Motorola Moto X Play — Android 5.1 em Mortorola X Play conecta à operadora sem permissão?

  • Respostas:4
Paulo Sebin
  • Posts no fórum: 1

17/02/2016, 12:20:14 via Web

Há pouco mais de uma semana minha esposa comprou um Motorola X Play atualizado com Android 5.1 e está apresentando um problema que considero sério e com falta de qualidade no desenvolvimento do sistema operacional.

O PROBLEMA

Quando não há acesso ou o Wifi está desligado, aparece um ponto de exclamação na rede de internet móvel, no símbolo da operadora. Esse alerta está associado apenas à conexão, não chamadas. Teoricamente a conexão de internet da operadora de celular está desligada e sendo assim não deveria constar na operadora cobrança alguma.

Não é isso que ocorre. Quando conectamos via Wifi, o ponto de exclamação desaparece da operadora, caso contrário retorna. Para nossas necessidades, o correto seria mesmo manter a conexão com a operadora de celular desligada. Para me certificar, tento acessar funções que dependem da internet e usar o navegador e não acessa página alguma, perfeito, teoricamente o ponto de exclamação avisa corretamente que não está conectado.

Porém, todos os dias cobra alguns centavos de uso de internet móvel por parte da operadora.

TIM AFIRMA QUE NÃO É PROBLEMA NA OPERADORA, E SIM NO APARELHO OU SISTEMA OPERACIONAL

A atendente da TIM confirma que não houve mudança de plano, não há plano especial para internet. Só cobra quando o celular envia dados e confirmações de conectividade.
Sendo assim é um problema gravíssimo, o Android está conectando de alguma forma com a operadora mesmo com a função de conectar em redes celulares desabilitada.

QUAL É A SOLUÇÃO?

Algumas pessoas conseguiram atualizar para o Android 6.0, eu acho, e esse problema sessou. Mas no nosso caso não conseguimos atualizar, não aparece mensagem da Google para isso. Alguém conhece alguma solução para esse problema? Como posso eliminar isso já que o sistema começa a causar certo prejuízo?

SE FOR ERRO DO ANDROID, CONSIDERO AMADORISMO DE PROGRAMAÇÃO

Sou jornalista e já escrevi artigos sobre isso. O grande problema do Android é ser um sistema manipulável, desenvolvedores podem alterar muita coisa, as fabricantes de smartphones também. Isso se torna quase uma prostituição do sistema, pois são vários tipos de hardwares no mercado e claro que o sistema não vai conseguir ter desempenho em todos. Defendo a ideia de que é necessário tornar o Android totalmente fechado, asim como Windows Phone e IOS e com configurações padrões de hardwares, cabendo às fabricantes se adaptarem. É apenas um ponto de vista para mais um dos vários e vários problemas que enfrentei e acompanho ao longo do tempo.

Caso alguém saiba uma solução, por gentileza, aguardo tanto para resolver a questão pessoal quanto para escrever um artigo para ajudar usuários a enfrentarem situações similares.

Obrigado.

Responder
Plinio Filho
  • Posts no fórum: 2

17/02/2016, 21:05:14 via Web

Tive o mesmo prpblema na Tim, somente apos abrir reclamacao na Anatel a Tim se dignou a me ligar. Embora minha rede de dados esteja sempre desligada, pelo fato do aparelho ser 4G a Tim sempre cobrava o consumo diario, que era essencialmente zero. Na ligacao fui informado que eu deveria alterar a rede de 4G para 3G que nao apresenta este problema. Ja tem tres dias q fiz isso e a cobranca diaria cessou. O problema e da tim, so que as meninas do atendimento nao sabem como resolver.

Daniel

Responder
Plinio Filho
  • Posts no fórum: 2

17/02/2016, 21:06:46 via Web

Claro q apos mudar para 3G vc deve desligar o uso de dados. Ligando apenas quando vc quizer.

Responder
Luiz Mofati
  • Posts no fórum: 37

19/02/2016, 12:16:32 via Web

Além da rede de dados estar desligada, você também tem de restringir dados em segundo plano - Vá em configurar - uso de dados - nos três pontinhos verticais, clique em restringir dados em segundo plano. Pronto a operadora não irá te cobrar nada. Aconteceu comigo também. Espero ter ajudado.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 14

19/02/2016, 13:36:55 via Web

Não é um problema, é do android lollipop mesmo. O ponto de exclamacao aparece para mostrar que você está sem conexão na rede wifi ou auando esta com os dados moveis ativados mas nao está recebendo os dados ou, no caso de dados moveis, também aparecem caso eles estejam desativados. Aparceria do mesmo jeito ao lado do icone do WiFi se estivesse conectado, mas nao estivesse transmitindo dados. Nao é problema na Tim, apenas é coisa desta versao do Android mesmo, na versao 6.0 nao tem mais isso.

Responder