' é removível. Fiquei tentando ligar ele várias vezes, tentei até o comando para entrar no modo FastBoot "[Power]+[VOL-]", até que ele deu sinal de vida, e apareceu a tela de aviso que diz que o dispositivo está o bootloader desbloqueado, mas dessa tela não passa, o que já aconteceu comigo no mesmo dispositivo umas duas vezes anteriormente.

image
Tela em que o dispositivo insiste em mostrar / © Pedro Lucas

Problema

Porém, da última vez que o ressuscitei, depois de ter colocado uma Recovery Personalizada (CWM) e feito root, de vez em quando (quase semanalmente), eu fazia um backup da minha ROM para o meu cartão de memória. A QUESTÃO É: Eu gostaria que vocês mi dissessem como restaurar somente uma parte do meu último backup, para cobrir apenas a parte corrompida do meu sistema, porque eu não posso perder uma conversa "muito importante" (no WhatsApp) que eu tive momentos antes de o Dispositivo apagar. Eu tenho aqui comigo a ROM em backup (da Semana Passada e mais antigas) no meu Cartão de Memória (32GB), mas se precisar eu também tenho a ROM stock intacta no meu PC.

image
Ainda posso entrar na CWM normalmente / © Pedro Lucas

Observação

Eu tenho também uma observação a fazer, eu acho que o problema de tudo é o Xposed, que antes de instalá-lo, ele avisa que ao instalar ele, o dispositivo pode sofrer de soft brink ou bootloop (e todas as vezes que aconteceu isso no meu dispositivo eu estava com ele instalado), por isso passei a fazer backups semanalmente, porém, essa semana eu ainda não tinha realizado um backup, mas eu tenho um da semana passada, mas se eu restaurar ele totalmente, eu ainda assim vou perder a conversa que tive hoje, a mesma coisa acontecerá se eu restaurar com a ROM stock intacta que tenho no meu PC, vou perder tudo de hoje.

image
Advanced restore from external sdcard permite restaurar apenas partes do backup / © Pedro Lucas

Cheio de Dúvidas

Eu ainda não mi arrisquei de tentar recuperar, tanto porque não sei qual os passos certos a seguir, como porque não sei qual parte da ROM tenho que tentar restaurar.

image
Meu backup mais atual é de 15 de Julho de 2014 / © Pedro Lucas

Peço que me ajudem, e além de me dizerem o que fazer, mi digam qual parte tenho que restaurar?

Por acaso seria o "boot"? Pois o Dispositivo não Inicializa.
Obs.: Eu estou pedindo de preferência o método pelo próprio CWM Recovery.
O único método que tenho atualmente (e já usei outras vezes) para resolver o problema é usando o RSD e a ROM Stock pelo PC, mas isso apaga tudo, o que eu não quero.

image
Advanced Restore: boot, system, data, cache, sd-ext / © Pedro Lucas
_______
Dispositivo: Razr i
Modelo: XT890
Android: 4.1.2 Stock
Modificações:
- bootloader Desbloqueado
- Com CWM Recovery
- Root

Se não entenderam alguma parte, por favor, me avisem! Preciso do Dispositivo até amanhã, e com o máximo de coisas que eu puder recuperar.

— alterado em 28/07/2014, 04:58:54

Device: Galaxy S7 Flat G930F
Telegram: @mepedrolucas

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

24/07/2014, 02:18:51 via Web

olá, so se restaura tudo ou nada, por isso o backup de conversas e fotos tem que se fazer e salvar no pc.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Pedro Lucas
  • Posts no fórum: 242

24/07/2014, 03:18:22 via Web

Mas é o seguinte: no CWM Recovery, dentro da opção Backup and Restore tem a opção Advanced restore from external sdcard que serve para restaurar apenas parte de algum backup que eu tenha feito. Mas eu tenho medo de fazer pois não sei qual parte eu tenho que restaurar para recuperar meu sistema. E é exatamente essa a minha dúvida, qual parte eu tenho que restaurar, pois quando eu clico no Advanced restore from external sdcard, ele pede pra min selecionar de qual backup eu quero restaurar alguma parte, e quando eu clico no backup, aí tem lá várias opções, tipo: boot, system, data, e etc. E também uma pequena dúvida, que não sei se vai ser necessário: é, se depois de restaurar a tal parte que eu necessito, eu preciso fazer mais algum procedimento na CWM.

Entendeu o que eu estou querendo fazer? :D

-
E mais uma coisa: a parte data (do backup/ROM) é onde ficam meus aplicativos e arquivos?

-
Vou tentar adicionar imagens no tópico principal.

Device: Galaxy S7 Flat G930F
Telegram: @mepedrolucas

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 416

24/07/2014, 03:44:04 via App

Essa opção é quando faz uma instalação limpa, e quer recuperar por exemplo os apps, daí tu restaura o backup corresponde. No seu caso tá complicado, pois não a como saber oq bugou, mas tenta restaurar o data

— alterado em 24/07/2014, 03:44:33

Motorola Moto G XT1033

Pedro Lucas

Responder
Pedro Lucas
  • Posts no fórum: 242

24/07/2014, 03:57:35 via Web

Tive uma ideia

✪✪KBÇA✪✪, Então, eu vou fazer o seguinte: vou fazer um backup dessa ROM (do jeito que ela ta) bugada, pra ter o backup das minhas coisas, aí eu vou restaurar a ROM stock, colocar CWM Recovery novamente, e restaurar a parte dos arquivos e aplicativos. Será que dará certo?

Mi digam:

  • Mas funciona eu restaurar a parte de uma ROM já usada em uma limpinha? No caso, é o que eu to querendo fazer, restaurar parte da ROM em cima da Limpa.
  • E qual parte eu tenho que restaurar em cima ROM stock limpa que eu vou colocar nele, para restaurar principalmente meus arquivos?
  • E será que isso vai funcionar? hahah

— alterado em 24/07/2014, 04:01:52

Device: Galaxy S7 Flat G930F
Telegram: @mepedrolucas

Responder
Pedro Lucas
  • Posts no fórum: 242

24/07/2014, 04:17:31 via Web

Backup

Fazendo backup da minha ROM bugada aqui enquanto espero respostas para minhas dúvidas! Hahah

image
Backup to external sdcard com CWM Recovery / © Pedro Lucas

— alterado em 24/07/2014, 04:19:36

Device: Galaxy S7 Flat G930F
Telegram: @mepedrolucas

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 416

24/07/2014, 04:23:26 via App

Data que contém os apps

Motorola Moto G XT1033

Responder
Pedro Lucas
  • Posts no fórum: 242

24/07/2014, 04:35:23 via Web

Restoring Data

image
Restaurando data via CWM Recovery / © Pedro Lucas

Device: Galaxy S7 Flat G930F
Telegram: @mepedrolucas

Responder
Pedro Lucas
  • Posts no fórum: 242

24/07/2014, 04:59:47 via Web

Flashing...

Passando a ROM Stock aqui no meu dispositivo, depois, vou colocar CWM, e tentar recuperar o data.

image
Flashing ROM / © Pedro Lucas

_
O dispositivo ligou! :D
Agora sem mexer nada no sistema, vou logo pôr CWM, e tentar restaurar o data!

Device: Galaxy S7 Flat G930F
Telegram: @mepedrolucas

Responder
J.Dantas
  • Posts no fórum: 83

24/07/2014, 16:19:10 via Web

Deu certo ?

Responder
Pedro Lucas
  • Posts no fórum: 242

24/07/2014, 19:21:37 via App

Uhhu! Deu (quase) tudo certo! Reinstalei a Rom stock, e recuperei só o Data da minha ROM bugada, e todos os meus após voltaram como eu os tinha deixado antes do cell bugar! Estou feliz por não ter perdido quase nada! Porém perdi alguns arquivos que estavam na memoria interna que não era relacionados a alguns aplicativos instalados, tipo: screenshots e arquivos como fotos é videos do WhatsApp, mas as conversas continuaram lá!

E mi respondam please!:

  • Para que serve essa parte do backup sd-ext? Será que serve para restaurar as coisas que eu perdi? Tipo as screenshots e videos por exenplo que eu tinha 'soltado' na memória interna?

— alterado em 24/07/2014, 19:33:45

Device: Galaxy S7 Flat G930F
Telegram: @mepedrolucas

Responder
Pedro Lucas
  • Posts no fórum: 242

24/07/2014, 20:49:23 via App

Oie? Alguém sabe o que é essa parte sd-ext do backup que fiz?

O que é salvo nessa parte do backup? Por acaso são os arquivos?

Device: Galaxy S7 Flat G930F
Telegram: @mepedrolucas

Responder
Pedro Lucas
  • Posts no fórum: 242

27/07/2014, 19:41:47 via Web

Sucesso (Como eu Fiz):

Bom pessoal, esse aqui é tipo uma conclusão do meu problema! Estou postando um pouco atrasado, mas ainda vale!
Eu já consegui recuperar meu dispositivo sem maiores danos, é claro, eu já sabia um jeito de recuperá-lo, mas iria perder muitas coisas como arquivos, e eu vou deixar aqui uma lista do que eu fiz e algumas imagens (que eu mesmo fiz):

  • Primeiro meu cell bugou (loop infinito) do nada;

  • Fiz um backup da minha ROM (mesmo bugada) com a Custom Recovery CWM (Pro cartão de memória);

  • Depois, passei a ROM Stock Limpa, no meu dispositivo;

  • Depois, ESQUECI DE FAZER WIPE, mas ta tudo bem;

  • Depois, sem mexer nada no sistema, Coloquei Custom Recovery CWM;

  • Depois, Fiz o seguinte:

    • Entrei no Fast Boot;
    • Depois em Recovery (na Custom Recovery CWM);
    • Depois, entrei na Opção "Backup e Restore";
    • Depois selecionei "Advanced Restore from external sdcard (do Cartão de Memória);
    • E escolhi para restaurar o "data", onde ficam os aplicativos, e arquivos de aplicativos (como as conversas do WhatsApp, mas não salva as imagens e vídeos recebidos e enviados no WhatsApp);
  • E então, liguei o dispositivo, e nem parecia que ele tinha passado por uma "Lavagem Cerebral", pois quando iniciou voltou tudo ao normal, como contas, aplicativos, papeis de parede, Launcher's, Configurações e muitas outras coisas, tipos, modificações em aplicativos ficaram intactas.

  • A parte ruim, que não sei se foi porque restaurei só o data (não sei pra que serve os outros), foi que tiver que fazer o root novamente, o que, ainda bem, é bastante fácil no meu dipositivo, mas quando fiz o root, todas as modificações voltaram ao normal imediatamente ao reiniciar o dispositivo.

    No caso de Xposed, reinstale o Framework dele novamente, após, tudo voltará ao normal como antes.

  • E também, outra parte ruim, mas nem tanto no meu caso, é que após a restauração perdemos os arquivos 'de terceiro' que colocamos na memória interna antes do problema acontecer, porém, eu desconfio, que essa parte de arquivos da memória interna, fique na parte do backup sd-ext, não sei porque, porém não quis arriscar, pois não tinha muitos arquivos importantes na memória interna do meu dispositivo.

Espero que um dia isso possa ajudar alguém! Hahah

Aqui segue algumas imagens:
image
Meu dispositivo já recuperado na tela incial / © Pedro Lucas

image
Todos os meus aplicativos voltaram como a restauração do data / © Pedro Lucas

image
Verificando se está tudo ok no app do AndroidPIT, não pode faltar! Hahah / © Pedro Lucas

image
Meus agradecimentos, pela ajuda, eu não sabia que data ficava os apps, Hahah / © Pedro Lucas

  • Tchau Tchau! E até a próxima! Espero poder ajudar muitas pessoas!

Device: Galaxy S7 Flat G930F
Telegram: @mepedrolucas

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

28/07/2014, 03:47:53 via Web

obrigado por compartilhar conosco, com certeza vai ajudar muitos outros.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Pedro Lucas
  • Posts no fórum: 242

28/07/2014, 05:01:19 via App

jefferson h.

obrigado por compartilhar conosco, com certeza vai ajudar muitos outros.

Heheheh! Tomara

Device: Galaxy S7 Flat G930F
Telegram: @mepedrolucas

Responder
Grazielly Freitas
  • Posts no fórum: 1

13/02/2016, 05:24:20 via Web

Vi uma postagem sua, de anos atras na verdade e pelos seus conhecimentos, talvez possa me ajudar. Tenho um moto g 1ª geração XT 1033 DUAL SIM, já o levei em 3 técnicos e fiz todos os procedimentos possiveis de videos e materias que li... ele do nada parou de acessar a cobertura das operadoras, o meu é dual sim, e então desliguei pra ver o que seria, não ligou mais, só piscava a luz branca de led. Pesquisei na net e abri o aparelho, desconectei a bateria e conectei novamente, voltou a carregar, mas desde então, não abre nenhum app, só aparece mensagens de erro do tipo: o processo com.google.process.gapps parou e por ai vai. Dou ok e as mensagens continuam, não permitindo que abra nada. Ele acessa wi-fi, dá a hora correta, mas não aceita nenhum tipo de restauração de fábrica. Alguem me disse que o sistema esta corrompido, que teria que instalar um android limpo, mas não faço ideia de como fazer. Se possivel, me ajude, estou já a quase 4 meses sem aparelho. Ah! A Bootloader já foi desbloqueada por um dos técnicos que levei o aparelho.

Responder