[ROM] Android 5.0.2 CM 12 para Galaxy S2 GT-I9100

  • Respostas:28
  • Sticky
Bruno Vaz
  • Posts no fórum: 20

30/12/2014, 06:49:00 via Web

User uploaded photo

Olá pessoal, um desenvolvedor abençoado do XDA (que inclusive é brasileiro) fez uma versão do CM 12 para nosso antigo I9100, o celular imortal.
Link do tópico original: http://forum.xda-developers.com/galaxy-s2/development-derivatives/rom-cyanogenmod-12-t2955551

INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO

-Vindo de ROMS Kitkat (4.4)

  1. Faça download do arquivo cm-12-XXXXXXXX-UNOFFICIAL-i9100.zip para seu cartão de memória (está no tópico original)
  2. Tenha certeza de que você está usando um CWM compatível com o Kitkat
  3. Entre no modo recovery
  4. Limpe os dados (wipe data)
  5. Faça o flash do arquivo cm-12-XXXXXXXX-UNOFFICIAL-i9100.zip pelo cartão de memória que você colocou previamente
  6. (Opcional) Faça o flash dos Google Apps.zip
  7. Reinicie

-Vindo de versões prévias da CM 12

  1. Limpe o cache (wipe cache)
  2. Faça o flash da atualização (cm-12-XXXXXXXX-UNOFFICIAL-i9100.zip)
  3. Reinicie

F.A.Q DO POST ORIGINAL

Posso instalar a CM 12 por cima da CM 11 sem fazer wipe data?
Não é recomendado, precisa-se de limpar todos os dados para fazer a atualização
Essa ROM suporta qual recovery?
CWM 6.0.5.1
Qual Gapps eu devo instalar?
Você pode instalar a "NANO GAPPS" caso você não tenha re-particionado seu sistema OU tem o tamanho padrão da partição do sistema.
Quanto espaço na partição do sistema é preciso para fazer flash dessa ROM?
É recomendado ter uma partição do sistema de 1GB porque o ART que é padrão no Lollipop precisa de mais espaço que o normal (o padrão é 500MB) é recomendável ter mais espaço caso você queira instalar o pacote de GAPPS completo.
Como aumentar o tamanho da partição do sistema?
Você precisará de fazer o flash de um arquivo PIT pelo ODIN ou Heimdal para re-particionar o espaço do sistema. É recomendado 1GB ou mais. Existe um tutorial no XDA, meio grande para traduzir: http://forum.xda-developers.com/galaxy-s2/development-derivatives/mod-partition-internal-memory-app-t2538947 outros arquivos PIT: http://forum.xda-developers.com/galaxy-s2/development-derivatives/mod-increase-partition-size-t3011162
Como tirar essa ROM?

  1. Faça o flash de uma nova kernel pelo ODIN
  2. Entre no modo recovery
  3. Tenha certeza que o kernel é compatível com a versão da ROM que você quer instalar
  4. Limpe os dados (wipe data)
  5. Instale o .zip da nova ROM

Posso mudar o kernel após instalar essa ROM?
Sim, pode instalar o kernel de preferência.
"Brickei" o aparelho, o que fazer agora?
Guia em inglês: http://forum.xda-developers.com/galaxy-s2/help/guide-fix-unflashable-soft-bricked-gsii-t1457458
Posso instalar outro tema nessa ROM?
Sim! Temas agora são suportados normalmente.


Nota

A ROM saiu da Beta, o que significa que não existem bugs maiores, porém, por ser um port que precisa de lidar com os códigos da CM sempre que atualizam, ainda podem ter alguns bugs, mas nada que impeça o uso no dia a dia.

Screens:
User uploaded photo
User uploaded photo
User uploaded photo
User uploaded photo
User uploaded photo
User uploaded photo

Bom pessoal,deu um trabalho traduzir e montar o post, dê uma força aí quem tiver lido, valeu!

— alterado em 24/03/2015, 14:09:06

Bira SoaresCleber d'Avila

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

31/12/2014, 07:34:08 via App

ROM : https://www.androidfilehost.com/?fid=95864024717071611

GAPPS : http://forum.xda-developers.com/paranoid-android/general/gapps-official-to-date-pa-google-apps-t2943900

XDA : http://forum.xda-developers.com/galaxy-s2/development-derivatives/rom-cyanogenmod-12-t2955551

é. só baixarem e seguir o tutorial, assim que eu puder edito o tópico.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Cleber d'Avila

Responder
Cleber d'Avila
  • Posts no fórum: 41

06/01/2015, 21:41:59 via Web

Boa tarde.
Eu usei esta rom por um dia, mas ela está muito inoperante ainda. Pesquisei dentro do próprio XDA e achei a rom Ressurrection Remix LP vs 526, ela está mais adequada e com mais recursos. É baseada na CM11 e o procedimento de instalação é o mesmo da CM12 tendo os seguintes bugs:
-não grava vídeos em HD, mas é só configurar a camera
-não faz imagens pelo whatsapp
-algumas funções ainda sem tradução
-smart loock não funciona

Responder
Bruno Vaz
  • Posts no fórum: 20

07/01/2015, 00:18:27 via Web

Cleber d'Avila

Boa tarde.
Eu usei esta rom por um dia, mas ela está muito inoperante ainda. Pesquisei dentro do próprio XDA e achei a rom Ressurrection Remix LP vs 526, ela está mais adequada e com mais recursos. É baseada na CM11 e o procedimento de instalação é o mesmo da CM12 tendo os seguintes bugs:
-não grava vídeos em HD, mas é só configurar a camera
-não faz imagens pelo whatsapp
-algumas funções ainda sem tradução
-smart loock não funciona

Por que inoperante? estou usando aqui e o único bug que eu tenho é não mandar áudio pelo whatsapp, o que é resolvido com uma instalação limpa, gravar vídeos em HD nela é resolvido instalando outro app de camera, ele manda imagens no whatsapp, vi 2 lugares sem tradução somente ("Personalization" nas configurações e "Clear" na calculadora que as vezes aparece) e o smart lock dele funciona, só o trusted face que não está funcionando em alguns aparelhos, mas em outros sim, questão de fazer uma instalação limpa. Estou usando ela como Daily Driver e na última atualização (Beta #6) o Ambient Display foi implementado, muito bom...

Responder
Bruno Vaz
  • Posts no fórum: 20

07/01/2015, 00:19:55 via Web

jefferson h.

ROM : https://www.androidfilehost.com/?fid=95864024717071611

GAPPS : http://forum.xda-developers.com/paranoid-android/general/gapps-official-to-date-pa-google-apps-t2943900

XDA : http://forum.xda-developers.com/galaxy-s2/development-derivatives/rom-cyanogenmod-12-t2955551

é. só baixarem e seguir o tutorial, assim que eu puder edito o tópico.

Amigo, quando terei a permissão de postar links? A ROM está sendo atualizada constantemente e eu gostaria de atualizar o post a cada versão.

Responder
Cleber d'Avila
  • Posts no fórum: 41

07/01/2015, 14:28:00 via Web

Bruno Vaz

Cleber d'Avila

Boa tarde.
Eu usei esta rom por um dia, mas ela está muito inoperante ainda. Pesquisei dentro do próprio XDA e achei a rom Ressurrection Remix LP vs 526, ela está mais adequada e com mais recursos. É baseada na CM11 e o procedimento de instalação é o mesmo da CM12 tendo os seguintes bugs:
-não grava vídeos em HD, mas é só configurar a camera
-não faz imagens pelo whatsapp
-algumas funções ainda sem tradução
-smart loock não funciona

Por que inoperante? estou usando aqui e o único bug que eu tenho é não mandar áudio pelo whatsapp, o que é resolvido com uma instalação limpa, gravar vídeos em HD nela é resolvido instalando outro app de camera, ele manda imagens no whatsapp, vi 2 lugares sem tradução somente ("Personalization" nas configurações e "Clear" na calculadora que as vezes aparece) e o smart lock dele funciona, só o trusted face que não está funcionando em alguns aparelhos, mas em outros sim, questão de fazer uma instalação limpa. Estou usando ela como Daily Driver e na última atualização (Beta #6) o Ambient Display foi implementado, muito bom...

De qual rom tu estás falando? Da CM12 ou RR?
Com relação as atualizações, acho que não seria legal postar link de betas, pois como o nome diz, são experimentais e as atualizações oficiais da rom tem no site da Cyanogenmod e pelo o que li hj, em breve já terá do i9100.

— alterado em 07/01/2015, 14:33:55

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

07/01/2015, 14:29:56 via Web

Bruno Vaz

jefferson h.

ROM : https://www.androidfilehost.com/?fid=95864024717071611

GAPPS : http://forum.xda-developers.com/paranoid-android/general/gapps-official-to-date-pa-google-apps-t2943900

XDA : http://forum.xda-developers.com/galaxy-s2/development-derivatives/rom-cyanogenmod-12-t2955551

é. só baixarem e seguir o tutorial, assim que eu puder edito o tópico.

Amigo, quando terei a permissão de postar links? A ROM está sendo atualizada constantemente e eu gostaria de atualizar o post a cada versão.

Bom dia, mais alguns post e já vai estar liberado.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Derick Santos Martins
  • Posts no fórum: 10

08/01/2015, 10:38:07 via Web

Não consegui usar a Rom por causado bug da visualização de videos, ele reiniciava. Alguma solução?

edt.
Não tem mais o bug do video.

— alterado em 23/01/2015, 18:45:38

Responder
Maykon Gomez
  • Posts no fórum: 13

08/01/2015, 10:51:47 via Web

O unico motivo de eu não permanecer com a cm12 foi pq quando bloqueio a tela o celular reinicia...

Responder
Bruno Vaz
  • Posts no fórum: 20

10/01/2015, 02:31:51 via Web

Maykon Gomez

O unico motivo de eu não permanecer com a cm12 foi pq quando bloqueio a tela o celular reinicia...

Resolvido na Beta #7, e na Beta #6 era só ir nas configurações de tela, ligar->desligar->ligar dnv o "Ambient Screen" ou "Tela de ambiente" algo do tipo, aí não iria reiniciar mais. Recomendo acompanhar o tópico original pelas atualizações, o desenvolvedor está melhorando a rom sempre e lançando atualizações.

— alterado em 10/01/2015, 02:32:34

Maykon Gomez

Responder
agenor vieeira
  • Posts no fórum: 1

20/01/2015, 16:34:01 via Web

Boa tarde,eu instalei essa rom e gostei muito do desempenho dela,aumentou a recepção de sinal da operadora,melhorou a bateria e no geral foi bem,fora os bugs que tive,como,alguns apps do google não chegam a abrir,camera no waths,app de musica fecham do nada.desinstalei e vou zerar o celular e reinstalar tudo de novo pra ver se resolve.

Responder
Bruno Vaz
  • Posts no fórum: 20

23/01/2015, 13:48:31 via Web

agenor vieeira

Boa tarde,eu instalei essa rom e gostei muito do desempenho dela,aumentou a recepção de sinal da operadora,melhorou a bateria e no geral foi bem,fora os bugs que tive,como,alguns apps do google não chegam a abrir,camera no waths,app de musica fecham do nada.desinstalei e vou zerar o celular e reinstalar tudo de novo pra ver se resolve.

Então brother, o único bug grande que tem é gravação de vídeo em HD na camera stock (só instalar outra) e resumindo, por causa de uns códigos semelhantes, a camera nativa traseira do whatsapp não funciona, só clicar no botão de anexo e selecionar Foto, para abrir a câmera de sua preferência.

Cleber d'Avila

De qual rom tu estás falando? Da CM12 ou RR?
Com relação as atualizações, acho que não seria legal postar link de betas, pois como o nome diz, são experimentais e as atualizações oficiais da rom tem no site da Cyanogenmod e pelo o que li hj, em breve já terá do i9100.

Essa é a CM12 "unnofficial", o desenvolvedor, usuário Lysergic Acid no XDA conversou com desenvolvedores da Cyanogenmod e falta corrigir algumas coisas relacionadas à segurança e padronização, após isso ocorrerá uma mesclagem dos códigos e a CM12 passará a ser oficial nesse aparelho, antes disso não será, ou seja, acompanhar a thread original garante que o usuário chegue a uma versão oficial. É beta, por ser beta são esperados bugs, mas a ROM está totalmente usável e quem tem bugs que o torne inoperante, precisa fazer um clean flash para que não ocorram tais bugs.
A última atualização adicionou várias funções boas, quando tiver tempo atualizarei este tópico.

Responder
Derick Santos Martins
  • Posts no fórum: 10

23/01/2015, 14:32:54 via Web

Alguém sabe se o "transmitir tela" funciona? Desde a cm11 e omni nunca consegui usar :'(

Responder
Bruno Vaz
  • Posts no fórum: 20

23/01/2015, 16:27:06 via Web

Derick Santos Martins

Alguém sabe se o "transmitir tela" funciona? Desde a cm11 e omni nunca consegui usar :'(

Cara eu não sei, mas li um post de um cara falando que o S2 não aguenta transmitir a 30fps, por ser um celular mais antigo a transmissão dele fica a uns 2/3fps (triste), talvez pra passar foto em uma tela grande já ajuda, mas para stream mesmo não dá.

Responder
Romário Maldiny
  • Posts no fórum: 3

06/02/2015, 14:08:44 via Web

To usando a CM 12 e por enquanto ta legal, como faz o ROOT?? Tentei pelo o KingRoot, dai o cel ficou na tela de boot, tive que reinstalar a rom. Alguem sabe como fazer ROOT?

Responder
Romário Maldiny
  • Posts no fórum: 3

06/02/2015, 19:16:44 via Web

Acabei de tentar fazer o root, usando o CF Root e quando ligo o celular ele vai direto pra Recovery, e ainda apareceu aquele triangulo amarelo.:(

Responder
Bruno Vaz
  • Posts no fórum: 20

06/02/2015, 22:19:12 via Web

Romário Maldiny

Acabei de tentar fazer o root, usando o CF Root e quando ligo o celular ele vai direto pra Recovery, e ainda apareceu aquele triangulo amarelo.:(

Sorte a sua que ele vai pro recovery, faz um wipe data e reinstala a ROM. Para ter acesso root, vá em:

  1. Configurações
  2. Sobre o telefone
  3. Toque repetidamente em "Número da versão" até que apareça "Parabéns! Você agora é um desenvolvedor" (ou algo semelhante).
  4. Volte à tela principal das configurações
  5. Abra "Opções do desenvolvedor" e ative-as
  6. Desça a lista até achar o item "Root access", provavelmente é o 9º item
  7. Mude a opção para "Apps only" caso você queira acesso apenas para apps e aí em diante, se você usa o Titanium Backup, vai precisar de ativar "Apps and ADB".

O gerenciador de superuser nativo da CM12 não é tão bom (ao meu ver), recomendo que após este procedimento, instale o SuperSU, atualize os binários por ele e use ele como gerenciador de acesso root. Vale lembrar que algumas atualizações desativam o acesso root, nesse caso basta fazer o procedimento novamente. É provável que sempre que você tente reiniciar o aparelho pelo recovery, apareça uma mensagem dizendo "Root access possibly lost, fix binaries?" ou algo semelhante, selecione No, pois de qualquer forma irá funcionar e é melhor reiniciar sem modificar arquivos importantes.

— alterado em 06/02/2015, 22:19:39

Responder
Romário Maldiny
  • Posts no fórum: 3

07/02/2015, 00:06:52 via Web

Bruno Vaz

Romário Maldiny

Acabei de tentar fazer o root, usando o CF Root e quando ligo o celular ele vai direto pra Recovery, e ainda apareceu aquele triangulo amarelo.:(

Sorte a sua que ele vai pro recovery, faz um wipe data e reinstala a ROM. Para ter acesso root, vá em:

  1. Configurações
  2. Sobre o telefone
  3. Toque repetidamente em "Número da versão" até que apareça "Parabéns! Você agora é um desenvolvedor" (ou algo semelhante).
  4. Volte à tela principal das configurações
  5. Abra "Opções do desenvolvedor" e ative-as
  6. Desça a lista até achar o item "Root access", provavelmente é o 9º item
  7. Mude a opção para "Apps only" caso você queira acesso apenas para apps e aí em diante, se você usa o Titanium Backup, vai precisar de ativar "Apps and ADB".

O gerenciador de superuser nativo da CM12 não é tão bom (ao meu ver), recomendo que após este procedimento, instale o SuperSU, atualize os binários por ele e use ele como gerenciador de acesso root. Vale lembrar que algumas atualizações desativam o acesso root, nesse caso basta fazer o procedimento novamente. É provável que sempre que você tente reiniciar o aparelho pelo recovery, apareça uma mensagem dizendo "Root access possibly lost, fix binaries?" ou algo semelhante, selecione No, pois de qualquer forma irá funcionar e é melhor reiniciar sem modificar arquivos importantes.

Valeu cara, deu certo!

Fiz todos os Wipes, instalei a rom 4.1.2 via odin e reiniciei todo processo, reinstalei a CM 12 e fiz como você disse. Obrigado!

Responder
Caio Schnepper
  • Posts no fórum: 1

07/02/2015, 21:15:09 via Web

Sou o Lysergic Acid do XDA, criei a conta aqui só pra agradecer a postagem do meu trabalho no androidpit.
Legal mesmo, espero que curtam o 5.0 ;)

Bruno PortolanBruno Vaz

Responder
Bruno Vaz
  • Posts no fórum: 20

21/02/2015, 16:54:54 via Web

Caio Schnepper

Sou o Lysergic Acid do XDA, criei a conta aqui só pra agradecer a postagem do meu trabalho no androidpit.
Legal mesmo, espero que curtam o 5.0 ;)

Valeu brother, sou o spacellama do XDA :D

Conta desativada

Responder
Carlos Eugênio
  • Posts no fórum: 1

01/03/2015, 17:44:01 via Web

Ola pessoal, o meu galaxy s2 GT-I9100 ta com android lollipop 5.0.2, kernel 3.0.64, e CWM v6.0.5.1 ele esta funcionando, mas o único defeito é na camera filmadora, ela congela a imagem, e só mente a frontal funciona, se alguem tiver uma solução para o defeito enviar para esse site. (carlaopi2011@hotmail.com) Obg.

Responder
Bruno Vaz
  • Posts no fórum: 20

01/03/2015, 20:54:40 via Web

Carlos Eugênio

Ola pessoal, o meu galaxy s2 GT-I9100 ta com android lollipop 5.0.2, kernel 3.0.64, e CWM v6.0.5.1 ele esta funcionando, mas o único defeito é na camera filmadora, ela congela a imagem, e só mente a frontal funciona, se alguem tiver uma solução para o defeito enviar para esse site. (carlaopi2011@hotmail.com) Obg.

Qual beta? O problema com a filmadora (padrão do celular, em filmagens HD e Full HD) foi resolvido na última versão lançada, a Beta #18. Caso você já tiver atualizado, tente fazer uma instalação limpa (wipe data, wipe cache, format /system, format /preload, wipe dalvik cache).

Responder
Bruno Portolan
  • Posts no fórum: 14

24/03/2015, 13:24:14 via Web

Bruno Vaz

Carlos Eugênio

Ola pessoal, o meu galaxy s2 GT-I9100 ta com android lollipop 5.0.2, kernel 3.0.64, e CWM v6.0.5.1 ele esta funcionando, mas o único defeito é na camera filmadora, ela congela a imagem, e só mente a frontal funciona, se alguem tiver uma solução para o defeito enviar para esse site. (carlaopi2011@hotmail.com) Obg.

Qual beta? O problema com a filmadora (padrão do celular, em filmagens HD e Full HD) foi resolvido na última versão lançada, a Beta #18. Caso você já tiver atualizado, tente fazer uma instalação limpa (wipe data, wipe cache, format /system, format /preload, wipe dalvik cache).

Carlos
Onde baixa esse BETA 18 ? a minha ROM também esta com problema na camera porem so na da frente minha ROM é a CM-12 20150127

Responder
Bruno Vaz
  • Posts no fórum: 20

24/03/2015, 14:03:41 via Web

Bruno Portolan

Carlos
Onde baixa esse BETA 18 ? a minha ROM também esta com problema na camera porem so na da frente minha ROM é a CM-12 20150127

Cara, a ROM já saiu da Beta semana passada, todos os bugs grandes já foram resolvidos, a versão que vc está usando está velha, o link para download está no tópico do XDA: http://forum.xda-developers.com/galaxy-s2/development-derivatives/rom-cyanogenmod-12-t2955551
Edit: Atualizei o tópico com links e informações novas, antes de atualizar baixe o ZIP do Gapps novamente, pode ser que os Gapps sumam após a atualização, por vir de uma versão muito antiga, se for o caso é só fazer o flash mais uma vez.

— alterado em 24/03/2015, 14:10:44

Bruno Portolan

Responder
Bruno Portolan
  • Posts no fórum: 14

24/03/2015, 15:04:52 via Web

Bruno Vaz

Bruno Portolan

Carlos
Onde baixa esse BETA 18 ? a minha ROM também esta com problema na camera porem so na da frente minha ROM é a CM-12 20150127

Cara, a ROM já saiu da Beta semana passada, todos os bugs grandes já foram resolvidos, a versão que vc está usando está velha, o link para download está no tópico do XDA: http://forum.xda-developers.com/galaxy-s2/development-derivatives/rom-cyanogenmod-12-t2955551
Edit: Atualizei o tópico com links e informações novas, antes de atualizar baixe o ZIP do Gapps novamente, pode ser que os Gapps sumam após a atualização, por vir de uma versão muito antiga, se for o caso é só fazer o flash mais uma vez.

Bom dia Bruno Vaz,
Obrigado amigo a versão atual então é cm-12-20150319 Correto ? A rom esta estável ?

Responder
Bruno Portolan
  • Posts no fórum: 14

24/03/2015, 16:17:08 via Web

Bruno Vaz

Bruno Onde você baixo os Gapps ?
Eu o meu nao esta instalando corretamente, instala tudo menos o Google Play (Play Store) poderia me ajudar ?

Responder
Bruno Portolan
  • Posts no fórum: 14

24/03/2015, 20:49:58 via Web

Gente Estou com Problemas rs
Primeiro dei um wipe data e um wipe cache e Fiz o flash da Rom, a primeira vez deu tudo certo abriu a Rom Beleza, ai instalei o gapp nao deu certo tentei instalar outro e tb nao deu.
Ai restaurei meu aparelho para o CM-11 e tentei fazer o fash da rom de novo para tentar instalar outro Gapps ja que esse tinha instalado tudo menos o google play, ai agora o aparelho nao sai mais da tela de logo quando instalado o Cm-12 ai restaurei pra Cm-11 de novo e esta tudo OK.

Alguém poderia me explicar pq nao estou conseguindo mais instalar a CM-12?

Responder
Cleber d'Avila
  • Posts no fórum: 41

28/03/2015, 13:57:01 via Web

Bom dia
Tchê, instala a título de teste a RR Lollipop, é praticamente a mesma, ou seja, ela é baseada na CM e já tem a estável (RR LPv 5.3.8) tem alguns recursos a mais que a CM12. Procura no google assim: " RR lollipop i9100" vai cair na pag da XDA e em seguida procura os downloads. Tem uns bugs mas a câmera funciona e inclusive a filmadora em HD. Podes até instalar por cima da CM que estás usando, é só dar wipe cache, instalar rom e gapps e dar wipe dalwik cache.

Responder
Samurai RJ
  • Posts no fórum: 3

28/04/2015, 03:03:56 via Web

Não concordo qd dizem que está lisa ou estável... Ate pq e beta.. Estou usando a versão do dia 23 e a tela fica preta varias vezes, o sistema engasga muito, trava algumas vezes sendo necessário reiniciar... Instalação limpa e com Pit 4gb...
Alguem testou a omni ou outra room que já esteja na versão supostamente estável?

Responder