Curiosidades sobre ROMs, SELinux, Root e Apps.

  • Respostas:2
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

19/01/2016, 14:43:32 via App

Então queridos pra começar esse post e minhas dúvidas vou começar contando um fato que aconteceu comigo recente.

Possuo um Nexus 4 e meses atrás ele estava no Android 5.1.1 todo atualizado, bootloader bloqueado e sem root devido eu não gostar de modificações.

Com a chegada do Marshmallow e a não atualização do Nexus, resolvi voltar a usar uma Custom Rom (Já usei por um tempo no passado a CyanogenMod 12.1, mais pra manter atualizado e curiosidade do que fazer personalizações e modificações), na hora de procurar uma ROM, tive um objetivo em mente, uma ROM sem Root, pois possuo alguns apps que não funcionam se tiver no aparelho, apesar de conhecer modificações na apk do APP que possibilitam usar o mesmo eu não queria ficar dependendo disso sempre (Se não me engano há pequenas e bobas restrições para quem usa tal "recurso").

Nas minhas pesquisas sobre ROMs famosas para o Nexus 4 como (Chroma, Nx Experience e a CyanogenMod), sem querer (pois fui abrindo vários comentários de um assunto que não me levaria a nada) achei o que eu imaginava de início ser impossível, uma ROM sem Root chamada Fake Nexus do Ganachoco (XDA), procurei, li, tirei minhas dúvidas e instalei e hoje to feliz da vida aqui com ela atualizada (Android Marshmallow 6.0.1, segurança de Janeiro 2016), meus Apps que não podem rodar com root funcionam normal e de brinde ainda tenho o modo multi-janelas já ativo por padrão, a ROM é ótima.

Agora que vocês entenderam a história inicial vamos as curiosidades.

  1. Lendo um pouco sobre (Ainda falta ler mais artigos que separei) descobri que o tal SELinux tem ligação direta com esses apps funcionarem, pois se não me engano na maioria das Custom há o modo permissive que ainda não entendo bem e que parece ser isso que esses apps (que não permitem o root) não gostam, daí queria saber mais coisas de quem entende bem disso, se alguém puder ficaria grato =D

  2. Quais Custom ROMs vocês conhecem sem Root?

  3. Uma CyanogenMod por exemplo pode ter esse SELinux mudado e o root de fato escondido ou desativado (que funcione pois na época que testei {Antes de agosto de 2015} não funcionou.

  4. Estou pensando em trocar o meu Nexus 4 apenas por outro Nexus, mas o 5X ou o 6P, ou até mesmo o 6 no Mercado Livre estão caros e como o Moto X Play começou a me desanimar por conta de preço e vai que a Lenovo injeta a interface dela em uma próxima atualização? Enfim, basicamente a minha escolha seria o Moto X 2014 por custo x benéfico. Então chego a questão, Custom Rom Atualizada pra ele sem Root?

Bom pessoal, é isso, o que vocês sabem sobre pra gente trocar idéias e conhecimentos!?

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

27/01/2016, 12:27:22 via App

Ader Marcelo

Então queridos pra começar esse post e minhas dúvidas vou começar contando um fato que aconteceu comigo recente.

Possuo um Nexus 4 e meses atrás ele estava no Android 5.1.1 todo atualizado, bootloader bloqueado e sem root devido eu não gostar de modificações.

Com a chegada do Marshmallow e a não atualização do Nexus, resolvi voltar a usar uma Custom Rom (Já usei por um tempo no passado a CyanogenMod 12.1, mais pra manter atualizado e curiosidade do que fazer personalizações e modificações), na hora de procurar uma ROM, tive um objetivo em mente, uma ROM sem Root, pois possuo alguns apps que não funcionam se tiver no aparelho, apesar de conhecer modificações na apk do APP que possibilitam usar o mesmo eu não queria ficar dependendo disso sempre (Se não me engano há pequenas e bobas restrições para quem usa tal "recurso").

Nas minhas pesquisas sobre ROMs famosas para o Nexus 4 como (Chroma, Nx Experience e a CyanogenMod), sem querer (pois fui abrindo vários comentários de um assunto que não me levaria a nada) achei o que eu imaginava de início ser impossível, uma ROM sem Root chamada Fake Nexus do Ganachoco (XDA), procurei, li, tirei minhas dúvidas e instalei e hoje to feliz da vida aqui com ela atualizada (Android Marshmallow 6.0.1, segurança de Janeiro 2016), meus Apps que não podem rodar com root funcionam normal e de brinde ainda tenho o modo multi-janelas já ativo por padrão, a ROM é ótima.

Agora que vocês entenderam a história inicial vamos as curiosidades.

  1. Lendo um pouco sobre (Ainda falta ler mais artigos que separei) descobri que o tal SELinux tem ligação direta com esses apps funcionarem, pois se não me engano na maioria das Custom há o modo permissive que ainda não entendo bem e que parece ser isso que esses apps (que não permitem o root) não gostam, daí queria saber mais coisas de quem entende bem disso, se alguém puder ficaria grato =D

  2. Quais Custom ROMs vocês conhecem sem Root?

  3. Uma CyanogenMod por exemplo pode ter esse SELinux mudado e o root de fato escondido ou desativado (que funcione pois na época que testei {Antes de agosto de 2015} não funcionou.

  4. Estou pensando em trocar o meu Nexus 4 apenas por outro Nexus, mas o 5X ou o 6P, ou até mesmo o 6 no Mercado Livre estão caros e como o Moto X Play começou a me desanimar por conta de preço e vai que a Lenovo injeta a interface dela em uma próxima atualização? Enfim, basicamente a minha escolha seria o Moto X 2014 por custo x benéfico. Então chego a questão, Custom Rom Atualizada pra ele sem Root?

Bom pessoal, é isso, o que vocês sabem sobre pra gente trocar idéias e conhecimentos!?

Então pessoas que leram esse tópico, é um caso bem difícil né?

Depois que li mais sobre o tal SELinux ou SEAndroid como alguns dizem, cheguei até a testar em um APP de windows que emula o Android próprio pra jogos, chamado MEmu (http://www.xyaz.cn/en/) e nele tem a opção de root e os meus apps não rodaram como comentei acima eles terem esse bloqueio.

Olhando um pouco no XDA, lá existe um APP de Android que foi tirado da play Store chamado SELinux Mode Changer (http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2524485), que permite trocar o modo Permissive para o modo Enforcing).

Acredito que esse APP resolva meu problema em Custom ROMs.

Então eu queria o seguinte, quem tiver em alguma custom Rom (De Moto X 2014, X Play ou outro qualquer ou até mesmo CyanogenMod 13), testar se ao usar esse APP conseguirá enganar esse jogo por exempo ~> https://play.google.com/store/apps/details?id=klb.android.lovelive_en

Esse é um dos que bloqueiam caso o aparelho tenha Root.

Resumindo:

  1. CyanogenMod ou qualquer outra Custom ROM.

  2. Usar o SELinux Mode Changer para trocar de Permissive para Enforcing

  3. Checar estabilidade da ROM

  4. Tentar só abrir o jogo (se abrir já pega, pois se ele detectar o Root nem abre).

Bem, sei que isso tudo talvez seja pedir demais mesmo, e de fato é, mas é claro que em breve estarei testando também e colocarei aqui os resultados, o meu pedido de ajuda é pra termos todos nós mais conhecimento sobre o assunto e como sou relativamente leigo, se desse algum problema teria chances menores de resolver, coisa que uma pessoa mais experiente tire de letra.

Só pra finalizar, esse post tem como objetivo conhecer mais sobre o SELinux e se ele é a razão de alguns apps que não permitem Root não funcionarem.

Outro ponto que não deve ser problema pra alguns testarem.

  1. CyanogenMod 13

  2. Desabilitar Root.

  3. Tentar abrir o jogo.

Na época que testei na CyanogenMod 12.1 não funcionou.

É isso e muito obrigado a todos desde já!

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Johnnys
  • Posts no fórum: 358

27/01/2016, 22:02:37 via Web

Vamos lá

1- também não entendo muito de selinux (desenvolvedores de ROMs pode te responder melhor), mas até onde sei, o modo permissivo é um pouco mais livre para fazer modificações (instalar mods, tweaks por exemplo).

2- depende do desenvolvedor, ROMs AOSP normalmente não bem com root, a menos que o developer tenha acrescentado root ao sistema. ROMs baseada em cyanogenmod sempre vem um root nativo.

3- sim, tem um app no xda chamado selinux mode changer que pode mudar de impondo (enforcing em inglês) para permissivo. Se tiver em disable (algumas ROMs unofficiais) não consegui mudar para permissivo.

4- roms aosp em que o desenvolvedor não tenha colocado root.

Esta é minha opinião.

Dispositivo: Galaxy S2 Lite GT-I9070 (janice)
ROM: CyanogenMod 13 Unofficial
Android: 6.0.1
Kernel: Stock
Recovery: TWRP 3.0.0-0
Xposed v81 sdk 23

Dispositivo: Galaxy S4 GT-I9505 (jfltexx)
ROM: AOSP Marshmallow
Android: 6.0.1
Kernel: Alucard
Recovery: TWRP 3.0.0-0
Xposed v81 sdk 23

Responder