[Dúvida] Velocidade do 4G limitada, bastante inferior à do 3G.

  • Respostas:6
Marcio Afonso
  • Posts no fórum: 2

06/12/2016, 11:26:01 via Web

Bom Dia! Tenho um plano Vivo Controle, com acesso a 4G, no meu Moto G 4 Plus. Nunca tive grandes problemas com a minha internet, apesar de não a considerar super rápida. No contrato do Vivo Controle eles informam que a velocidade máxima liberada nos planos 4G é de 4mega, e nos planos 3G de 1mega. Até aí tudo bem.

Recentemente, vinha fazendo alguns testes de velocidade no meu celular e - mesmo mostrando constantemente o ícone de 4G - a velocidade SEMPRE aparecia limitada a 1 mega... Vide a imagem:

image

Testei em diversos horários, locais e situações climáticas (rs) para ver se não era um problema temporário... Apesar de eu achar curioso que, em todos os testes, a velocidade dava um pico inicial próximo aos 4 mega e depois caía para 1, quase que como "forçada".

Resolvi então desativar o 4G e rescolher o 3G como rede preferencial... Qual não foi a minha surpresa com o resultado:

image

E essa velocidade maior tb é constante - apesar de variar mais. Mas oscila sempre em torno dos 4-8mega de velocidade.

Enfim, gostaria de entender esse "fenômeno" e descobrir se há algum problema com meu aparelho, minha configuração ou até mesmo com minha conta da Vivo!

Desde já agradecido!

Responder
Arthur S.
  • Posts no fórum: 1 800

06/12/2016, 18:41:18 via Web

As operadoras limitam a velocidade assim mesmo, dai vem a vivo querer trazer 5G q n vai ter nem 20mb de velocidade... 3G deve ter parado de funcionar o limitador de velocidade

OnePlus 5 📱
Android 7.1.2 🚩
ViperOS 14.1 📲
Recovery TWRP 🔧

Responder
Alexandre
  • Posts no fórum: 218

06/12/2016, 19:30:38 via Web

Pode ser um problema da cobertura da rede, momentânea ou não, Vivo é muito boa, eu uso no meu Pós e bate 60MB fácil, mas também moro em uma Capital, e a respeito do controle não sei te responder, mas duvido muito que seja pura birra da operadora por limitação, eles são gananciosos, mas não costumam ter sinal da TIM nem Oi da vida.

Por favor, se a resposta lhe foi útil contribua atribuindo um 'Obrigado'. Dúvidas? Basta replicar, ou enviar-me uma mensagem pessoal.

Responder
Marcio Afonso
  • Posts no fórum: 2

06/12/2016, 21:43:59 via Web

Cara, eu moro no Rio de Janeiro capital e tenha testado há alguns dias, em diversos pontos da cidade. E no 4g é sempre entre 1-1,1mb de velocidade. Acho que vou numa loja da Vivo entender o que está acontecendo.

Responder
Alexandre
  • Posts no fórum: 218

06/12/2016, 21:47:23 via Web

Sim, seria bom, lá poderão verificar pra você ou através da central de atendimento do seu plano =D

Por favor, se a resposta lhe foi útil contribua atribuindo um 'Obrigado'. Dúvidas? Basta replicar, ou enviar-me uma mensagem pessoal.

Responder
Roberto Moreno
  • Posts no fórum: 19

07/12/2016, 20:42:47 via Web

Moro em São Paulo,Capital,no Centro,Repúbica,tenho um plano pós de dados de 8 Gb,hoje mesmo medi,via Speedtest,deu 58,66 Mbps de Down e 23,28 de Up e 40 de Ping,pago caro,uns 80 reais

Responder
Paulo Zuccherato
  • Posts no fórum: 1

06/04/2017, 04:45:38 via Web

imageNa minha cidade o 4g ta limitado a no maximo 5mbs e acredite chego a 17mb de dow pelo speedtest facil no 3G . Ou seja eles devem ter invertido algum cabo ou limitado as velocidades erradas. Ja em cidades vizinhas é o contrario 3g da vivo no maximo 7mb e o 4g ja bati 35mb de dow.... isso comprova e me faz pensar que o 3g tem sim capacidade de ser beeemmm mais rapido

— alterado em 06/04/2017, 04:46:50

Responder