Acerca da vida útil das baterias

  • Respostas:1
lian_
  • Posts no fórum: 2

31/03/2022, 15:41:19 via Web

Quais medidas vocês tomam para prolongar a vida útil da bateria de seus dispositivos?

Recentemente fiquei muito curioso sobre o tema e fiz variadas pesquisas, a dica mais séria e recorrente que encontrei(inclusive com artigos acadêmicos) foi a de evitar que a bateria fique com menos de 20% de energia, o que vale também para o outro extremo, evitar que o carregamento ultrapasse 80%.

O argumento é devido exclusivamente ao material das baterias mobiles atuais, o lítio.
Baterias de lítio sofrem muita tensão quando perto dos extremos(com muita carga ou pouca carga), e isso desgasta de forma constante o material.

Atualmente uso vários alarmes para evitar isso, um app que recomendo é o AccuBattery, que monitora quando a bateria está perto desses dois extremos e notifica o usuário.

Bem, é isso, se não podemos mais remover a bateria e trocar nos dias atuais(não apenas por causa das fabricantes, nem pense que a culpa não seja nossa, consumidores) que ao menos as prolonguemos o máximo que pudermos, evitando assim o descarte de aparelhos completamente funcionais na natureza.

Responder
Neeosa
  • Posts no fórum: 28

07/04/2023, 19:15:28 via Web

Existem várias medidas que podemos adotar para prolongar a vida útil da bateria dos nossos dispositivos móveis. Uma dica bastante importante e frequente é evitar que a bateria fique com menos de 20% de energia, bem como evitar que o carregamento ultrapasse os 80%. Isso ocorre porque as baterias de lítio que são usadas nos dispositivos móveis atuais sofrem muita tensão quando estão perto desses extremos, o que desgasta o material da bateria de forma constante.

Alguns aplicativos podem ajudar a monitorar a bateria e notificar quando ela estiver perto dos extremos. Um exemplo é o AccuBattery, que monitora a bateria e envia notificações quando ela está prestes a chegar ao limite inferior ou superior. Além disso, é importante lembrar que a troca de bateria em dispositivos móveis pode ser um processo difícil e que algumas vezes pode até mesmo danificar o aparelho. Portanto, é essencial adotar medidas preventivas para prolongar a vida útil da bateria e evitar o descarte desnecessário de aparelhos.

útil?
Responder