[TUTORIAL][TASKER] #1 Fundamentos

  • Respostas:18
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 279

06/04/2015, 19:25:16 via Web

Tasker

#1 - Fundamentos

image

O objetivo é uma Série com o aplicativo Tasker, ensinando desde os fundamentos, até os mais avançados profiles, tasks e outros... Desde funções simples q podem e vão facilitar o seu dia a dia até algumas funções exclusivas de alguns aparelhos (Ex: Moto X, q ao Balançar o Aparelho abre o aplicativo da Câmera)...

Automatize e obtenha controle absoluto sobre seu Android

Galera esse é um aplicativo básico, essencial para qualquer usuário, desde o avançado até o mais simples deles. O q acontece é q assim como diversos aplicativos disponíveis na Play Store ele é deixado de lado pela maioria dos usuários, até aqueles q mais necessitam, devido aos mesmos não compreenderem o funcionamento do app...

Como nós já sabemos q ele é essencial e q seu funcionamento se dá de uma maneira um pouco mais complicada da qual estamos acostumados à lidar, resta agora aprender como usar o poderoso Tasker.

O primeiro passo é realizar o download do aplicativo q se encontra disponível na Play Store no valor de R$8,99.

Gaste um pouco do seu tempo aprendendo a usar o Tasker e aproveite ao máximo tudo o que um smartphone pode fazer. O aplicativo é uma verdadeira central de controle para o sistema operacional Android.

Vencedor do prêmio ADC2

Configurando

  1. Abra as Configurações
  2. Na seção Notificações
  3. Conceda ao Tasker acesso às Notificações
  4. Acessibilidade
  5. Na seção Coneda ao Tasker permissão para Observar suas ações
  6. Abra o Tasker
  7. Selecione Menu
  8. Selecione Preferences
  9. Na aba UI
  10. Desabilite:
    Beginner Mode
    Tips
  11. Na aba MISC
  12. Desabilite
    Reduce Resource Usage
  13. Hablite
    Allow External Access

Configurado (cool)

Entendendo

O primeiro passo para começar a criar seus próprios perfis e tarefas no tasker é entender e oq você quer fazer.

A interface inicial do Tasker é essa:

image

explicando bem basicamente, na aba Profile vc define determinada ação, um exemplo é a ação de Abrir o Youtube, e a na aba Tasks vc define oq acontecerá quando a determinada ação ocorre, como aumentar o Volume e Habilitar a Rotação Automática ao abrir o aplicativo do Youtube.

Criando

O objetivo aqui como no exemplo citado acima é Aumentar o Volume e Habilitar a Rotação Automática da tela ao abrir o aplicativo do Youtube, facilitando assim o assistir aos vídeos, ou ouvir musicas no aplicativo.

  • PROFILE

Vamos lá então galera, na aba Profile na parte inferior da tela encontram-se 2 ícones, uma "casinha" e um sinal de +, ao selecionar o + vc irá deparar-se com isso:

Como o objetivo é alterar algumas funções ao abrir o aplicativo do Youtube nós selecionamos a seção Application:

image

Selecionamos o Youtube:

image

E podemos voltar:

image

TASK

Vc pode criar Tasks selecionando a aba Tasks, o botão + e criar, entretanto como aqui nós já criamos nosso Profile, o próprio Tasker já irá oferecer à vc a criação da Task para esse Profile:

Então basta Selecionar New Task e vamos criar:

image

Dê nome à sua nova Task: (escolha nomes sugestivos, q o lembre das determinadas funções)

image

Agora q nós já definimos a ação (Profile), o objetivo é indicar ao aplicativo oq deve acontecer quando determinada função for executada (Task):

Selecionamos o botão + para adicionar a funcão:

image

Vamos adicionar primeiramente a função de Habilitar a Rotação de Tela, aqui basta pensar um pouco, já q rotação de tela está relacionada com a Tela (Display), vamos selecionar a opção Display:

image

E logo após a função desejada q é a Rotação Automática de Tela (Display AutoRotate):

image

Habilitamos a Função:

image

E podemos voltar:

image

Agora selecionamos o botão + novaente para adicionar a próxima funcão, q agora é a de Aumentar Automaticamente o Volume ao abrir o aplicativo, já q tal função está relacionada ao Áudio basta selecionar a opção:

image

E agora já q o volume do aplicativo do Youtube é Volume de Mídia (Media Volume) nós selecionamos a opção:

image

E definimos o volume desejado:

(neste caso o Máximo)

image

Já podemos voltar e sair do Tasker:

image

Agora sempre q o aplicativo do Youtube for aberto no seu aparelho, com esse profile habilitado, a Rotação Automática de Tela será Habilitada, e o Volume será auomaticamente aumentado.


Galera o tópico ficou bem comprido, mas é pq é uma primeira impressão geral, os próximos tópicos da série serão bem menores e mais específicos. Esse é um Profile simples, um exemplo clássico, só serve de exemplo para q vc crie seus profiles, é apenas para início da série, mas podem aguardar em breve, dicas, tutoriais, e Profiles bem mais avançados. (cool)


Poste suas Idéias e Sugestões

Deixe seu Feedback

— alterado em 06/04/2015, 19:30:50

ROM¹: CyanogenMod 12
ROM²: MIUI 5
MOD: MultiROM

Andrey WanderleyAndré C.Willians da SilvaGean

Responder
Emerson
  • Posts no fórum: 2 888

06/04/2015, 19:38:03 via App

Ótimo tutorial, comprei ontem mas ainda não usei ele, agora já tenho uma noção de como fazer o que quero (cool)

Smartphone: Moto G 2014 (XT1069) - Codinome: Titan
Sistema: Marshmallow STOCK
Kernel: Stock M
Versão do Android: 6.0

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 279

06/04/2015, 20:05:34 via Web

Emerson

Ótimo tutorial, comprei ontem mas ainda não usei ele, agora já tenho uma noção de como fazer o que quero (cool)

eu tô pensando sériamente em comprar, vai ser o primeiro aplicativo q compro, mas vale à pena, extremamente funcional...

ROM¹: CyanogenMod 12
ROM²: MIUI 5
MOD: MultiROM

Responder
JOVER SIOLI
  • Posts no fórum: 213

06/04/2015, 20:56:24 via Web

Coloca mais ideias de rotinas aí, não tenho quase ideias para automatizar meu smart. Não é querer fazer apologia a pirataria mais baixei o meu no blackmart e ainda nem usei.

Moto G4 Plus XT1640
ROM: Stock
OS: Nougat 7.0
Recovery: Stock
Kernel:Stock

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 279

06/04/2015, 21:06:46 via Web

JOVER SIOLI

Coloca mais ideias de rotinas aí, não tenho quase ideias para automatizar meu smart. Não é querer fazer apologia a pirataria mais baixei o meu no blackmart e ainda nem usei.

Man a idéia inicial é só explicar como funciona, os fundamentos, mais idéias virão nos próximos tópicos da série, deixe alguma idéia aí tbm, mesmo q não saiba fazer, deixa a idéia aí q eu posto em próximos tópicos (cool)

ROM¹: CyanogenMod 12
ROM²: MIUI 5
MOD: MultiROM

Responder
JOVER SIOLI
  • Posts no fórum: 213

06/04/2015, 22:59:09 via Web

Thiago Matos

JOVER SIOLI

Coloca mais ideias de rotinas aí, não tenho quase ideias para automatizar meu smart. Não é querer fazer apologia a pirataria mais baixei o meu no blackmart e ainda nem usei.

Man a ideia inicial é só explicar como funciona, os fundamentos, mais idéias virão nos próximos tópicos da série, deixe alguma idéia aí tbm, mesmo q não saiba fazer, deixa a ideia aí q eu posto em próximos tópicos (cool)

Eu consigo alterar/editar arquivos de sistema automaticamente com alguma rotina? ou somente abrir arquivos para que eu possa editar manualmente? Pois tenho uma ideia mas não sei se rola, pois que editar um arquivo específico do sistema. Ele consegue explorar root?

Moto G4 Plus XT1640
ROM: Stock
OS: Nougat 7.0
Recovery: Stock
Kernel:Stock

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 279

06/04/2015, 23:14:25 via Web

JOVER SIOLI

Thiago Matos

JOVER SIOLI

Coloca mais ideias de rotinas aí, não tenho quase ideias para automatizar meu smart. Não é querer fazer apologia a pirataria mais baixei o meu no blackmart e ainda nem usei.

Man a ideia inicial é só explicar como funciona, os fundamentos, mais idéias virão nos próximos tópicos da série, deixe alguma idéia aí tbm, mesmo q não saiba fazer, deixa a ideia aí q eu posto em próximos tópicos (cool)

Eu consigo alterar/editar arquivos de sistema automaticamente com alguma rotina? ou somente abrir arquivos para que eu possa editar manualmente? Pois tenho uma ideia mas não sei se rola, pois que editar um arquivo específico do sistema. Ele consegue explorar root?

não testei essa possibilidade ainda, chama lá no telegra q nóis vê (cool) @thiago882

ROM¹: CyanogenMod 12
ROM²: MIUI 5
MOD: MultiROM

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 279

07/04/2015, 18:51:14 via Web

aí galera deram idéia aqui pra mim pelo telegram e provavelmente o próximo tópico da série será: como obter a função do Moto X de balançar a tela para abrir a câmera (cool)

Deixe Sugestões

ROM¹: CyanogenMod 12
ROM²: MIUI 5
MOD: MultiROM

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 672

07/04/2015, 19:34:13 via App

Podemos diminuir a frequência da CPU quando a tela é desligada e normalizar depois que for colocado o padrão de bloqueio :D

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 279

07/04/2015, 22:50:24 via Web

Hugo Castelani

Podemos diminuir a frequência da CPU quando a tela é desligada e normalizar depois que for colocado o padrão de bloqueio :D

podemos fazer isso pelo tasker sim (cool) apesar de q aplicativos q alteram as funções do kernel e aplicativos como Deep Sleep Battery Saver já o fazem...

ROM¹: CyanogenMod 12
ROM²: MIUI 5
MOD: MultiROM

Responder
Gean
  • Posts no fórum: 396

08/04/2015, 19:40:25 via Web

Thiago Matos

aí galera deram idéia aqui pra mim pelo telegram e provavelmente o próximo tópico da série será: como obter a função do Moto X de balançar a tela para abrir a câmera (cool)

Deixe Sugestões

Boa Thiago, eu uso essa função no meu tasker...realmente ajuda muito qdo vc precisa tirar uma foto rapidamente...só não consegui (não tentei por preguiça) implementar com a tela desligada...

Acho q essa e outras dicas sobre rotinas do tasker são muito bem-vindas !!!!

Device: Motorola Moto G XT1069 / TITAN
ROM: RR
Kernel: Stock
OS: M 6.0.1
Recovery: TWRP 2.8.6.0

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 279

08/04/2015, 19:47:24 via Web

Gean Gumpz

Thiago Matos

aí galera deram idéia aqui pra mim pelo telegram e provavelmente o próximo tópico da série será: como obter a função do Moto X de balançar a tela para abrir a câmera (cool)

Deixe Sugestões

Boa Thiago, eu uso essa função no meu tasker...realmente ajuda muito qdo vc precisa tirar uma foto rapidamente...só não consegui (não tentei por preguiça) implementar com a tela desligada...

Acho q essa e outras dicas sobre rotinas do tasker são muito bem-vindas !!!!

vai ser com a tela desligada msm parceiro (cool) suas idéias tbm são muito bem vindas, e eu espero realmente q o pessoal curta o tasker e a série, pq o tasker pode ajudar muita gente :D

ROM¹: CyanogenMod 12
ROM²: MIUI 5
MOD: MultiROM

Gean

Responder
WellinghtonRafael
  • Posts no fórum: 1 199

06/05/2015, 19:33:22 via App

Ótimo tópico, porém abandonado, aos entendedores de plantão poderia acrescentar alguns profiles

Seja você mesmo, aconteça o que acontecer sempre !

Responder
WellinghtonRafael
  • Posts no fórum: 1 199

07/05/2015, 03:42:39 via App

Alguns...
Liga o Wifi quando estou em casa

Context > State > Phone > Cell Near (torres de celular próximas à minha casa)

Task > Net > WiFi > On

Exit Task > Net > Wifi > Off

Ligar MusicApp quando o fone for plugado

Context > State > Headset Plugged

Task > Media > Media Control > Toggle Pause

Task > Audio > Media Volume > Level 8 //altero o volume para usar o fone de ouvido

Exit Task > Media > Media Control > Pause

Ligar GPS ao abrir alguns app’s (Fousquare, MyTracks, Maps etc.)

Já foi discutido aqui na lista que o gps só é usado quando solicitado por algum app e que ficar ligado direto não consome...mas pra quem quiser.

Só consegui fazer isso instalando o Secure Settings (requer Root).

Context > Application > [app’s que quero usar]

Task > Plugin > Secure Settings > Edit > GPS > On //falta colocar outra condição caso já não esteja on

Exit Task > Plugin > Secure Settings > Edit > GPS > Off

Diminuir brilho quando estou com pouca bateria e carregador desconectado

Context > State > Power > Battery Level > From 0 to 15

Context > State > Power > Power > Any

Task > Display > Display Brightness > 39

Task > Display > Auto Brightness > Off

Task > Net> Auto Sync > Off

Exit Task > Net> Auto Sync > On

Ligar rotação da tela quando abrir a galeria

Context > Application > Galeria

Task > Display > Display Orientation > On

Exit Task > Display > Display Orientation > Off

Seja você mesmo, aconteça o que acontecer sempre !

Eduardo S SantosWillians da Silva

Responder
R R Rodrigo Oliveira
  • Posts no fórum: 53

19/06/2015, 03:51:34 via Web

Alguém sabe dizer o motivo de às vezes uma função do tas era não funcionar mesmo estando verde (teoricamente ativa)?

No meu caso eu adicionei um status conectado a uma rede Wifi e desligar o Bluetooth, o celular conecta na rede mas não desliga o Bluetooth.

Obrigado!

Responder
Alexsandro da Silva
  • Posts no fórum: 53

29/09/2015, 19:55:43 via App

boa tarde galera alguem ai como como fazer pra mudar de perfil no titanium backup pq eu dois perfil pra usar dois whatss e queria configurar o tasker pra ir logo a esse atalho

Responder
Fabio Jds
  • Posts no fórum: 1

23/01/2018, 21:26:13 via Web

Muito bom o tutorial, valeu pelas dicas.

Responder