Root x Garantia: Visão Jurídica

  • Respostas:17
  • Sticky
Marcelo Toledo
  • Posts no fórum: 149

31/08/2014, 08:21:42 via App

Primeiramente, digo que tenho formação jurídica. Não sou advogado, pois legalmente não posso exercer essa profissão, já que sou servidor do Poder Judiciário Federal.

Tendo me apresentado, esclareço que o objetivo desse post é apenas passar a minha visão jurídica sobre o tema, mas de uma forma mais clara e objetiva. Nada de ficar mencionando artigos, nem gastando meu ”juridiques”.

Vamos lá:

Em todo canto é dito: ”Fez root no celular perdeu a garantia”.

Está certo isso? NÃO!

Explico. O root apenas libera o menu de super usuário. Permite que você possa usufruir em sua plenitude dos recursos avançados e de programação do SEU Android.

Ao comprar o celular você adquiriu esse direito. O root, em si, não é algo que por si só danifica o aparelho.

O bloqueio é feito para proteger o usuário, inexperiente, de danificar o aparelho acidentalmente ao acessar os recursos avançados.

De acordo com o texto legal vigente no Brasil sobre o tema, o Código de Defesa do Consumidor, a garantia mínima de 3 meses contra defeitos de fabricação de produtos, SOMENTE é perdida em caso de mau uso.

Como já dito acima, root não é mau uso. Pode sim até abrir a possibilidade de concretizar um mau uso, no caso do consumidor inadvertidamente modificar funções de causem algum dano.

Por outro lado, não há lógica, nem sustentação LEGAL, para a negativa dos serviços de garantia no caso do aparelho rooteado que apresenta um defeito típico de fabricação. Como por exemplo, a câmera que para de funcionar por uma soldagem mal feita na placa, sendo que de defeito apresentado nada tem a ver com o root.