Motorola Moto G — Som extremamente baixo no speaker

  • Respostas:13
Fernando Marson
  • Posts no fórum: 5

08/07/2015, 16:35:12 via Web

Olá pessoal,

Gostaria de pedir uma ajuda pois estou com um problema que ainda não achei solução:

O som no falante normal ficou extremamente baixo de um tempo para cá, não sei dizer a partir de que momento, se uma atualização ou problema qualquer. Em uma ligação fica quase impossível de ouvir. Porém se eu colocar no viva-voz o som sai perfeitamente... então estou tendo que usar o aparelho somente assim.

O que já tentei:

1- Durante a ligação, reduzir o volume totalmente e depois aumentar ao máximo. Até tentei apertar os dois botões junto como diziam em alguns lugares.

2- Na parte de Som > testei com e sem efeitos de áudio, e nada mudou.

3- Fiz hard reset

4- Vi indicações de alterar o arquivo mixer_paths.xml pois haveria um bug nele, travando com o valor baixo... bem, mesmo com a ROM original 5.0.2 fiz o acesso root para conseguir editar esse arquivo, porém nele na parte de "speaker" não conta com nenhum valor fixo, e sim algumas variáveis que não vi sentido alterar.

A dúvida é se é algo de software ou hardware(no próprio speaker), queria isolar primeiro eventuais problemas de software para não mexer no speaker por teste, pois é trabalhoso chegar nele. O meu aparelho já quebrou a tela uma vez, e na queda o speaker tinha sido também danificado pois ficava chiando, e então troquei ambos e resolveu o problema aquela vez.

Agradeço desde já

— alterado em 08/07/2015, 16:38:55

Responder
Chrystian
  • Posts no fórum: 981

08/07/2015, 16:45:28 via App

Esse problema eu vi na cyanogen e derivadas quando usava, já usei a stock 5.0.2 e não vi esse problema, tô usando a stock 5.1 aqui agora e continua sem esse problema, tenta ver se já tem a stock 5.1 pro seu aparelho... Qual rom você está usando?

— alterado em 08/07/2015, 16:47:06

¬ Aparelho: Moto X - 1ª geração
¬ Modelo: XT1058 / Ghost
¬ ROM: Stock 5.1 Otimizada
¬ Recovery: TWRP 2.8.7.0
¬ Root: SuperSU 2.46
¬ Kernel: Stock
¬ Android: 5.1

Heron SantosFernando Marson

Responder
Fernando Marson
  • Posts no fórum: 5

08/07/2015, 16:51:41 via Web

Chrystian, obrigado pela resposta!

Eu uso justamente a 5.0.2 atualizada via OTA. Até cogitei o CM, mas ao ver seu post parece que o negócio pode ficar na mesa.

Ele é um Moto G Colors(16GB) com rom stock(não é de operadora) a versão completa é: 220.21.28.falcon_umtsds.Brasil.en.BR

Eu não cheguei a receber a 5.1 ainda, mas quem sabe seja a solução mesmo, vou dar uma olhada!

Obrigado novamente

Responder
Chrystian
  • Posts no fórum: 981

08/07/2015, 17:01:48 via App

Notei que você disse que seu celular deu defeito no alto falante e você o trocou junto com o superior (o que é usado nas chamadas), logo, é provável que possa ter havido alguma incompatibilidade entre o sistema e o speaker novo, já pensou nessa hipótese? Caso isso seja o problema, só indo na assistência e pedir pra verificarem o seu aparelho e dar um parecer sobre o problema.

¬ Aparelho: Moto X - 1ª geração
¬ Modelo: XT1058 / Ghost
¬ ROM: Stock 5.1 Otimizada
¬ Recovery: TWRP 2.8.7.0
¬ Root: SuperSU 2.46
¬ Kernel: Stock
¬ Android: 5.1

Fernando Marson

Responder
Chrystian
  • Posts no fórum: 981

08/07/2015, 17:06:25 via App

Uma coisa que encontrei numa rápida pesquisa foi um tutorial para o 5.1 pro seu aparelho (versão gpe - Google play edition).

Caso queira verificar e ver se isso pode resolver o problema:
http://eusouandroid.com/tutorial-instalar-android-5-1-lollipop-no-moto-g-primeira-gerao-xt1032/

¬ Aparelho: Moto X - 1ª geração
¬ Modelo: XT1058 / Ghost
¬ ROM: Stock 5.1 Otimizada
¬ Recovery: TWRP 2.8.7.0
¬ Root: SuperSU 2.46
¬ Kernel: Stock
¬ Android: 5.1

Fernando Marson

Responder
Fernando Marson
  • Posts no fórum: 5

08/07/2015, 18:24:23 via Web

Chrystian

Notei que você disse que seu celular deu defeito no alto falante e você o trocou junto com o superior (o que é usado nas chamadas), logo, é provável que possa ter havido alguma incompatibilidade entre o sistema e o speaker novo, já pensou nessa hipótese? Caso isso seja o problema, só indo na assistência e pedir pra verificarem o seu aparelho e dar um parecer sobre o problema.

Obrigado novamente Chrystian!

Na verdade eu não cogitei incompatibilidade pois a quebra da tela e speaker foi há pouco mais de 6 meses, e de lá para cá vinha funcionando normal, esse problema do som baixo vem ocorrendo no último mês(estou lascado, fazendo vários testes rs)

Chrystian

Uma coisa que encontrei numa rápida pesquisa foi um tutorial para o 5.1 pro seu aparelho (versão gpe - Google play edition).

Caso queira verificar e ver se isso pode resolver o problema:

Achei legal porém essa aí não vai servir, pois o meu aparelho sendo o de 16GB ele é o XT1033, segundo vi nos comentários do link ele não serve no meu e logo devem liberar uma versão para ele. O jeito vai ser acompanhar a liberação...

Obrigado!

Responder
Chrystian
  • Posts no fórum: 981

08/07/2015, 18:27:54 via App

Fernando Marson

Chrystian

Notei que você disse que seu celular deu defeito no alto falante e você o trocou junto com o superior (o que é usado nas chamadas), logo, é provável que possa ter havido alguma incompatibilidade entre o sistema e o speaker novo, já pensou nessa hipótese? Caso isso seja o problema, só indo na assistência e pedir pra verificarem o seu aparelho e dar um parecer sobre o problema.

Obrigado novamente Chrystian!

Na verdade eu não cogitei incompatibilidade pois a quebra da tela e speaker foi há pouco mais de 6 meses, e de lá para cá vinha funcionando normal, esse problema do som baixo vem ocorrendo no último mês(estou lascado, fazendo vários testes rs)

Chrystian

Uma coisa que encontrei numa rápida pesquisa foi um tutorial para o 5.1 pro seu aparelho (versão gpe - Google play edition).

Caso queira verificar e ver se isso pode resolver o problema:

Achei legal porém essa aí não vai servir, pois o meu aparelho sendo o de 16GB ele é o XT1033, segundo vi nos comentários do link ele não serve no meu e logo devem liberar uma versão para ele. O jeito vai ser acompanhar a liberação...

Obrigado!

Entendo, bem, recomendaria você levar o celular em uma assistência, e tentar verificar qual é o problema por lá.

Com relação ao GPE no XT1033, já procurou pelo fórum aqui do seu celular no androidpit? Talvez tenha um tópico relacionado à GPE, tenta ver aí...

— alterado em 08/07/2015, 18:28:15

¬ Aparelho: Moto X - 1ª geração
¬ Modelo: XT1058 / Ghost
¬ ROM: Stock 5.1 Otimizada
¬ Recovery: TWRP 2.8.7.0
¬ Root: SuperSU 2.46
¬ Kernel: Stock
¬ Android: 5.1

Fernando Marson

Responder
ronaldo ramos
  • Posts no fórum: 1 095

08/07/2015, 18:31:05 via App

Fernando Marson

Chrystian

Notei que você disse que seu celular deu defeito no alto falante e você o trocou junto com o superior (o que é usado nas chamadas), logo, é provável que possa ter havido alguma incompatibilidade entre o sistema e o speaker novo, já pensou nessa hipótese? Caso isso seja o problema, só indo na assistência e pedir pra verificarem o seu aparelho e dar um parecer sobre o problema.

Obrigado novamente Chrystian!

Na verdade eu não cogitei incompatibilidade pois a quebra da tela e speaker foi há pouco mais de 6 meses, e de lá para cá vinha funcionando normal, esse problema do som baixo vem ocorrendo no último mês(estou lascado, fazendo vários testes rs)

Chrystian

Uma coisa que encontrei numa rápida pesquisa foi um tutorial para o 5.1 pro seu aparelho (versão gpe - Google play edition).

Caso queira verificar e ver se isso pode resolver o problema:

Achei legal porém essa aí não vai servir, pois o meu aparelho sendo o de 16GB ele é o XT1033, segundo vi nos comentários do link ele não serve no meu e logo devem liberar uma versão para ele. O jeito vai ser acompanhar a liberação...

Obrigado!

Tu podes instalar esse GPE, sim. Porém, essa rom é single sim, ou seja só pega um chip.

Fernando Marson

Responder
Fernando Marson
  • Posts no fórum: 5

09/07/2015, 01:33:44 via Web

ronaldo ramos

Tu podes instalar esse GPE, sim. Porém, essa rom é single sim, ou seja só pega um chip.

Obrigado! Vi que realmente tem esse e outros possíveis problemas, então vou colocar na fila de testes que posso fazer.

Chrystian

Entendo, bem, recomendaria você levar o celular em uma assistência, e tentar verificar qual é o problema por lá.

Com relação ao GPE no XT1033, já procurou pelo fórum aqui do seu celular no androidpit? Talvez tenha um tópico relacionado à GPE, tenta ver aí...

No caso eu vou testar um pouco melhor, pois tudo leva a crer que seja software, segundo o que encontrei hoje.

Como o ronaldo ramos disse, a GPE pode funcionar nele sim, mas tem alguns inconvenientes, vi neste link mesmo:
https://www.nextpit.com.br/como-instalar-android-5-1-lollipop-moto-g-2013?sac=true#comment1709482

Alguns nos comentários até estavam lamentando terem atualizado.

Se juntar pelo fato de eu não ter gostado muito do Lollipop, estou cogitando retornar para o Kitkat pelo menos até sair a rom stock do XT1033.

Alguns testes que também fiz:

1 - tentei seguir o que dizia em um vídeo, de desligar o aparelho, ligar em modo de segurança, desligar novamente e deixar recarregando com ele desligado, e ao final ligar. Um monte de gente postou que teria dado certo, mas para mim ainda não resolveu.

2- Também testei no modo de segurança, afinal nele diversos Apps que poderiam atrapalhar não estão rodando... mas nada feito.

3- Encontrei a parte do arquivo xml em que aumentei o valor de 84 para 94 como um cara disse resolver, na linha e nas 2 abaixo, porém não resolveu também.

4- Entrei no menu de desenvolvimento e desativei o nuplayer.

5- Testei com o Wifi desabilitado.

Enfim, pesquisei em muitos lugares até agora(aqui no Androidpit, forum XDA, fórum da motorola, Google Code, republicwireless, entre outros e vídeos), e todos foram muito bons e com relatos de pessoas que conseguiram resolver o problema com um desses itens que numerei nos meus posts, e me deparei com MUITA gente com o mesmo problema, não só com o Moto G mas sim diversos aparelhos, é um bug misterioso que afeta alguns poucos mas tem diversas causas. O fato é que o bug começou no kitkat(tanto que uma dica era desativar o ART) mas ocorre muito com quem atualizou para o Lollipop, em tudo que é aparelho.

Obrigado!

— alterado em 09/07/2015, 01:34:20

Responder
ronaldo ramos
  • Posts no fórum: 1 095

09/07/2015, 02:09:28 via App

Fernando Marson

ronaldo ramos

Tu podes instalar esse GPE, sim. Porém, essa rom é single sim, ou seja só pega um chip.

Obrigado! Vi que realmente tem esse e outros possíveis problemas, então vou colocar na fila de testes que posso fazer.

Chrystian

Entendo, bem, recomendaria você levar o celular em uma assistência, e tentar verificar qual é o problema por lá.

Com relação ao GPE no XT1033, já procurou pelo fórum aqui do seu celular no androidpit? Talvez tenha um tópico relacionado à GPE, tenta ver aí...

No caso eu vou testar um pouco melhor, pois tudo leva a crer que seja software, segundo o que encontrei hoje.

Como o ronaldo ramos disse, a GPE pode funcionar nele sim, mas tem alguns inconvenientes, vi neste link mesmo:
https://www.nextpit.com.br/como-instalar-android-5-1-lollipop-moto-g-2013?sac=true#comment1709482

Alguns nos comentários até estavam lamentando terem atualizado.

Se juntar pelo fato de eu não ter gostado muito do Lollipop, estou cogitando retornar para o Kitkat pelo menos até sair a rom stock do XT1033.

Alguns testes que também fiz:

1 - tentei seguir o que dizia em um vídeo, de desligar o aparelho, ligar em modo de segurança, desligar novamente e deixar recarregando com ele desligado, e ao final ligar. Um monte de gente postou que teria dado certo, mas para mim ainda não resolveu.

2- Também testei no modo de segurança, afinal nele diversos Apps que poderiam atrapalhar não estão rodando... mas nada feito.

3- Encontrei a parte do arquivo xml em que aumentei o valor de 84 para 94 como um cara disse resolver, na linha e nas 2 abaixo, porém não resolveu também.

4- Entrei no menu de desenvolvimento e desativei o nuplayer.

5- Testei com o Wifi desabilitado.

Enfim, pesquisei em muitos lugares até agora(aqui no Androidpit, forum XDA, fórum da motorola, Google Code, republicwireless, entre outros e vídeos), e todos foram muito bons e com relatos de pessoas que conseguiram resolver o problema com um desses itens que numerei nos meus posts, e me deparei com MUITA gente com o mesmo problema, não só com o Moto G mas sim diversos aparelhos, é um bug misterioso que afeta alguns poucos mas tem diversas causas. O fato é que o bug começou no kitkat(tanto que uma dica era desativar o ART) mas ocorre muito com quem atualizou para o Lollipop, em tudo que é aparelho.

Obrigado!

Pelo menos pra mim esse bug é novo. Por aqui vi muita gente com o bug da tela preta! Que na verdade é problema no brilho da tela, mas enfim, boa sorte pra ti, amigo.

Fernando Marson

Responder
Chrystian
  • Posts no fórum: 981

09/07/2015, 03:55:05 via App

Fernando Marson

ronaldo ramos

Tu podes instalar esse GPE, sim. Porém, essa rom é single sim, ou seja só pega um chip.

Obrigado! Vi que realmente tem esse e outros possíveis problemas, então vou colocar na fila de testes que posso fazer.

Chrystian

Entendo, bem, recomendaria você levar o celular em uma assistência, e tentar verificar qual é o problema por lá.

Com relação ao GPE no XT1033, já procurou pelo fórum aqui do seu celular no androidpit? Talvez tenha um tópico relacionado à GPE, tenta ver aí...

No caso eu vou testar um pouco melhor, pois tudo leva a crer que seja software, segundo o que encontrei hoje.

Como o ronaldo ramos disse, a GPE pode funcionar nele sim, mas tem alguns inconvenientes, vi neste link mesmo:
https://www.nextpit.com.br/como-instalar-android-5-1-lollipop-moto-g-2013?sac=true#comment1709482

Alguns nos comentários até estavam lamentando terem atualizado.

Se juntar pelo fato de eu não ter gostado muito do Lollipop, estou cogitando retornar para o Kitkat pelo menos até sair a rom stock do XT1033.

Alguns testes que também fiz:

1 - tentei seguir o que dizia em um vídeo, de desligar o aparelho, ligar em modo de segurança, desligar novamente e deixar recarregando com ele desligado, e ao final ligar. Um monte de gente postou que teria dado certo, mas para mim ainda não resolveu.

2- Também testei no modo de segurança, afinal nele diversos Apps que poderiam atrapalhar não estão rodando... mas nada feito.

3- Encontrei a parte do arquivo xml em que aumentei o valor de 84 para 94 como um cara disse resolver, na linha e nas 2 abaixo, porém não resolveu também.

4- Entrei no menu de desenvolvimento e desativei o nuplayer.

5- Testei com o Wifi desabilitado.

Enfim, pesquisei em muitos lugares até agora(aqui no Androidpit, forum XDA, fórum da motorola, Google Code, republicwireless, entre outros e vídeos), e todos foram muito bons e com relatos de pessoas que conseguiram resolver o problema com um desses itens que numerei nos meus posts, e me deparei com MUITA gente com o mesmo problema, não só com o Moto G mas sim diversos aparelhos, é um bug misterioso que afeta alguns poucos mas tem diversas causas. O fato é que o bug começou no kitkat(tanto que uma dica era desativar o ART) mas ocorre muito com quem atualizou para o Lollipop, em tudo que é aparelho.

Obrigado!

Pois é amigo, nunca tive esse bug em roms stock aqui, apenas em custom roms... Vai numa assistência, é o jeito.

¬ Aparelho: Moto X - 1ª geração
¬ Modelo: XT1058 / Ghost
¬ ROM: Stock 5.1 Otimizada
¬ Recovery: TWRP 2.8.7.0
¬ Root: SuperSU 2.46
¬ Kernel: Stock
¬ Android: 5.1

Fernando Marson

Responder
Igor Silva
  • Posts no fórum: 31

09/07/2015, 07:56:30 via Web

Fernando Marson

Olá pessoal,

Gostaria de pedir uma ajuda pois estou com um problema que ainda não achei solução:

O som no falante normal ficou extremamente baixo de um tempo para cá, não sei dizer a partir de que momento, se uma atualização ou problema qualquer. Em uma ligação fica quase impossível de ouvir. Porém se eu colocar no viva-voz o som sai perfeitamente... então estou tendo que usar o aparelho somente assim.

O que já tentei:

1- Durante a ligação, reduzir o volume totalmente e depois aumentar ao máximo. Até tentei apertar os dois botões junto como diziam em alguns lugares.

2- Na parte de Som > testei com e sem efeitos de áudio, e nada mudou.

3- Fiz hard reset

4- Vi indicações de alterar o arquivo mixer_paths.xml pois haveria um bug nele, travando com o valor baixo... bem, mesmo com a ROM original 5.0.2 fiz o acesso root para conseguir editar esse arquivo, porém nele na parte de "speaker" não conta com nenhum valor fixo, e sim algumas variáveis que não vi sentido alterar.

A dúvida é se é algo de software ou hardware(no próprio speaker), queria isolar primeiro eventuais problemas de software para não mexer no speaker por teste, pois é trabalhoso chegar nele. O meu aparelho já quebrou a tela uma vez, e na queda o speaker tinha sido também danificado pois ficava chiando, e então troquei ambos e resolveu o problema aquela vez.

Agradeço desde já

Já tive esse problema com o celular da minha irmã, O celular Pegou só o auto-falante da frente eo de trás parou do nada, Apenas ligue o secador nele deve ser poeira ou, algo funcionou comigo Pelo menos tenta

Fernando Marson

Responder
Heron Santos
  • Posts no fórum: 5

09/07/2015, 12:59:01 via Web

Se for Zenfone 5 ele vem de fabrica com esse problema. Som externo ruim demais.

Responder
Fernando Marson
  • Posts no fórum: 5

12/07/2015, 18:50:42 via Web

Agradeço a atenção pessoal!

Andei lendo extensos tópicos sobre o assunto e realmente é um bug que está afetando muito poucos dispositivos, mas tem tudo para ser 100% software mesmo, mas foi algo incidente no Lollipop na maioria dos casos. Isso que nesta já pequena parte de quem teve o problema alguns acabaram resolvendo com o que falei que fiz acima(alguns diziam que só de reiniciar já voltava ao normal, ou pressionando os botões + e - ao mesmo tempo), alguns poucos "sortudos" estão na mesma que eu. Estavam brincando que Android 5 = Windows 95, e com um bug bizarro como este e outros que acabei vendo, também sem solução, espero que o desenvolvimento corra atrás de corrigir falhas grotescas assim. Piadas à parte, os Moto G e X parecem os mais afetados por esse bug, inclusive uma pessoa acabou trocando 3 aparelhos iguais na sequência e conforme o aparelho chegava e ele permitia que o sistema atualizasse, o bug já começava na hora(disse que nem tinha colocado a conta google ainda, então não tem interferência de APPs ou algo na conta).

Enfim, o mais curioso é que problema é esse que se incrusta no sistema de forma que nem um hard reset resolve? É realmente bem diferente do que acontece na maioria dos casos.

O speaker aparentemente está ok, tentei assopar e pressionar levemente(pois os contatos do speaker ficam para trás), mas está sem problemas visíveis, e inclusive o aparelho não levou tombos depois da ocasião em que tinha trocado tela e speaker e eles ficaram ok por meses.

Vou acabar aguardando o 5.1 stock oficial para o XT1033, e se não resolver, tento um rollback para o kitkat. Vou mesmo acabar pegando opinião em uma assistência, mas não vou me dispor a pagar caro para acabarem desmontando todo o aparelho, ficar dias sem ele, e no fim das contas isso me custar de várias formas, mais do que comprar algo novo.

Abraços

Responder