(Tutorial) Atualize o Nexus 4 para o Android 6.0.1 (Marshmallow) com a Fake Nexus Rom.

  • Respostas:19
Augusto Silva
  • Posts no fórum: 11

23/03/2016, 17:31:48 via Web

Galera, venho trazer pra vocês uma ótima opção para quem é usuário do Nexus 4 e quer sair do abandono. A rom que venho apresentar a vocês é a Fake Nexus Rom que foi desenvolvida pelo usuário do xda developers: ganachoco (todos os créditos pelo desenvolvimento da rom são dele).

Antes de começar o Tutorial de instalação quero deixar algumas observações:
- Não me responsabilizo por danos ocorridos antes, durante ou depois da instalação da rom. O processo de instalação é bem simples e pra quem já tem prática pode ser realizado em alguns minutos.
- A instalação desse rom é feita somente por meio do Android SDK. Então nada de tentar flashear via custom recovery.
- O objetivo dessa rom é entregar a experiencia das roms stock da Google que os aparelhos Nexus que foram atualizados utilizam. Ou seja, nada de root, tweaks ou features pré-instaladas.
Tendo as observações anteriores em mente vamos em frente.

Lista de downloads:
- Fake Nexus Rom - Versão Testing (Mar/21/2016): Download no Android Filehost
ou
Fake Nexus Rom - Versão Stable (Jan/08/2016): Download no Android Filehost
(Recomendo a versão Testing de Março, usei ela por semanas e não encontrei bugs.)
- Android SDK: Download

1. Preparando o aparelho:

  • Antes de tudo, o bootloader do aparelho deve estar desbloqueado. (Caso o aparelho não esteja com o bootloader desbloqueado ou você não saiba o que é isso faça uma pesquisa no Google, facilmente você encontra tutoriais que ensinam esse procedimento)
  • Ative a depuração USB do seu Nexus. (Essa opção se encontra nas opções do desenvolvedor. Se você não possui essa opção ativada faça o seguinte: vá em configurações > sobre o telefone > dê vários clicks na opção "número da versão" até que apareça a mensagem "Parabéns! Agora você é um desenvolvedor!"
  • Certifique-se que o aparelho esteja com a bateria com 50% ou mais de carga.
  • Faça backup de tudo que puder. Segundo o desenvolvedor da rom se você estiver usando uma versão stock seus dados POSSIVELMENTE não serão perdidos, porém não recomendo que arrisque.
  • Certifique-se de que os drivers do Nexus 4 estejam instalados e que o dispositivo está sendo reconhecido pelo computador.

2. Preparando o Android SDK:
- Após o terminar o download, execute e instale os drivers que forem pedidos. (Recomendo que instale em uma pasta de fácil acesso. Pode ser nos arquivos de programas ou mesmo em alguma pasta na área de trabalho.)

3. Instalando a rom...
- Localize a pasta "platform-tools" na pasta que o Android SDK foi instalado.
(Normalmente fica no caminho Android\Data\platform-tools)
- Após localizar coloque a rom que você baixou dentro dessa pasta.
- Desligue o Nexus 4 e ligue em modo fastboot.
(Após desligar o telefone segure os botões power e vol - até o aparelho ligar e ficar numa tela com um robozinho verde com um teclado na barriga.)
- Conecte o Nexus 4 no PC e verifique se ele foi devidamente reconhecido.
- Execute uma janela de prompt de comando.
(Abra a pasta "platform-tools" e dentro dela segure o botão shift e dê um click com o botão direito do mouse, no menu que abrir selecione "Abrir janela de comando aqui")
- Na janela de comando que você abriu digite
Se você está usando a rom stock: fastboot update
Se você está usando uma custom rom: fastboot -w update
(Por exemplo se você baixou e colocou na pasta platform-tools a rom Testing (Mar/21/2016), você deverá colocar no comando: fastboot update occam-img-20160321.zip)
- Aguarde a instalação completar
- Opcional: recomendo que após a instalação e após a inicialização seja feito um full wipe para evitar a ocorrência de bugs.

Espero ter ajudado aos interessados. Para quem quiser acompanhar e/ou ter mais informações sobre essa rom e sobre seu desenvolvimento visitem a thread dela que fica no xda developers, link abaixo:
Fake nexus rom for Nexus 4

Boa sorte, e até mais.

— alterado em 23/03/2016, 17:42:24 alterado por moderador

Camila Rinaldi

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

23/03/2016, 18:31:55 via App

Augusto Silva

Galera, venho trazer pra vocês uma ótima opção para quem é usuário do Nexus 4 e quer sair do abandono. A rom que venho apresentar a vocês é a Fake Nexus Rom que foi desenvolvida pelo usuário do xda developers: ganachoco (todos os créditos pelo desenvolvimento da rom são dele).

Antes de começar o Tutorial de instalação quero deixar algumas observações:
- Não me responsabilizo por danos ocorridos antes, durante ou depois da instalação da rom. O processo de instalação é bem simples e pra quem já tem prática pode ser realizado em alguns minutos.
- A instalação desse rom é feita somente por meio do Android SDK. Então nada de tentar flashear via custom recovery.
- O objetivo dessa rom é entregar a experiencia das roms stock da Google que os aparelhos Nexus que foram atualizados utilizam. Ou seja, nada de root, tweaks ou features pré-instaladas.
Tendo as observações anteriores em mente vamos em frente.

Lista de downloads:
- Fake Nexus Rom - Versão Testing (Mar/21/2016): [Download no Android Filehost][1]
ou
Fake Nexus Rom - Versão Stable (Jan/08/2016): [Download no Android Filehost][2]
(Recomendo a versão Testing de Março, usei ela por semanas e não encontrei bugs.)
- Android SDK: [Download][3]

1. Preparando o aparelho:

  • Antes de tudo, o bootloader do aparelho deve estar desbloqueado. (Caso o aparelho não esteja com o bootloader desbloqueado ou você não saiba o que é isso faça uma pesquisa no Google, facilmente você encontra tutoriais que ensinam esse procedimento)
  • Ative a depuração USB do seu Nexus. (Essa opção se encontra nas opções do desenvolvedor. Se você não possui essa opção ativada faça o seguinte: vá em configurações > sobre o telefone > dê vários clicks na opção "número da versão" até que apareça a mensagem "Parabéns! Agora você é um desenvolvedor!"
  • Certifique-se que o aparelho esteja com a bateria com 50% ou mais de carga.
  • Faça backup de tudo que puder. Segundo o desenvolvedor da rom se você estiver usando uma versão stock seus dados POSSIVELMENTE não serão perdidos, porém não recomendo que arrisque.
  • Certifique-se de que os drivers do Nexus 4 estejam instalados e que o dispositivo está sendo reconhecido pelo computador.

2. Preparando o Android SDK:
- Após o terminar o download, execute e instale os drivers que forem pedidos. (Recomendo que instale em uma pasta de fácil acesso. Pode ser nos arquivos de programas ou mesmo em alguma pasta na área de trabalho.)

3. Instalando a rom...
- Localize a pasta "platform-tools" na pasta que o Android SDK foi instalado.
(Normalmente fica no caminho Android\Data\platform-tools)
- Após localizar coloque a rom que você baixou dentro dessa pasta.
- Desligue o Nexus 4 e ligue em modo fastboot.
(Após desligar o telefone segure os botões power e vol - até o aparelho ligar e ficar numa tela com um robozinho verde com um teclado na barriga.)
- Conecte o Nexus 4 no PC e verifique se ele foi devidamente reconhecido.
- Execute uma janela de prompt de comando.
(Abra a pasta "platform-tools" e dentro dela segure o botão shift e dê um click com o botão direito do mouse, no menu que abrir selecione "Abrir janela de comando aqui")
- Na janela de comando que você abriu digite
Se você está usando a rom stock: fastboot update
Se você está usando uma custom rom: fastboot -w update
(Por exemplo se você baixou e colocou na pasta platform-tools a rom Testing (Mar/21/2016), você deverá colocar no comando: fastboot update occam-img-20160321.zip)
- Aguarde a instalação completar
- Opcional: recomendo que após a instalação e após a inicialização seja feito um full wipe para evitar a ocorrência de bugs.

Espero ter ajudado aos interessados. Para quem quiser acompanhar e/ou ter mais informações sobre essa rom e sobre seu desenvolvimento visitem a thread dela que fica no xda developers, link abaixo:
[Fake nexus rom for Nexus 4][4]

Boa sorte, e até mais.

[1]: https://androidfilehost.com/?fid=24459283995301805
[2]: https://androidfilehost.com/?fid=24352994023708319
[3]: http://developer.android.com/intl/pt-br/sdk/index.html
[4]: http://forum.xda-developers.com/nexus-4/development/fake-nexus-rom-nexus-4-t3230268

Vou completar o teu post e passar os arquivos que uso pra atualizar automaticamente pelo fastboot, uso ela desde dezembro e é uma ROM fantástica, só melhora e principalmente por ser uma ROM sem Root, modificações e ainda vem de brinde a multi-janela ativada! No mais, só torcer bastante pro Ganachoco conseguir portar o futuro Android N pra ele.

Link ~> https://drive.google.com/file/d/0B3NvNyqZZ4yyZmk1aFZKeTVidEk/view?usp=docslist_api

Descomprimo esse zip e coloco o zip da ROM atual na pasta, se eu for atualizar as versões do Marshmallow uso o Update.bat e se for a primeira vez uso o outro .bat o de instalação do zero.

Lembrando que eu clico com o direito em cima do .bat e seleciono editar, dentro dele eu coloco o nome do zip da ROM que vou instalar, por exemplo, essa do dia 21 ficou occam-20160321.zip

Seria legal você atualizar o tutorial pra tornar mais fácil para as pessoas e não precisar do SDK

— alterado em 03/05/2016, 17:47:36

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Augusto Silva

Responder
Augusto Silva
  • Posts no fórum: 11

24/03/2016, 14:36:38 via Web

Obrigado pelo complemento Ader. O Android SDK é uma ferramenta muito útil pra quem gosta de brincar com o sistema, recomendo o uso dele por ser um programa seguro, relativamente simples de usar e com certeza vai ser muito útil pra quem está iniciando no mundo de alterações do sistema Android. O contra dele é que é muito grande e ele exige a instalação de várias packages. Normalmente eu utilizo o "Nexus Root Toolkit" by WugFresh, e recomendo pra quem tem um Nexus e gosta de fazer root, trocar rom, kernel, etc.

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

24/03/2016, 14:43:26 via App

Augusto Silva

Obrigado pelo complemento Ader. O Android SDK é uma ferramenta muito útil pra quem gosta de brincar com o sistema, recomendo o uso dele por ser um programa seguro, relativamente simples de usar e com certeza vai ser muito útil pra quem está iniciando no mundo de alterações do sistema Android. O contra dele é que é muito grande e ele exige a instalação de várias packages. Normalmente eu utilizo o "Nexus Root Toolkit" by WugFresh, e recomendo pra quem tem um Nexus e gosta de fazer root, trocar rom, kernel, etc.

Nexus Root Toolkit acho legal demais, ela me ajudou muito na época que comecei a trocar o sistema dele, agora esse método que eu falei achei muito mais simples, rápido e não precisa de muita coisa, na verdade nem instala nada, a não ser os drivers, acho o SDK mais voltado para programadores mas enfim, eu por exemplo tenho um certo medo de digitar comandos então prefiro algo mais automatizado, por isso sugeri esse zip. Mas pra instalar CyanogenMod e o TWRP é Nexus Root Toolkit na hora =P

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
aurelio
  • Posts no fórum: 10

29/04/2016, 14:30:46 via Web

Oi,

Duvida,

Se eu conseguir instalar a FAKE ROM no nexus 4, eu vou perder o recovery ?

Consigo instalar ROOT como ?

Consigo voltar pra outras ROMS ?

estou com receio pq só instalo ROMs via TWRP

obrigado

tem algum telegram sobre nexus 4 ou grupo ?

Responder
Augusto Silva
  • Posts no fórum: 11

29/04/2016, 14:40:19 via Web

Sim, você perderá o recovery mas depois de instalar a rom você poderá instalar o recovery novamente e assim rootea-lo ou instalar uma nova ROM. Caso esteja com dificuldades de usar o Android SDK te indico usar o Minimal ADB and Fastboot (procura no xda developers).
Qualquer dúvida posta aqui.

— alterado em 29/04/2016, 14:41:41

aurelio

Responder
aurelio
  • Posts no fórum: 10

29/04/2016, 14:54:17 via Web

Entao, mas como eu vou instalar o recovery e root novamente ? pelo Android SDK ou esse Minimal ADB ?

Responder
Augusto Silva
  • Posts no fórum: 11

29/04/2016, 14:59:32 via Web

Por qualquer um dos dois. No meu uso eu faço esse tipo de coisa com o Nexus Root Toolkit, é um programa que automatiza todos esses processos, se você não conhece te recomendo dar uma olhada nesse programa.

aurelio

Responder
aurelio
  • Posts no fórum: 10

29/04/2016, 15:03:22 via Web

Na verdade eu uso ele qndo quero restaurar meu nexus 4, mas se eu instalar a Fake rom, esse NRT consigo incluir só o root e recovery com ele sem alterar a FAKE no sistema ?

Responder
Augusto Silva
  • Posts no fórum: 11

29/04/2016, 15:07:56 via Web

Sim, ele é bem completo e repleto de funcionalidades. Recomendo que explore as opções dele quando tiver tempo pra dar uma boa olhada, mas não se preocupe, apesar de várias funções é tudo bem simples e explicito. Com um ou dois clicks você faz qualquer coisa...

aurelio

Responder
aurelio
  • Posts no fórum: 10

29/04/2016, 15:12:05 via Web

ok, valeu, vpu ver iq faço aqui...obrigado

Augusto Silva

Responder
aurelio
  • Posts no fórum: 10

29/04/2016, 15:36:00 via Web

Nao achei a opçao de instalar a ROM FAKE pelo NRT nao. Ou instalar essa rom é só via SDK tools mesmo?

Responder
aurelio
  • Posts no fórum: 10

29/04/2016, 16:16:49 via Web

Descomprimo esse zip e coloco o zip da ROM atual na pasta, se eu for atualizar as versões do Marshmallow uso o Update.bat e se for a primeira vez uso o outro .bat o de instalação do zero.

Lembrando que eu clico com o direito em cima do .bat e seleciono editar, dentro dele eu coloco o nome do zip da ROM que vou instalar, por exemplo, essa do dia 21 ficou occam-20160321.zip

Seria legal você atualizar o tutorial pra tornar mais fácil para as pessoas e não precisar do SDK


Fiz dessa forma e deu certo, a FAKE esta instalada, meio na sorte, pq estava dando umas mensagens que nao era encontrado boot.sign recovery.sign e dei enter e começou a Write system rsrsr

OK, A FAKE é toda pura parece no 6.0.1 sem root, sem nada, e tambem logico nao te, suporte a temas.

Agora, pra conseguir o root é só clicar nas opçoes de root e marcar custom recovery no NRT ???

Responder
Augusto Silva
  • Posts no fórum: 11

29/04/2016, 16:36:41 via Web

Sim, caso queira escolher um recovery em especial vá em Options > Custom Recovery e lá selecione o Revovery que você quer instalar (lembrando que na opção Utilize an Alternate Custom Recovery Image você pode selecionar um recovery que esteja no seu computador). O mesmo funciona pro Root, só que nesse caso você deve ir em Options > Root Options, lá você configura como deve proceder a instalação segundo a sua vontade.

— alterado em 29/04/2016, 16:37:21

aurelio

Responder
aurelio
  • Posts no fórum: 10

03/05/2016, 14:43:35 via Web

opa, saiu uma nova ROM fake, mas...

lembra que eu tinha instalado na sorte, nem sei como pq tava dando uns erros...

archive does not contain 'boot.sig'
archive does not contain 'recovery.sig'
failed to allocate 856476060 bytes
error: update package missing system.img

aparece isso e nao instala .

Responder
aurelio
  • Posts no fórum: 10

03/05/2016, 14:53:43 via Web

é o metodo que o Ader lá em cima ensinou e eu tinha conseguido.

Responder
aurelio
  • Posts no fórum: 10

03/05/2016, 15:17:08 via Web

C:\Program Files (x86)\Android\android-sdk\platform-tools>fastboot update occam-img-20160503.zip
archive does not contain 'boot.sig'
archive does not contain 'recovery.sig'
failed to allocate 856476060 bytes
error: update package missing system.img

pelo metodo aqui

Responder
Augusto Silva
  • Posts no fórum: 11

05/05/2016, 22:26:17 via Web

Sugiro que essas perguntas sobre a rom sejam feitas ao desenvolvedor (você pode fazer isso por meio da thread do xda que está no tutorial), quanto a instalação após terminada não tive bugs.
Obs: Eu vi alguns comentários seus na thread da rom e só pra lembrar como eu disse aqui (e como está escrito na descrição da rom no xda developers) essa rom é um port do android marshmallow para o Nexus 4, não features e o desenvolvedor não vai adicionar futuramente. Se você está a procura de uma rom com features recomendo a Cyanogenmod 13, ela já está na terceira snapshot e está muito boa.

Responder
aurelio
  • Posts no fórum: 10

05/05/2016, 22:34:25 via Web

Kkkkk

Se pedir o tema escuro que já existe em rom pura for feature nem sei mais de nada.

Thema dark nada mais é que a opção escura que já era pra estar presente nessa Fake rom.

Não pedi nada de diferente

Responder
Augusto Silva
  • Posts no fórum: 11

05/05/2016, 22:45:01 via Web

Acho que você se equivocou amigo, o marshmallow não possui dark theme, pelo menos não na versão oficial da Google.

Responder