[TUTORIAL] Instalar Aplicativo no Sistema

  • Respostas:25
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 279

17/12/2014, 15:54:10 via Web

Dicas - Instruções

O respectivo tutorial tem como objetivo auxiliar os usuários q precisam instalar aplicativos como aplicativos de sistema.


Ex: se vc instalou alguma ROM e vc quer algumas funções de aplicativos q só existem na ROM Stock.

Ex: alguns usuários aki do Forum relataram q gostariam de obter alguns aplicativos específicos da ROM Stock do Motorola Moto G na ROM Google Play Edition no Motorola Moto G.


A questão é q a grande maioria de aplicativos de sistema não podem ser executados como aplicatico de "usuário".

Utilizando tutorial abaixo vc poderá instalar qualquer aplicativo de ROM's Stock's de outros aparelhos ou até mesmo outras marcas no seu aparelho, e executá-los.

Entretanto é preciso atentar q alguns aplicativos dependem de funções de Hardware, como app's q utilizam do infravermelho, giroscópio... estes serão executados, entretanto se seu aparelho não possuir as funções necessárias o aplicativo não funcionará corretamente

Ex: Eu executei o app LG Quick Remote no meu Moto G, q controla basicamente qualquer TV, o app roda normalmente, entretanto não controla as TV's (yawn)

Requisitos

Acesso ROOT
Gerenciador de Arquivos com acesso ROOT (ex: Root Explorer, Es File Explorer)

Tutorial

Baixe o APK (ou Copie de sua ROM da pasta system/app) o q achar mais conveniente
Mova o APK para a memória do Aparelho
Mova o APK para a pasta system/app

O Gerenciador de Arquivos vai alertar q o sistema atual é só de Leitura e se quer muda-lo - Selecione SIM

Selecione o APK
Dê as Permissões rw - r - r


image


Selecione OK
Reinicie o Aparelho

Atenção

Cada aplicativo tem um método de alterar permissões:

no Root Explorer

selecione o APK (já na pasta system)
selecione o Menu
selecione Permissões
e defina as permissões como na Imagem

no ES File Explorer

selecione o APK (já na pasta system)
selecione o Menu
selecione Propriedades
selecione "Alterar" (em permissões)
e defina as permissões como na Imagem

(cool)

— alterado em 31/03/2015, 18:14:38

ROM¹: CyanogenMod 12
ROM²: MIUI 5
MOD: MultiROM

Responder
Rodrigo Cavalcanti
  • Posts no fórum: 463

17/12/2014, 18:11:30 via App

não consigo instalar a câmera da Motorola na gpe de jeito nenhum.. alguem conseguiu?

Responder
Luys Fernnando
  • Posts no fórum: 508

12/01/2015, 17:04:35 via Web

Rodrigo Cavalcanti

não consigo instalar a câmera da Motorola na gpe de jeito nenhum.. alguem conseguiu?

Estranho cara, aqui funcionou perfeitamente :?

Obs.: Usei o Es File Explorer
Baixei a Câmera Motorola daqui.

Smiles deixam qualquer post mais divertido ;)
📱 OnePlus 3 (smug)
⚙️ROM: OxygenOS Open Beta
🔮Kernel: Render Zenith (EAS)


📱 ̶Z̶e̶n̶F̶o̶n̶e̶ ̶2̶ » (Vendido)
📱 ̶M̶o̶t̶o̶ ̶G̶1̶ » (Vendido)

Responder
Reginaldo S.
  • Posts no fórum: 1 724

12/01/2015, 17:16:35 via Web

outra dica seria instalá-los como app do usuário e converte-los com o titanium,lind2sd ou o lucky patcher para app do systema

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 279

12/01/2015, 21:36:44 via App

Reginaldo da Silva

outra dica seria instalá-los como app do usuário e converte-los com o titanium,lind2sd ou o lucky patcher para app do systema

mas existem alguns apps q não instalam como apps de usuário (cool)

ROM¹: CyanogenMod 12
ROM²: MIUI 5
MOD: MultiROM

Responder
Reginaldo S.
  • Posts no fórum: 1 724

12/01/2015, 21:50:48 via App

sim isso também é verídico

Responder
Carlos Ramos
  • Posts no fórum: 96

09/03/2015, 01:31:03 via Web

Os apps que eu coloco no sistema somem quando eu atualizo a Cm12!!!
Isso é normal? tem como consertar?

Responder
Jorge C.
  • Posts no fórum: 1 197

09/03/2015, 02:09:28 via App

Carlos Ramos

Os apps que eu coloco no sistema somem quando eu atualizo a Cm12!!!
Isso é normal? tem como consertar?

Normal, só reinstalando

Modelo: Redmi 2 - HM 2LTE-BR
ROM: NXROM
Kernel: Stock
Xposed e Root

Modelo: Moto G 2014 XT1068
ROM: NXROM 10.0.1
Kernel: MonsterKernel V3
Xposed e Root

Responder
Arthur S.
  • Posts no fórum: 1 800

09/03/2015, 04:07:29 via App

Carlos Ramos

Os apps que eu coloco no sistema somem quando eu atualizo a Cm12!!!
Isso é normal? tem como consertar?

Qnd instala a CM ele troca os apps do sistema

OnePlus 5 📱
Android 7.1.2 🚩
ViperOS 14.1 📲
Recovery TWRP 🔧

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 672

09/03/2015, 04:12:33 via App

Mas esse método não é nada eficiente, pode mudar esse título, porque não é só montar as permissões e pá, tem muitas coisas por trás desse simples processo. As coisas só funcionam dessa forma em AOSPs, até porque tem os .odex e compilações restritas. Senão ia ser muito fácil instalar um serviço da concorrente, bora tacar o Moto Voice? E que tal o Knox? Melhor irmos mais fundo. Vou jogar Forza Horizon 2 no meu PS4 kkkkkkkkk

Entendeu? Não funciona dessa forma (cool)
Mas eu fiquei muito interessado em saber como você fez essa foto de perfil...

— alterado em 09/03/2015, 04:15:59

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 279

09/03/2015, 14:37:15 via Web

Hugo Castelani

Mas esse método não é nada eficiente, pode mudar esse título, porque não é só montar as permissões e pá, tem muitas coisas por trás desse simples processo. As coisas só funcionam dessa forma em AOSPs, até porque tem os .odex e compilações restritas. Senão ia ser muito fácil instalar um serviço da concorrente, bora tacar o Moto Voice? E que tal o Knox? Melhor irmos mais fundo. Vou jogar Forza Horizon 2 no meu PS4 kkkkkkkkk

Entendeu? Não funciona dessa forma (cool)
Mas eu fiquei muito interessado em saber como você fez essa foto de perfil...

quanto à funcionalidade do processo o título é bem específico: "Como instalar qualquer Aplicativo de qualquer ROM", em nenhum momento do processo disse q o serviço do aplicativo instalado iria funcionar perfeitamente, até pq existem alguns aplicativos q dependem de funções de hardware... vc pode sim instalar sim o Moto Voice no seu aparelho, o aplicativo vai constar como instalado oq não quer dizer q o serviço do Moto Voice vai funcionar, mas o aplicativo vai estar instalado no fim do processo, pode ter certeza... então o titulo é bem objetivo; apesar de não funcionar da forma como "alguns" esperam

já respectivo à "foto de perfil" melhor deixar por baixo devido a sua arrogância kkk (cool)

ROM¹: CyanogenMod 12
ROM²: MIUI 5
MOD: MultiROM

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 279

09/03/2015, 14:38:20 via Web

Carlos Ramos

Os apps que eu coloco no sistema somem quando eu atualizo a Cm12!!!
Isso é normal? tem como consertar?

qnd vc atualiza qualquer ROM a pasta system é substituida então vc tem q realizar o processo novamente (cool)

ROM¹: CyanogenMod 12
ROM²: MIUI 5
MOD: MultiROM

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 672

10/03/2015, 02:58:12 via App

Thiago Matos

quanto à funcionalidade do processo o título é bem específico: "Como instalar qualquer Aplicativo de qualquer ROM", em nenhum momento do processo disse q o serviço do aplicativo instalado iria funcionar perfeitamente, até pq existem alguns aplicativos q dependem de funções de hardware... vc pode sim instalar sim o Moto Voice no seu aparelho, o aplicativo vai constar como instalado oq não quer dizer q o serviço do Moto Voice vai funcionar, mas o aplicativo vai estar instalado no fim do processo, pode ter certeza... então o titulo é bem objetivo; apesar de não funcionar da forma como "alguns" esperam

já respectivo à "foto de perfil" melhor deixar por baixo devido a sua arrogância kkk (cool)

Pois é meu jovem, mas o que adianta instalar se não funciona?

Mas sério, acho muito maneiro esses flats, mas pelo visto tem que ter experiência em design, sim?

— alterado em 10/03/2015, 03:00:36

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 279

10/03/2015, 03:56:32 via Web

Hugo Castelani

Thiago Matos

quanto à funcionalidade do processo o título é bem específico: "Como instalar qualquer Aplicativo de qualquer ROM", em nenhum momento do processo disse q o serviço do aplicativo instalado iria funcionar perfeitamente, até pq existem alguns aplicativos q dependem de funções de hardware... vc pode sim instalar sim o Moto Voice no seu aparelho, o aplicativo vai constar como instalado oq não quer dizer q o serviço do Moto Voice vai funcionar, mas o aplicativo vai estar instalado no fim do processo, pode ter certeza... então o titulo é bem objetivo; apesar de não funcionar da forma como "alguns" esperam

já respectivo à "foto de perfil" melhor deixar por baixo devido a sua arrogância kkk (cool)

Pois é meu jovem, mas o que adianta instalar se não funciona?

Mas sério, acho muito maneiro esses flats, mas pelo visto tem que ter experiência em design, sim?

sim...

ROM¹: CyanogenMod 12
ROM²: MIUI 5
MOD: MultiROM

Responder
Eduardo Pires
  • Posts no fórum: 247

31/03/2015, 17:02:36 via App

Não consegui encontrar a pasta system... Uso CM12

Ajude o Fórum, Antes de perguntar, Pesquise os posts anteriores. Celular: Moto G
ROM: A procura da ROM ideal kkk

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 279

31/03/2015, 18:34:28 via Web

Eduardo Pires

Não consegui encontrar a pasta system... Uso CM12

verifique se seu explorador de arquivos possui permissões root

ROM¹: CyanogenMod 12
ROM²: MIUI 5
MOD: MultiROM

Responder
Diego Tavares
  • Posts no fórum: 396

01/04/2015, 12:38:01 via Web

Eduardo Pires

Não consegui encontrar a pasta system... Uso CM12

Diego Tavares

Se vc usa o ES File Explorer: Acesso rápido (nas três barrinhas azuis do lado superior esquerdo) e liga a opção Explorador Root
Pra vc ter acesso as pastas do sistema, é só ir na barra do topo e procurar a pasta system que ela ta lá (cool)

Device: Motorola Moto G XT1033 (8GB)
ROM: Cyanogenmod 13
OS: Android Marshmallow 6.0.1
Recovery: TWRP 2.8.7.0
Kernel: Stock

Responder
Diego Tavares
  • Posts no fórum: 396

01/04/2015, 12:40:12 via Web

Diego Tavares

Eduardo Pires

Não consegui encontrar a pasta system... Uso CM12

Diego Tavares

Se vc usa o ES File Explorer: Acesso rápido (nas três barrinhas azuis do lado superior esquerdo) e liga a opção Explorador Root
Pra vc ter acesso as pastas do sistema, é só ir na barra do topo e procurar a pasta system que ela ta lá (cool)

==ATUALIZAÇÃO==

O Explorador Root, como o nome já diz, serve pro app ter acesso root (óbvio), com isso vc vai poder mover os app's pra pasta app e fazer suas alterações nas permissões.

Device: Motorola Moto G XT1033 (8GB)
ROM: Cyanogenmod 13
OS: Android Marshmallow 6.0.1
Recovery: TWRP 2.8.7.0
Kernel: Stock

Responder
Augusto Fernando L.
  • Posts no fórum: 1

21/05/2015, 21:52:16 via Web

Muito obrigado, seu tutorial salvou minha Google Play Store. Ficava encerrando o app inesperadamente, parabéns!!!

Responder
Léo Walk
  • Posts no fórum: 663

09/06/2015, 15:00:44 via Web

Bom dia!!! Existe algum problema se eu desinstalar o teclado nativo da Google e no lugar dele por o Swifkey como teclado nativo do sistema? Estou pensando em fazer isso, pois recentemente removi vários bloatwares do meu Moto G xt1069 e fiquei com 90mb de espaço livre para aplicativos do sistema (não para o usuário) e nisso, queria ocupar isso com aplicativos que realmente são uteis pra mim, como é o caso desse ótimo teclado. Obs:. Estou na stock 4.4.4 KitKat.

— alterado em 09/06/2015, 15:02:59

Smartphone: Quantum Muv Up
Sistema: Nougat (Rom Stock)
Kernel: Stock 3.18.35+
Versão do Android: 7.0

Responder
Diego Tavares
  • Posts no fórum: 396

09/06/2015, 23:56:14 via Web

Leo Walk

Bom dia!!! Existe algum problema se eu desinstalar o teclado nativo da Google e no lugar dele por o Swifkey como teclado nativo do sistema? Estou pensando em fazer isso, pois recentemente removi vários bloatwares do meu Moto G xt1069 e fiquei com 90mb de espaço livre para aplicativos do sistema (não para o usuário) e nisso, queria ocupar isso com aplicativos que realmente são uteis pra mim, como é o caso desse ótimo teclado. Obs:. Estou na stock 4.4.4 KitKat.

Cara, acredito que não tenha problema pq o mesmo esta disponível pra download na play store

Device: Motorola Moto G XT1033 (8GB)
ROM: Cyanogenmod 13
OS: Android Marshmallow 6.0.1
Recovery: TWRP 2.8.7.0
Kernel: Stock

Responder
Robson Brito
  • Posts no fórum: 1

26/09/2015, 21:04:48 via Web

Cara têm outro nome para esta pasta que vc disse que Temos que mover o apk?

Eu atualizei o meu celular pro cyanorgenmod e simplesmente apagou YouTube, google, google maps, playstore entre outros.

Consegui baixar alguns pelo blackmart porem outros vinculados ao Android não baixa.

Responder
Jhonatan Soh
  • Posts no fórum: 2

01/04/2016, 11:23:26 via Web

Não consigo fazer rsse processo no meu zenfone 5, estou tentando colocar o cerberus como aplicativo de sistema, o dispositivo já está rooteado, porem quando vou colar o apk na pasta system, diz q a pasta ta cheia. Oq não procede tendo em vista q ja fiz um hardreset e não o problema persiste. Tentei pelo Link2sd porem aparece a msm msg e o titanium carrega por horas mais não consegue tb.

Responder
Léo Walk
  • Posts no fórum: 663

11/04/2016, 20:59:49 via Web

Boa tarde!!! Que pena que sua conta foi desativada, pois vim aqui justamente agradecer a você pelo ótimo tutorial. Recentemente instalei a ROM "New Experience" criada pelo Everson Vinkler. Ele fez uma ótima customização em cima do Android 2.3.6; mas removeu um app que uso muito que é o de Email nativo do sistema e só deixou o Gmail. Como o app da Google não aceita outras contas além do Gmail, eu resolvi pedir ajuda ao desenvolvedor e como não obtive a resposta, então recorri a pesquisa e nisso lembrei que existia esse tutorial. Peguei o app de Email de outra custom ROM do Pocket e segui a risca tudo que você passou e funcionou perfeitamente!!! Obrigado.

Smartphone: Quantum Muv Up
Sistema: Nougat (Rom Stock)
Kernel: Stock 3.18.35+
Versão do Android: 7.0

Responder
Thiago Souza
  • Posts no fórum: 4

20/04/2016, 14:17:11 via Web

Senhores, se você deletou o play store, só seguir esses passos para ativar.

Diferença entre desinstalar e desativar

Há duas formas de remover um app, mas isso depende se você fez o downloaddele ou se ele veio pré-instaladono seu dispositivo:

  • Desinstalar apps transferidos por download: se você fez o download de um app pelo Google Play, é possível removê-lo completamente do seu dispositivo.
  • Desativar apps pré-instalados: alguns apps vêm pré-instalados no seu dispositivo. É possível desativá-los, mas não removê-los completamente. Após ser desativado, o app ficará oculto no seu dispositivo.

Ativar apps

-Acesse o app Configurações do seu dispositivo.
-Selecione Apps ou Gerenciador de apps
-Toque no app a ser desinstalado. Talvez você precise deslizar para a direita ou para a esquerda a fim de encontrar o app.
-Toque em Ativar / Desativar

Responder