Motorola Moto G (2015) — Problemas com o alcance do WiFi, problemas com GPS e Pasta de arquivos não aparece quando conectado com o PC (moto G3)

  • Respostas:20
  • Respondido
Ana ST
  • Posts no fórum: 10

21/03/2016, 12:57:33 via Web

Oi pessoal!

Estou com três problemas no meu Moto G3. O primeiro, o alcance da antena WiFi é muito ruim, mesmo estando do lado do roteador nunca consigo 100% de sinal, e com alguma distância já nem consigo conectar, isso porque outros aparelhos conectam normalmente; tenho acesso a outro smartphone Android, um Moto E, e este conecta muito bem, mesmo a longas distâncias. Lado a lado, meu Moto G3 não está conectado no Wifi enquanto que o Moto E pode estar com o sinal fraco mas ainda consegue se conectar no Wifi.

O segundo problema é o GPS. Somente o Google Maps funciona, mas aplicativos como Waze, Runkeeper, Runtastic...esses apps que utilizam o serviço de localização, nenhum funciona, diz que não consegue encontrar sinal ou que o GPS está fraco. Mais uma vez, no Moto E estes apps funcionam perfeitamente. E não foi por falta de testar, baixei vários apps do tipo só pra ter certeza que não era mau funcionamento de um, ou por azar, dois apps específicos que eu peguei.

Já no terceiro problema, quando eu conecto o celular via USB ao computador, não aparece nenhuma pasta, portanto não consigo fazer transferências de arquivos entre os dois aparelhos.

A versão do Moto E é o Android 4.4.4, já o Moto G3 está atualizado com o Android 6.0.

Minha pergunta é, devo levar o aparelho na assistência técnica da Motorola que eles conseguem resolver ou isso tudo é um problema do Android 6.0 e não há o que fazer a não ser esperar uma nova atualização e rezar pra resolverem o problema?

Muito obrigada desde já pela atenção!!

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

21/03/2016, 13:35:35 via App

Ana ST

Oi pessoal!

Estou com três problemas no meu Moto G3. O primeiro, o alcance da antena WiFi é muito ruim, mesmo estando do lado do roteador nunca consigo 100% de sinal, e com alguma distância já nem consigo conectar, isso porque outros aparelhos conectam normalmente; tenho acesso a outro smartphone Android, um Moto E, e este conecta muito bem, mesmo a longas distâncias. Lado a lado, meu Moto G3 não está conectado no Wifi enquanto que o Moto E pode estar com o sinal fraco mas ainda consegue se conectar no Wifi.

O segundo problema é o GPS. Somente o Google Maps funciona, mas aplicativos como Waze, Runkeeper, Runtastic...esses apps que utilizam o serviço de localização, nenhum funciona, diz que não consegue encontrar sinal ou que o GPS está fraco. Mais uma vez, no Moto E estes apps funcionam perfeitamente. E não foi por falta de testar, baixei vários apps do tipo só pra ter certeza que não era mau funcionamento de um, ou por azar, dois apps específicos que eu peguei.

Já no terceiro problema, quando eu conecto o celular via USB ao computador, não aparece nenhuma pasta, portanto não consigo fazer transferências de arquivos entre os dois aparelhos.

A versão do Moto E é o Android 4.4.4, já o Moto G3 está atualizado com o Android 6.0.

Minha pergunta é, devo levar o aparelho na assistência técnica da Motorola que eles conseguem resolver ou isso tudo é um problema do Android 6.0 e não há o que fazer a não ser esperar uma nova atualização e rezar pra resolverem o problema?

Muito obrigada desde já pela atenção!!

Quanto ao WiFi recomendo você tentar esquecer a senha é digitar novamente ou então um reset do próprio modem, aqui em casa uma época passei por problemas desse tipo e o que resolveu foi isso, mesmo outros aparelhos conectando normal.
Sobre GPS você já checou as permissões de GPS e o nível de precisão dele nas configurações? Pode vir a ajudar mas também sei que as ROMs AOSP estão com alguns pequenos bugs de GPS então acredito ser algo mais crônico do sistema do que erro físico.
E por fim o último é simples de resolver, ao plugar o celular no PC você baixa a barra de notificação e seleciona a transferência de arquivos MTP e suas pastas internas e cartão SD irão aparecer.

Só comentando um caso final aqui... Minha mãe ganhou um Moto G3 e o sinal dele aqui é muito bom e mesmo distante do modem fica legal. Meu pai tem um Moto E 2014 mas o dele está no 5.1.1 vou fazer um teste assim que eu tiver os aparelhos em mãos.

— alterado em 21/03/2016, 13:38:02

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Ana ST
  • Posts no fórum: 10

21/03/2016, 19:03:21 via Web

Olá!

Muito obrigada pela resposta!

Sobre o Wifi, nossa já desliguei da tomada inúmeras vezes, reiniciei pelo botão reset várias vezes também (modem). Já "esqueci" a rede no celular, já até coloquei o DNS e IP estáticos, mexi muito esses dias nessa parte e continua igual ou pior. Na verdade, por pouco não achei que o problema fosse do roteador, até que eu comecei a testar com o outro celular e constatar que o problema é no meu aparelho mesmo.

Sobre o GPS, já chequei sim as permissões dos apps e o modo dele está no Alta Precisão.

Ainda vou tentar a transmissão de arquivos por MTP, mas eu me lembro de já ter visto isso no aparelho então acho que vai dar certo sim.

Então, antes de eu atualizar o sistema era boa a recepção do sinal wifi, só o gps que eu não sei dizer porque eu nunca tinha usado antes =(

No fim então, a assistência técnica também não conseguiria resolver o problema do wifi e gps?

Muito obrigada pela ajuda!!!

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

21/03/2016, 19:15:39 via App

Ana ST

Olá!

Muito obrigada pela resposta!

Sobre o Wifi, nossa já desliguei da tomada inúmeras vezes, reiniciei pelo botão reset várias vezes também (modem). Já "esqueci" a rede no celular, já até coloquei o DNS e IP estáticos, mexi muito esses dias nessa parte e continua igual ou pior. Na verdade, por pouco não achei que o problema fosse do roteador, até que eu comecei a testar com o outro celular e constatar que o problema é no meu aparelho mesmo.

Sobre o GPS, já chequei sim as permissões dos apps e o modo dele está no Alta Precisão.

Ainda vou tentar a transmissão de arquivos por MTP, mas eu me lembro de já ter visto isso no aparelho então acho que vai dar certo sim.

Então, antes de eu atualizar o sistema era boa a recepção do sinal wifi, só o gps que eu não sei dizer porque eu nunca tinha usado antes =(

No fim então, a assistência técnica também não conseguiria resolver o problema do wifi e gps?

Muito obrigada pela ajuda!!!

Sinceramente nunca vi assistência fazer algo sobre GPS, Sobre WiFi já vi voltar pior @.@ Me diz uma coisa, você já tentou resetar o aparelho depois da atualização? O da minha mãe já veio atualizado, será que tem algo haver? @.@

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Lucas B.
  • Posts no fórum: 9

22/03/2016, 11:23:39 via Web

Olá Ader M. Tenho um Moto G 2014 xt1068... Q atualizou para o 6.0 Marshmallow, estou usando o modo internal no armazenamento, ou seja, uni o SD com a interna... Mas qdo conecto o aparelho no PC, e coloco pra armazenamento de arquivos na barra de status, no PC apenas aparece o SD ... Normal isso?

Vlw

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

22/03/2016, 11:29:09 via App

Lucas B.

Olá Ader M. Tenho um Moto G 2014 xt1068... Q atualizou para o 6.0 Marshmallow, estou usando o modo internal no armazenamento, ou seja, uni o SD com a interna... Mas qdo conecto o aparelho no PC, e coloco pra armazenamento de arquivos na barra de status, no PC apenas aparece o SD ... Normal isso?

Vlw

Rapaz, se não me engano só aparece a memória interna mesmo, pois ao usar o SD como memória interna ele é formatado em um formato único e criptografado (até onde eu li) só pro Android. Pelo jeito que as notícias falavam antes dava a entender que se o aparelho tivesse 16gb e colocasse os 16 do cartão ele ficaria com 32 pra gente colocar arquivos e apps mas não é bem assim, ele soma, mas só serve pra apps, o que falta eu ler mais é sobre a opção migrar dados para o cartão SD e para memória interna, queria testar bastante isso mas meu Nexus 4 não permite hehe e o Moto G3 da minha mãe e o G2 do meu irmão não estão sempre disponíveis para os meus testes XD

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Lucas B.
  • Posts no fórum: 9

22/03/2016, 11:34:15 via Web

Mais o problema é que não aparece a interna, e sim apenas o SD... Assim não consigo instalar aplicativos hackeados ou modificados, pois não tenho acesso a pasta obb... Da acessoa apenas na pasta data

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

22/03/2016, 11:41:30 via App

Lucas B.

Mais o problema é que não aparece a interna, e sim apenas o SD... Assim não consigo instalar aplicativos hackeados ou modificados, pois não tenho acesso a pasta obb... Da acessoa apenas na pasta data

Ah tu tá pensando em coisas tortas jovem, que isso kkkk

Tente o seguinte, reinicie o seu dispositivo e depois plugue no PC, as pastas devem ser atualizadas.

Uma coisa que eu gosto de fazer é ligar o notebook ou PC e com o ES File Explorer eu localizar eles via LAN daí coloco meu usuário e senha do Windows e consigo acessar todas as pastas do mesmo, incluindo HD Externo daí esvazio e coloco arquivos no meu aparelho sem precisar conectar ele via cabo.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Ana ST
  • Posts no fórum: 10

22/03/2016, 12:56:54 via Web

Oi Adler!

Bom, eu tentei resetar só desligando e ligando de novo, mas não tentei resetar para as configurações de fábrica ainda. Acho que eu vou tentar então porque só faltou isso né?

Mas poxa que triste, eu gostava tanto do meu aparelho. Olha, acho que uma das coisas que pode ter feito diferença com o aparelho da sua mãe é que eu comprei o meu logo que lançou, acho que uma semana depois só, eu sempre acho que quando compramos algo depois de algum tempo de lançamento, a fábrica tem a chance de melhorar pequenas imperfeições, então pode até ser isso né?

Vou tentar fazer o reset e venho dizer se funcionou!

Mais uma vez muito obrigada pela ajuda!!

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

22/03/2016, 13:17:30 via Web

Ana ST

Oi Adler!

Bom, eu tentei resetar só desligando e ligando de novo, mas não tentei resetar para as configurações de fábrica ainda. Acho que eu vou tentar então porque só faltou isso né?

Mas poxa que triste, eu gostava tanto do meu aparelho. Olha, acho que uma das coisas que pode ter feito diferença com o aparelho da sua mãe é que eu comprei o meu logo que lançou, acho que uma semana depois só, eu sempre acho que quando compramos algo depois de algum tempo de lançamento, a fábrica tem a chance de melhorar pequenas imperfeições, então pode até ser isso né?

Vou tentar fazer o reset e venho dizer se funcionou!

Mais uma vez muito obrigada pela ajuda!!

Pode ser e acredito que possa ser algo do tipo, e é Ader kkk traumatizado com o pessoal errando meu nome brincadeira.

Bom, uma curiosidade sobre o que você falou sobre imperfeições, o Nexus 4 quando lançou tinha 4G e chegaram a falar que o vidro traseiro dele quebrava fácil, tempos depois tiraram o 4G e colocaram duas pequenas bolinhas na parte de trás que evita o contato direto do vidro com uma superfície alí e o meu é assim, o de um amigo não tem essas bolinhas.

Sobre o caso do seu aparelho não fique tão triste pois reset de fábrica arruma vários problemas e sempre é interessante realizar ele depois de um longo período com o aparelho ou depois de uma grande atualização.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Lucas B.
  • Posts no fórum: 9

22/03/2016, 13:25:53 via Web

Eu uso o ES File Explorer... Mais não sei usar LAN... Mi ensina ai

Responder
Ana ST
  • Posts no fórum: 10

22/03/2016, 13:33:27 via Web

Nossa desculpa! Eu realmente enxerguei AdLer, isso que dá ficar com preguiça de pegar o óculos! Desculpa!!

Bom, eu comecei o reset aqui, vamos ver. Aproveito pra dizer que sua dica sobre selecionar transferir arquivos por MTP funcionou direitinho!

Legal sobre o Nexus 4, acho ótimo quando as empresas prestam atenção no que os consumidores falam e usam para fazer melhorias! Eu iria apreciar muito pois costumo derrubar os aparelhos no chão com bastante frequência ahaha.

Muito obrigada novamente! E desculpa de novo errar seu nome!

Responder
Ana ST
  • Posts no fórum: 10

22/03/2016, 14:04:24 via Web

Fiz o reset de fábrica, já fiz alguns testes e não funcionou não, os apps de GPS continuam não funcionando e o alcance do wifi continua ruim.

Então não sei o que fazer, se não adianta levar na assistência técnica acho que vou ter que acostumar com essas falhas mesmo e esperar que a próxima atualização do android consiga resolver esses problemas.

Agradeço muito a ajuda!!

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

22/03/2016, 16:30:48 via Web

Ana ST

Fiz o reset de fábrica, já fiz alguns testes e não funcionou não, os apps de GPS continuam não funcionando e o alcance do wifi continua ruim.

Então não sei o que fazer, se não adianta levar na assistência técnica acho que vou ter que acostumar com essas falhas mesmo e esperar que a próxima atualização do android consiga resolver esses problemas.

Agradeço muito a ajuda!!

Ó pequena, não se preocupa com relação ao nome, eu só brinquei mesmo hehe
Sobre o caso em si, se o reset não funcionou, poder ser algum problema realmente que se corrija com uma futura atualização, por exemplo, o Marshmallow ganhou atualizações mensais, pode ser que na atualização de abril a motorola corrija algo sobre isso, e surgiu uma curiosidade agora, o problema do wifi fraco permanece mesmo em outras redes: tipo amigos, família, trabalho etc? Porque se não tiver problema nesses casos, o seu modem que seria o problema @.@ vai saber.

E enfim, fico feliz de conseguir te ajudar em algumas coisas, agora desde já torcendo pra resolver esse!

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

22/03/2016, 16:39:03 via Web

Lucas B.

Eu uso o ES File Explorer... Mais não sei usar LAN... Mi ensina ai

Na tela sobre LAN do ES, eu toco no botão em forma de espiral para ele procurar por PCs ou Notebooks na mesma rede, lembrando que eles precisam estar ligados.

Quando ele acha, no meu caso "Sony-Vaio" aparece na lista com o ip dele, toco nele e vai ser pedido o nome de usuário e senha do mesmo, digito e pronto, ele entra nas pastas e acessa tudo, permitindo copiar, mover, renomear, abrir etc.

Daí tem vezes que eu vou acessar mas o notebook mudou de ip, então faço a pesquisa e vejo qual ip ele está no momento.

Exemplo: Fazendo o teste agora, meu note tá com o ip 192.168.0.111 mas se eu desligar ele ou reiniciar, esse número muda normalmente, como te disse, faço a pesquisa novamente e descubro qual o novo ip dele, quando for revelado, apenas toco e seguro em cima do dispositivo que já tava salvo mas com ip antigo e seleciono a opção de editar, daí digamos que o ip novo seja algo como 192.168.0.114 daí só faço trocar o número 111 pelo 114 entendeu? Que ele vai voltar a entrar nas pastas do notebook/pc. Enfim, espero ter te ajudado.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Ana ST
  • Posts no fórum: 10

28/03/2016, 15:00:21 via Web

Oi Ader! (acertei agora hein ahaha)

Então, eu tenho certeza que não é o modem, até porque, todos os outros aparelhos da casa conectam normalmente com sinal forte, e o técnico inclusive veio esses dias mesmo para fazer uns reparos e até configurou o modem certinho. Inclusive uma pessoa que também tem o moto G3 - comprado em dezembro - veio em casa e conseguiu conectar no wifi direitinho e no dela o sinal era bom onde o meu nem tinha sinal.

Com tudo isso vejo que o problema é no meu aparelho mesmo, vou esperar a atualização de abril e se não ser der certo eu vou levar na assistência porque tá difícil conviver com esse aparelho assim viu ahaha

Obrigada mais uma vez!!

Responder
Bruno Vieira
  • Posts no fórum: 4

01/04/2016, 15:42:40 via Web

ana vc conseguiu resolver o problema do seu me responde por favor to com o msm problema ?

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

01/04/2016, 15:45:38 via App

Ana ST

Oi Ader! (acertei agora hein ahaha)

Então, eu tenho certeza que não é o modem, até porque, todos os outros aparelhos da casa conectam normalmente com sinal forte, e o técnico inclusive veio esses dias mesmo para fazer uns reparos e até configurou o modem certinho. Inclusive uma pessoa que também tem o moto G3 - comprado em dezembro - veio em casa e conseguiu conectar no wifi direitinho e no dela o sinal era bom onde o meu nem tinha sinal.

Com tudo isso vejo que o problema é no meu aparelho mesmo, vou esperar a atualização de abril e se não ser der certo eu vou levar na assistência porque tá difícil conviver com esse aparelho assim viu ahaha

Obrigada mais uma vez!!

Pequena, vai sair em breve o Marshmallow 6.0.1 para o Moto G3, será que corrige? Como está o uso aí?

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Ana ST
  • Posts no fórum: 10

01/04/2016, 17:29:54 via Web

Oi Bruno

Ainda não resolvi, o que eu fiz foi mandar o aparelho para a assistência técnica, tive que mandar por correio pois não há assistência técnica autorizada em minha cidade, portanto, ainda estou esperando resposta. Me deram o prazo de 15 de abril, quando eu obter resposta venho aqui contar se funcionou ou não!

Responder
Ana ST
  • Posts no fórum: 10

01/04/2016, 17:34:02 via Web

Oi Ader!
Eu não tive paciência de esperar a atualização haha, estava ruim demais usar daquele jeito, então enviei para a assistência técnica, pelo menos para descartar ou confirmar que o problema é no aparelho mesmo, uma amiga tem o moto G3 também e no dela estava tudo normal, então tenho quase certeza que é o aparelho mesmo, vamos ver...

Responder
Ana ST
  • Posts no fórum: 10

07/04/2016, 20:54:56 via Web

Oie pessoal,

Acabo de ir buscar meu aparelho no correio, após feito o reparo na assistência técnica.

Resolvido o problema! Não tinha nada a ver com a atualização do Android mesmo, foi feita a troca de uma placa no aparelho, pelo que entendi da pequena descrição do laudo, tinha oxidado a entrada (não sei qual) porque entrou água ou algo assim.

Obrigada pela atenção e ajuda!

Responder