O Google está passando por uma crise de identidade

ANDROIDPIT pixel event
© nextpit

O evento de ontem foi um dos maiores eventos do Google nos últimos oito anos. Um show do qual o mundo ainda irá falar a respeito por muitos anos. As expectativas sobre a gigante das buscas eram altas. Mas o que exatamente o Google foi capaz de responder realmente?

Quando o vice-presidente do Android, Chrome OS e Play do Google, Hiroshi Lockheimer, tuíta que tem a sensação de que o evento do dia 4 de outubro de 2016 ainda seria lembrado pelos próximos oito anos, bom, temos que ficar animados, certo?

Você não imaginou que tudo seria diferente neste evento do Google? A amada série Nexus rodando com o Android stock já estava enterrada. No lugar dela, teríamos os novos smartphones Pixel. E pouco antes do lançamento destes, muitos canais especializados estavam cantando a bola de que o Android seria descontinuado, e que no lugar dele teríamos o Andromeda.

A nossa redação estava em polvorosa. Afinal de contas, somos AndroidPIT! O sistema operacional do Google é o nosso DNA, e nós assinamos o nosso nome embaixo dele. Logo, quando o Google anuncia que, o dia 04 de outubro seria tão importante quanto o início do sistema operacional mais bem sucedido do mundo, seria quase como se Apple anunciasse que estaria se desfazendo do iOS ou do MacOS.

O que poderíamos esperar de um evento do Google?

Os eventos do Google sempre foram engraçados (Ah, os tempos do Hugo Barra). Muitas vezes até um pouco nerd demais, mas sembre com tom engraçado e nunca com foco estrito na comercialização dos produtos do Google. Tinha sempre a impressão de ver algo novo, maluco e engenhoso aconteceria a qualquer momento no palco do evento e pensaria rapidamente "uau, essa é a coisa mais maluca e interessante de todas". Assim, apesar dos produtos serem até certo ponto economicamente questionáveis, guiavam a empresa por um caminho.

Mas a apresentação de ontem foi diferente. Até teve seus momentos engraçados. Aliás, o local do evento era a cara do Google. Tive a impressão de que o evento estava sendo feito dentro de um refeitório de uma universidade e que até mesmo as cadeiras haviam sido emprestadas. Isto me fez simpatizar com o evento logo de cara, mas aí a apresentação começou a ficar estranha e se perdeu. 

Aquela apresentação não era algo que vemos em Mountain View. Parecia uma cópia de um evento da Apple para o bem e para o mal. Especialmente no que tocava aos superlativos relacionados ao novo smartphone Pixel: "incrível", "lindo", "o melhor", e nem o preço se salvou. Se o preço do Nexus 6 já havia sido ultrajante e fez o Google voltar atrás nos Nexus 5X e Nexus 6P, o valor dos novos Pixel e Pixel XL me deixou sem palavras.

O discurso supérfluo não faz parte dos eventos do Google. Sem querer fazer comparações aqui, mas seria como se Sheldon Cooper fosse vendedor de seguros, o mestre Yoda de carros pesados, ou como se os fãs do Android amassem iPhones.

Ah, os tempos do Hugo Barra

E assim vociferava um número excepcionalmente de palavras importantes o porta-voz do Google a um punhado de jornalistas e, nos horários de pico, com quase 300.000 espectadores assistindo à transmissão ao vivo, tínhamos os superlativos à la Apple sendo jogados na nossa cara: "o mais impressionante", "a melhor câmera já construída em um smartphone"... Tudo parecia digno de Cupertino, infelizmente.

Google, por favor? 

Será que p Google esqueceu-se de quem são seus clientes e quem é o seu público-alvo?

Sei que parece bastante cativante o discurso de capitalização de mercado da Apple. Alguns dias atrás, havia dito que o novo Pixel seria um ataque direto à Samsung - e uma tentativa de posicionar o seu próprio carro-chefe para competir dom o iPhone. Depois desta apresentação, tive certeza disso. Contudo, será que esta estratégia tem futuro para o Google?

Antes o slogan de amor pela tecnologia, agora, os superlativos de marketing

Acredito que sim. No entanto, a minha impressão é a de que o Google está brincando com fogo e pode se queimar por diferentes razões. Não apenas as relações com os parceiros de longa data do sistema operacional Android estão em jogo aqui, tais como Huawei, Samsung e companhia que, eventualmente, podem vir a se sentir ameaçadas pela nova flagship do Google, mas também a imagem da gigante das buscas poderá ficar comprometida. Antes o slogan de amor pela tecnologia, agora, os superlativos de marketing. 

Esse slogan simplesmente não se encaixa ao Google. Nós não estamos comprando. Não adianta brincar em frente às câmeras só para flertar com os fãs da Apple. Isso pode servir muito mais para uma rejeição que para uma escolha.

O discurso de bom menino é mais a cara do Google. Em vez de jogar superlativos ao ar, a empresa deveria deixar as ações falam por si. Fazendo isso, a gigante das buscas conseguiu nos dar tecnologias avançadas e, claro, essa grande plataforma chamada Android.

E aí, você também acha que o Google está passando por uma crise de identidade?

Artigo seguinte
92 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 9
    Juliano M.D.M 09/10/2016 Link para o comentário

    Pensem que loco a Google comprar a Samsung
    Coitada da Apple 😂😂


  • 7
    sloopjohnb 07/10/2016 Link para o comentário

    Acho que o termo 'crise de identidade' foi exagerado. Na minha opinão, parece que ele surgiu baseado numa visão 'ingênua' do que o Android de fato é. A Google comprou o Android para ter maior presença, controle e poder sobre o mercado de tecnologia móvel. Era evidente que as pessoas passariam a acessar a internet por dispositivos móveis no futuro e isso representava uma oportunidade gigantesca para a Google de trazer seus serviços para o novo mercado e ao mesmo tempo ter controle sobre a plataforma onde seus serviços rodam, o que ela nunca realmente teve durante os tempos de PC. O Android foi desenvolvido de início com código aberto pois a estratégia era disseminar ao máximo a plataforma, os verdadeiros assets da Google (como o mecanismo de search) eram código fechado e continuam assim até hoje. Na medida que o sistema foi se popularizando, a Google foi cada vez mais tomando controle sobre ele e engessando seus serviços na plataforma. Aplicativos do sistema como 'Música' que tinham código aberto passaram a ser substituídos por aplicativos de código fechado (Google Music), o navegador que também era código aberto foi substituído pelo Chrome, etc. A Empresa até desenvolveu um aplicativo que roda em segundo plano no sistema, se atualiza sozinho, não pode ser removido e gerencia todos os serviços da Google no aparelho. Se uma outra empresa quer desenvolver um aparelho com acesso a loja de aplicativos, que de fato é essencial para o sucesso de qualquer aparelho (não tem como vender uma aparelho sem apps hoje em dia), ela é obrigada a colocar os outros serviços da Google no mesmo. As pessoas criticam muito facilmente as skins que as OEMs usam por cima do Android mas elas representam o pouco de originalidade e inventividade que existe no mercado móvel, quando todas as empresas usam a mesma plataforma e são obrigadas pela Google a usar seus apps e serviços. Não é só culpa da Samsung que seus aparelhos são cheios de aplicativos duplicados e bloatware por exemplo. O que a Google quer é ter maior acesso aos dados pessoais dos usuários e ter controle sobre o que pode fazer com eles. Neste sentido, os aparelhos anunciados nessa semana são muito importantes para a empresa. O mercado high-end é o mais lucrativo não só para quem vende celular mas também para as empresas que vivem de ads como a Google, o mercado-alvo é justamente o que tem maior poder de compra. A Google não quer perder o controle desse mercado para a Samsung ou para a Apple. A Samsung usa Android mas tem desenvolvimento e estratégia próprios de apps e serviços, e a Apple usa o iOS que é aberto ao desenvolvimento de apps mas tudo dentro dos limites de Cupertino. A conferência dessa semana da Google foi somente a confirmação de uma estratégia que já está rolando há anos.

    Gleison Galvão


  • 16
    Igor Pedronni 07/10/2016 Link para o comentário

    Fato é que nada no evento me empolgou. E achei os Pixels horrorosos.

    Rafael Bruno


  • Bruno da Silva Santos 31
    Bruno da Silva Santos 06/10/2016 Link para o comentário

    O cerco está fechando...

    Conta desativada


  • Telmo Franco 19
    Telmo Franco 06/10/2016 Link para o comentário

    Tem exagero não minha gente..vamos deixar de ser fanboy..esses pixel dos infernos parecem uns iphones..e ainda detonaram o Nexus!
    Wtf!!
    E digo mais não não demora o AOSP acaba..a Google vai meter a caixa preta no sistema!!

    Fabiano Forteditom


    • 76
      Conta desativada 06/10/2016 Link para o comentário

      Por que toda vez que alguém defende ou critica algo aqui no AndroidPit é chamado de fanboy? É como dizer que só existe preto e branco, que as outras cores não existem. Ou você está a favor de quem está comentando ou é fanboy. Vamos acabar com essa besteira!

      Ari de LimaMickael FernandesGerson Rodrigo de LimaItalo FigueiredoHenrique A.Amilton LopesConta desativadaBruna AcucioBruno da Silva SantosConta desativadaConta desativada


      • Laíse 10
        Laíse 06/10/2016 Link para o comentário

        Infelizmente a maturidade para alguns aqui é vocabulário desconhecido, Steven Oliver.

        Rafael BrunoGerson Rodrigo de LimaConta desativadaConta desativada


    • 31
      Conta desativada 06/10/2016 Link para o comentário

      Tem muito exagero sim, Telmo. E para com esse negócio de chamar todo mundo de fanboy. Coisa mais estranha..

      Gerson Rodrigo de LimaConta desativada


    • 8
      Fabiano Forte 06/10/2016 Link para o comentário

      Vira essa boca pra lá...


  • Tatazinha Siqueira 1
    Tatazinha Siqueira 06/10/2016 Link para o comentário

    Affz Ridículo a Motorola faz isso com os usuários
    Paguei muito caro paguei 1100 nessa porra tô indignada com isso comprei esse celular a dois mêses e é pior que a Samsung vários bugs e a Google não faz nada em relação a isso
    Realmente da vontade de mata a pessoa que fez isso
    Paguei cara nesse celular !!!!
    Inadmissível


    • Fernando Henrique 65
      Fernando Henrique 06/10/2016 Link para o comentário

      😴


      • 16
        Bruno 06/10/2016 Link para o comentário

        zzz²

        Fernando Henrique


      • 76
        Conta desativada 06/10/2016 Link para o comentário

        A Tatazinha nem começou a participar e já estão zoando com ela? Deixa a menina em paz... hahahaha.

        Marcos ViníciusFernando HenriqueConta desativadaBruno


      • 16
        Bruno 06/10/2016 Link para o comentário

        kkkkkk

        Fernando HenriqueConta desativada


      • 31
        Conta desativada 06/10/2016 Link para o comentário

        Boa!

        Conta desativadaFernando Henrique


      • Fernando Henrique 65
        Fernando Henrique 06/10/2016 Link para o comentário

        kkkkkkkk!
        é as boas vindas!!

        Conta desativadaConta desativada


      • 31
        Conta desativada 07/10/2016 Link para o comentário

        Epa, Fernando Henrique Cardoso, não zoa com a menina.

        Conta desativada


    • Dolores das Dores 25
      Dolores das Dores 06/10/2016 Link para o comentário

      Hoje em dia 1100 reais é quase sinônimo de low-end, moça. Acostume-se.

      Conta desativadaConta desativada


      • 31
        Conta desativada 07/10/2016 Link para o comentário

        Com esse dinheiro você não compra nada decente.

        Conta desativada


  • 3
    Ederson da Silva 06/10/2016 Link para o comentário

    Ja era hora da google "Fabricar" seus proprios dispositivos proximo passo, seus proprios chips assim como a Samsung... a difefenca gritante da google pra mim e a capacidade de usar uma conta só, a total comectividade com tudo e seu jeito intuitivo de me dar respostas. . .. e quanto a preço esta dentro do padrao.

    Felipe SantosConta desativadaConta desativada


    • 76
      Conta desativada 06/10/2016 Link para o comentário

      Concordo. O Google é muito mais intuitivo.

      Conta desativada


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 06/10/2016 Link para o comentário

    Prefiro apostar nos smartphones chineses e modifica-los ao meu béu prazer. Vai sair muito mais em conta do que gastar uma grana que pra mim vai fazer falta se for investir nisso.

    Fabiano ForteConta desativadaConta desativadaLuli Trevisan


    • 10
      Luli Trevisan 06/10/2016 Link para o comentário

      Concordo plenamente!!!!!

      Conta desativadaConta desativada


  • 18
    WALTER ANDRADE CARNEIRO 06/10/2016 Link para o comentário

    Com crise de identidade ou não, eu jamais compraria qualquer produto da Google, por mais bonito e "full featured" que fosse. O Google não dá nenhuma atenção aos problemas que estamos tendo com o seu ex-magnífico navegador CHROME, que parece está deixando de propósito um bom espaço para o crescimento do EDGE da Microsoft que a cada atualização vai ficando cada dia melhor. Para mim a única grande vantagem do Chrome ainda é o seu tradutor instantâneo dos textos de sites estrangeiros, coisa que o EDGE ainda não tem e talvez nunca terá. Agora, imagina só como será o pós venda dos produtos da Google, que poderia tentar ser pior do que o pós venda de algumas asiáticas que por aqui imperam, também deitadas em berço esplêndido como nossos valorosos políticos...

    Claudio Bueno


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 06/10/2016 Link para o comentário

    De certa forma, concordo com o autor da matéria, cada sistema tem suas peculiaridades e particularidades. A caracteristica mais marcante do Android é a sua abertura para todas as fabricantes, inclusive a Blackberry e até nokia, já o outro é totalmente fechado a ela própria. Tudo bem que queria atualizar seus dispositivos, mas não precisava ser a cópia da outra marca, até no preço. Já está mais que provado que não se pode subestimar nada nem ninguém. A nokia que o diga, de número um do mundo, virou nada por achar que ela era demais e os outros, nada. Então, seria interessante, baixar a bola e se preocupar com seu próprio nariz e esquecer da outra empresa. Procure ser a melhor, mais focando sempre em seus atos, estudos e previsões, não tentando se achar a melhor do planeta, até pode ser, porém com humildade, com ela, as coisas ficam mais fáceis.

    WALTER ANDRADE CARNEIRODenis


    • 18
      WALTER ANDRADE CARNEIRO 06/10/2016 Link para o comentário

      Concordo com você, José Luiz. A arrogância, péssima administração, falta de qualidade e visão míope mercadológica já levaram inúmeras empresas poderosas para o sumidouro parcial ou total: Gradiente/Br, Garrard/UK, Dual/Al, Wallita/Br*, ARNO/Br*, RCA/USA*, Telefunken/Al, Sharp/Br, Pioneer (virou ONKYO), JVC (virou Kenwood), etc., etc., e agora estamos testemunhando a continuidade da falta de habilidade e criatividade de grandes empresas que teimam em copiar certos sucessos de suas concorrentes e estão se dando mal, muito mal. Se a míope Samsung não tivesse optado pela bateria fixa nos seus tops de linha (Apple-Sony) não teriam tido o monstruoso prejuízo com o seu belíssimo e hiper caro Galalxy Note 7. Certo? (* essas venderam a marca e o logo para terceiros)


  • 76
    Conta desativada 06/10/2016 Link para o comentário

    "ou como se os fãs do Android amassem iPhones"
    Mas isso é o que mais temos neste site. Tanto pessoas que escrevem como pessoas que comentam.

    Conta desativadaditom


    • Dolores das Dores 25
      Dolores das Dores 06/10/2016 Link para o comentário

      Eu amo iPhones e androids. 😳

      Conta desativadaJeison B.


      • Fernando Henrique 65
        Fernando Henrique 06/10/2016 Link para o comentário

        Eu amo o Android e aprecio o iOS

        Conta desativada


      • 76
        Conta desativada 06/10/2016 Link para o comentário

        Eu amo minha esposa

        Conta desativadaBruno da Silva Santos


      • 31
        Conta desativada 06/10/2016 Link para o comentário

        Eu também... hahahaha

        Conta desativada


      • 76
        Conta desativada 06/10/2016 Link para o comentário

        Ow... espero que seja a tua, caso contrário vai ter morcego frito no almoço.


      • Dolores das Dores 25
        Dolores das Dores 06/10/2016 Link para o comentário

        Exagerei um pouco. Gosto tanto de iPhones quanto de Androids. Amar esses sistemas é realmente um pouco demais. Apenas gosto. kkkkkkk

        Conta desativada


  • 76
    Conta desativada 06/10/2016 Link para o comentário

    O Fabien Roehlinger é um dos redatores que mais escreve sobre iPhone aqui no AndroidPit, sempre usando superlativos para ele. E agora, quando vê o Google ameaçando o tão famoso ecossistema da maçã, ele me vem com essa história do Google estar perdendo sua identidade. Isso me parece mais medo de uma concorrência direta à maçã-mãe do que uma opinião verdadeira.
    Pronto. Falei!

    Henrique A.Miranildo CabralConta desativadaDiego CorreiaEderson da Silva


  • Douglas P. 15
    Douglas P. 06/10/2016 Link para o comentário

    Se for pra copiar, deve ser uma copia melhor que a original! (ou seja, copia da copia)

    Conta desativada


  • 16
    Bruno 05/10/2016 Link para o comentário

    cara, as vezes eu tenho certeza que os editores do APit viajam legal na maionese!!
    Discordo com tudo que foi dito, não acho que tem crise de identidade e sim algo bem contrário disso.

    Conta desativadaEderson da SilvaConta desativada


  • Matheus L. 39
    Matheus L. 05/10/2016 Link para o comentário

    vai ter comentário com textão sim

    Douglas P.


    • 76
      Conta desativada 06/10/2016 Link para o comentário

      O Fabien tá errado.


      • 76
        Conta desativada 06/10/2016 Link para o comentário

        Viu? Dá para fazer comentário com textinho.


      • 31
        Conta desativada 06/10/2016 Link para o comentário

        Zueira pura!

        Conta desativada


  • 20
    Bruno Monin 05/10/2016 Link para o comentário

    Opinião rasa, que só avalia apenas um aspecto da empresa. Concordo planamente com o comentário mais curtido (não consigo dar like no PC do trabalho, pena) em tudo. Só acho que quase todos os fãs do Android sofrem um pouco em sempre pegar a Apple como referência. "Ai tá imitando", "ai isso ele já tem" e por aí vai. Cada empresa trabalha de uma forma com o público final e não, a Apple não dita as regras de como se faz uma apresentação de produto e muito menos é a única empresa no ramo. Tudo se limita a comparações com a Apple. E a Samsung, HTC, Sony, Motorola? Não acho que o Google sairá prejudicado ou prejudicará seus parceiros com o lançamento do Pixel, até porque isso é estudado antes e talvez até acordado com os parceiros. Movimento nenhum é tomado sem um grande estudo por trás.

    Conta desativadaEderson da SilvaConta desativadaDaniel C.


    • 31
      Conta desativada 06/10/2016 Link para o comentário

      Ultimamente tenho evitado ler opiniões. Parece que é tudo direcionado para a concorrência. Já repararam que todas as opiniões são críticas diminuindo um fabricante ou o Android?

      Conta desativada


      • 76
        Conta desativada 06/10/2016 Link para o comentário

        Falo isso faz tempo. O AndroidPit está invadido por AppleLovers.


      • 20
        Bruno Monin 06/10/2016 Link para o comentário

        Eu já acho que quando você trabalha com conteúdo jornalístico, tem que ser o mais imparcial possível. Ao mesmo tempo que sei que isso é impossível. Aqui é um site e não um blog de um fã qualquer que sai opinando sobre tudo, acho que isso acaba manchando um pouco a imagem do site, que é o que tá acontecendo pelo o que tô lendo por aqui. Não levo muito em consideração as criticas sobre qualquer assunto pra não me influenciar antes de ter a minha. Outra coisa, que não é porque é um site voltado ao Android que não se deve falar de outras empresas, temos é que ficar de olho na concorrência e também parabenizar pelas inovações e se sentir satisfeito quando "copiam" recursos do Android. Falei muito. kkkkkkkk


  • Rogerio Droid Tec 47
    Rogerio Droid Tec 05/10/2016 Link para o comentário

    nao concordo, acho um bom avanço, mesmo errado em algumas coisas

    Conta desativadaConta desativada


  • Arthur Goulart 16
    Arthur Goulart 05/10/2016 Link para o comentário

    Revisem o texto, ele está com alguns pequenos erros de digitação.

    Conta desativadaConta desativada


    • 76
      Conta desativada 06/10/2016 Link para o comentário

      Pequenos? Quase deu nó no meu cérebro.

      Arthur GoulartConta desativada


      • 31
        Conta desativada 06/10/2016 Link para o comentário

        É ridículo como esse pessoal que escreve aqui escreve errado. É uma tradução? Pode ser, mas cadê a revisão?

        Arthur GoulartConta desativada


      • 76
        Conta desativada 06/10/2016 Link para o comentário

        Imagina eu que sou escritor lendo essa matéria. Dá úlcera... kkkkkk

        Arthur Goulart


  • Bill Machinne 21
    Bill Machinne 05/10/2016 Link para o comentário

    O Google tem o Android assim que a Apple tem o IOS ela tem que tirar proveito dessa situação, até porque é o Sistema operacional mais usado no mundo, muitas fabricantes como a Samsung, Hawei e outras queria ter seu próprio sistema do tamanho do Android.
    O Google na minha opinião demorou para acordar, é normal ela querer lançar o Smartphone com a cara dela, é claro que o preço quem paga é o usuário, afinal todas as fabricantes fazem isso.

    Ederson da SilvaConta desativadaJuliano Olivetti


  • Juliano Olivetti 27
    Juliano Olivetti 05/10/2016 Link para o comentário

    Eu acho que não é crise de identidade, e sim uma antecipação de sua sobrevivência no mercado como sistema operacional dominante.
    Explico!
    O Google não é de hoje tem ciência de que os fabricantes (principalmente a Samsung) estão Há anos trabalhando em soluções para que consigam implementar um sistema de seu domínio em seus aparelhos, buscando controle dos app e da integração de hardware. Até foi um dos motivos de a Google ter adquirido a Motorola anos atrás, mas talvez tenha tido dificuldades em adaptar a cultura da empresa à família Google, e pouco tempo depois decidiu vende-la à Lenovo.
    E ainda no momento o Google tem travado uma enorme guerra com as principais fabricantes para que mantenham um mínimo de identidade ao querido sistema do robô, o que não tem sido fácil, e talvez tenha cada vez empurrado os grandes fabricantes a ampliarem os investimentos em novas opção de sistema.
    Vale também lembrar que temos cada vez mais visto problemas com a qualidade dos Smartphones (Note 7 entre outros) e problemas na liberação de patch de segurança com regularidade (Lenovo) , desse modo, seria perda de identidade o Google tomar as rédeas e fornecer uma opção com a melhor qualidade de hardware e software garantidas??? Jamais!!!
    Na minha opinião é uma decisão acertada, que vai trazer uma opção a mais, limpa, de qualidade e com suporte personalizado pelo próprio Google. Isso vai aumentar o desgaste com as fabricantes?
    Vai, é claro!
    Mas o Google só escolheu declarar a guerra total antes dos "oponentes", e que na minha opinião veio em boa hora. Parabéns Google!!!

    Conta desativadaEderson da SilvaConta desativada


  • Ralf Alencar 14
    Ralf Alencar 05/10/2016 Link para o comentário

    Mais uma prova que o cerco ao Android está chegando
    xda/jcase-verizon-pixel-phone-may-not-be-bootloader-unlockable/

    Bruno da Silva Santos


  • Henrique P. 74
    Henrique P. 05/10/2016 Link para o comentário

    Creio que na verdade a pergunta da enquete devia ser "A Google está se adaptando ao mercado de uma forma que não estamos muito acostumados e isso pode levar tanto em uma acensão quanto em um queda vertiginosa". Agora quanto ao tema do post que seria que o Google está em uma crise de identidade, creio que, como outros andam falando e vou repetir, a Google está se adaptando e para isso tem que se fazer alguma coisa, a prova é o Pixel, mas a questão dela estar dando uma de Apple, sendo sincero duvido muito.

    Juliano Olivetti


  • Canal appload 9
    Canal appload 05/10/2016 Link para o comentário

    Eu fiquei decepcionado com o avento de ontem, simplesmente esperava mais, pelos twitts que o dia 4 de outubro seria lembrado por muito tempo, eu realmente estava esperando grandes novidades. Sim, eu sei que lançaram os Pixel, Daydream e tudo mais, mas, nada realmente novo ou ainda não visto. Foi um grande evento, bons lançamentos e só; eu esperava mais...


    • Blind 40
      Blind 05/10/2016 Link para o comentário

      Informar sobre o Andrômeda seria a maior mudança que estaria por vir na. Minha opinião.

      Uma mudança bem grande, mesmo q apenas em estágio Alfa ou beta do OS


      • 31
        Conta desativada 06/10/2016 Link para o comentário

        Não acho. Para mim o Andromeda vai ser natimorto.

        Conta desativada


  • Jhioors Ribas 3
    Jhioors Ribas 05/10/2016 Link para o comentário

    Não acredito que seja crise de identidade, é mais adaptação ao que o mercado exige, nos últimos tempos temos visto muito a ideia de independência da Google em relação ao Hardware e das fabricantes Android em relação ao Software. No final a Google está buscando competir em pé de igualdade com a sua maior rival sem precisar de intermediários - Samsung, Sony, Lenovo, Huawei - agora só o tempo pra dizer o que pode acontecer, será que a Samsung pode tomar a decisão de evoluir o Tizen para que possa competir contra a Google e a Apple sem o Android?

    Conta desativada


  • Ralf Alencar 14
    Ralf Alencar 05/10/2016 Link para o comentário

    Só sei que se a Google abandonar os Nexus recentes e der um tapa nos fãs de Android puro que compraram os Nexus eu saio do Android de vez.


  • 20
    KcoP 05/10/2016 Link para o comentário

    Discordo em gênero, número e grau!

    Conta desativadaConta desativada


  • 22
    airton 05/10/2016 Link para o comentário

    Eu 'piabinha' de águas brejeiras dos trópicos abaixo do Equador não me meto em briga de tubarões não.
    Crise de identidade, só a minha mesmo! hehe!!


  • Fernando Henrique 65
    Fernando Henrique 05/10/2016 Link para o comentário

    Quem está na crise sou eu!!
    kk

    Conta desativadaConta desativadaConta desativadaJhioors Ribas


    • 82
      Conta desativada 05/10/2016 Link para o comentário

      Hehehe


    • 31
      Conta desativada 06/10/2016 Link para o comentário

      Rindo até agora!


  • Amilton Lopes 14
    Amilton Lopes 05/10/2016 Link para o comentário

    Crise de identidade? De forma alguma!
    Os consumidores da série Nexus (me incluo nessa classe) estavam acostumados a uma experiência pura e limpa, apenas o essencial, mas não vamos esquecer que o Google é um provedor de serviços, soluções, e não um fabricante de hardware.
    Em todo o lançamento de smartphone android o que vemos são specs: Processador X, Câmera Y, mas será que é disso que precisamos? Ou um smartphone que rode de forma fluida, proporcione uma excelente experiência e foque nos softwares da sua fabricante?
    A proposta é muito boa, uma série de ferramentas que vai nos deixar conectado independente do local, sem ficar preso ao smartphone, esse é o futuro da internet das coisas.
    Na minha opinião, ao invés de uma crise de identidade, a google reforçou sua identidade, como uma empresa de serviços, o que ela sempre se propôs a ser.

    Diego CorreiaConta desativadaTiago HastenteufelJuliano OlivettiJhioors Ribas


  • João Renato 29
    João Renato 05/10/2016 Link para o comentário

    O que faz as pessoas comprarem um produto não é o preço, mas a necessidade que o marketing te faz ter em volta de um produto, empresas nunca tiveram preocupadas com o bolso do consumidor, aliás dinheiro não tem sentimentos. Eles gastam caro com marketing em um produto barato e a gente compra é simples assim.

    Jhioors Ribas


  • 3
    Silvio Cesar Siravegna 05/10/2016 Link para o comentário

    Crise? ou a Apple sempre esteve certa?

    Fabio Constantino


  • João Renato 29
    João Renato 05/10/2016 Link para o comentário

    Não é feio copiar o que tá dando certo, feio é copiar o que tá dando errado! A Google sabe o que está fazendo!

    Conta desativadaJhioors RibasFabio Constantino


  • 85
    Conta desativada 05/10/2016 Link para o comentário

    Já pensou que louco se anunciam o fim do Android e a "migração" pro Andrômeda, ia curtir vê esse caos. Site rapidinho ia virar o AndrômedaPit kkkkkkk

    Conta desativadaConta desativadaMurilloJhioors Ribas


  • Sinuhe 7
    Sinuhe 05/10/2016 Link para o comentário

    Que exagero esse texto! Há muito tempo se houve falar que a Google queria um flagship de peso com Android, além da série Galaxy, que valoriza muito pouco o Android em si e o ecossistema da Google. Os Nexus em sua grande maioria sempre foram sinônimo de câmera fraca e bateria pior ainda, afinal o objetivo era ser um smartphone experimental, talvez seja justificável o apelo. Não consigo ver crise de identidade pelo simples motivo de ter feito uma apresentação bonita e utilizado adjetivos para descrever seu novo produto. Crise de identidade seria se o Android deixasse de ser personalizável, flexível etc. Dias atrás comentei que o Pixel para fazer o mínimo sucesso deveria ter câmera decente e funções além do Android “puro”, dito e feito, a Google finalmente sacou que o Android “puro” por si só não traz muitos benefícios. Já na época que era proprietária da Motorola, a Google mostrava suas intenções com seu primeiro Moto X, o primeiro telefone que ficava sempre “acordado” com foco no Google Now, talvez ali foi a primeira tentativa de buscar ser o Pixel de hoje, com o agora Assistant. Só lamento hoje não ter mais a Motorola, o que possibilitaria o lançamento mundial do aparelho. Que a Google continue inovando!

    Conta desativadaDiego CorreiaConta desativadaMatheus J GarciaTiago HastenteufelJuliano OlivettiJhioors RibasAmilton LopesTeleco


  • Flavio Rampazzo 26
    Flavio Rampazzo 05/10/2016 Link para o comentário

    O Google está querendo gourmetizar-se. Apresentação à la Apple e preços à la Apple o problema nesse cenário é que já existe uma Apple ocupando esse espaço. Na minha humilde opinião, é esperto quem conseguir ganhar espaço sendo diferente da Apple. Parafraseando Jobs "Think different...".

    Rogério DiasConta desativadaJulliano LobãoTiago HastenteufelJhioors RibasVinícius AlexConta desativadaMarcelo Roder Ferreira


    • Vinícius Alex 9
      Vinícius Alex 05/10/2016 Link para o comentário

      Observação interessante!

      Jhioors Ribas


  • Damasceno V. 19
    Damasceno V. 05/10/2016 Link para o comentário

    Gosto do Android. É um sistema robusto e confiável, mas só uso o sistema por que uma fabricante (Samsung, LG, Sony, etc.) disponibilizaram para um consumudor comum como eu. Ponto! Agora, Pixel, Nexus 6, 5X... isso pra mim pouco importa. Não chegará em minhas mãos! É como discutir a enchente do Amazonas morando no Sahara.

    Ilma R.


    • 85
      Conta desativada 05/10/2016 Link para o comentário

      Realmente, os nexus já eram "elitizados" e não era todo mundo que conseguia importar. Mas nunca usei por não curtir o Android puro, prefiro interfaces modificadas....

      Conta desativadaConta desativadaConta desativada


  • 73
    Jairo rios 05/10/2016 Link para o comentário

    O velho paradigma , se o carro chefe em faturamento da Apple ( margem gorda)são os iPhones, porque nós alphabet não podemos fazer o mesmo.....caso de errado resucitamos a linha Nexus , simples.

    Jhioors Ribas


  • Sergio Moreira 14
    Sergio Moreira 05/10/2016 Link para o comentário

    todo mundo quer status de iphone, e preços de Ferrari em seus aparelhos...o Google apenas esta se colocando na disputa como a samsung fez algum tempo atrás!

    Conta desativadaMurilo RomanattoJhioors RibasConta desativada


    • 99
      Conta desativada 05/10/2016 Link para o comentário

      É isso aí Sergio Moreira

      Conta desativadaSergio MoreiraJhioors Ribas


    • Murilo Romanatto 12
      Murilo Romanatto 05/10/2016 Link para o comentário

      Exato!
      Quer bater o seu concorrente, primeiro mostre que é tão bom quanto.

      E eles ja começaram lançando o aparelho com testes na câmera em paralelo, e vários youtubers falando do celular (usando seu próprio marketing digital), para criar um frizon....fora que os outros produtos que anunciaram juntos formam um time invejável.

      Conta desativadaConta desativadaSergio Moreira


  • 44
    Conta desativada 05/10/2016 Link para o comentário

    A Google quer peitar a Apple. Isso é claro. E nada melhor pra concorrer com um iPhone do que outro iPhone, o que, no final das contas, é o que os Pixels são.

    Conta desativadaConta desativadaMurilo Romanatto


  • webdigitalweb.info 10
    webdigitalweb.info 05/10/2016 Link para o comentário

    👓 Crise de identidade não, mas se adequa a esse mundo tecnológico que vive em constante mudança e por que a líder em tecnologia mundial não mudaria um pouco pra "atualizar-se" , afinal a maioria das fabricantes dão um upgrade em seus aparelhos e mudam ou revolucionam seus nomes.
    Pixel é apenas uma forma de expressar a mudança nos tempos de hoje. E tenho certeza que o Nexus não ficará de fora da brincadeira 😜!

    Jhioors RibasConta desativada


  • 18
    Lucas Colonna 05/10/2016 Link para o comentário

    A Google me parece estar mudando de foco, como o colega disse abaixo é uma mudança que não me agrada e que sem dúvida me afastou da linha de smarts, porém o Android continua o mesmo, e continua muito superior ao IOS, os antigos Nexus ainda são os queridos dos Devs e por ora não planejo trocar, quem sabe depois um OnePlus


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 05/10/2016 Link para o comentário

    não creio que seja crise de identidade...eles mudaram o nome da sua linha pra.pixel... os Nexus vão ser atualizados pro nougat normalmente pelo que li

    Conta desativadaTiago HastenteufelJhioors RibasConta desativada


  • Caio Gracco Abrantes 10
    Caio Gracco Abrantes 05/10/2016 Link para o comentário

    Eu ia esperar o Pixel, que se fosse num bom preço, eu iria trazer um, mas vendo ele no mesmo preço do iphone eu fiz bem em ter trazido um iphone 7 plus, nem gosto tanto de iphone mas como por aqui ele vale muito (tem besta qaue paga), quando lançarem o S8 será uma troca fácil...O Google bem que podia praticar os preços da Oneplus, seria imbatível!


  • Fabiano Pereira da Silva 4
    Fabiano Pereira da Silva 05/10/2016 Link para o comentário

    Como dizia um amigo canadense: eu "disconcordo"!
    Para mim o Google não está em crise! Está se adequando!
    Mas isso não me agrada!

    Jhioors Ribas


  • Bruno da Silva Santos 31
    Bruno da Silva Santos 05/10/2016 Link para o comentário

    Crise de identidade? Não.
    Adaptação apenas, o inevitável, o mercado muda a todo momento e se a Google não acompanhar, fica para trás.

    Conta desativadaMurilo RomanattoTiago HastenteufelJhioors RibasConta desativadaMário JúniorAder MarceloJonny E.Augusto Silva


  • 5
    Marcos Silva 05/10/2016 Link para o comentário

    Vale lembrar que os mesmo 'usuários' que criticam o Android de 600$ são os mesmos que pagam 3500$ num iPhone. Ou seja, a Google está simplesmente entregando o que o mercado exige.

    Conta desativadaTiago HastenteufelMarcelo Roder FerreiraConta desativadaJonny E.


  • 4
    Jean Menezes 05/10/2016 Link para o comentário

    O show de ontem revolucionou.
    Mudaram o nome da linha Nexus, e deixaram o Nexus 6p e 5x pra trás em questão de att!
    Parabéns Google 👏


    • Augusto Silva 34
      Augusto Silva 05/10/2016 Link para o comentário

      Seu comentário é sem sentido... Primeiramente a linha Nexus não tem nada a ver com a linha Pixel, elas tem objetivos, público alvo e identidades totalmente diferentes, então não "mudaram o nome" de nada, descontinuaram uma linha e lançaram outra muito diferente.
      Segundo, até então os modelos 5x e 6p serão atualizados pelo mesmo tempo que a Google sempre atualiza seus aparelhos, que é de 18 meses, o fato dos Pixels terem sido lançados com um Android em uma versão superior não demonstra necessariamente um descaso da Google com os modelos recentes da linha Nexus, tanto que se você pesquisar vai ver que nessa semana o Nexus 6 começou a receber o Nougat, ou seja, a Google continua ativa no trabalho com essa linha mantendo sua proposta de atualização. Se ela vai continuar assim, ou não, temos que esperar pra ver.

      Tiago HastenteufelJhioors RibasConta desativadaConta desativada


      • 44
        Conta desativada 05/10/2016 Link para o comentário

        Perfeita a colocação. E ainda digo mais, os Nexus 5X e 6P ainda estão no site da Google, juntamente com os Pixels, corroborando a sua informação.

        Tiago HastenteufelJhioors RibasAugusto Silva


  • Vinícius Alex 9
    Vinícius Alex 05/10/2016 Link para o comentário

    Discordo da opinião expressa. Não acredito que o Google esteja sofrendo uma "crise de identidade". Na verdade, mesmo com as mudanças que os anúncios de ontem prenunciam, a empresa se preocupou em desenvolver produtos que mantivessem seu principal foco desde sempre e em todos seus serviços: ajudar as pessoas a encontrarem o que querem, não à toa, o Google Assistant é o grande destaque dos Pixels.

    O que ocorre é que o Google está passando por mudanças em seus negócios para se adaptar ao mercado que também está mudando. O preço de evitar riscos e se prender a um continuísmo é alto, e a Motorola, por exemplo, amargou com esta consequência ao se negar por muito tempo a ingressar no então novo mercado de smartphones. Lembremos antes de mais nada que o lucro com o Android obtido pela empresa, é, se não insignificante, muito baixo. O Android é um sistema de código aberto, e para o Google não há rentabilidade no sistema. Apesar da grande variedade de negócios que o Google experimentou nos últimos anos, é muito significante que uma empresa de tecnologia tão gigante, ainda tenha como principal fonte de receitas a publicidade.

    Não acho que devemos ver essa nova política do Google como negativa. É essencial que o Google consiga variar suas fontes de receitas para que possa seguir inovando e desenvolvendo novos produtos. Por vezes nos esquecemos, mas o Google é uma gigantesca empresa com investimentos nas mais diversas áreas, e pra manter esse império vivo e avançando, é necessário que assim como qualquer empresa, os lucros sigam num caminho crescente, e não o contrario.

    O Google não passa por uma crise de identidade. O Google está mudando e se adaptando a um novo e concorridíssimo mercado. No fim das contas, somos nós que precisamos lembrar que a Big G não é uma organização filantrópica, e precisa de receitas pra poder se desenvolver. Talvez somos nós que devemos aceitar essa realidade e não cometamos o erro de - veja só - condenarmos uma empresa por querer lucrar, e não fazer filantropia.

    Conta desativadaJuliano Dorneles dos S.Conta desativadaMárcioFabio CoelhoConta desativadaKayo AugustoPedro Henrique Puttkamer LélisRaphael FSLucas WiederkehrMurilo RomanattoTiago HastenteufelJhioors RibasAmilton LopesVinicius CoelhoFabio ConstantinoAdriano Alves CameloRobson CarvalhoEliezio V.Giulianno BertoldoMário JúniorAder MarceloHugo PiresJonny E.Flavio Teixeira


    • Lucas Wiederkehr 10
      Lucas Wiederkehr 05/10/2016 Link para o comentário

      Perfeita a sua colocação, me lembrou muito dos textos do site Spotniks.


  • 10
    Leo Cristovão 05/10/2016 Link para o comentário

    É, os tempos mudam as pessoas, assim como as empresas. Todo mundo tem um preço e acredito que o Google acabou chegando ao inevitável... Engordar os lucros, espalhar a marca, e a tentativa de ser maior em outros mercados. Estamos assistindo mais um "topa tudo por dinheiro"!

    Jhioors RibasFabio ConstantinoEliezio V.


    • Vinícius Alex 9
      Vinícius Alex 05/10/2016 Link para o comentário

      Ninguém constrói um gigantesco conglomerado com diversas empresas, investindo bilhões nisso, sem esperar retorno.

      Não é um "topa tudo por dinheiro". É o mundo real. É uma das essências do capitalismo.

      MárcioConta desativadaTiago HastenteufelJhioors RibasFabio Constantino

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.