Motorola Moto X — Brickado, não consigo recuperar o aparelho

  • Respostas:17
Terry_bogard_sjc
  • Posts no fórum: 13

02/04/2020, 20:27:01 via Web

Pessoal, eu tenho um Moto X4 (xt1900-6) e ele não está mais ligando o android.
Tentei varios processos de recuperação, baixando rons mais atuias e não tive sucesso.
O problema todo está no bootloader do celular que está bloqueado e não estou conseguindo baixar uma nova ROM no aparelho. Tentei realizar o desbloqueio via comando "fastboot oem get_unlock_data", mas não tive sucesso pois teria que fazer uma configuração no android antes para realizar o desbloqueio.

Algo que eu estava tentando fazer e não estou conseguindo é ativar o modo qualcomm hs-usb qdloader 9008 onde ele aparecer uma porta COMx para poder realizar o reparo em modo de edl. Quando ele entra em fastboot o unico driver que o Windows reconhece é o do Fastboot Payton S. Mas ai tento rodar o programa blank flash e ele não consegui localizar o meu celular, acredito que seja porque não reconheceu a porta COM do qdloader. Como é que consigo habilitar isto?
Instalei o drive da Motorola e também da Qualcomm mas não reconhece a porta COM.

Alguem consegui me ajudar?

Responder
Douglas
  • Posts no fórum: 682

02/04/2020, 21:04:11 via Web

Ola, você ja tentou o desbloqueio com a ferramenta da motorola?
Aqui nesse link oficial da motorola, tem o passo a passo, de uma olhada:

https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/standalone/bootloader/unlock-your-device-a

Sobre o driver, verifique se e o mesmo disponivel atraves do suporte da motorola:

https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/89879/p/30,10361,10317

— alterado em 02/04/2020, 21:12:01

útil?
Responder
Terry_bogard_sjc
  • Posts no fórum: 13

02/04/2020, 21:50:51 via Web

Tentei por esta ferramenta, quando vou digitar o comano de desbloqueio ele me dá uma mensagem que teria que habitar a depuração de usb, antes. Mas como meu celular não liga o android não consigo desbloquear.

útil?
Responder
Douglas
  • Posts no fórum: 682

02/04/2020, 23:12:07 via Web

Terry_bogard_sjc

Tentei por esta ferramenta, quando vou digitar o comano de desbloqueio ele me dá uma mensagem que teria que habitar a depuração de usb, antes. Mas como meu celular não liga o android não consigo desbloquear.

Entendo,achei um novo tutorial para desbloqueio de boootloader da moto, de uma olhada e tente se julgar seguro.

https://www.meu-smartphone.com/passo-a-passo-de-como-destravar-o-bootloader-e-tambem-reviver-ou-instalar-outras-roms-em-qualquer-smartphone-motorola/

útil?
Responder
Terry_bogard_sjc
  • Posts no fórum: 13

03/04/2020, 00:02:42 via Web

Então apareceu o mesmo erro...

(bootloader) Check 'OEM unlocking' in Android Settings > Developer
(bootloader) Options
OKAY
Execution time is 8(ms)

No comando via fastboot aparecia isto também

útil?
Douglas
Responder
Douglas
  • Posts no fórum: 682

03/04/2020, 00:35:52 via Web

Terry_bogard_sjc

Então apareceu o mesmo erro...

(bootloader) Check 'OEM unlocking' in Android Settings > Developer
(bootloader) Options
OKAY
Execution time is 8(ms)

No comando via fastboot aparecia isto também

vc fez o passo a passo via adb ,ta gerou isso ,revise os drivers da motorola mais uma vez , e veja se todas as pastas estao nos passos corretos e tente denovo.
Fica dificil para mim dizer algo se nao tenho o mesmo dispositivo, revise tudo e tente novamente..

útil?
Responder
Terry_bogard_sjc
  • Posts no fórum: 13

03/04/2020, 12:05:00 via Web

Então cara, já revisei e apareceu novamente este erro que informei para realizar o desbloqueio. Tentei um procedimento de instalar uma ROM mais atual mesmo com o bootloader bloqueado e não consegui pois estava utilizando uma ROM custom. Será q se instalar o twrp (recovery) funciona? Vou tentar.

útil?
Responder
Terry_bogard_sjc
  • Posts no fórum: 13

03/04/2020, 13:53:36 via Web

Não consegui. tentei novamente e não consegui. Acho que a unica maneira de recuperar este aparelho é deixando ele em modo qualcomm hs-usb qdloader 9008 onde quando aparecer uma porta COMx para poder realizar o reparo em modo de edl. Ai rodaria o programa blank flash. Pelo menos acho Mas não estou conseguindo deixar ele no modo qualcomm ou aparecendo a porta COMx. Pois quando rodo o blank flash fica aguardando o aparelho abaixo a tela:
image

útil?
Douglas
Responder
Douglas
  • Posts no fórum: 682

03/04/2020, 16:38:17 via Web

Terry_bogard_sjc

Não consegui. tentei novamente e não consegui. Acho que a unica maneira de recuperar este aparelho é deixando ele em modo qualcomm hs-usb qdloader 9008 onde quando aparecer uma porta COMx para poder realizar o reparo em modo de edl. Ai rodaria o programa blank flash. Pelo menos acho Mas não estou conseguindo deixar ele no modo qualcomm ou aparecendo a porta COMx. Pois quando rodo o blank flash fica aguardando o aparelho abaixo a tela:
![image][1]

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/7685618/image/forum/Sem_titulo.png

Tô achando muito estranho,já que seu aparelho tem suporte a ferramenta da Motorola, tô suspeitando de falha de hardware, ele não está mais em garantia?
Pode ser uma falha física..
Já olhou como está a porta USB tanto do Smartphone e do Pc, está usando um cabo em perfeito estado?
Tente limpar as conexões e mude o USB para porta USB 3.0 se o seu Pc tiver...

útil?
Responder
Terry_bogard_sjc
  • Posts no fórum: 13

03/04/2020, 17:20:42 via Web

Eu já fiz isto, troquei de cabo achando que poderia ser falha no cabo. Mas nada. Problema de USB, não deve ser, pois ele reconhece o dispositivo USB no computador como tinha falando acima, mas reconhece como dispositivo Fastboot Payton S. Pelo fastboot, reconhece o dispositivo corretamente, pois até tentei desbloquear o mesmo e não consegui. Só que se for utilizar o adb ou blank flash não consegui encontra o dispositivo, fica aguardando igual a imagem anterior.

útil?
Responder
Terry_bogard_sjc
  • Posts no fórum: 13

03/04/2020, 17:31:31 via Web

Há esqueci de falar, não está mais na garantia. Por isso que estava tentando entrar no modo EDL para tentar reparar ele. Tem um amigo meu que tem um xiaomi e ele recuperou o aparelho dele via EDL ou test point, pois via EDL é possivel enviar a ROM mesmo com o aparelho com o bootloader bloqueado, pois este é um modo de emergencia. Mas no motorola não estou conseguindo ativar e nem sei como é que faz isto.
No Xiaomi quando vc ativa o modo EDL, é ativado o driver qualcomm hs-usb qdloader 9008 e ai aparece uma porta COMx.

útil?
Douglas
Responder
Douglas
  • Posts no fórum: 682

03/04/2020, 20:07:56 via Web

Terry_bogard_sjc

Há esqueci de falar, não está mais na garantia. Por isso que estava tentando entrar no modo EDL para tentar reparar ele. Tem um amigo meu que tem um xiaomi e ele recuperou o aparelho dele via EDL ou test point, pois via EDL é possivel enviar a ROM mesmo com o aparelho com o bootloader bloqueado, pois este é um modo de emergencia. Mas no motorola não estou conseguindo ativar e nem sei como é que faz isto.
No Xiaomi quando vc ativa o modo EDL, é ativado o driver qualcomm hs-usb qdloader 9008 e ai aparece uma porta COMx.

Tente isso aqui que achei em um fórum e no XDA e ClanGsm.com, tem que saber inglês,ou entender os procedimentos..

https://forum.xda-developers.com/moto-x4/help/moto-x4-hard-brick-t3777529

https://www.clangsm.com.br/topic/121807-xt1900-6-moto-x4-em-modo-qdloader/

Tem que realizar os passos antes no tutorial no XDA..Depois passar para o do ClanGsm..

"Com o aparelho conectado ao PC e ele sendo reconhecido em modo Qdloader, segure volume (+) e botão power até que ele conecte novamente no modo Qdloader.
Abra a pasta blankflash e execute o app "blank-flash"

(OBS: Tente mais de uma vez caso dê erro, aqui só foi depois de 3 vezes)

Quando termina o processo de instalação do arquivo blankflash o aparelho volta a entrar no modo fastboot.."
Agora só instalar a versão mais recente do firmware..
Acho que agora vai

útil?
Responder
Douglas
  • Posts no fórum: 682

03/04/2020, 20:53:16 via Web

Terry_bogard_sjc

Eu já fiz isto, troquei de cabo achando que poderia ser falha no cabo. Mas nada. Problema de USB, não deve ser, pois ele reconhece o dispositivo USB no computador como tinha falando acima, mas reconhece como dispositivo Fastboot Payton S. Pelo fastboot, reconhece o dispositivo corretamente, pois até tentei desbloquear o mesmo e não consegui. Só que se for utilizar o adb ou blank flash não consegui encontra o dispositivo, fica aguardando igual a imagem anterior.

Tenho um caso para contar, recentemente tentei recuperar um ASUS Zenfone 5 (2014),ele aparecia no computador mais dava erro,os comandos do ADB não funcionavam, tentei de tudo menos limpar a saída micro USB do Smartphone, depois que eu o fiz, ele fez os comandos! Então por experiência própria limpe as conexões e teste bastante.
Sobre o Zenfone, refiz 5 vezes a instalação da firmware, concluída com exito, só que a memória interna dele estava ruim então ele sempre ia loop infinito..Fica a dica.

útil?
Responder
Terry_bogard_sjc
  • Posts no fórum: 13

04/04/2020, 01:50:22 via Web

é amigo, não foi mesmo.. continuou igual.. até fiz um print pra te mostrar ele reconhece dá uma olhada no que falei:
image

acho que vou aguardar a motorola lançar mais uma atualização de rom para ver se consigo instalar com o bootloader bloqueado. Pois ouvi falar que tem como instalar uma rom atualizada (superior a instalada) com o bootloader bloqueado.
Se não conseguir vou tentar pagar manutenção dele.

útil?
Douglas
Responder
Douglas
  • Posts no fórum: 682

04/04/2020, 04:01:15 via Web

Terry_bogard_sjc

é amigo, não foi mesmo.. continuou igual.. até fiz um print pra te mostrar ele reconhece dá uma olhada no que falei:
![image][1]

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/7685618/image/forum/Sem_titulo-1585957692614.png

acho que vou aguardar a motorola lançar mais uma atualização de rom para ver se consigo instalar com o bootloader bloqueado. Pois ouvi falar que tem como instalar uma rom atualizada (superior a instalada) com o bootloader bloqueado.
Se não conseguir vou tentar pagar manutenção dele.

Sim e o que dizem, nao testei para saber se e possivel, se nao esta seguro ou mesmo nao conhece alguns procedimentos, o melhor e levar a uma assistencia tecnica especializada de confiança.
E isso, um abraço e boa sorte.

útil?
Responder
Terry_bogard_sjc
  • Posts no fórum: 13

04/04/2020, 16:57:02 via Web

Valeu cara... é que como estamos neste periodo de quarentena, tentei fazer aqui internamente. Pois aqui na minha cidade não sei se vai se facil encontrar uma autorizada. Mas vou tentar... valeu.

útil?
Matheus2207Douglas
Responder
Matheus2207
  • Posts no fórum: 1

16/04/2020, 09:44:55 via Web

Ola terry, tenho o mesmo problema com tal dispositivo. O sr poderia me add no whatsapp para caso conseguir resolver o problema me orientar tambem. 21 97313-3047. Obrigado

útil?
Responder
Adriano Carvalho
  • Posts no fórum: 1

23/09/2020, 02:30:42 via Web

Estou na mesma situação. Drivers instalados e reinstalado, cabo trocado, bootloader desbloqueado. flashing unlocked, estou tentando por uma versão superio pois queria adicionar meu cartão de memoria como memoria interna. Mas o adb\fastboot não reconhece celular conectado nem mesmo em outro pc.

útil?
Responder