Depois de quase uma semana e noites sem dormir finalmente consegui resolver.
Como o problema estava no gpt.bin - responsável pelas partições do sistema - eu procurei o último gpt.bin compatível com meu bootloader (v30.BE) que foi lançado através da atualização ATT_XT1058_5.1.0_LPAS23.12-21-1_CID1_CFC datado do dia 31/05/16.
O que eu fiz foi pegar o gpt.bin dessa atualização e fazer o flash manualmente.... ok vamos passo a passo.
- Tudo o que eu utilizei (ADB + fastboot + gpt.bin) disponibilizei neste link (mega.nz/#!IIVxmQYB!UkweSFzgHOgH_1vVVJbJuadnL6gjURntbuKovnQwOGs)
- Baixe também a firmware 5.1 para utilizar com RSDLite (mega.nz#F!ZE81jLDQ!dnMvm4OWAF4xSI3RkLE8Lw)
- Conecte seu o Moto X via fastboot
- Descompacte o primeiro arquivo e dentro da pasta segure SHIFT +Mouse Direito e escolha a opção "abrir janela de comando aqui..."
- Em seguida realize os seguintes comandos:
mfastboot devices
mfastboot oem fb_mode_set
mfastboot flash partition gpt.bin
Se tudo der certo, espero que sim, pode partir para o RSDLite com a firmware Retail 5.1. Só lembre de apagar as linhas:
- < step operation="getvar" var="max-sparse-size"/>
- < step MD5="3e8836a120a564338f472f0895c947c8" filename="gpt.bin" operation="flash" partition="partition"/>
Obs¹: Para não correr o risco de brickar seu aparelho novamente evite flashear o gpt.bin e o motoboot.img
Obs²: Talvez depois de digitar os comandos no prompt seja necessário desligar e religar o aparelho em modo fastboot novamente - comigo precisou pois dava FAIL ao instalar os outros arquivos.
Créditos:
1. forum.xda-developers.com/moto-x/moto-x-qa/help-rogers-xt1058-ota-brick-t3430929
2. motox-brasil.blogspot.com.br/2015/08/repositorio-todas-as-firmwares.html
...
Espero de verdade ter ajudado alguém, foram dias de tentativa e erro e por uma ultima deu certo. Não sei quanto a estabilidade do sistema após isto, mas só de poder ligar o celular e mexer está bom demais.
UPDATE: Depois de realizar esse tutorial NÃO atualize seu sistema. Em alguns casos (inclusive o meu) deu hard brick ao atualizar. Caso queira fazê-lo faça por sua conta e risco.
— alterado em 25/08/2016, 17:20:01