Motorola Moto X (2014) — Problema em cobrança indevida de internet

  • Respostas:25
Felipe
  • Posts no fórum: 24

29/01/2015, 04:14:46 via Web

Boa noite pessoal.

Quando não é um problema é outro :'(

Faz umas duas semanas que estou sendo cobrado de uso de internet por minha operadora, estando com o 3g/4g desligado. Minha operadora é a Claro. Este problema está acontecendo com mais alguém?

Liguei na Claro e me informaram que é problema do Android (angry) Um amigo meu passou por cobrança indevida 2 vezes somente, eu porém, estou todos os dias sendo cobrado. Ele possui outro modelo de celular e também utiliza o serviço da Claro e o Android dele é o 4.4.4. (O meu é o Moto X com Android 5.0 atualizado via OTA)

O problema pode realmente ser do Android, se sim, existe alguma configuração para impedir isto até que seja consertado? Se não, devo entrar com queixa contra a operadora?

Responder
Vinicius Zielinsky
  • Posts no fórum: 89

29/01/2015, 04:43:32 via App

Felipe Rodrigues de Oliveira

Boa noite pessoal.

Quando não é um problema é outro :'(

Faz umas duas semanas que estou sendo cobrado de uso de internet por minha operadora, estando com o 3g/4g desligado. Minha operadora é a Claro. Este problema está acontecendo com mais alguém?

Liguei na Claro e me informaram que é problema do Android (angry) Um amigo meu passou por cobrança indevida 2 vezes somente, eu porém, estou todos os dias sendo cobrado. Ele possui outro modelo de celular e também utiliza o serviço da Claro e o Android dele é o 4.4.4. (O meu é o Moto X com Android 5.0 atualizado via OTA)

O problema pode realmente ser do Android, se sim, existe alguma configuração para impedir isto até que seja consertado? Se não, devo entrar com queixa contra a operadora?

O seu número é de conta ou cartão? Pq os dados em um número de conta são cobrados fixamente, independente do uso. Já o de cartão é apenas cobrado a partir do momento em que você utiliza os dados móveis. Caso o seu seja de conta vc pode, e deve, fazer uma reclamação sobre cobrança indevida. Tenho número de conta da claro e tambem passei por problemas de cobrança indevida. Fui em uma loja própria e resolveram meu problema tranquilo. Mas vc só vai ter que explicar bastante e ter muita paciência, pq na maioria das vezes os atendentes são bem lerdinhos kkkkk

GT-I9505 (Black edition) - Android 4.4.2

— alterado em 29/01/2015, 04:48:24

Responder
Felipe
  • Posts no fórum: 24

29/01/2015, 13:18:13 via Web

Vinicius Zielinsky

Felipe Rodrigues de Oliveira

Boa noite pessoal.

Quando não é um problema é outro :'(

Faz umas duas semanas que estou sendo cobrado de uso de internet por minha operadora, estando com o 3g/4g desligado. Minha operadora é a Claro. Este problema está acontecendo com mais alguém?

Liguei na Claro e me informaram que é problema do Android (angry) Um amigo meu passou por cobrança indevida 2 vezes somente, eu porém, estou todos os dias sendo cobrado. Ele possui outro modelo de celular e também utiliza o serviço da Claro e o Android dele é o 4.4.4. (O meu é o Moto X com Android 5.0 atualizado via OTA)

O problema pode realmente ser do Android, se sim, existe alguma configuração para impedir isto até que seja consertado? Se não, devo entrar com queixa contra a operadora?

O seu número é de conta ou cartão? Pq os dados em um número de conta são cobrados fixamente, independente do uso. Já o de cartão é apenas cobrado a partir do momento em que você utiliza os dados móveis. Caso o seu seja de conta vc pode, e deve, fazer uma reclamação sobre cobrança indevida. Tenho número de conta da claro e tambem passei por problemas de cobrança indevida. Fui em uma loja própria e resolveram meu problema tranquilo. Mas vc só vai ter que explicar bastante e ter muita paciência, pq na maioria das vezes os atendentes são bem lerdinhos kkkkk

GT-I9505 (Black edition) - Android 4.4.2

Valeu. Ele é pré-pago. Irei a uma loja ver ser eles podem resolver, senão acho que vou mudar de operadora porque já estão dando muita dor de cabeça.

Responder
Emerson
  • Posts no fórum: 2 888

29/01/2015, 13:42:28 via App

Mas você desativou o uso de dados móveis? Pode ser algum APP em segundo plano usando a internet.

Smartphone: Moto G 2014 (XT1069) - Codinome: Titan
Sistema: Marshmallow STOCK
Kernel: Stock M
Versão do Android: 6.0

Responder
Felipe
  • Posts no fórum: 24

29/01/2015, 14:08:46 via Web

Emerson

Mas você desativou o uso de dados móveis? Pode ser algum APP em segundo plano usando a internet.

Sim, está desativado e ainda assim está sendo cobrado (angry)

Responder
Vinicius Zielinsky
  • Posts no fórum: 89

29/01/2015, 14:31:02 via App

A Claro, pelo menos no Rio de Janeiro, é a que mais da dor de cabeça kkk

Responder
Anuar
  • Posts no fórum: 153

29/01/2015, 17:30:10 via Web

Estou exatamente com o mesmo problema, Moto X 2014 Lollipop 5.0 e plano pré-pago da claro.

Responder
Anuar
  • Posts no fórum: 153

03/02/2015, 19:03:04 via Web

Ontem liguei pra Claro e depois de 20 minutos de ligação (18 daquela música irritante) eles resolveram o problema e devolveram meus créditos.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

03/02/2015, 21:47:11 via App

olá, só para esclarecer, na virada do ano a claro mudou o sistema de cobrança no pré pago,agora se tu mandar uma SMS, é cobrado a internet do dia junto sempre não importa se tu está usando a net.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Matheus Sant'Anna
  • Posts no fórum: 53

22/02/2015, 15:42:36 via App

Olha, ela pode até ter devolvido os créditos, mas eu creio que o problema de cobrança é mesmo um bug do Lollipop... Estou há um tempo com esse mesmo problema, mesmo com a rede desligada, ele faz a cobrança. Além disso, reparei que mesmo quando não tenho credito pra ser cobrado, o símbolo do sinal da operadora fica constantemente com uma exclamação, o que tem por significado que você está conectado numa rede mas sem sinal. Ou seja, ainda assim, parece que existe uma insistência automática do aparelho em se conectar a rede...
Espero que eles resolvam isso na próxima atualização. Se alguém tiver alguma dica pra resolver, será bem vinda!

Responder
Paulo de Tarso Lopes
  • Posts no fórum: 2

14/04/2015, 03:21:22 via Web

Prezados, possuo um Moto X 2014 com Lollipop e também estou sendo cobrado todos os dias pelo pacote de dados (Tim - só paga o dia que acessar) sem que tenha acessado a rede. Mantenho dados em segundo plano restritos e também monitoro o uso de dados por aplicativos (sem alteração há mais de uma semana).
Já contarei Motorola e fui orientado a limpar dados de todos aplicativos instalados e depois desligar e ligar o aparelho. Alguém já fez isto e obteve sucesso?

Abs,
Paulo de Tarso

Responder
Lucas Bittar
  • Posts no fórum: 5

24/06/2015, 19:01:11 via Web

Boa tarde pessoal! Alguém resolveu o problema? Estou com o mesmo problema, com a TIM (pré-pago), desde que eu instalei o Android 5.1, tenho tido cobranças diárias referente ao acesso ao pacote de dados, sendo que os mesmos estão desativados. Porém, nas busca pelo problema, achei uma opção que talvez seja a solução: Cliquei em configurações e depois em "...Mais", depois em "Redes celulares". Lá a opção "Roaming de dados" estava ativada. Acredito que alguma instabilidade da rede/perda de sinal pode fazer com que o Android entenda que está em roaming e ative o pacote de dados, mesmo que por um curto espaço de tempo. Essa ativação gera cobrança da operadora. Eu desativei hoje e seguirei para saber se deu certo. Saberei na próxima sexta feira, caso não tenha sido cobrado pelo uso quinta.

Responder
Lucas Bittar
  • Posts no fórum: 5

26/06/2015, 15:28:27 via Web

Então, não era esse o problema. Vi em outro link uma reclamação e parece que a solução seria escolher o tipo de rede 2G. Mas não é uma solução correta, mas parece que é a que funciona, antes de uma nova atualização do sistema.

Responder
Matheus Fernandes
  • Posts no fórum: 1

23/07/2015, 12:36:29 via Web

Estou com o mesmo problema. Estou sendo cobrado todos os dias pela Tim. Já desativei tudo que podia e o problema continua. Agora vou tentar essa dica do 2G. (angry)

Responder
Lucas Bittar
  • Posts no fórum: 5

23/07/2015, 23:55:02 via Web

Pois é, comigo funcionou. Só escolher a rede preferencial como 2G e não será mais cobrado.

Thiago Rezende

Responder
Thiago Rezende
  • Posts no fórum: 1

31/07/2015, 13:21:10 via Web

Bom dia a todos.
Eu também tive o mesmo problema de todos relatados aqui, ativo dados moveis, uso por alguns minutos e desativo, logo em seguida é cobrado diariamente o plano de dados, aí ligo para desativar eles desativam, devolvem o dinheiro e em seguida acontece a mesma coisa quando ativo o dados móveis.
Hoje pela quarta vez, liguei reclamando disso e fui informado que seria desativado novamente, porém, dessa vez a atendente Keyla foi mais específica, me disse o seguinte: a claro trabalha da seguinte forma, ativou dados moveis e está utilizando a rede 4G, seus créditos serão cobrados diariamente, caso não queira que seja cobrado todos os dias, deve-se entrar em contato com a central de atendimentos, solicitar a desativação da rede 4G e desativar o 4G do tipo de rede nas configurações do aparelho, só assim não será cobrado diariamente.
Caso queira usar o 4G, deverá ligar para central novamente e solicitar a ativação da rede 4G e fique sabendo que será cobrado diariamente.

Lucas Bittar
23/jul/2015 23:55:02 via Web
Pois é, comigo funcionou. Só escolher a rede preferencial como 2G e não será mais cobrado.

No caso do Lucas Bittar, não sei se o 4G estiver ativado na linha e desativar a rede preferencial para 2G ou 3G funcionará, se estiver funcionando dessa forma, é menos mal, pelo menos não precisamos ficar ouvindo a maldita música da claro.

Matheus Sant'Anna
22/fev/2015 15:42:36 via App
Olha, ela pode até ter devolvido os créditos, mas eu creio que o problema de cobrança é mesmo um bug do Lollipop... Estou há um tempo com esse mesmo problema, mesmo com a rede desligada, ele faz a cobrança. Além disso, reparei que mesmo quando não tenho credito pra ser cobrado, o símbolo do sinal da operadora fica constantemente com uma exclamação, o que tem por significado que você está conectado numa rede mas sem sinal. Ou seja, ainda assim, parece que existe uma insistência automática do aparelho em se conectar a rede...
Espero que eles resolvam isso na próxima atualização. Se alguém tiver alguma dica pra resolver, será bem vinda!

Nesse caso, como dito antes, não creio que seja problema na versão do aparelho e sim "falcatrua" da operadora.

Até.

Responder
Lucas Bittar
  • Posts no fórum: 5

31/07/2015, 15:15:23 via Web

Sim. Eu tenho o 4G ativo. Mas eu deixo como rede preferencial a 2G. Assim não sou cobrado. Seu eu deixar o 4G como rede preferencial, serei cobrado diariamente, mesmo com os dados móveis DESLIGADOS.
Comigo está funcionando assim. Deixo 2G e quando quero usar dados móveis, ativo e mudo pra 4G a rede preferencial.

Responder
Paulo Fernando
  • Posts no fórum: 149

31/07/2015, 17:43:54 via Web

Vc tem q desativar quando não estiver usando, desliga o roaming de dados tbm, isso é um bug do android lollipop.
O único jeito de resolver é desligando a rede de dados e esperar o android M q deve resolver isso.

Responder
Nemesis
  • Posts no fórum: 54

31/07/2015, 19:20:53 via Web

Pra monitorar sua internet use o Opera maxx, com ele vc fica sabendo se tem algum app usando sua internet. Esse app tbm mostra o consumo que vc usa. Muito bom

Responder
Douglas Tarcisio
  • Posts no fórum: 1

08/08/2015, 21:15:41 via Web

Entt precisamos mesmo e cria um grupo pra debatermos pois tbm passo pelo mesmo constrangimento e assim todos nós irmos juntos cada um em sua cidade pra dar queixa sobre a mesma coisa assim resolve se não for todos não irá resolver precisamos ir na procon e má antel pra eles resolverem isso pois vendo uma boa parte do povo reclamando o mesmo problema eles vão logo em cima pra resolver mas só ir um ou dois não resolve tem q ser todos... Meu celular e o moto X 2..

Responder
Valdinei Dos Santos
  • Posts no fórum: 2

02/09/2015, 22:46:55 via Web

Estou com o mesmo problema da maioria desse post.

Todos os dias pela manhã mesmo estando conectado em uma rede Wifi da minha residência estou sendo cobrado indevidamente pelo uso de dados da operadora CLARO - RJ embora os dados móveis estejam DESLIGADOS!

Liguei para operadora e devolveram meus créditos por duas vezes mas o problema ainda persiste. Meu telefone é um Moto-X (primeira geração) e o problema começou a se manifestar depois da atualização para o Android Lollipop 5.1.

1 - Se estou conectado a uma rede Wifi ela é prioritária, então não deveria ter acesso a dados da operadora.
2- Os dados móveis estão desabilitados o que reforça o item 1 e com proibição do acesso aos dados moveis via operadora.
3- As operadoras de Call Center que me atenderam me confirmaram que o uso de dados que estão sendo cobrados são 0bytes ou seja nenhum dados foi trafegado.

Dai concluo que pode ser sim bug do Lollipop mas tem problema da operadora também porque não esta sendo trafegado qualquer tipo de dados nessa requisição que esta sendo cobrada.

Alguém mais tem alguma observação sobre esse assunto? COMO PROCEDER PARA PARAR A COBRANÇA?

Responder
Valdinei Dos Santos
  • Posts no fórum: 2

23/09/2015, 23:38:09 via Web

Obrigado Rogerio Nihi,

Deixei como preferencial 3G e tudo ficou resolvido, as operadoras deveriam ter uma forma de cobrança diferenciada quando o cliente esta em rede 4G.

Se não existe qualquer tráfego, coisa que vi em minha fatura, então eles não deveriam cobrar pela conexão. É até bem simples isso

Responder
Sarah Lucio de Oliveira
  • Posts no fórum: 1

06/11/2015, 21:04:58 via Web

Estou com um problema com meu aparelho Moto X Play, mesmo com os dados móveis desligados quando ligo o WIFI a conexão através dos dados móveis é estabelecida.Alguém teve esses problema? Sabe como consertar?

Responder
Douglas Rogerio
  • Posts no fórum: 1

22/04/2016, 15:10:21 via Web

Olá, eu tenho um moto x2 e ele tem o Android marshmallow, e ainda tem o problema de cobrança de dados, mesmo estando desligado, minha operadora é a Tim, e perdi as contas das vezes que liguei, e eles simplesmente dizem que eu usei os dados. Agora vou usar a dica de mudar a preferencial para o 2 g e ver se resolve.

Responder
Lucas A F
  • Posts no fórum: 1

04/08/2016, 21:21:27 via Web

Comigo acontece o mesmo, vou testar tbm essa do 2G...fazer oq, né.
Não uso e mesmo assim acaba em dois dias.

Responder