Invasão de Smartphone/Proteção Contra Spyware

  • Respostas:1
  • Respondido
Mariane
  • Posts no fórum: 1

31/01/2020, 10:58:49 via Web

Bom dia, pessoal!

A algum tempo meu celular vem sendo invadido por pessoas do meu convívio e até do meu trabalho, sei disso porque elas questionam e perguntam coisas que não teriam como saber de forma alguma, jamais, se não tivessem acesso às informações dentro meu smartphone, incluindo pesquisas que faço nos navegadores, emails, conversas por waths, apps instalados, documentos, fotos e imagens e o pior de tudo o microfone. Não posso falar nada pessoal dentro da minha própria casa que elas ficam sabendo e comentando, fazendo fofocas cruéis e absurdas. Já desliguei o telefone e coloquei em modo avião quando preciso falar algo realmente pessoal dentro de casa ou fazer algo na rua, pois essas pessoas rastreiam minha localização. Só não tirei a bateria do telefone, porque ela é do tipo irremovível.
Fiz de tudo para me livrar de um possível spyware. Fiz Hard Reset 2 vezes seguidas e o problema continua. Protegi e troquei as senhas das minhas contas google, com validação e autenticação. Pausei todas as minhas atividades do google, uso guia anônima e outros navegadores diferentes do Chrome a maioria das vezes, uso VPN, desmarquei todos os serviços de localização do google, até o Encontre Meu Dispositivo, GPS, ELS, etc. Retirei minha samsung account do telefone e o acesso da samsung account remoto. Desativei serviços de compartilhamento e espelhamento, assim como também compartilhamento em nuvem. Bloqueei meus chips, formatei meu cartão de memória. Tenho vários antivírus no celular. Retirei todas as permissões de apps à localização, microfone e câmera.
Fiz de praticamente tudo para me livrar desse problema absurdo, de pessoas sem caráter que não respeitam a vida privada e integridade dos outros, ainda tenho que escutar piadas a respeito, pois não tenho conhecimento suficiente para resolver o problema.
Não sei de que outras formas meu celular poderia ter sido invadido e monitorado, achei que seria um spyware ou pelo google, mas não tenho mais certeza de nada, pois nada resolveu, nem o hard reset. Já li várias recomendações em sites de tecnologia, mas é sempre a mesma coisa, "mantenha os apps atualizados, use antivírus, proteja a câmera com adesivo", nada de novo nisso, só o básico e não tem como desligar o microfone ou algo do tipo, isso é péssimo.
Não sei o que fazer para me livrar desse problema que tem me prejudicado imensamente. Se souberem como ajudar, por favor, me deem dicas a respeito, pois já desisti. Sei que a invasão foi remota, e não física, por isso desconfio que possa não ser somente um spyware, mas se for o que remove algo assim do telefone?

Responder
Melhor resposta
Douglas
  • Posts no fórum: 682

31/01/2020, 22:35:44 via Web

Olá, primeiro qual o seu dispositivo e que versão do Android ele usa?
As redes wi-fi que vc utiliza são compartilhadas?
Ultilizar só a rede 4g do smartphone já seria um modo eficiente para ter privacidade.
Voltando ao dispositivo, como vc adquiriu o mesmo? Em loja oficial ou outro meio?
O Android nas versões 8,9 e 10 possuem um bom nível de proteção de dados, porém pessoas mal intencionadas e com conhecimento, podem através de phishing, conseguir acesso a contas do smartphone..
Já pensou em substituir este smartphone por um novo e lacrado?E uma alternativa.
No seu caso, lendo seu relato,eu tentaria:
Nesses passos-
1-Comprar um novo smartphone ou vender o atual. Marca: Samsung,LG , Motorola, Xiaomi (Essa marca já tem antivírus nativo no smartphones)Huawei, Apple(Somente do X para frente..

2-Adquirir um novo chip(Cartão de operadora).

3-Usar uma rede segura(A do novo chip 4g/3g, será a primeira opção privada)

4-Atualize o smartphone que vc comprou!(Se houver alguma atualização)

5-Adicione uma nova conta Google/Apple(Isso mesmo crie uma nova),só por segurança nesse smartphone que vc comprou!

6-Sempre faça downloads de app's pela loja oficial Android (Play store)ou Apple (App store).

7-Adicionar um antivírus (Se o sistema não tiver),antimalware(Um bom e o MalwareBytes). Sempre atravéz da opção da loja oficial no smartphone (Play store ou Apple App store)!

8-Fazer uma relação de todas as contas e mudar as senhas(Não faça login, somente peça para trocar a senha), e habilitar a verificação de duas etapas de todas as contas(Tente começar por seu email primário,tente atrelar o novo número para autenticar sempre com ele, e mude as demais contas)
Para garantir,use a nova conta Google para autenticar as contas.
Em todas as etapas se certifique estar em uma rede segura(A do novo chip)
Vc pode fazer uma relação das contas em um computador seguro,com Windows 10 atualizado..Em rede também segura..Vc pode rotear a internet do novo smartphone para o computador,mas só se achar que o computador está seguro!
Bom e isso que eu faria,os contatos pode tentar fazer um backup (Que eu não recomendo),o melhor e um backup manual(Em papel e caneta),só adicione contatos de parentes ou amigos próximos de confiança..
Como pode ter visto, não tem como salvar a conta whatsapp e seus contatos, recomendo fazer uma nova com o novo número do chip.
Boa sorte, qualquer coisa pode perguntar aqui neste post.

útil?
Mariane
Responder