NextPit

Eis o motivo pelo qual o Google abandonou os botões virtuais do Android

New System Navigation 03
© Google

O Google revelou ao mundo as novidades do Android P durante o primeiro dia do Google I/O. Além das inúmeras novidades que estarão presentes no sistema, a gigante das buscas chamou a atenção de inúmeros usuários do sistema, e também do iOS, por apresentar a nova forma de navegação por gestos do SO. Os debates giraram em torno da suposta "cópia" que o Big G teria feito do iPhone X.

O iPhone X é o celular mais avançado da Apple, mas está longe de ser o mais completo e avançado do mercado. Acontece que, por alguns erros estratégicos de uma e outra fabricante Android, inúmeros modelos lançados após o décimo iPhone acabam passando por comparações e críticas inevitáveis que tocam desde o visual dos smartphones até a forma como as fabricantes estão modificando o sistema.

O próprio Google resolveu abandonar a famosa combinação de botões virtuais - na tela - e abraçar a navegação por gestos, que é mais intuitiva, por sinal. Acontece que Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Google para Android, revelou que esse projeto era antigo dentro da empresa e que ele vem com o objetivo de acabar com o botão de apps recentes - multitarefas - e também para manter o sistema mais padronizado entre os fabricantes.

O Android tem esses três botões na parte inferior: home, voltar e outra coisa, o de apps recentes. Nós apenas não queríamos mais botões extras. O iPhone está vindo de um movimento diferente, eles estavam removendo o botão home físico. [Nós] Estamos vindo de um lugar onde realmente gostamos do botão home. O nosso botão home sólido e determinístico que você sempre pode voltar.

O ponto chave aqui, segundo Burke, é que o Google queria padronizar os botões e manter a navegação mais intuitiva, e não "se livrar" de um botão com alguma característica, como o físico de início. O voltar, por sua vez, não foi descontinuado para manter os apps padronizados e não gerar retrabalho aos desenvolvedores. Vale lembrar também que o Android foi o primeiro, entre os grandes sistemas móveis, a levar os botões de navegação para dentro da tela. E a nova versão ficou muito bem elaborada:

New System Navigation 03
Navegação por gestos do Android P / © Google
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  •   84
    Conta desativada 11/05/2018

    Obrigado google por abandona essa merda de botoes virtuais a pior coisa ja inventada no mundo android vsf , quase 70% dos apps ate hoje nao tem suporte a modo imersivo ai fica aquela porcaria ocupando tela botao virtual é um lixo

  • AC&MM 11/05/2018

    A vantagem é o espaço a mais que se ganha na tela na hora de exibir algum conteúdo. Porque não adiantaria nada a tela infinita se houver meio metro de barra preta com os botões ocupando espaço.

  • Bruno A. 11/05/2018

    Fora que é horrível aquela barra preta em baixo.

  • Daniel Meurer 11/05/2018

    Por isso que eu sempre uso a opção de diminuir o tamanho da exibição, brother. Essa opção que veio com o Nougat é muito subestimada hahaha.

    Android fica muito mais bonito com a densidade por pixel menor :)

  •   85
    Conta desativada 13/05/2018

    Qualquer mudança para melhor é bem vinda, mas acho que é o usuário que deve escolher se quer usar botões virtuais ou navegação por gestos. imposição nesse caso não é legal...

89 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Eli 15/05/2018 Link para o comentário

    "O iPhone X é o celular mais avançado da Apple, mas está longe de ser o mais completo e avançado do mercado. " Haha é seria essa afirmação? Existem melhores, agora dizer que ele está longe é coisa de fanboy.
    PS 2: O Ubuntu Phone foi concebido bem antes do iPhone X e foi até onde sei o mais antigo e melhor exemplo de navegação por gestos na tela de um celular, uma pena o projeto não ter vingado.


    • Paulo Ricardo 15/05/2018 Link para o comentário

      A minha primeira experiência com gestos foi com o Sailfish OS, gostei tanto que nunca mais voltei pros botões virtuais. No Android eu sempre desativo eles e instalo o "All in One Gestures" — da direita pra esquerda abre o multitarefas, da esq pra dir é o voltar e de baixo pra cima vai pra Home. Esse é meu setup há quase 5 anos em todos os Android que tive.
      Queria ter experimentado o Ubuntu Touch, mas não tive oportunidade.

      Eli


      • Eli 15/05/2018 Link para o comentário

        Não sabia dessa possibilidade, se não exigir root é uma solução incrível.


  • Roger S. 14/05/2018 Link para o comentário

    Botões virtuais ocupam espaço desnecessário na tela, por isso sou adepto de botões capacitivos como os da Xiaomi ou Samsung.


  • Luiz Biazon 14/05/2018 Link para o comentário

    Acredito na evolução do sistema mas sempre com a escolha do usuário em primeiro lugar...

    Conta desativada


  •   85
    Conta desativada 13/05/2018 Link para o comentário

    Qualquer mudança para melhor é bem vinda, mas acho que é o usuário que deve escolher se quer usar botões virtuais ou navegação por gestos. imposição nesse caso não é legal...


    • Oliver Pracel 14/05/2018 Link para o comentário

      Pelo teste do beta, você tem que ativar a opção de remover os botões e ativar a barra. Não vem como padrão. Até o lançamento final pode vir já ativado, mas pelo beta existe sim essa opção de ficar ou não com os botões.


  • Vordeck Oliveira 12/05/2018 Link para o comentário

    Muitos já copiaram o notch agora a barrinha no Android, no meu ver não falta mais nada para copiar da Apple pois o design e o sistema já estão bem parecidos


    •   85
      Conta desativada 13/05/2018 Link para o comentário

      Agora é só baixar um launcher baseado no iOS e fica show HAHAHAHA


  • job Marques 12/05/2018 Link para o comentário

    kkkk isto é novidade? a versão 5 do redmi da Xiaomi traz está função nativa , vc desabilita os botões virtuais e usa este modo em tela cheia, há pessoas desavisadas que achavam que era um iPhone , por fim que palavrório inócuo este de quem copiou quem , apenas funciona pra preenchimento dos espaços de comentários que absolutamente ninguém de relevância na indústria ou no varejo lê .


    •   85
      Conta desativada 13/05/2018 Link para o comentário

      acredito que seja somente uma nova forma de usar, para aproveitar melhor a proporção das novas telas 18:9 tbm ...


  •   41
    Conta desativada 12/05/2018 Link para o comentário

    O Google não copiou esta função da Apple, pois como eu havia dito anteriormente, o "hover", ou seja, esta prática de interação com o sistema por meio de gestos com um botão, vem lá de 2012 com o time Paranoid Android estreando a com a famosa rom AOSPA 4.
    Não vi vantagem nesta nova barra de navegação, com hover e voltar juntos, visto que no passado, o hover nativo da custom rom Paranoid não necessitava de um botão back para interagir. Eu particularmente acho bonita a barra de navegação transparente com o hover. E seria interessante ver o Android P com uma barra de navegação mais simplificada, já que o sistema inteiro está mais prático.


  • Tiago 12/05/2018 Link para o comentário

    Resposta simples: porque a Apple fez. Sad but true.

    Conta desativadaVito


  •   62
    Conta desativada 12/05/2018 Link para o comentário

    Se copiou ou não o IOS, isso é subjetivo, afinal quantas vezes a Apple já copiou também o Android?

    Um recurso do IOS que é muito interessante é arrastar o dedo da esquerda para a direita, para voltar a página por exemplo. Já dizia Chacrinha, nada se cria, tudo se copia.

    Se alguém lança algum recurso interessante, o concorrente vai e trás, se ele agrega algo a mais, também não vejo problema. Ruim ao meu ver, é copiar algo inútil como o Notch, que é feio, de gosto duvidoso, já vi até usuário de iPhone achar feio.

    Cheguei a ler em outro site, que o Android P ou 9, será uma espécie de inicialização para o novo Fuchsia, acredito que em 2019 virá esse novo sistema, mas a pergunta que fica é, e o Android, vai acabar?

    Se o Fuchsia será mais abrangente, irá funcionar no mundo desktop e smartphone, precisamos de mais informações, já pensou comprar um aparelho com Android e ser descontinuado por causa do Fuchsia? Agora fica essa dúvida no ar.


  • lucasssotero 12/05/2018 Link para o comentário

    Preferiria pie control nativo.


  • Deivis Schuman 12/05/2018 Link para o comentário

    Bacana essa mudança do google!
    Agora quero ver esse Android P em pelo menos 70% dos Smartphones!


    • Kerssy Jhonnes Wistherpon 12/05/2018 Link para o comentário

      Verdade, ficou mais intuitivo e o material de design saio da mesmice, gostei.


    •   85
      Conta desativada 13/05/2018 Link para o comentário

      Se todo mundo comprar aparelho novo ou então instalar custom rom, pode ser que aconteça kkkkk


  • Everson Garcia 12/05/2018 Link para o comentário

    É uma questão de logística! Mais telas menos botões virtuais e barra de notificações iremos ter, até pq isso faz a tela aparentar muito maior do que ela é. Não considero cópia mas um processo natural das telas "infinitas".


  • Neemias D. 12/05/2018 Link para o comentário

    O Moto Z2 Play possui os gestos no sensor de impressão de digital. Cara, É MARAVILHOSO! Não consigo mais viver sem! Esses botões virtuais já eram pra ser extintos há tempos.


  • Victor Lima 12/05/2018 Link para o comentário

    isso é melhor mesmo... botões às vezes atrapalha e dá agonia


  • Vinicius 12/05/2018 Link para o comentário

    A OnePlus já implementou uma navegação por gestos no 5T, estou usando a cerca de 1 mês e no começo parece estranho mas agora virou uma daquelas coisas que eu não vou mais saber ficar sem. Se foi a Apple, a Nokia ou a xylophone que inventou eu não tô nem ai.


  • Thales Raja 11/05/2018 Link para o comentário

    essa "simplificação" nos botões foi a única coisa que invejei no iPhone x, gostaria mt que meu s8 tivesse isso.


    •   40
      Conta desativada 12/05/2018 Link para o comentário

      Legal brother Franco, mas prefiro o meu Moto G5 Plus!


      •   85
        Conta desativada 13/05/2018 Link para o comentário

        Se tivesse que escolher entre lenovo e Apple, voltava a usar iPhone de olho fechado. Lenovo não é nem presente, é castigo mesmo...


    •   41
      Conta desativada 12/05/2018 Link para o comentário

      Cara... Realmente, aquela barra é o meu maior desejo, na moral.

      Também queria e muito que tivesse no meu :)


  • Kerssy Jhonnes Wistherpon 11/05/2018 Link para o comentário

    Ficou Top


  • Nivaldo Cavalcante 11/05/2018 Link para o comentário

    Sem os botões ficou melhor!


  • Luiz Gustavo lgubarbosa 11/05/2018 Link para o comentário

    Muito bom,mais moderno e intuitivo.


  • José Luís Silva Martiniano 11/05/2018 Link para o comentário

    Eu já vou contra essa nova moda, prefiro com as teclas, sejam virtuais, ou físicas, já que as incorporadas na tela ocupam espaço na tela e, na minha opinião, fica sem estética.


  • Jairo rios 11/05/2018 Link para o comentário

    Já usava gestos Swype na tela no Meego e no BB10 , finalmente a big G resolveu aderir a este bom modo de transição ........óbvio depois que a eipó aderiu, tsc tsc


  • Lucas Goulart F. 11/05/2018 Link para o comentário

    Não curti muito não. Prefiro os botões virtuais da Samsung.


  •   99
    Conta desativada 11/05/2018 Link para o comentário

    Graças a Deus vai acabar aqueles botões que só ocupava espaço na tela 🙏


  • Fabiano Novaes Ferreira 11/05/2018 Link para o comentário

    sou velho e gosto dos botões físicos. os virtuais acho ruim também.

    ditomConta desativada


  • Italo Vanucci 11/05/2018 Link para o comentário

    Fui um apple fan boy por muito tempo. Nem considerava a ideia de ter um android um dia.

    Hoje já não me vejo mais voltando ao iOS, mas uma coisa no novo iPhone X me chamou bastante atenção: justamente a navegação por gestos.

    Eu usava um G6 e a coisa que mais odiava era ter uma tela legal e aqueles botoes ocupando aquela área gigantesca que poderia ser usada pelo app. O pior é que a LG faz uma bobagem atrás da outra, pois antigamente era possível ocultar esses botões e tiraram essa possibilidade no G6.

    Ainda bem que a Samsung, além de ter modificado o visual antiquado dos botões, tornando o mais bonitos e modernos, oferece a opção de tela cheia em todos os apps, embora ainda não seja algo 100% natural, mas já é alguma coisa. Ainda acho que o modo tela cheia deveria tb valer para a barra superior.

    Acho muito melhor a mais bonita a experiência de total imersão ao entrar em um app. Os gestos do android P não parecem oferecer uma experiência totalmente imersiva, mas só de dar a opção de não usar mais esses botões, já é um grande alivio.


  • Junior Fornazi 11/05/2018 Link para o comentário

    Isso só vai mudar para o Android puro..... Samsung, LG e outras não vão aderir


    •   40
      Conta desativada 11/05/2018 Link para o comentário

      Será brother? É o que veremos se as fabricantes vão aderir ou não!


      • Bruno A. 11/05/2018 Link para o comentário

        Eu acredito que vire tendência, assim como foi quando se saiu dos botões capacitivos para os virtuais


      • ditom 12/05/2018 Link para o comentário

        A perda dos botões capacitivos, na minha opinião, foi lamentável. Ter um lugar claro e visível para controlar o dispositivo ainda é a melhor solução.


    • Kerssy Jhonnes Wistherpon 12/05/2018 Link para o comentário

      Brother Junior eu acho que a Samsung vai aderir logo logo, por que até ela batia na tecla direto, em usar botão físico, hoje olha como ela está, usando o botão virtual nos tops de linha e até nos intermediário Premium.


  • Daniel Meurer 11/05/2018 Link para o comentário

    A única coisa que "copiaram" totalmente do iOS foi a ideia de ter gestos na navegação. Dito isso, dá pra ver que a usabilidade é relativamente diferente. O botão Home e Voltar continuam intactos (o que não aconteceu no iOS), ou seja, isso não será modificado no dia a dia. O multitarefas está praticamente idêntico (o que não é ruim) - deslize para o lado para troca rápida (já puxando o saco aqui, diria que ficou até melhor pela possibilidade de pular vários apps, diferente do iOS que é de um em um) e para cima para os apps recentes.

    Eu gostei da "novidade", uma pena não poder testar no Mi A1 por ter botões capacitivos (rezando pra ter um mod XPosed funcionando)


    • Anderson Maciel 11/05/2018 Link para o comentário

      Causaria estranheza se a "cópia" ficasse fiel e não tivesse melhorias. iPhone X pra mim virou iPhone gambi, cheio de gambiarra porque parece que o que queria inovar não conseguiram. Próxima geração dele é que provavelmente vai vir boa como deveria ser a primeira.


    • Jairo rios 12/05/2018 Link para o comentário

      Não foi a Apple , a Nokia com o Meego e a Blackberry com o BB10 já possuíam navegação por Swype .


  • Phelipe B. 11/05/2018 Link para o comentário

    Sempre achei o Android muito mais intuitivo que o iOS justamente por causa dos botões, infelizmente mais uma coisa boa está indo embora.


    • Daniel Meurer 11/05/2018 Link para o comentário

      O problema dos iPhones anteriores é justamente ter apenas um botão. Esses gestos parecem ser muito intuitivos e práticos.

      Esse Android P está misturando os dois mundos. Os gestos estão implementados apenas no multi-tarefas. Único problema até o momento é a opção da tela dividida, isso aí parece que não ficou bom (por enquanto)

      Eu acho que vai dar certo, brother.


    • Jonscravit 11/05/2018 Link para o comentário

      Google tirou botões virtuais
      os fisicos vão continuar la


  • Agnaldo 11/05/2018 Link para o comentário

    Agora precisamos nos livrar da barra de status persistente, que só serve pra dar Burn in no topo da tela, há que ninguém da suporte ao modo imersivo


    • Bruno A. 11/05/2018 Link para o comentário

      Culpa exclusivamente da Google, que não cria regras para novos apps ou atualizações de apps serem obrigados a por o modo imerviso

      AgnaldoConta desativada


    • Henrique Ariel 11/05/2018 Link para o comentário

      No meu aparalho tem a opção de esconder todos icones da barra de notificação, wifi, dados e afins, fica muito bom, mas infelizmente não é em tela cheia.


  • AC&MM 11/05/2018 Link para o comentário

    A vantagem é o espaço a mais que se ganha na tela na hora de exibir algum conteúdo. Porque não adiantaria nada a tela infinita se houver meio metro de barra preta com os botões ocupando espaço.


  •   84
    Conta desativada 11/05/2018 Link para o comentário

    Obrigado google por abandona essa merda de botoes virtuais a pior coisa ja inventada no mundo android vsf , quase 70% dos apps ate hoje nao tem suporte a modo imersivo ai fica aquela porcaria ocupando tela botao virtual é um lixo


    • Bruno A. 11/05/2018 Link para o comentário

      Fora que é horrível aquela barra preta em baixo.


      •   84
        Conta desativada 11/05/2018 Link para o comentário

        Verdade , melhor coisa era por teclas retroiluminadas com 3 pontos ai a pessoa poem oq cada ponto faz a seu gosto , sem essa de botao na tela


      •   40
        Conta desativada 11/05/2018 Link para o comentário

        Que? Gosto de botões virtuais! Mas cada um com seu gosto!


      •   84
        Conta desativada 11/05/2018 Link para o comentário

        n to surpreso de vc gostar nao vc acha moto g melhor que iphone kkk


      •   40
        Conta desativada 12/05/2018 Link para o comentário

        Aquele sistema do iLixo é muito fechado, Android é melhor!


      •   84
        Conta desativada 13/05/2018 Link para o comentário

        Ja usou iphone pra falar isso? faz tempo que iphone nao é mais "fechado" como antigamente .... hoje em dia ta quase como android


    • Pedro Henrique 11/05/2018 Link para o comentário

      Concordo em tudo, por isso gostava de aparelhos com botões físicos. Me irrita aquela tarja preta.


      •   84
        Conta desativada 11/05/2018 Link para o comentário

        Eu lembro ate hoje quando comprei o moto G n consegui fica com ele 2 meses pq o botao virtual me irritava


    •   99
      Conta desativada 11/05/2018 Link para o comentário

      Te ouviram brother Franco rsrs

      Conta desativada


      •   84
        Conta desativada 11/05/2018 Link para o comentário

        finalmente robo agora falta saida de som com 4 caixas e bateria começando por 5 mil mah


    • Deivis Schuman 12/05/2018 Link para o comentário

      Ficou supimpa sem os botões virtuais!

      Conta desativada


  • Bruno A. 11/05/2018 Link para o comentário

    Jurava que era por causa do iPhone X(Postei e sair correndo)


    • Deivis Schuman 12/05/2018 Link para o comentário

      O que rapaz?😨


    •   40
      Conta desativada 12/05/2018 Link para o comentário

      O que? 😨


  • Eduardo Urbaneja 11/05/2018 Link para o comentário

    O Android P ficou uma mistura de iOS e MiUI, mas ficou mais bonito e parece ter navegação mais fácil.


    •   84
      Conta desativada 11/05/2018 Link para o comentário

      Ta mais pra um samsung xperience com outro nome kkkkkk


      •   40
        Conta desativada 11/05/2018 Link para o comentário

        Samsung Experience? Nada a ver, não tem nem um terço dos recursos da Samsung Experience!


      • Deivis Schuman 12/05/2018 Link para o comentário

        Falou e disse brother Victor!


      •   40
        Conta desativada 12/05/2018 Link para o comentário

        Verdade, Android puro não tem um terço dos recursos da interface da Samsung, e os recursos que tem só fez copiar da Samsung!

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.