Bloquear o desconto de créditos por conta do consumo de dados (APN)

  • Respostas:27
Carlos Schuster
  • Posts no fórum: 7

22/06/2015, 04:05:20 via Web

Ola para todos...

Resolvi escrever aqui pois já fiz diversas tentativas de bloquear a navegação via rede de celular de forma a não descontar créditos todos os dias do meu celular.

Atualmente tenho um Motorola MOTO G 4G compra em 2015. Meu plano é o TimBeta. A maior parte do tempo eu estou ligado em uma Wifi de forma que não precisaria consumir (gastar) com o uso do plano de dados.

O que ocorre é que toda noite por volta das 01:00 da madrugada, mesmo com o celular conectado na Wifi, ocorre o desconto do valor como se eu tivesse navegado na internet.

Me recordo de num outro celular Android que eu tinha, eu havia baixado o aplicativo APN BRASIL onde o mesmo fazia este bloqueio de navegação de forma a não descontar créditos do meu celular.

Bom, baixei este aplicativo e o mesmo da erro no momento da abertura no Motorola Moto G 2015 (Lollipo 5.0.2)

Ja tentei desativar uso de dados em segundo plano, mudei dados na configuração do APN (Tim Connect) colocando dados diferentes pra ver se o mesmo acabaria não consumindo dados, Configurei para 0Mb o consumo diário permitido imaginando que desta forma não descontaria créditos, mas não resolveu.

Enfim.
Gostaria de saber se existe alguma saída pra esta situação, pois não gostaria de diariamente descontar créditos, sendo que uso 90% do dia em Wifi

Espero ter deixado claro minha dúvida/necessidade.
Desde já obrigado

Carlos Schuster

Bruna Rocha

Responder
Lucas Oliveira
  • Posts no fórum: 434

22/06/2015, 19:56:43 via Web

Provavelmente você contratou um pacote num valor x por dia, tive esse problema com a claro, eles descontavam mesmo com a rede móvel desligada. Liguei lá conversei com a atendente expliquei o problema e ela me falou isso do plano de valor x por dia. Pedi então que mudasse para que só descontasse o dia que eu fizesse uso da rede móvel e o problema foi sanado.

Motorola Moto G6 ▶ (XT1925-3)

Se eu te ajudei, ou meu comentário/tutorial foi útil, dá um 👍 aí, não custa nada ;)

Responder
Carlos Schuster
  • Posts no fórum: 7

22/06/2015, 20:03:49 via Web

Lucas Gonçalves de O.

Provavelmente você contratou um pacote num valor x por dia, tive esse problema com a claro, eles descontavam mesmo com a rede móvel desligada. Liguei lá conversei com a atendente expliquei o problema e ela me falou isso do plano de valor x por dia. Pedi então que mudasse para que só descontasse o dia que eu fizesse uso da rede móvel e o problema foi sanado.

Ola Lucas.

Obrigado pelo retorno. vou atrás pra tirar esta dúvida e ter certeza disto que você comentou, mas acredito não ser isto.
Entrei no site do Timbeta (www.timbeta.com.br) e lá consta a seguinte informação:

BETAs pagam uma vez por dia.
Os BETAs só pagam uma vez por dia, se usarem os serviços de voz, internet e SMS. Demais, não é?

Mesmo assim, obrigado.
Abraços
Carlos Schuster

— alterado em 22/06/2015, 20:27:29

Responder
Carlos Schuster
  • Posts no fórum: 7

23/06/2015, 19:23:28 via Web

Ola

Fiz contato com a TIM e realmente o problema não é o plano contratado. O plano só desconta o uso de internet se eu utilizar.

O problema é que não sei como fazer o celular parar de consumir dados, mesmo estando ligado a uma rede Wifi.

Deve existir alguma outra forma de bloqueio no aparelho. No celular antigo, eu usava o aplicativo APN Brasil onde eu conseguia desativar completamente a navegação.

Se baixo este APP nesta versão do Lollipop, o mesmo da erro na abertura dizendo que o mesmo "Parou de funcionar"

Alguém teria mais alguma idéia?
Obrigado

Carlos Schuster

Responder
Carlos Schuster
  • Posts no fórum: 7

27/06/2015, 16:33:55 via Web

Ola

Ninguém tem alguma idéia?
Sobre meu problema?

Obrigado!
Carlos Schuster.

Responder
Soares
  • Posts no fórum: 2

27/06/2015, 17:53:50 via App

.,,,c

— alterado em 27/06/2015, 17:54:59

Responder
Soares
  • Posts no fórum: 2

27/06/2015, 17:54:14 via App

Carlos Schuster

Ola

Ninguém tem alguma idéia?
Sobre meu problema?

Obrigado!
Carlos Schuster.

como virou tim beta?

Responder
Carlos Schuster
  • Posts no fórum: 7

27/06/2015, 18:06:20 via Web

Ola Soares

Um amigo ligou pra TIM no *144 e pagou R$ 100,00 a quase 1 anos atrás. Eles faziam a conversão se você carrega-se este valor em créditos no celular e eles depois descontavam o valor do seu saldo.

Ele virou Beta Basic.
Depois pontuando, chegou a Beta e depois chegou a BetaLab.

Quando ele virou BetaLab, ele ganhou o direito de dar um convite a alguém.
Então ganhei dele o convite e virei direto Beta, sem passar pelo Beta Basic

Foi assim.

Abraços
Carlos Schuster

Responder
layke
  • Posts no fórum: 15

28/06/2015, 04:18:04 via App

Vai em configuração, redes moveis, mais redes, apns, ai VC exclui o apn, ai não vai ter como conecta na NET, acho q assim vai servi

Responder
Rafael soares
  • Posts no fórum: 2

25/08/2015, 12:06:18 via Web

Bom Dia Carlos o meu esta Acontecendo a mesma coisas Acabi de ligar para Operadora da Claro, lá eles me informaram que é por causa da tecnologia 4G se no aparelho O celular estiver no 4G mesmo Com A net Desligada Desconta ela me falou, que era pra colocar Em 3G quando eu não for utilizar a internet, Bom faça isso tambem vou esta tentando isso amanha, vamos ver oq vai ser feito.

Espero ter ajudado.
Uma otima semana.

Responder
Carlos Schuster
  • Posts no fórum: 7

25/08/2015, 16:42:28 via Web

Ola Rafael...

Vou tentar fazer o que você disse (dizer que a rede preferencial é a 3G)

Vamos ver se resolve!

Valeu!
Obrigado pela informação

Abraços
Carlos Schuster

Responder
João Victor
  • Posts no fórum: 119

13/09/2015, 06:06:06 via App

Carlos Schuster

Ola Rafael...

Vou tentar fazer o que você disse (dizer que a rede preferencial é a 3G)

Vamos ver se resolve!

Valeu!
Obrigado pela informação

Abraços
Carlos Schuster

já tentou desligar os dados móveis e ligar só quando for usar?

Responder
Carlos Schuster
  • Posts no fórum: 7

14/09/2015, 02:18:26 via Web

Sim João Victor

Esta na verdade foi a primeira coisa que fiz.
Mas agradeço a resposta.

O que resolveu foi a dica do Rafael Soares (estava testando por alguns dias pra poder confirmar e repassar a informação aqui no Fórum)

No Android Lollipop existe uma opção de escolher qual deve ser a rede preferencial
Aparece no menu da seguinte forma:

"Preferenciamente 4G"
"Preferenciamente 3G"
"Preferenciamente 2G"

Neste caso, mudei de "Preferenciamente 4G" para "Preferenciamente 3G" e mantive o "Dados Móveis" desligado.

Desta forma parou de navegar (parou de descontar dos créditos).

Quando quero navegar, ligo os "Dados Móveis" e mudo para "Preferenciamente 4G", assim navego em maior velocidade.

Ao final, volto para "Preferenciamente 3G" e desligo "Dados Móveis"

Desta forma parou de descontar diariamente o consumo de internet sem necessidade.

Muito obrigado a todos que contribuíram com informações

Abraços
Carlos Schuster

Bruna RochaClaudio MedeirosAna Cecilia OliveiraDanielle Santos

Responder
Denivaldo Ferreira
  • Posts no fórum: 1

26/09/2015, 16:04:55 via Web

João Victor

Carlos Schuster

Ola Rafael...

Vou tentar fazer o que você disse (dizer que a rede preferencial é a 3G)

Vamos ver se resolve!

Valeu!
Obrigado pela informação

Abraços
Carlos Schuster

já tentou desligar os dados móveis e ligar só quando for usar?

Oi eu coloquei no 3g ou no 2g e resolvi

Responder
Ana Rita Silva
  • Posts no fórum: 1

10/02/2016, 18:10:24 via Web

Olá estou com o mesmo problema, mesmo estando desativado os dados móveis, ele desconta o valor da franquia de dados, eu liguei diversas vezes pra minha operadora que é a tim e não sabiam me dizer o pq de eu estar sendo descontada sem usar e que havia registro de dados utilizados. Vou testar tua dica e amanha digo se funcionou. 👍

Responder
Gustavo sabioni davi
  • Posts no fórum: 1

26/02/2016, 22:54:12 via Web

Meu amigo, quando voce coloca o celular para sincronizar automaticamente ele se conecta a internet sem voce ver e atualiza tudo que tem, mensagens, programas e hora. Entao desabilite a sincronização. Consegui no meu. Abraços.

Responder
Nelson da silva
  • Posts no fórum: 1

12/09/2016, 03:59:31 via Web

Carlos eu tive o mesmo problema é só vc colocar em 3G e está resolvido devido a tecnologia mais avançada do G4 não serão mais descontados os seus creditos e fique usando o seu Wi-Fi.

Responder
Patrik Mil
  • Posts no fórum: 2

01/11/2016, 19:37:08 via Web

Prezados, essa cobrança advém de duas questões: 1) a rede 4G/LTE é uma rede lógico-digital, que usa conexão de dados densa, diferente do sistema 2G/3G, que é sinal de 'antenas'; resumindo: a rede 2G/3G usa sinal direto de retransmissão das antenas (um sinal 'físico'), já a 4G/LTE usa sinal de dados como se fosse o clássico VoIP, ou seja, precisa de dados de IP/Rede pra se manter funcionando; em míudos, toda vez que seu celular caça pelo sinal 4G/LTE ele está consumindo dados, e logo, sensibilizando a cobrança dos mesmos no seu pacote de dados; é claro que as operadoras querem forçar assim o usuário a sair do Pré-Pago para os planos Controle / Pós-Pago; 2) o sistema GLONASS / AGPS dos celulares modernos usam trafego de dados passivo, e procuram prioritariamente a rede 4G para sua sincronização em detrimento da WiFi; logo mesmo que esteja usando WiFi, o AGPS vai utilizar da rede 4G/LTE para atualizar o posicionamento do aparelho. DICA PADRÃO E INFALÍVEL É: desligar a rede 4G/LTE e chavear para 2G/(GSM) ou 3G. Isso se faz nas configurações de rede do celular, alterando de "Rede Preferencial: 4G" para "Rede preferencial 2G". As operadoras sabem desse gargalo, mas como está entrando dinheiro, elas pouco fazem pra resolver essa questão. "Usou, usou, e você que prove que não usou". Brasil, republiqueta onde as telecoms fazem a festa com nosso suado dinheirinho!

— alterado em 01/11/2016, 19:43:24

Bruna RochaJul̶i̶a̶na Gonçalves

Responder
José Dantas Júnior
  • Posts no fórum: 1

22/12/2016, 03:11:24 via Web

RESOLVIDO
Boa noite, estava acontecendo a mesma cmg, por quase dois meses depois q comprei meu celular 4g, não sei o que contece, quando o 4g está configurado desconta a internet, para resolver fui as configurações e botei para usar apenas o 3g e parou de descontar.

Responder
Luiz Rossetti
  • Posts no fórum: 1

03/03/2017, 18:37:30 via Web

Boa tarde

Liguei pra operadora e disseram que é isso mesmo, mas mesmo assim estava perdido em como desativar o uso dos dados 4G

Ví seu post e fiz como voc~e falou, botei o 3G e agora acredito que esse desconto de R$ 0,99 todo dia não será mais cobrado
Sinceramente isso é uma palhaçada dos fabricantes

Muito obrigado

Jul̶i̶a̶na Gonçalves

Responder
Andre Kavernista
  • Posts no fórum: 1

04/03/2017, 23:39:46 via Web

É isso mesmo, se nas configurações de rede do celular você deixar ativado para usar o 3g não há essa cobrança sem usar, se deixar em "4g/3g automático" ele cobra mesmo sem ligar. Isso é um 'bug' das operadoras, e muita gente perde seus créditos com isso sem saber. Recomendo que quem já teve crédito descontado por causa disso faça 2 coisas: Ligue na operadora e protocole uma reclamação citando o ocorrido e já calcule quanto você perdeu, e em seguida entre no site da anatel e faça a reclamação lá explicando o caso. Em poucos dias a operadora vai ser obrigada a devolver os seus créditos em dobro. Corram atrás dos seus direitos! Flw

Responder
José Mário
  • Posts no fórum: 1

09/03/2017, 20:17:49 via Web

Estou com esse problema também!!! vou mudar pra 3G e amanhã respondo se deu certo!

Responder
Alan Felipe
  • Posts no fórum: 1

02/05/2017, 01:03:58 via Web

Estou com o mesmo problema seu, idêntico. Sou Beta e teoricamente era pra descontar se eu usasse. Vou tentar fazer isso de desativar o preferencialmente 4g.

Responder
Clevson Passos
  • Posts no fórum: 1

13/05/2017, 23:39:21 via Web

Obrigado pela dica.

Responder
Jose Arimateia
  • Posts no fórum: 1

08/06/2017, 17:59:26 via Web

Meu amigo, essa foi a melhor explicação... Valeu

Responder
Jul̶i̶a̶na Gonçalves
  • Posts no fórum: 7

06/08/2017, 14:20:33 via Web

Obrigada, isso ajudou muito. Estava com o mesmo problema, dos citados, por fim deu tudo certo.

Responder
Bruna Rocha
  • Posts no fórum: 1

18/02/2018, 07:19:48 via Web

Oiê, mais uma com o mesmo problema, sendo tapeada pela operadora VIVO e pela assistência técnica autorizada q não parecia saber o procedimento, ia fazer uma restauração e ainda não ia resolver. Fiquei sem crédito depois do último desconto, mas já fiz a configuração preferindo o 3G. É muita sacanagem tanto das operadoras que omitem esse fenômeno quanto do fabricante que omite os efeitos colaterais da tecnologia 4G. Affs. Valeu genteee

Responder
Leandro Silva
  • Posts no fórum: 1

27/02/2019, 01:14:39 via Web

Carlos é o seguinte eu também tive esse problema é só você ir em configurações em conexão com redes e mudar para conectar em 3G e quando você quiser conectar na internet com acesso mais rápido aí você muda de novo para 4G enquanto ele tiver em 3G ele só acessa se você acessar com aplicativo porque a rede 4G ela é inteligente ela fica se conectando sempre eu resolvi o meu problema dessa forma um forte abraço tchau. Leandro.

Responder