Motorola Moto E — [TESTE][Downgrade][5.0.2] Como fazer Downgrade no Moto E [5.0.2 para 4.4.4][Editing]

  • Respostas:44
  • Respondido
J. Pietro
  • Posts no fórum: 266

19/02/2015, 00:18:14 via Web

Alguns usuários dos aparelhos da Linha Moto da Motorola relataram que após a atualização para o Lollipop tiveram bugs, lags e etc e por isso resolveram fazer downgrade para o KitKat. Então sobre isso gostaria de fazer algumas observações, vamos lá?

Observações:

1.. Se você tem um smartphone "Moto" e pensa em atualizar para o Lollipop, pense, mas pense duas vezes e se previna antes, para não sofrer com os problemas que essa atualização pode lhe trazer.

2 .. Antes de realizar qualquer ação leia antes a respeito. É de estrema importância que você faça uma restauração de fábrica no seu aparelho antes e depois de realizar a atualização.

3 .. Não tente liberar acesso a Root assim que realizar a atualização, e nem tente desbloquear o bootloader apenas para atualizar seu celular, isso pode ser muito arriscado.

4 .. Alguns usuários tiveram problemas com seus dispositivos após atualizarem para o lollipop só porque não tiveram acesso a essas 3 informações que escrevi acima, pode isso?!

5.. Se tiver problemas, por favor não tente fazer downgrade para o KitKat antes de ler bem a respeito, isso pode te custar muito, muita dor de cabeça e até lágrimas.

6.. Em caso de ter bugs, lags e etc no Lollipop faça uma restauração de fabrica. Em último caso tente isso, pois por mais que pareça ser algo simples pode te livrar de ter outros problema maiores.

7 .. Alguns usuários literalmente/temporariamente perderam seus dispositivos por não terem acesso a essas 2 últimas iinformações acima, mais uma vez isso parece absurdo não é?

8 .. Tenha em mente que fazer isso vai danificar o Bootloader do ser aparelho, caso o Downgrade seja do 5.0.2 para o 4.4.2 não tente fazer atualização nem via OTA e nem via Fastboot pois isso irá matar seu dispositivo.

9 .. Apenas em último caso faça o Downgrade do 5.0.2 para o 4.4.4, apenas para a 4.4.4. E não tente voltar pata o Lollipop. Isso porque seu aparelho também pode sofrer um Hardbrick e não servir mais para nada.


Atualizações:

Sempre que tiver mais informações atualizarei os tópicos acima, mantendo assim você mais informado e por dentro dos risco que corre ao fazer atualização para lollipop e os riscos que corre ao voltar.


Experiências:

Bom, deixo aqui minha experiência pessoal: Tudo aconteceu assim, após a atualização eu instalei o Recovery Mod mais recente e também liberei acesso a Root com o update mais recente. Modifiquei um pouco a Build.prop (nada que causasse bootloop e ate ai tudo em paz.

No entanto tive a ideia de fazer hardreset via recovery (wipes) foi ai que os problemas começaram, não sei bem porque mas tava demorando muito e já no final do boot (iniciando apps) eu reiniciei o aparelho.

Bem, ficou em loopinfinito e precisei fazer o que relutei tanto contra, O Downgrade. No entanto não tinha a Stock 4.4.4 baixada e coloquei a 4.4.2 para em um segundo momento colocar a Stock 4.4.4 via flash. Porem o que eu nao sabia é que isso tambem causaria hardbrick.


O Downgrade:

Bom agora vamos ao passo a passo para voltar ao KitKat no seu dispositivo:

Downloads:

Auto Downgrade
Mfastboot + adb
Stock rom Retail

Esse método consiste em retirar três comandos que corrompem o bootloader do dispositivo ao realizar o downgrade:

Como fazer:

  1. Faça o Download da stock Rom 4.4.4
  2. Extrai-la para uma pasta em seu PC 
  3. Extraia mfastboot + adb na mesma pasta. 
  4. Inicie o telefone no modo Fastboot. 
  5. Conecte-o via cabo USB ao seu PC 
  6. Agora execulte o arquivo Auto Downgrade
  7. Ou se preferir fazer manual, execute os seguintes comandos no prompt de comando:

mfastboot flash boot boot.img
mfastboot flash recovery recovery.img
mfastboot flash system system.img_sparsechunk.0
mfastboot flash system system.img_sparsechunk.1
mfastboot flash system system.img_sparsechunk.2
mfastboot flash modem NON-HLOS.bin
mfastboot erase modemst1 
mfastboot erase modemst2 
mfastboot flash fsg fsg.mbn
mfastboot erase cache 
mfastboot erase userdata 
mfastboot reboot

Segundo o Forum XDA os comandos impedem o flash dos arquivos gpt.bin, motoboot.img e logo.bin. Os mesmos caso sejam flasheados podem causar o "rebaixamento" do Bootloader.

Avisos Finais:

Caso você já tenha feito Downgrade para o Android 4.4.2, por favor não faça atualização via OTA, antes faça flash da Stock 4.4.4. Lembre-se isso é válido apenas para o Moto E.

Depois de um tempo acabei dominando o processo de Downgrade, sendo que já o realizei várias vezes, sempre com êxito, exceto a primeira vez.

Contudo o meu modelo de Moto E pode se diferente do seu e algo sair errado, por isso leia bem o tutorial, as experiências e faça tudo por conta e risco.

— alterado em 16/03/2015, 18:42:32

Devices:
Moto E 1 gen
Moto G 2 gen

Android:
5.0.2 Lollipop

Responder
Reginaldo S.
  • Posts no fórum: 1 724

19/02/2015, 01:44:12 via Web

por isso não quis atualizar

downgrade sempre complicado

kitkat 4.4.4 já está de bom tamanho

twrp e root também

J. Pietro

Responder
yuri
  • Posts no fórum: 292

19/02/2015, 01:56:39 via App

eu to com lollipop root teamwin recovery tudo certinho aqui

J. Pietro

Responder
J. Pietro
  • Posts no fórum: 266

19/02/2015, 02:14:42 via Web

Passando para agradecer os comentários. No momento o tópico é mais informativo do que prático, mas depois que tivermos soluções para o HARD BRICK eu atualizarei o tópico. No momento o objetivo é salvar a pele do pessoal mesmo, ^^.

Devices:
Moto E 1 gen
Moto G 2 gen

Android:
5.0.2 Lollipop

Responder
Rayan
  • Posts no fórum: 35

20/02/2015, 00:52:12 via App

Eu vou ter algum problema se desbloquear meu bootloader no lollipop 5.0.2 ???

Responder
Lucas R. Borba
  • Posts no fórum: 120

20/02/2015, 00:56:09 via App

Rayan

Eu vou ter algum problema se desbloquear meu bootloader no lollipop 5.0.2 ???

Não vai ter problema nenhum...

Device:Moto G XT1032
ROM: Cyanogenmod 12.1
VERSÃO DO ANDROID:5.1.1
KERNEL: Optimus Kernel R27

Responder
Rodrigo De Oliveira R.
  • Posts no fórum: 685

20/02/2015, 01:51:36 via App

eu estava no soak test 5.0.1 dai saiu a ROM full 5.0.2 que pode ser instalada pelo fastboot,fui instalar e brickei de leve o celular resolvi fazendo downgrade pro 4.4.4 nunca instale a 4.4.2 ou 4.4.3 vá direto para a 4.4.4 eu queria saber porque toda vez q tento instalar a 5.0.2 pelo fastboot meu celular bricka e só resolve se voltar pro 4.4.4 alguem ai tem alguma ideia? (Moto G 2013 XT1033)

— alterado em 20/02/2015, 01:52:24

Dispositivo: ZUK Z2 Plus
Modelo: Z2131
ROM: ViperOS 3.0
Kernel: Stock
Versão do Android: 7.1.2 Nougat
Acesso Root: Sim
Custom Recovery: TWRP 3.1.1-0

Te ajudei? Deixe um "obrigado" no Post por favor :D !

Responder
Ernesto O.
  • Posts no fórum: 152

20/02/2015, 02:23:42 via Web

Rodrigo De Oliveira R.

eu estava no soak test 5.0.1 dai saiu a ROM full 5.0.2 que pode ser instalada pelo fastboot,fui instalar e brickei de leve o celular resolvi fazendo downgrade pro 4.4.4 nunca instale a 4.4.2 ou 4.4.3 vá direto para a 4.4.4 eu queria saber porque toda vez q tento instalar a 5.0.2 pelo fastboot meu celular bricka e só resolve se voltar pro 4.4.4 alguem ai tem alguma ideia? (Moto G 2013 XT1033)

Já verificou se o arquivo não está corrompido? Sei que a seção do fórum é destinada a Moto E, mas segue meu comentário. Instalei em um moto g xt1033 a rom full 5.0.2 sem nenhum problema e erros, mas o primeiro boot demorou muito, cerca de 10 min.

Responder
J. Pietro
  • Posts no fórum: 266

20/02/2015, 03:03:58 via Web

Tou ferrado, não segui meu conselho e consegui um softbrick no meu Moto E, apos instalar recovery, fazer root e add multiusuário resolvi fazer full wipe para ficar mais rápido, porem estava demorando muito para ligar, tava um tempao já na etapa final "seu Android esta sendo atualizado, iniciando apps" só que eu fiz a m de tentar reiniciar e de ai pra cá ficou em bootloop o jeito foi instalar a stock mais a falta de paciência não me deixou esperar pelo dia seguinte e meti a única que tinha a stock 4.4.2 agora tou sem sabare quando tempo vou passar até da hardbrick no meu moto e :/

— alterado em 20/02/2015, 03:13:59

Devices:
Moto E 1 gen
Moto G 2 gen

Android:
5.0.2 Lollipop

Responder
J. Pietro
  • Posts no fórum: 266

20/02/2015, 03:43:30 via Web

Helpe me please! (angry) não acredito que estou pedindo ajuda no meu próprio tópico ... A solução agora é garimpar o XDA :D

Devices:
Moto E 1 gen
Moto G 2 gen

Android:
5.0.2 Lollipop

Responder
Rodrigo De Oliveira R.
  • Posts no fórum: 685

20/02/2015, 04:14:59 via App

Ernesto O.

Rodrigo De Oliveira R.

eu estava no soak test 5.0.1 dai saiu a ROM full 5.0.2 que pode ser instalada pelo fastboot,fui instalar e brickei de leve o celular resolvi fazendo downgrade pro 4.4.4 nunca instale a 4.4.2 ou 4.4.3 vá direto para a 4.4.4 eu queria saber porque toda vez q tento instalar a 5.0.2 pelo fastboot meu celular bricka e só resolve se voltar pro 4.4.4 alguem ai tem alguma ideia? (Moto G 2013 XT1033)

Já verificou se o arquivo não está corrompido? Sei que a seção do fórum é destinada a Moto E, mas segue meu comentário. Instalei em um moto g xt1033 a rom full 5.0.2 sem nenhum problema e erros, mas o primeiro boot demorou muito, cerca de 10 min.

vou baixar os arquivos de novo, eu não esperei muito não kkkkkk como ele não mostrava a bootanimation eu pensei q estava brickado dai meti a ROM 4.4.4 nele de novo kkk vou tentar + uma vez se não funcionar vou baixar os arquivos de novo kkkk

Dispositivo: ZUK Z2 Plus
Modelo: Z2131
ROM: ViperOS 3.0
Kernel: Stock
Versão do Android: 7.1.2 Nougat
Acesso Root: Sim
Custom Recovery: TWRP 3.1.1-0

Te ajudei? Deixe um "obrigado" no Post por favor :D !

Responder
yuri
  • Posts no fórum: 292

21/02/2015, 10:48:45 via App

J. Pietro

Helpe me please! (angry) não acredito que estou pedindo ajuda no meu próprio tópico ... A solução agora é garimpar o XDA :D

kkkkkkk, desculpa pela risada é porque foi engraçado 😂 mas vc já conseguiu ressuscitar o moto E?

Responder
yuri
  • Posts no fórum: 292

21/02/2015, 10:49:50 via App

vc disse pra não fazer e vc mesmo fez...😨

Responder
J. Pietro
  • Posts no fórum: 266

21/02/2015, 14:10:17 via Web

yuri

J. Pietro

Helpe me please! (angry) não acredito que estou pedindo ajuda no meu próprio tópico ... A solução agora é garimpar o XDA :D

kkkkkkk, desculpa pela risada é porque foi engraçado 😂 mas vc já conseguiu ressuscitar o moto E?

De boa manim, rs, na verdade não cheguei a brickar, mas disse que era questão de tempo ate eu fazer isso.

Devices:
Moto E 1 gen
Moto G 2 gen

Android:
5.0.2 Lollipop

Responder
Felipe Costa
  • Posts no fórum: 8

21/02/2015, 15:12:07 via Web

Achu que brickei meu moto E!!!

Responder
J. Pietro
  • Posts no fórum: 266

21/02/2015, 15:15:37 via Web

Felipe Costa

Achu que brickei meu moto E!!!

Sim, infelismente, lamento, pena não ter conseguido te ajudar.

Devices:
Moto E 1 gen
Moto G 2 gen

Android:
5.0.2 Lollipop

Responder
Kaio Abreu
  • Posts no fórum: 828

21/02/2015, 15:26:38 via App

Felipe Costa

Achu que brickei meu moto E!!!

Sim, meu amigo, seu moto E deu hard brick.

📱 Moto E XT1021(Condor)
📲 CM12.1
📌 Root/Xposed
🎨 Lollipop 5.1.1

Responder
J. Pietro
  • Posts no fórum: 266

22/02/2015, 01:13:36 via Web

Tópico atualizado ... Bom da uma conferida ;)

Devices:
Moto E 1 gen
Moto G 2 gen

Android:
5.0.2 Lollipop

Responder
yuri
  • Posts no fórum: 292

22/02/2015, 11:09:26 via App

J. Pietro

Tópico atualizado ... Bom da uma conferida ;)

você falou sobre o hard reset, eu também fiz aqui no meu e percebi que demora muuuuuuuuuuito pra o aparelho iniciar, alias tudo que eu fiz demorou muito, o desbloqueio do bootloader, os wipe cache, hard reset... mas é só aguardar muito tempo que ele liga normal, se você esperasse mais um minutinho seu moto e tava com o pirulito ainda

Responder
yuri
  • Posts no fórum: 292

22/02/2015, 11:15:08 via App

”como fazer seu moto E virar um MORTO E ?" simples instale o lollipop, depois faça downgrade pro kitkat, depois atualize. pronto seu moto e agora é um MORTO E... serve também pro MORTO G e MORTO X...

Responder
J. Pietro
  • Posts no fórum: 266

28/02/2015, 22:47:03 via App

yuri

J. Pietro

Tópico atualizado ... Bom da uma conferida ;)

você falou sobre o hard reset, eu também fiz aqui no meu e percebi que demora muuuuuuuuuuito pra o aparelho iniciar, alias tudo que eu fiz demorou muito, o desbloqueio do bootloader, os wipe cache, hard reset... mas é só aguardar muito tempo que ele liga normal, se você esperasse mais um minutinho seu moto e tava com o pirulito ainda

Tomei coragem de responder, huehue. De fato não esperá mais um pouco foi o problema, mas com tudo isso aprendi mais um pouco. Sempre gosto de testar, aprender, e evoluir, no fim meu objetivo é da a cara a tapa para vocês não se ferrarem.

Só fiquei com o rabo entre as pernas, porque o Fato do Hard Brick é osso, não tem jeito, e eu não queria perder meu celular. Mas com um pouco de pesquisa, cuidado e coragem, aprendi e consegui superar o problema.

No fim, entendi que Lollipop é legal, mas ainda é bugado, então não está bom para receber Recovery e Root. Ao menos não no Moto E. Então o conselho que fica é:

Lollipop ta lento? Faca antes: Restaurar dados de fábrica < Fazer Backup e Redefinir < Configurar. Não faça Wipes pelo recovery, aliás nem instale custom recovery, nem use o Stock Recovery.

Lollipop é Ruim? Se não gostou di Lollipop, já fez Restauração de fábrica e não gostou do Novo sistema? Faça Downgrade Apenas e somente para o Stock 4.4.4. Boa sorte a todos e mantenha seu Moto Vivo. ^^

Devices:
Moto E 1 gen
Moto G 2 gen

Android:
5.0.2 Lollipop

Responder
Gleison Medeiros
  • Posts no fórum: 11

01/03/2015, 19:12:57 via Web

Yure como vc instalou o teamwin no seu moto E ? tem como me passar um tutorial ?

Responder
yuri
  • Posts no fórum: 292

02/03/2015, 11:42:05 via App

só uma observação: o desbloqueio do bootloader vai formatar seu aparelho e ele demora muuuuuuuuuuito pra ligar novamente (só na primeira vez) então não mecha no aparelho enquanto estiver desbloqueando o bootloader aguarde o tempo que for, não se desespere porque é normal demorar pra ligar, outra coisa: carregue sua bateria antes de fazer isso.

Responder
yuri
  • Posts no fórum: 292

02/03/2015, 11:44:25 via App

depois me diz se funcionou... 😀

Responder
Jonathan T.
  • Posts no fórum: 41

02/03/2015, 13:51:16 via Web

Eu fiz o downgrade, deu tudo certo, apesar que fiquei meu assustado '-'

Responder
J. Pietro
  • Posts no fórum: 266

05/03/2015, 02:31:59 via Web

O Downgrade é tranquilo, depois vou atualizar esse tópico, mas antes preciso de mais informações para ter certeza que o método é fixe.

Uma pergunta, provavelmente tu fez Downgrade da Stock 5.0.2 para a 4.4.4 (Até porque da CM 12 para a Stock não cobstitui-se Downgrade) correto?

Se assim foi, na hora de executar os comandos deu erro no GPT e Motoboot? Já realizou a reinstalação da Stock 4.4.4 para ver se da erro de Bootloader?

Essas informações são bem uteis pra mim, pois pretendo atualizar o tópico com o método, mas vou esperar mais informações. Se tu puder reparar na próxima vez que fizer flash ser legal.

Devices:
Moto E 1 gen
Moto G 2 gen

Android:
5.0.2 Lollipop

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 30

10/03/2015, 14:42:04 via Web

alguem ja tentou este método???

http://forum.xda-developers.com/moto-e/development/downgrade-5-0-x-to-4-4-4-stock-firmware-t3031073

Lembro que ontem fui realizar o downgrade pro kitkat (tenho as imagens de fabrica ja), tente fashear o gpt e o smartphone não aceitou, tentei pela segunda vez e nada. Resolvi parar e pensar um pouco. Pesquisando achei este post e um pouco mais tarde, achei este topico no xda, foi funcional para boa parte dos usuários pois o metodo não realiza o downgrade do bootloader evitando assim um hard brick!

— alterado em 10/03/2015, 14:52:02

Responder
J. Pietro
  • Posts no fórum: 266

11/03/2015, 18:00:50 via Web

Já usei ele também, basta retirar dos seguintes comandos, gpt, motoboot e logo. No entanto a primeira vez que fiz foi pelo retail.bat para o 4.4.2, deu um monte de erro estranho, abriu duas janelas uma após a outra. Mas o celular ligou, no entanto bugou o bootloader, já pensei em atualizar esse método, mas como não fiz de primeira assim, nem atualizei para 5.0.2 em seguida pelo OTA oficial receio que possa da algum erro. Mas se tu fez assim e direto para o 4.4.4 e atualizou para o 5.0.2 conta ai que refornulo o tópico e coloco teus créditos. ;)

Devices:
Moto E 1 gen
Moto G 2 gen

Android:
5.0.2 Lollipop

Responder
J. Pietro
  • Posts no fórum: 266

16/03/2015, 18:53:48 via Web

Reformulando, temporada de cobaias quase abertas!!! (laughing)

Devices:
Moto E 1 gen
Moto G 2 gen

Android:
5.0.2 Lollipop

Responder
LordeImperius
  • Posts no fórum: 11

17/03/2015, 02:48:04 via App

moto com esse tutorial 😂😂😂😂

Responder
J. Pietro
  • Posts no fórum: 266

18/03/2015, 16:34:51 via Web

LordeImperius

moto com esse tutorial 😂😂😂😂

Quê? Tendi foi nada. Ainda me falta colocar bis lado links

Devices:
Moto E 1 gen
Moto G 2 gen

Android:
5.0.2 Lollipop

Responder
Luan Argolo
  • Posts no fórum: 9

24/03/2015, 01:24:16 via Web

Baixei o android L porém, quero retirar-lo.
Estou fazer downgrade mas, dá alguns erros.

Erros:
(bootloader) Motoboot: Preflash validation for tz
(bootloader) Preflash validation failed
(bootloader) Preflash validation failed
FAILED (remote failure)

Estes são apenas de um dos erros.
Eu utilizo o Motorola Moto E 1º geração.

— alterado em 24/03/2015, 01:24:33

Responder
J. Pietro
  • Posts no fórum: 266

13/04/2015, 04:34:49 via Web

Acho que os erros são porque tu não editou o trem, oxi. Se tu remove os arquivos tem que editar o bat. Depois vou mostrar como fazer isso. Ou posto logo esse bat, mas da uma preguiça! 😫

— alterado em 13/04/2015, 04:35:42

Devices:
Moto E 1 gen
Moto G 2 gen

Android:
5.0.2 Lollipop

Responder
Bruno Alexandre
  • Posts no fórum: 3

24/04/2015, 20:54:52 via Web

Aqui deu tudo certo... voltou pro kit kat, beeeeem mais rapido que o lollipop... soh tive que fazer o flash do logo.bin pra tirar aquele aviso chato do bootloader desbloqueado.

Responder
Icaro Valentin
  • Posts no fórum: 2

01/05/2015, 21:01:11 via Web

J. Pietro

Passando para agradecer os comentários. No momento o tópico é mais informativo do que prático, mas depois que tivermos soluções para o HARD BRICK eu atualizarei o tópico. No momento o objetivo é salvar a pele do pessoal mesmo, ^^.

E quem teve a otima ideia de fazer a atualização via OTA e deu babado?
Tem com resolver. Estou com esse super problema :'(

Responder
Jonas D.
  • Posts no fórum: 430

30/05/2015, 01:48:38 via Web

Fiz downgrade hoje, instalando a 4.4.4 evitando apenas os arquivos gpt, motoboot e logo, deu tudo certo, inicialização foi rápida, em seguida já instalei TWRP, fiz root e tudo de boa... Mas fiquei com dúvida, como seria o processo de atualização? Pode ser via OTA ou ainda tem risco de hardbrick? To com Lollipop 5.1 esperando atualização via OTA.

Motorola Moto E - XT1025
• CyanogenMod 13.0 (MM 6.0.1)
• TWRP 2.8.7

Responder
Alex Duarte
  • Posts no fórum: 64

01/08/2015, 01:59:31 via Web

J. Pietro, desculpe estar ressuscitando o tópico depois de dois meses mas, como está o progresso do processo? (Desculpa de novo pelo trocadilho, rs)

O Moto E da minha esposa (XT1025, dualchip, DTV) atualizou para o Lollipop 5.1, porém ela não gostou. E dou razão pra ela: ele vive avisando que está sem espaço no armazenamento interno e não dá nem pra atualizar os apps do sistema. Imagina instalar apps como Facebook, Whatsapp e alguns outros que ela usa.

Como solução temporária, resolvi fazer root nele a fim de instalar o link2sd pra passar os apps pra uma partição do cartão sd (bom, você deve saber do que estou falando, claro!).

Porém continuam alguns pequenos bugs que ela está reclamando, então gostaria de fazer o downgrade.

Como o tópico está parado e a referência é o downgrade do 5.0.2 para o 4.4.4, gostaria de saber se o procedimento para o 5.1 é o mesmo. Também, não achei os links para download.

Se puder ajudar, agradeço!

Responder
Dhiêgo Oliveira II
  • Posts no fórum: 1

16/08/2015, 00:37:51 via Web

Eu atualizei meu Moto E do android 4.4.4 pro lollipop 5.0.2, não gostei achei q ate ficou rápido mas a memoria interna enchia muito rápido, isso cm os mesmos apps que eu tinha antes, resumindo fiz o desbloqueio do bootloader, e regressei ao kitkat, ate ai tudo tranquilo, mas inconformado resolvi atualizar de novo, só que pro lollipop 5.1, ocorreu tudo bem mas ainda acho que esta consumindo muito da memoria interna e quero voltar ao kitkat, alguem ai ja regressou com sucesso do android 5.1? (Obs: na primeira atualização, troquei a rom do xt1022 pela rom do xt1025 e atualizei pro lollipop, só que ai eu não gostei e então voltei pra stock rom xt1022, ai atualizei via ota pro 5.1 xt1022)

Responder
Alex Duarte
  • Posts no fórum: 64

16/08/2015, 23:28:55 via Web

Dhiêgo Oliveira II

Eu atualizei meu Moto E do android 4.4.4 pro lollipop 5.0.2, não gostei achei q ate ficou rápido mas a memoria interna enchia muito rápido, isso cm os mesmos apps que eu tinha antes, resumindo fiz o desbloqueio do bootloader, e regressei ao kitkat, ate ai tudo tranquilo, mas inconformado resolvi atualizar de novo, só que pro lollipop 5.1, ocorreu tudo bem mas ainda acho que esta consumindo muito da memoria interna e quero voltar ao kitkat, alguem ai ja regressou com sucesso do android 5.1? (Obs: na primeira atualização, troquei a rom do xt1022 pela rom do xt1025 e atualizei pro lollipop, só que ai eu não gostei e então voltei pra stock rom xt1022, ai atualizei via ota pro 5.1 xt1022)

Eu fiz esse downgrade no Moto E da minha esposa, mas seguindo outro tutorial. Como fiquei em dúvida sobre esse aqui, que não era do 5.1, procurei na net e tomei coragem. Felizmente correu tudo bem e recomento o método (não sei se pode colocar link de outro blog aqui...).

O único problema é que um dos arquivos acusou vírus pelo Windows Defender (avisado pelo autor do tutorial que seria falso positivo). Desativei o antivírus e fiz o procedimento com sucesso, porém o autorun do meu HD externo foi alterado e enviado pra quarentena depois. Fora isso, agora é só alegria...

No Lollipop, com os apps normais instalados e com link2sd passando todos pro SD, sobravam apenas 200MB, 300MB livres na memória interna. Agora, de volta ao KitKat, sem usar o link2sd, sobra 1GB!

Responder
Reginaldo S.
  • Posts no fórum: 1 724

17/08/2015, 01:47:38 via Web

no kitkat com xinternalsd é só alegria

Responder
Yuri Leite
  • Posts no fórum: 1

08/10/2015, 17:09:15 via Web

Poxa, meu moto E já era.

Atualizei para o 5.0.2 pronto ferro.

Wifi parou de funcionar
Todos os App pararam de funcionar fica mostrado na tela o tempo todo.

O App X paro de Funcionar
O App Y paro de funcionar
O App w paro de funcionar

O celular está inútil não funciona mais nada.

Será se eu fizer um Downgrade tem como voltar a funcionar?

Obrigado.

Responder
Passareli Filho
  • Posts no fórum: 1

16/11/2015, 02:07:02 via Web

Boa noite Pietro. onde eu Acho esse auto-Down grade e a stock ROM 4.4.4 pra baixa ?

Responder
Lucas Costa
  • Posts no fórum: 1

23/03/2016, 19:11:14 via Web

Gostei mt do artigo, e só para complementar, eu já fiz restauração da stockrom no meu celular duas vezes, sendo que a primeira vez deu errado por um detalhe que eu não havia percebido. Meu celular é um Moto E XT1025 de 2014, que é diferente dos modelos XT1021 e XT1022. Depois de instalar a stockrom e ligar o celular, ele n saia do modo avião, e por isso não fazia ligações enm entrava na internet. Pesquisei pra descobrir o probmela e percebi que era justo o arquivo da stockrom, que era do moto E XT1022. Então eu procurei e baixei a stockrom certa. Mas antes de instalar, descobri que estavam faltando alguns comandos no prompt. Daí eu acrescentei o que faltava e hj ele está funcionando corretamente.

Vou mostrar as modificações que eu tive que fazer:
- esses são os comandos para o XT1022, que são os mesmos do artigo:

mfastboot flash boot boot.img
mfastboot flash recovery recovery.img
mfastboot flash system system.img_sparsechunk.0
mfastboot flash system system.img_sparsechunk.1
mfastboot flash system system.img_sparsechunk.2
mfastboot flash modem NON-HLOS.bin
mfastboot erase modemst1
mfastboot erase modemst2
mfastboot flash fsg fsg.mbn
mfastboot erase cache
mfastboot erase userdata
mfastboot reboot

Agora os comandos do meu modelo (XT1025):

mfastboot flash boot boot.img
mfastboot flash recovery recovery.img
mfastboot flash system system.img_sparsechunk.0
mfastboot flash system system.img_sparsechunk.1
mfastboot flash system system.img_sparsechunk.2
mfastboot flash system
system.img_sparsechunk.3
(comandos extras)
mfastboot flash modem NON-HLOS.bin
mfastboot erase modemst1
mfastboot erase modemst2
mfastboot flash fsg fsg.mbn
mfastboot erase cache
mfastboot erase userdata
mfastboot reboot

O acréscimo foi devido a um arquivo a mais na stockrom(sparsechunk.3). Já que existem diferenças pequenas mas cruciais entre os três modelos.

Então antes de fazerem algum processo que envolva a restauração da stockrom, prestem atenção em todos os detalhes, e se necessário baixem stockroms diferentes para vocês perceberem o que muda nelas. É isso aí. ;)

Responder
Reginaldo Alves
  • Posts no fórum: 6

15/10/2016, 19:59:59 via Web

Boa tarde J.Pietro, quero fazer o downgrade do moto e xt2022, estou com o Android 5.1, tenho root já, gostaria se você pudesse lógico, que informasse onde fazer os downloads necessários e confiáveis, desde já agradeço.

— alterado em 21/10/2016, 18:57:14

Responder