Aparelho Travando Constantemente

  • Respostas:1
Eduardo.a.o.s
  • Posts no fórum: 6

15/08/2021, 04:26:15 via Web

Fala ae galera, blz?

Antes de começar, caso meu post esteja no lugar errado, peço que me desculpem, sou novo no fórum, e já aproveitando, o texto ficará grande, pois detalharei o máximo possível.

Vamos lá!

Um amigo trouxe pra mim um Motorola Moto G8 Power Lite (XT2055-2), informando problema de looping infinito (reiniciando no logo da motorola), porém quando ele foi me explicar descobri que na verdade o problema era travamento, pois o mesmo disse que fez a restauração de fabrica e o problema continuou.

Então ele ligou o aparelho e em menos de 5 minutos o aparelho travou, e segundo ele o aparelho não ficava nem 5 minutos funcionando sem travar, que o problema começou do nada, que não sofreu queda, não molhou, nem nada que explicasse o problema.

Informei que o problema poderia ter sido causado por alguma atualização bugada, o que infelizmente está virando rotina com aparelho dessa marca, e que caso fosse realmente esse o problema, uma reinstalação de firmware resolveria, e ele disse que tudo bem.

Peguei o aparelho, que no momento estava com apenas 3% de bateria devido ficar reiniciando sem parar, e o primeiro passo foi colocar pra carregar enquanto preparava os arquivos, vi qual era a versão instalada e fui baixar uma antes pra deixar pronta enquanto o aparelho carregava.

Porém é aqui que começa todo o problema.

Como o aparelho não parava de reiniciar, ele demorava pra carregar e como sou um gênio :D tive uma brilhante ideia "vou desligar o aparelho e deixar carregar desligado".

Mas assim que eu desligava o aparelho, dois ou três minutos depois ele ligava sozinho, sem explicação alguma, pensei que ele religava por causa do carregador estar conectado, tirei o carregador esperei o aparelho e desliguei normalmente, e pra minha surpresa o aparelho ligou novamente sem explicação alguma, não ficava ligado de jeito algum.

Então pensei "vou entrar no modo recovery e conectar o carregador e ver se acusa alguma coisa", mas nada de conseguir entrar no modo recovery, em todo site que eu olhava como acessar o modo recovery, diziam para apertar volume menos + power, mas sempre que eu tentava o aparelho ligava normalmente, então resolvi testar outras formas, até que descobri. Deixo a dica abaixo.

Dica: se não conseguir entrar no modo recovery ligando o aparelho segurando o volume menos, é só ligar o aparelho segurando o volume mais.

Segurei o volume mais e liguei o aparelho, e logo de cara apareceu a tela de boot, onde me dava opção de iniciar o aparelho em modo recovery, fastboot ou normal.

Escolhi o modo recovery e assim que a tela do recovery apareceu resolvi testar desligar ele pela opção Power Off, o aparelho desligou e dessa vez permaneceu desligado, passando a carregar normalmente.

Quando a bateria atingiu 68% ele parou de carregar, ficava só nos 68% passava o tempo eu ia olhar e continuava nos 68%, então decidi testar o hard reset, pra ver se resolvia o problema, o que a restauração pelo sistema não teria conseguido.

Assim que selecionei o wipe data factory reset em pouco segundos o aparelho reiniciou, e iniciou normalmente como se nada tivesse sido feito. então entrei novamente no recovery e esperei alguns segundos e pra minha surpresa o celular travou na tela do recovery e segundos depois reiniciou, tentei algumas vezes permanecer na tela do recovery para ver se ficava sem travar alguma vez, mas sem sucesso, era entrar no modo recovery e o celular travava e reiniciava, algumas vezes não dando tempo nem de chegar no wipe data factory reset, travando em um ou dois segundos.

Resolvi tentar outra coisa, como vi que ainda tinha uma atualização de 27mb disponível, e percebi que algumas vezes o aparelho ficava mais de três minutos ligado, pensei em tentar atualizar pelo próprio aparelho, então esperei ele ligar, baixei a atualização e assim que ele reiniciasse eu instalaria, mas toda vez que chegava em 6% da instalação o aparelho travava e reiniciava.

Então resolvi partir pra reinstalação via Pc, baixei a rom e os programas, preparei tudo, conectei o celular e ao tentar instalar os drivers, nada resolvia, só acusava no gerenciador de dispositivos como Android com triangulo amarelo, testei vários drivers diferentes e nenhum resolvia o problema.

O pior de tudo é que nada faz sentido, exemplo:

Aparelho religa sozinho, possível curto no botão power ou em algum componente relacionado ao botão, mas se fosse esse o caso também religaria quando desligado via opção power off no recovery, o que não acontece, descartando problema de curto relacionado ao power do aparelho.

Aparelho trava assim que liga ou em poucos minutos ligado, possível problema de software ou atualização bugada, porém também trava na tela do recovery o que mostra que não é só no sistema que acontece o travamento.

E por ai vai minhas duvidas.

Alguém tem alguma sugestão, dica ou conhece alguém da equipe do Scooby Doo pra desvendar esse mistério???? :D

Brincadeiras a parte, toda ajuda será bem vinda, Obrigado.

Responder
Jairo rios
  • Posts no fórum: 49

01/10/2021, 00:39:28 via Web

Abra o celular e desconecte da alimentação da bateria, reconhece novamente, normalmente da certo

útil?
Rubens Eishima
Responder