NextPit

Três motivos para a Google não chamar o Android L de "Lemon Meringue Pie"

wifi certificado htc
© Android Police

O Android Police diz ter encontrado sinais claros de que a Google vai chamar a nova versão do Android de Lemon Meringue Pie (LMP). Entretanto, existem diversos motivos pelos quais o time de desenvolvedores do sistema operacional da Google não deve nomear o Android L de LMP e eu cito pelo menos três neste artigo.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV
Lemon Meringue Pie Android L
Equipe de Sundar Pichai não deveria chamar o Android L de Lemon Meringue Pie. / © ANDROIDPIT

De acordo com o Android Police, podemos encontrar referências à sigla "LMP" que, supostamente significaria Lemon Meringue Pie, no código extraído do Android SDK. Estas referências foram identificadas na atual versão prévia para desenvolvedores do Android L disponível para o Nexus 5 e Nexus 7. Abaixo, temos um exemplo de citação do "LMP" no código do software:

<!– From: file:/usr/local/google/buildbot/repo_clients/https___googleplex-android.googlesource.com_a_platform_manifest.git/lmp-preview-release/frameworks/support/v7/cardview/res/values/colors.xml –>

O site ainda afirma que fazendo uma pesquisa por "LMP" na página do Android Open Source Project, existem cerca de nove referências à sigla. Além disso, a terceira evidência seria a certificação wi-fi do tablet denominado até o momento como "Volantis", da HTC, onde o "LMP" aparece descrito na versão do firmware do dispositivo:

wifi certificado htc
Na versão do firmware podemos ver a referência às siglas "L" e "LMP". / © Android Police

Apesar das evidências citadas pelo Android Police, é bastante provável que a Google não utilize o nome "Lemon Meringue Pie" e sim "Lollipop". Abaixo, ofereço três motivos que me fazem acreditar nisso:

1. A evidência do site já foi descartada anteriormente

No final do mês passado, os usuários do Reddit identificaram que muitas pesquisas no site oficial do AOSP faziam referências à sigla LMP, e sugeriram que a nova versão do OS atenderia pelo nome Lemon Meringue Pie. Porém, o assunto foi abafado porque, ao que tudo indica, a sigla LMP pode muito bem designar "L Material Preview", a versão prévia do sistema operacional. Aliás, como bem lembrado pelo site Android Authority na época, o KitKat foi chamado por muito tempo de KLP (Key Lime Pie) pela equipe interna do Android e, no final, foi anunciado como a famosa barra de chocolate.

2. A baixa popularidade de Lemon Meringue Pie

Logo que o Android foi anunciado pela Google, o combinado foi de que as versões teriam nomes de sobremesa. Como no início o sistema operacional ainda não era tão popular, identificar uma versão por Eclair ou Froyo, que simplesmente não dizem nada para usuários não nativos da língua inglesa, não era um problema. Porém, o Android já é o sistema operacional para dispositivos móveis mais popular do mundo, o que o torna bastante importante fora do cenário norte americano. Assim, levando em consideração que a Google optou por um nome extremamente popular quando identificou a versão 4.4 de KitKat, é bastante provável que a empresa venha a chamar o Android 5.0 de Lollipop que, se não é um doce tão conhecido mundo afora, pelo menos é bem mais fácil de ser lembrado.

​Há quatro semanas, fiz uma enquete aqui no site, questionando os usuários sobre como a Google deveria chamar o Android L. Mais de mil membros da nossa comunidade participaram da pesquisa e, como você pode identificar no resultado da enquete, ninguém liga a mínima para Lemon Meringue Pie:

Pesquisa Android l nome androidpit
Popularidade não é o forte do LMP! / © ANDROIDPIT

3. Lollipop combina mais com Android L

Por último, todas as versões do Android lançadas depois do Gingerbread sempre tiveram uma abreviatura bastante lógica. Ou seja, tanto Gingerbread, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean e KitKat podem ser rapidamente identificadas por GB, ICS, JB e KK. Apesar de "LMP" ser bastante atraente, a nova versão já está muito associada à Android L que, automaticamente combina com Lollipop.

É claro que tudo isso é uma suposição com base naquilo que vem sendo vazado na rede sobre o Android L. Só saberemos o desfecho desta história quando a Google decidir liberar a atualização do OS no outono (primavera no Brasil). Porém, não acredito que Lemon Meringue Pie seja a escolha final. Espero não estar errada.

E aí, na sua opinião o time de Sundar Pichai vai optar por chamar o Android 5.0 de Lollipop ou Lemon Meringue Pie? Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

40 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.


  • Lukas A. 26/08/2014 Link para o comentário

    penso igual ao rafael, e complementando sobre o Android estar mais maduro é a mesma ideia da CyanogenMod mudar a logo pricipal para deixar a empresa mais seria.


  • Bruno Rodrigues 26/08/2014 Link para o comentário

    Eu gosto do Lollipop ;)


  •   28
    Conta desativada 25/08/2014 Link para o comentário

    Chamar a nova versão do Android que estará bem mais maduro colocando o nome de Pirulito? Pqp... Pior nome de todos. VA


    • Thiago19 26/08/2014 Link para o comentário

      No fim kitkat não é muito maduro, me diga qual doce é maduro pra você...


  • Lukas A. 25/08/2014 Link para o comentário

    eu discordo, só por ser facil e popular nao é assim que tenq ser. mas a melhor teoria que eu li sobre o novo android é o do Hugo Castelani e levou meu like por que se for ver seria interessante mas fugiria do padrao mas é bem interessante e pelo passado da google ela nao gosta muito de nomes populares para colocar em sua nova versão do android. isso ja vem desde o ice cream sandwich e o jelly bean. quem diria que seria isso? bom essa é so uma observação!

    Conta desativada


    • Mirai Densetsu 27/08/2014 Link para o comentário

      Mas Jelly Bean É um nome popular. Ou vai dizer que você nunca comeu jujuba? E Jelly Bean = Jujuba em inglês.

      Sem falar que Donut é um doce muito conhecido, assim como é o sanduíche de sorvete (Ice Cream Sandwich) em alguns países. Além disso, nos Estados Unidos, o biscoito de gengibre (Gingerbread) é praticamente onipresente no natal, tal qual é o panetone aqui no Brasil. E o que falar do Kit Kat, então?


  • Renan C. 25/08/2014 Link para o comentário

    Tem que ser Lollipop, pois foi o primeiro nome que se popularizou e é de fácil entendimento!


  •   33
    Conta desativada 25/08/2014 Link para o comentário

    Eu também acho que vai ser Lollipop e descarto a possibilidade de ser L, porque a Google é bem padronizada e não gosta de fugir dessa lei. Mas se você observar, L é 50 em números romanos e 50 é igual a 5.0


    • Mirai Densetsu 27/08/2014 Link para o comentário

      Matematicamente falando, 50 > 5.0. Na verdade, 50 = 10 * 5.0.


  • paulo moreira 25/08/2014 Link para o comentário

    Lollipop : Já se falou tanto que é o mais conveniente com a nova versão, pela popularidade, quanto pela palavra em si que esta na boca do povo e claro ser menos complicada que o lemon meringue pie.
    O importante é que seja útil no dia a dia seja qual versão for .


  • Raphael S. 25/08/2014 Link para o comentário

    Se for patrocinado pela Nestle (como foi com o KK), L = Laka (se for o mesmo nome lá fora).

    Estou ansioso para ver como o Material Design irá se comportar no N5.

    Conta desativada


    • Mirai Densetsu 27/08/2014 Link para o comentário

      Mas o Laka é da Lacta, concorrente da Nestlé. E o único doce com L que a Nestlé poderia colocar é La Frutta, que é um picolé.


  • Lukas A. 25/08/2014 Link para o comentário

    sinceramente todas essas observações pra mim nao sao válidas. e a camila ama o nome lollipop


  • leonardo webert 25/08/2014 Link para o comentário

    Eu chuto Lollipop!


  • Jonas D. 25/08/2014 Link para o comentário

    Eu acho que a história do KitKat vai se repetir. Quando todos se acostumam a chamar a nova versão por um nome óbvio, eles lançam oficialmente com outro nome melhor ainda. Se bem que no caso do KitKat, a Nestlé vazou o nome antes da hora.


  •   8
    Conta desativada 25/08/2014 Link para o comentário

    Bem , mesmo sem sabermos qual realmente vai ser o nome já estamos acostumados a chama d Lolipop ,eu acho que eles deveriam deixa o Lolipop porque se falar outro nome vai ter muita gente que não vai saber nem oque é :/


  • Douglas C. 25/08/2014 Link para o comentário

    Android "L", eu particularmente duvido desta simplicidade, além do que esta fora do que é tradicional. Eu prefiro eu acredito em "Lollipop" mesmo, pois é mais prático e comercialmente sociável.


  • Denis 25/08/2014 Link para o comentário

    Ainda acho que vai chamar Android Lollo...


  • Androidepite 25/08/2014 Link para o comentário

    Só "L"? Creio que tem que seguir com nomes de sobremesas. Achei que o nome Lollipop se identificou bastante com a nova interface do Android.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.