Review - Asus Zenfone Go

  • Respostas:1
Artur Rodrigues
  • Posts no fórum: 1

01/11/2015, 17:14:27 via Web

image

No dia 1º de outubro a Asus realizou o evento Asus Go Live no Maksoud Plaza na cidade de São Paulo para anunciar a linha de entrada para 2015. Entre eles, está o sucessor do Zenfone 5, aparelho que colocou a Asus num alto patamar aqui no Brasil entre as fabricantes com smartphones intermediários, sendo um dos maiores sucessos do ano passado. Será que o Zenfone Go manterá o posto de um dos melhores intermediários assim como seu antecessor?

DESIGN

A empresa ouviu o público brasileiro. Devido a várias sugestões deixadas nas suas redes sociais, a Asus trouxe melhorias bem-vindas no design, mas não perdendo a essência da linha Zenfone.
O aparelho está menor que o antecessor mesmo tendo o mesmo tamanho de tela, pois as suas bordas foram reduzidas. Isso garante também uma pegada mais confortável ao aparelho.

image

Uma das coisas que o público pedia muito, era a mudança da posição do botão power, que agora fica no centro do dispositivo, assim garantindo que seu dedo alcançará sem maiores dificuldades. Um pouco acima temos os botões de volumes com indicações para aumentar ou diminuir o áudio.
Na lateral esquerda não temos nada, na parte inferior temos a entrada micro USB e um microfone para redução de ruído, na parte superior encontramos apenas a entrada P2.
A frontal além do logo da empresa, câmera frontal, alguns sensores, um led de notificação escondido no speaker para ligação o que é bem curioso, temos os famosos botões capacitivos do sistema com aquela faixa, marca registrada da linha.
A traseira se mostra muito semelhantes ao seu antecessor, temos a câmera, flash, logo ASUS, Zenfone, speaker para mídia e mais um microfone. A textura é emborrachada o que dá uma boa sensação e diferente do Zenfone 5, não absorve muita gordura da mão.
O aparelho tem 10mm de espessura e pesa 135g.

DISPLAY

O display do Zenfone Go tem o mesmo tamanho, resolução e tecnologia do Zenfone 5. São 5” HD IPS com densidade de 294ppi, tem 16m de cores e Corning Gorilla Glass 3.

image

Tem excelente ângulo de visão com cores, contrastes acima da média. A navegação é muito macia nesse display que também possui um brilho satisfatório.

HARDWARE

Não temos mais Intel aqui. Agora o processador é da MediaTek, o MT6580 Quad Core de 1,3GHz Cortex A7 32Bit, a GPU é a Mali-400MP1 acompanhado de 2GB de RAM. A memória interna é de 16GB sendo que 11,21GB ficam para o usuário, ele ainda aceita um cartão Micro SD de até 64GB. Vale lembrar que a Asus afirmou que não lançará mais smartphones com 8GB de memória interna o que é muito bom.
Bom, nas conexões temos Wifi 802.11 b/g/n, Hotspot, Bluetooth 4.0 A2DP, GPS AGPS, Rádio FM, é Dual Sim 3G+, sendo o chip no formato Micro, Dual Stand by. Os sensores são acelerômetro, proximidade,

DESEMPENHO

O desempenho do dispositivo foi satisfatório, abrindo os apps de forma rápida e sem lags. A surpresa ficou nos games, ele rodou jogos sem problemas, até mesmo GTA SA no máximo ele consegue rodar, tem um pouco de lag, mas nada irritante.

image

SOFTWARE

O Go é o primeiro Zenfone a vir de fábrica com o Android 5.1 Lollipop. A ZenUI está muito fluída e leve nesse aparelho. Porém percebi que ela é ligeiramente diferente da encontrada no Zenfone 2 e Selfie. É menos modificada, tem alguns detalhes do Android Stock.

image

• Gesto: Com esse simples gesto, podemos alterar praticamente tudo do dispositivo, ícones, fontes, papéis de parede, efeitos de rolagem, etc. É muita coisa e o usuário não enjoará facilmente do sistema. Porém seria legal mudar os temas também, algo ausente aqui.

image

• ZenMotion: Temos os mesmos gestos que encontramos no Top de Linha Zenfone 2. Com duplo toque acordamos ou adormecemos o aparelho. Com um C abrimos a câmera, W o navegador, entre vários outros. São recursos bem legais, que sentimos falta em aparelhos que não possuem.
No geral é um sistema muito prático e agradável.

CÂMERA

A câmera do Zenfone Go tem 8MP com autofoco e flash de led. Consegue excelentes fotos em locais bem iluminados, em fotos noturnas a qualidade cai um pouco, mas ainda assim é satisfatório. O app de câmera da Asus é muito completo, tendo vários modos. Só achei que poderia ter o Modo Manual aqui também.

image

A câmera frontal tem 2MP e tem boa qualidade, as fotos com boa iluminação saem ótimas, porém o aparelho já poderia ter 5MP, o que é tendência na sua categoria. Para vídeos a traseira filma em Full HD com boa qualidade, já a frontal filma em HD com qualidade razoável.

MÍDIA/SOM

O speaker do Zenfone Go não é maravilhoso, mas também não é péssimo. O volume não é muito alto, mas chega até ser normal na sua categoria.

image

Os fones que acompanham têm excelente qualidade, talvez a Asus seja a empresa que ofereça os melhores fones para os seus aparelhos intermediários.
Vídeos ele rodou até Full HD, mas notei uns pequenos engasgos, quase imperceptível, mas tem.

BATERIA

Com uma bateria de 2070mah a Asus prometeu até o dobro de autonomia do Zenfone 5 e cumpriu. Mas isso não quer dizer que ele dure dias, o Zenfone 5 mal conseguia meio dia de uso, pelo menos aqui no Go, chegamos a 1 dia sem problemas. Utilizando redes sociais, g+, alguns jogos, 3G, WIFI, ele consegue chegar até o final do dia com média de 15hrs. Se tiver um uso mais moderado, chegamos a 1 dia e meio, mas como eu disse, bem moderado.

image

Uma coisa que gostei é que quando o aparelho está em stand by, não gasta muita bateria, lembro do Zenfone 5 gastando vários por centos mesmo não sendo utilizado. Algo negativo é a ausência do gerenciar de bateria da empresa que infelizmente foi substituído pelo do Android Puro.

VALE A PENA?

Ele veio como sucessor do Zenfone 5. Trouxe várias melhorias como a bateria, câmera, design, porém não fica muito distante em performance. O processador poderia ser um 64bit, mesmo sendo da MediaTek, que na minha opinião vem fazendo um trabalho melhor que a Qualcomm na categoria intermediário.
No geral é um excelente aparelho e está no mesmo patamar que seus concorrentes, nem acima, nem abaixo e vale o investimento.

Responder
FLávio
  • Posts no fórum: 1

01/12/2015, 18:19:21 via Web

Pessoal, Cuidado a Asus não vende bateria para Reposição!!!!

A Asus não vende bateria do Zefone GO e Zenfone Live, então se por acaso vier a dá defeito você não vai conseguir compra-la ou até mesmo se você quiser ter outra para ficar como reserva não vai conseguir comprar. Se der defeito e estiver na garantia, tem que enviar para assistência e ficar esperando eles arrumar. Se vc quiser adquirir outra não vai poder adquirir, pois não existe para venda. Melhor comprar outra marca que dê suporte.

Responder