Cinco ações que podem acelerar as atualizações do Android

AndroidPIT Moto X hero erasing leftedit
© nextpit

Se existe um assunto que rende muito no universo Android ele se chama atualizações do sistema. Afinal, é quase impossível saber quando – e se – nossos smartphones ganharão os tão aguardados updates. Logo, listamos cinco ações que Google, operadoras e fabricantes poderiam tomar para tornar esse processo mais transparente. Vamos a elas:

1 – Definir quantas atualizações Android cada smartphone pode receber

Cada nova versão do Android exige mais do hardware do smartphone. Logo, é completamente compreensível que aparelhos com especificações mais antigas fiquem de fora de novos updates. O problema é que, na maioria das vezes, o usuário compra um telefone sem ter a mínima ideia se ele será atualizado ou não. E isso vale para telefones de todas as gamas.

sony xperia z2 android lollipop close
Quantas atualizações você acha que seu smartphone pode receber? / © ANDROIDPIT

Considerando que a atualização de um smartphone é uma decisão conjunta entre fabricantes e operadoras, que tal elas especificarem na caixa dos produtos quantos updates do Android um determinado modelo pode ganhar? Isso daria ao consumidor o poder de decidir se ele quer encarar o risco de ter esse telefone ou optar por outro dispositivo que esteja mais aberto às atualizações, mesmo que mais caro. Bem melhor do que ficar no escuro, não?

2 – As atualizações devem ganhar datas específicas para chegar aos smartphones

“As atualizações obedecem uma sequencia pré-definida e a empresa XPTO, infelizmente, não consegue prever uma agenda para isso”. Com uma ou outra variação, essa é a resposta-padrão das fabricantes de smartphones sempre que as questionamos sobre as atualizações do Android em seus aparelhos. 

O resumo da ópera de uma atualização é: o Google prepara o update do Android e o envia para as fabricantes de processadores, que escrevem códigos para que o sistema operacional converse com os componentes de hardware. A seguir, essas linhas de comando são enviadas para as fabricantes de smartphones, que as adaptam aos seus modelos e UIs. 

android lollipop update
Saber quando receberá uma atualização Android ajuda a diminuir a ansiedade do usuário / © ANDROIDPIT

Com tudo isso pronto, as operadoras recebem a atualização de software das fabricantes e precisam realizar todo o processo de verificação – que é a parte mais demorada – para só então liberar o update aos usuários. E é nessa última parte que está o gargalo, já que os testes precisam ser feitos em uma infinidade de modelos de telefone, regiões e redes.

Se todo o processo é demorado, então por que as três partes envolvidas não chegam a um acordo conjunto para definir quais telefones poderão ganhar atualizações e, mais importante, as datas em que isso vai ocorrer? Isso diminuiria a ansiedade pelos updates junto ao público e ele teria mais transparência para decidir se fica com o seu modelo atual ou troca por outro. 

E poderia ainda preparar o seu dispositivo para receber a nova versão do Android sem que o aparelho perca desempenho. 

3 – O Google precisa bater o pé junto às fabricantes e operadoras

Em toda discussão envolvendo a atualização do Android, o Google sempre diz mais ou menos a mesma coisa: “Nós apenas desenvolvemos a atualização. A implementação dela fica a critério de fabricantes e operadoras”. Um papel fácil de assumir, já que a empresa pode lavar as mãos no processo e deixa a confusão para os outros.  

O problema é que, quer queira, quer não, toda vez que um usuário insatisfeito troca o Android pelo iOS ou o Windows Phone, isso respinga no Google. E que a empresa não se engane: se as fabricantes de smartphones notarem que há uma queda acentuada de usuários da plataforma, elas simplesmente vão seguir para o sistema operacional que está sendo mais usado.  Sem choro. 

android google earth
Google: toda reclamação sobre o Android também atinge você / © Google / ANDROIDPIT

Logo, aproveitando que seu SO é líder de mercado, o Google poderia deixar o melindre com suas parceiras de lado e criar um plano-conjunto para fazer com que as atualizações do Android cheguem aos seus usuários de forma mais organizada, padronizada, transparente e no maior número de modelos possível. Ninguém está dizendo que vai ser fácil. Mas seus engenheiros são bem pagos para isso, não?

4 – Diminuir o número de lançamento de smartphones Android 

No segundo semestre de 2013, fiz um trabalho freelancer em que ajudei a desenvolver o conteúdo do email marketing de lançamento do Xperia Z1 no Brasil. Depois disso, fiquei algum tempo sem acompanhar o lançamento de outros smartphones. Quando voltei, qual não foi a minha surpresa quando descobri que a linha Z já estava na quinta edição! Sim, em pouco mais de dois anos, uma linha de telefones da Sony já contava com CINCO aparelhos diferentes.

AndroidPITSmartphone
São tantos smartphones Android, que fica complicado acompanhar / © NextPit

O exemplo acima é sintomático do alto número de lançamentos de smartphones Android que ocorre todo ano. Claro que gostamos de variedade e, considerando quantas fabricantes de smartphones existem, é normal que a plataforma fique fragmentada. O problema é quando grandes empresas lançam diversas versões de um mesmo modelo, sendo que as diferenças entre elas são mínimas. E com isso, claro, as atualizações do Android demoram uma eternidade para chegar. Quando chegam. 

O alto número de smartphones Android confunde os usuários e atrasa as atualizações do sistema

Logo, as fabricantes de smartphones poderiam ser mais objetivas em seu roadmap de lançamentos, entendendo melhor os perfis dos usuários de cada país e oferecendo poucos, mas cirúrgicos dispositivos para cada público. Poucos modelos = menor trabalho para as fabricantes = menor trabalho para as operadoras = atualização mais rápida do Android.

5 – Eliminar os bloatwares das operadoras e pressioná-las a serem mais rápidas no processo verificação

Durante um evento de apresentação de uma nova linha de processadores em São Paulo, o gerente de produtos de uma fabricante chinesa de smartphones me falou que as operadoras não têm mais tanto lucro subsidiando os aparelhos quanto antes. Com isso, elas estavam interessadas apenas em vender modelos com 4G, para promover melhor seus planos de dados. E que a tendência é que, com o mercado brasileiro mais maduro, elas vendam cada vez menos telefones, deixando isso a cargo das varejistas. 

Logo, se essa estratégia se confirmar, as operadoras bem que poderiam nos livrar dos seus bloatwares e aplicativos pré-instalados, não? Afinal, quase ninguém usa esses programas e eles atrasam muito o processo de atualização do Android. 

brasil sim cards operadoras
Operadoras: não sejam parte do problema mas, sim, da solução. / © ANDROIDPIT

Além disso, como as operadoras têm equipes e equipamentos limitados para realizar o processo de verificação dos updates, as fabricantes e o próprio Google poderiam criar uma força-tarefa para auxiliar em todo esse processo, não? Afinal, queiram ou não, o problema é de todo mundo. E o consumidor agradece. 

E o que você propõe para termos atualizações mais rápidas do Android? Dê a sua opinião!

Ir para o comentário (94)
Rui Maciel

Rui Maciel
Editor Sênior

Jornalista especializado em Tecnologia há mais de 10 anos, é fanático por Cinema e já "zerou" o Netflix. Mora em São Paulo e se apaixonou pela plataforma Android quando comprou seu primeiro smartphone com o sistema operacional - o Nexus S - em 2011. Mas sabe que cobrir o tema não teria a mesma graça se não fosse a rivalidade com a Apple.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
94 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 11
    ariana carvalho 31/03/2016 Link para o comentário

    pow isso q mata n sei pq essa demora em atualizar os aparelhos tenho um g4 e ate agorah nada fala serio deveriam melhorar isso

    Leonardo


  • 85
    Conta desativada 31/03/2016 Link para o comentário

    Esse é o mal do Android ainda, atualizações!!!! Ter que trocar de aparelho a cada ano (já que só compro modelos top do ano anterior), para poder acompanhar as atualizações do sistema. Por isso me senti mais feliz e considerado como usuário quando tive um iPhone, Apple não discrimina ninguém, atualização chega para todos ao mesmo tempo (e rápido)....


  • 10
    Roberto Silva 30/03/2016 Link para o comentário

    Vai chegar o Android 7 mais não chega o 6 no Sony Xperia z3 muita demora se tá louco


  • Glauberson Nogueira 7
    Glauberson Nogueira 30/03/2016 Link para o comentário

    A demora e falta de garantia de atualização dos Android's é a única desvantagem relevante que consigo pensar, se comparado aos demais OS's.


  • Não Sou Capaz de Opinar 13
    Não Sou Capaz de Opinar 30/03/2016 Link para o comentário

    O que mais dá descrença no Android são as demoradas atualizações. Lembro-me quando lançou o Android Lollipop e fiquei ansioso para atualizar meu Moto G 2013, mas demorou para a Motorola liberar o update.


    • CAV 57
      CAV 31/03/2016 Link para o comentário

      Mas OEM é complicado, mesmo a Motorola.
      Ela tem que pegar a ROM AOSP, fazer as adaptações para se adequar ao processador e a como o aparelho era, fazer testes internos e externos, e nisso vai de 2 semanas a 1 mês. E ainda a atualização é feita "a conta-gotas", pra não sobrecarregar os servidores.
      Quem é íntima ao Android só é a Google com os Nexus, assim como Apple é com o iOS em relação aos iGadgets e a Microsoft em relação ao Windows 10 com os Surfaces e os Lumias.
      O resto terá que passar por todo esse processo enquanto for assim. Não adianta.


  • Doug Eureka 2
    Doug Eureka 30/03/2016 Link para o comentário

    Tenho um Nexus 6P e a última atualização foi início de Janeiro. Como lidar?


    • 15
      Rafael Henrique 30/03/2016 Link para o comentário

      Até porque deve ter sido o 6.0.1, que foi a última atualização. Depois disso, só patches de segurança.


  • Eduardo Rocha 37
    Eduardo Rocha 30/03/2016 Link para o comentário

    Essas dicas parecem que foram pensadas e repensadas para a Samsung!

    Lucas Goulart F.


  • Bruno Barbosa 24
    Bruno Barbosa 30/03/2016 Link para o comentário

    6 - Criação do "processador Android "

    Lucas Goulart F.


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 30/03/2016 Link para o comentário

    É o que eu venho dizendo, a Google precisa impor limite às fabricantes.

    Ilan E.


    • 44
      Conta desativada 31/03/2016 Link para o comentário

      Ela já tentou....mas.....¯\_(ツ)_/¯


  • 18
    Diego Silvares 30/03/2016 Link para o comentário

    Essa matéria me lembrou uma música: "sonhou meu, sonho meu..." kkkk

    Doug Eureka


  • Lê C. 16
    Lê C. 30/03/2016 Link para o comentário

    Até vemos as atualizações ocorrendo. Mas a segmentação por país é que não entendo. Porque não ter um sistema único em todos os países. Aí atualizou o sistema de um modelo, atualiza para todos. Indiferente do país.

    Lucas Goulart F.Danilo Castro de MoraisSamucaLeo Whats


  • 2
    Leo Whats 30/03/2016 Link para o comentário

    Acredito que deveria vir na garantia do aparelho.

    Lê C.


  • 76
    Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

    Acredito que o principal seria termos livre acesso ao SO para instalar assim que ele fosse lançado. Semelhante ao que acontece no Windows para PC. As fabricantes que se virassem para adaptar seus drivers para o novo SO e, caso não fizessem, com certeza os desenvolvedores independentes fariam, como no Windows.

    Edson Rodrigo T.Deivis SchumanConta desativadaPedro Remigio


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 30/03/2016 Link para o comentário

      Boa ideia brother!

      Conta desativada


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 30/03/2016 Link para o comentário

    Ótima matéria! Parabéns brother!


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 30/03/2016 Link para o comentário

    Vale lembrar também que ainda temos uma válvula de escape que é a Cyanogen!
    Que trouxe o Android M a muitos aparelhos que nem se quer sabe se vão receber pelas fabricantes!

    Edson Rodrigo T.Conta desativadaConta desativadaPedro Remigio


    • 45
      Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

      Só tem um problema lá, se não me engano vc acha para aparelhos mais vendidos.

      Não acredito que fariam um L para Win Duos por exemplo.
      Eu procurei no CM, nem o KK achei pars o meu.


  • Rodrigo Calile 45
    Rodrigo Calile 30/03/2016 Link para o comentário

    Não tenho essa frescura toda com atualizações não....uso normalmente qlq app, não muda nada....o povo chora pq n recebe att mas no Windows (PC) deixa desativado os updates né kkkkk

    Conta desativadaDeivis Schuman


    • 76
      Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

      Além disso, muitos que reclamam que não tem a última atualização do Android, estão escrevendo seus comentários a partir de um Windows 7 ou mesmo um XP.

      Lucas Goulart F.CAVConta desativada


    • 82
      Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

      Isso é o que mais acontece e nessas horas eu me pergunto qual a razão pro sujeito querer smartphone sempre com a última versão do sistema e o pc com a versão que mais lhe agrada, não importando se é ultrapassada.

      Lucas Goulart F.CAVConta desativada


      • 76
        Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

        É exatamente assim que a maioria dos usuários pensam. Resumiu tudo.


  • Igor Henrique 31
    Igor Henrique 30/03/2016 Link para o comentário

    Tô lembrando daquela Atualização mensal da Google ano passado que algumas fabricantes se comprometeram tb
    KD ? KKKKKK
    Nada.


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 30/03/2016 Link para o comentário

      Pois é! Bem lembrado!


    • 76
      Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

      Eu recebi uma atualização mensal há mais ou menos 6 meses...kkkkkk

      CAVDoug Eureka


      • CAV 57
        CAV 31/03/2016 Link para o comentário

        O Galaxy S5 estava com a atualização de Novembro de 2015. E depois só recebeu a de Março de 2016.
        O Galaxy S5.


  • Igor Henrique 31
    Igor Henrique 30/03/2016 Link para o comentário

    A Número 2 até existe.Só que mesmo assim demora. É por pais


  • Ricardo Dias Martins 17
    Ricardo Dias Martins 30/03/2016 Link para o comentário

    Alguém poderia me explicar o motivo de tanta preocupação com as atualizações? Já tive vários Samsung, alguns i-phones e um Sony Xperia Z1 Compact e, na maioria das vezes, quase todos ficaram com pior desempenho. E olha que, com exceção dos i-phones, além da memória do aparelho, tinha sempre um micro-SD de 16GB !!! Eu nunca me preocupei com a versão do sistema operacional. Tanto que ainda uso o Windows Seven! Para mim, além da portabilidade e da funcionalidade, o mais importante é o desempenho, a qualidade das fotos e da conectividade. A propósito: hoje em dia, tenho um A3 que funciona perfeitamente com o Lollipop 5.0.2. Será que vai funcionar tão bem com o Marshmallow?


    • 76
      Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

      Como falei, muita gente está reclamando e teclando a partir de um Windows 7 em seu PC.


    • 45
      Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

      Também uso W7 no pc. Desliguei as atualizações para não ocorrer upgrade forçado como muita gente relata na net.
      Acabei de comprar um XPERIA z3+, nem sei se vou passar do L para o MM.
      Nem td mundo fica satisfeito. Muitos donos de z3 mudaram do KK para L e relataram vários problemas.
      O povo sabe que lança o Android, se espers um feedback dos usuários para ver como está. Sempre no início é ruim. Prefiro esperar um ano e pegar sem bug ou nem mudar do que ficar caçando rom td dia pra por no lugar da bugada


  • leonardo silva 4
    leonardo silva 30/03/2016 Link para o comentário

    Ai vai minha opiniao.

    lg, "M" Sansug, sony.

    alguns exemplos das marcas mas fortes no nosso mercado.
    cada uma dela tem mas o menos 5 a 6 carros chefes rodiando pelo brasil... ( um mercado aonde ah 2 smartphones pra cada brasileiro...

    samos + de 100 milhoes de pessoas... pegando 1/4. 25Milhoes. e cada 1 ter um carro chef,sao 25 milhoes de updates... entre tudo tem a outro grande problema. cada fabricante tem seu software. entao imagina voce como programador fazer 5 updates em 5 software... diferentes... e depois disttibuir via "nuvem" pra 1/4.

    ela usam bases de dados de fabricantes IME. como base. karnel e outros que nao sei.

    o celulares ficam no mercado por anos( ex: eu( nexus 5)

    quandos usuarios compraram... no ano 1, ano 2, ano 3?.

    ai vai um ex...

    pga 3 bilhoes de paes e vai distribui para humanidade e me informa quanto tempo demora....

    o que falta e compreençao na cabeca das pessoas...

    de falta de peswuisa na hira de adiquirir seu smartphones .

    Olhar hardware, sistema( puro ) ou nao. fabricante. falta estudo... na hora de comprar.... ah e outra coisa que pode ser bom...

    " A maioria sempre faz isso.
    [ x ] enviar estatisticas de erro ao fabricante ?
    e nao podemos esquecer outra coisa.... antes do software ser enviado as fabricantes ele e atualizado em sima do sistema puro(nexus/google), que por ventura e liberado ao desenvolvedores( meu enteder app) pra depois ir pra fabricantes e operadores... e a maioria nao envia relatorios de erros do sistema... pra eles...

    falei muito ja.


    • Renato Miranda 24
      Renato Miranda 30/03/2016 Link para o comentário

      chama o Pasquale!

      Conta desativada


      • 76
        Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

        Pode até ser que tinha alguma coisa interessante no comentário, mas parei de ler na segunda linha. Karaka! Meu cérebro quase deu nó!


      • Helder Coutinho 28
        Helder Coutinho 30/03/2016 Link para o comentário

        De fato tem, mas o cara se enrolou pra explicar.


  • Igor Henrique 31
    Igor Henrique 30/03/2016 Link para o comentário

    Isso é o que eu mais odeio no Android.
    Se todas fosse igual a Apple em atualizações seria VIDA.
    Apesar que a Motorola ta indo muito bem.


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 30/03/2016 Link para o comentário

      Acho que se todas fizessem parecido com o que a Motorola faz, já seria um grande passo!

      Conta desativada


      • 76
        Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

        Concordo. Gosto dos aparelhos da Samsung, mas ela abandona as atualizações depois de um ou dois anos. Porém, isso não me preocupa. Meu S5, com o Android 5.0 está funcionando muito bem.

        Deivis SchumanConta desativada


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 30/03/2016 Link para o comentário

        Realmente brother Steven! Eu fiquei um tempão com meu LG G2 no Kitkat, e era espetacular!
        Fluido, e nunca tive problemas com aplicativo algum!


    • CAV 57
      CAV 31/03/2016 Link para o comentário

      Mas os Nexus são iguais aos iPhones, Igor. Os Lumias, também, especialmente os 8xx, 9xx e 1xxx.
      O problema aqui são as OEMs. Elas, por não terem uma relação direta com o SO, acabam sendo incompetentes nesse quesito.


  • Jerry Wendel 33
    Jerry Wendel 30/03/2016 Link para o comentário

    Sigam o exemplo da Motorola

    CAVTiago HastenteufelDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 30/03/2016 Link para o comentário

      Exatamente brother!


  • Fhc Alarmes Seguranca Eletronica 3
    Fhc Alarmes Seguranca Eletronica 30/03/2016 Link para o comentário

    Todos queremos receber atualizacoes de sistema ,eu pagaria pra receber atualizacoes do firmwere ,porque nao disponibilizar os updates no google play store ,desde que seja um preco justo.

    Conta desativada


    • 76
      Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

      Concordo. Deveria ser como no Windows para PC.


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 30/03/2016 Link para o comentário

    tem coisa aí que depende demaaaaaaais


  • 29
    Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

    Isso é tudo que um usuário do Android sonha em ter, mas infelizmente ninguém dá a mínima.

    Carlos H.Renato Lima


  • Rodrigo Reinaux 27
    Rodrigo Reinaux 30/03/2016 Link para o comentário

    O ponto 4 e o 5 são os mais relevantes, porque são os que envolvem mais atitudes práticas e menos promessas. Se fossem lançados menos aparelhos, é claro que as fabricantes poderiam se dedicar mais a software; e se as operadoras parassem de colocar bloatware, as atualizações iriam direto pros aparelhos.

    MAS, a verdade maior é que não atualizar dá mais dinheiro tanto pras fabricantes quanto pras operadoras. Afinal, se eles podem "obrigar" o usuário final a comprar um aparelho novo porque o antigo não está atualizado, não há incentivo em atualizar. Quem ganha dinheiro mesmo com o Android é o Google, com propaganda e com a venda dos aplicativos, tanto é que fabricantes como a LG e a Samsung tentaram lançar suas lojas de apps (e falharam miseravelmente). Se as fabricantes não podem ganhar com o software, elas resolveram ganhar na venda.

    Resta ao usuário recorrer às ROMs custom, ou se conformar em ficar na versão em que seu telefone parar =/

    CAV


  • Alexandre Xstationbr 13
    Alexandre Xstationbr 30/03/2016 Link para o comentário

    Parabéns pela matéria. Sem mencionar nenhuma vez o nome da maçã isso sim é uma matéria direita. Sou usuário de aparelho da maçã e desfiz do meu Galaxy s5 a poucos dias nas gosto de acompanhar as notícias do AndroidPit quando vejo que o assunto é comparar o Android com a concorrência e não falar sobre Android isso incomoda e costumo vir aqui chiar quanto a isto mas desta vez alguém vez uma matéria correta direta e bem instrutiva. Está de parabens gostei muito. Matei a vírgula To com preguiça.

    Conta desativadaRenato Lima


    • 76
      Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

      pensa como eu. tem gente que fica chorando que nem criança quando a gente reclama disso, mas a maioria não gosta quando colocam matérias que não são sobre Android neste blog.


  • 82
    Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

    Creio que as fabricantes e o Google tb levam em consideração q a grande maioria dos seus consumidores são usuários comuns, e nem ligam pra qual versão está embarcada em seu aparelho. Muitas vezes nem sabe direito o que é Android, que dirá atualização. Isso faz diferença pra usuários antenados em tecnologia. Se isso se reverter um dia, quem sabe haverá uma reviravolta nessa questão de atualizações.

    Conta desativadaDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 30/03/2016 Link para o comentário

      Realmente brother Andreu!
      Creio que a grande maioria nem sabe qual versão do android está rodando no seu aparelho!

      Conta desativadaConta desativada


    • 76
      Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

      Minha faxineira reclamou que o aparelho dela estava muito diferente do seu antigo Galaxy e não entendia como tinham mudado tanto de um aparelho para o outro. Fui olhar e ela tinha comprado o Windows Phone...kkkkkkk

      Deivis SchumanConta desativada


      • 82
        Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

        Rs... É desse jeito Steven

        Conta desativadaDeivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 30/03/2016 Link para o comentário

        Bem isso mesmo brother Steven

        Conta desativada


  • CAV 57
    CAV 30/03/2016 Link para o comentário

    Primeiro: operadora é uma bosta. Precisamos delas, e por isso elas nos exploram. E enfiar apps delas nos aparelhos está entre essas formas de exploração. Elas nem deveriam interferir no processo de atualização, porque elas só prestam pra atrasar tudo.
    Segundo: fabricantes estão pouco se fodendo se o consumidor gosta de atualizações. As atualizações pra elas são uma forma de manter o consumidor "na palma de suas mãos" e não uma mera obrigação com algo que sempre está sujeito a apresentar falhas. Se pra fabricante for conveniente fazer seu aparelho chegar em tal versão, ela manda. Caso contrário, reclamar, protestar, não é tão efetivo como deveria.
    Terceiro: a Google está ERRADA de achar que a atualização de software é obrigação das fabricantes. Ué? O SO não é dela? Não importa se são trocentos Galaxys, LGs, Motos, Xperias, o SO é o mesmo, o que muda são detalhes que não deveriam estar na camada essencial do SO e sim na camada que as fabricantes deveriam gerenciar. Mesma coisa as operadoras, seus apps inconvenientes deveriam ocupar uma camada que não prejudique nenhuma das outras camadas. É uma logística complexa? Sim, é complexo, por isso que até agora as coisas continuam como estão, porque é conveniente pra todo mundo, mas não pra todos os consumidores.
    E se depender da Google, das OEMs e das operadoras, vai continuar tudo igual.
    E vai passar ano e o Android continuará fragmentado.


  • 45
    Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

    Outra coisa, há muito usuário leigo ainda, muita gente nem sabe que iPhone usa iOS, Samsung e cia têm Android.
    Simplesmente tem smartphone por causa de whatsapp e guardar fotos.
    Usuários assim nem sabem que tem atualização de apps e sistema.
    Meio difícil imaginar que seus avós, sua diarista, seu neto de 6 anos vão se importar com versão mais atual do Android.
    Minha madrinha de 69 anos ficou com meu Galaxy Pocket (Gingerbresd 2.3.1) no ano passado, para o uso dela está mais que suficiente.

    Conta desativada


    • 12
      Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

      Entendo seu ponto de vista, até concordo que pra usuários menos avançados, até beeeeeem menos, isso não é tão importante. Mas tente ver pelo lado da própria segurança do usuário: atualizações às vezes são feitas para corrigir problemas de segurança. Existem motivos para apoiar todos os lados, aliás.

      CAV


      • 45
        Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

        Patch de segurança, trocar de android anualmente não adianta. Como é o SO mais usado será o mais atacado.
        Vc não precisa trocar de Windows a cada 2 anos por isso. Tanto que o 7 ainda é o mais usado em pc


    • 76
      Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

      Os outros não, mas a criança de 6 anos vai se importar sim com a versão do Android...rs


      • 45
        Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

        Só as que sabem procurar e instalar novas roms... Hahaha

        CAV


  • Gabriel 32
    Gabriel 30/03/2016 Link para o comentário

    o google tem mesmo q colocar pressao nas fabricantes
    tem cel q aguenta duas atualizaçoes e so recebe uma no maximo
    e realmente tem q diminuir um pouco os lançamentos de smarts

    CAVDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 30/03/2016 Link para o comentário

      tbm penso assim brother!

      Gabriel


      • Gabriel 32
        Gabriel 30/03/2016 Link para o comentário

        e nois


    • 76
      Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

      Não acho que tem que diminuir o lançamento de Android. Deve ter uma grande variedade para todos os públicos. Somente deveriam dar mais suporte.


      • CAV 57
        CAV 31/03/2016 Link para o comentário

        Mas você acha que isso é simples e barato?
        Se fosse simples e barato, você acha que elas não iriam implementar?
        Uma empresa quer ganhar dinheiro com o mínimo esforço e investimento possível. E atualização de software entra em conflito com essa ideia.
        Já pensou: a Samsung dá o mesmo suporte do Galaxy S7 pro Galaxy S5 ou mesmo pro Galaxy Pocket 2. O Galaxy S7 está 3800. O Galaxy S5 você encontra por 2000 e oferece praticamente os mesmos benefícios. Porque eu pagaria 1800 Reais mais caro se com 2000 minhas necessidades estarão sendo atendidas e terei o mesmo suporte de uma pessoa que tem o aparelho mais caro?


  • 45
    Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

    Alguns acham que Google deve pressionar os fabricantes, mas se o fizer corre o risco de perder parceria. Apple e Microsoft fazem seus aparelhos, ai já é outro caso


  • Marianna Dias 1
    Marianna Dias 30/03/2016 Link para o comentário

    Por isso a preferência de muito .Também acho que mais do que atualizações a google, fabricantes e operadoras deveriam investir mais em segurança, principalmente quando se trata de roubo afinal não adianta a proteção vagabunda oferecida pelo sisteme, deveria criar um método que impedisse o hard reset em caso de roubo, melhor criar um sistema que deixasse não mais usável em caso de roubo.


  • Augusto Silva 34
    Augusto Silva 30/03/2016 Link para o comentário

    Após ler a matéria pode-se concluir que uma boa medida seria tirar o Android da Samsung (exagero intencional da minha parte). O fato é que a Samsung, na minha opinião, fabrica os melhores aparelhos mas tem uma das piores interfaces (Touchwhiz) e uma das piores políticas de atualizações.
    Não adianta os fanboys virem dizer coisas do tipo: "Você crítica a touchwhiz porque só usou Galaxy Pocket ou Galaxy Y, no meu Note 5 ou no Galaxy S7 ela roda lisinha." Esse argumento é ridículo, a característica de um sistema bem otimizado é rodar bem em um hadware mais modesto (nesse quesito a Apple supera qualquer fabricante), não é mérito nenhum conseguir rodar em um hardware super potente, isso na verdade não é mais do que a obrigação. Imaginem qual seria qualidade de um sistema que consegue travar em um Galaxy S7? Seria um absurdo.
    Sobre a relação da lista de ações e a Samsung:
    1 – Definir quantas atualizações Android cada smartphone pode receber: Os celulares da Samsung são atualizados no máximo de uma versão pra outra do android e depois caem no esquecimento eterno.
    2 – As atualizações devem ganhar datas específicas para chegar aos smartphones: Com exceção dos seus tops de linha, a Samsung demora uma eternidade pra atualizar seus aparelhos.
    3 – O Google precisa bater o pé junto às fabricantes e operadoras
    4 – Diminuir o número de lançamento de smartphones Android: Não preciso nem comentar sobre a Galáxia de smartphones que a Samsung lança diariamente. Sendo que a maioria desses "já nasce morto" no que diz respeito a atualizações.
    5 – Eliminar os bloatwares das operadoras e pressioná-las a serem mais rápidas no processo verificação: Nesse quesito a Samsung já melhorou bastante, realmente deu uma boa enxugada nos seus bloatwares mas mesmo assim ainda possui muitos.
    É óbvio que as outras fabricantes também falham em um ou outro quesito, mas de fato a Samsung falha na maioria dos citados na matéria. Além do fato de ela ser a fabricante que mais vende, logo suas políticas e práticas tem maior reflexo nos usuários do Android. Para aqueles mais sensíveis à criticas não me entendam mal, busquei apenas citar e explicar previamente alguns pontos de vista meus frente ao assunto de forma construtiva.


    • CAV 57
      CAV 30/03/2016 Link para o comentário

      "Com exceção dos seus tops de linha, a Samsung demora uma eternidade pra atualizar seus aparelhos."
      Com a demora de 4 meses pros Galaxys S6, S6 Edge, S6+ e Note 5 receberem o Marshmallow, isso no seu país natal, já deu pra perceber que nem os tops de linha a Samsung está levando à sério nesse quesito, quiçá as linhas A, E, J e o resto.

      Jerry Wendel


    • 82
      Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

      Mas Augusto foi em qual msm, no Pocket ou no Y? 😅
      Eu particularmente gosto da Touchwiz e detesto Android puro... Qd pego o da Moto G da minha cunhada pra fazer alguma coisa que ela me pede trato de fazer logo e devolver rapidinho... Acho horrível a interface. Mas ñ sou hater nem fã de nd, é questão de gosto e hábito, como td na vida.

      Conta desativada


      • Augusto Silva 34
        Augusto Silva 30/03/2016 Link para o comentário

        Hahaha.
        Entendo, é questão de gosto. Minha crítica é direcionada ao desempenho e otimização dela. Eu, por exemplo, prefiro o Android stock, você prefere a touchwiz, acho essa diversidade interessante, o ponto no qual toquei é que a Samsung poderia, e deveria, fazer melhor do que faz pros seus usuários.

        Conta desativada


      • Rodrigo Reinaux 27
        Rodrigo Reinaux 30/03/2016 Link para o comentário

        Cara, é questão de gosto mesmo. De todas as skins de fabricantes a que eu gosto mesmo é a da LG (apesar dela ser pesada). O android puro acabou ficando muito cru (uso motorola mas instalei um launcher de que gosto).

        Conta desativada


      • 82
        Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

        Sim, sem dúvida. 👍


      • 76
        Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

        Concordo com o Andreu. Eu gosto da TouchWiz e não gosto do Android puro. É questão de gosto.

        CAV


    • Josival Sousa 29
      Josival Sousa 30/03/2016 Link para o comentário

      Parei de lê quando vc escreveu: "Após ler a matéria pode-se concluir que uma boa medida seria tirar o Android da Samsung (exagero intencional da minha parte)". Respeito seu ponto de vista, (que é muito parcial diga-se passagem). O Android Stock só está começando a ficar temperado por causa das diversas fabricantes (incluindo a Samsung, LG, Huawei, entre outras (esta última uma fabricante de um dispositivo Nexus)) que usam o AOSP como base de suas Skins. Por essa imensa diversidade de fabricantes que usam o Android como base de suas UI's é muito difícil (mas não impossível) a liberação de updates logo depois do Google para os Nexus, justamente pelos ajustes que as mesmas têm que fazer para que os seus consumidores recebam a atualização o mais estável possível.

      Conta desativada


      • Augusto Silva 34
        Augusto Silva 30/03/2016 Link para o comentário

        Não sou contra à distribuição e customização que as fabricantes fazem (veja as minhas respostas aos outros comentários), pelo contrário, inclusive concordo com seu comentário As questões que eu levantei foram outras. Sobre a parte que você parou ler foi apenas uma brincadeira que fiz pelo fato de que Samsung se encaixa em todas as ações da matéria que precisam ser tomadas. Se você não tivesse parado de ler talvez tivesse entendido minha opinião, rs.


  • 73
    Jairo rios 30/03/2016 Link para o comentário

    Bom post , o ideal seria uma.pressão da Google e consumidores em cima das OEMs , vai ser difícil.


    • CAV 57
      CAV 30/03/2016 Link para o comentário

      A Google já tentou pressionar as OEMs, mas há um problema: ela não está lidando com meras empresas que usam o seu SO. Ela está lidando com parceiras, sócias, que fazem parte da OHA, que ajudaram o Android a ser uma realidade. São duras de lidar, e a Google, sabendo que elas é que fazem o Android ser popular, não pode pegar pesado, pois isso pode influenciar em eventuais rompimentos e isso pode prejudicar o SO como um todo. Então a Google só "pega no pé" quanto aos seus apps virem pré-instalados em todos os aparelhos e a mostrarem o selo "Powered by Android" na tela de boot de todos os aparelhos que o usam. Pois ela já percebeu que as fabricantes não vão cooperar totalmente quando o assunto são atualizações porque há interesses no meio e esses interesses são mais importantes pras fabricantes do que pensar em atualização de software. E outra, a Google Now Launcher, embora não signifique atualização de software, faz o usuário sentir o que os usuários Nexus sentem.
      Então a pressão ficou para os consumidores, e faz muito mais sentido. Os consumidores pressionam a Google quanto a tornar o SO mais independente das fabricantes, e as fabricantes a serem mais competentes ao lidarem com o SO da Google.


  • Eric Romero 39
    Eric Romero 30/03/2016 Link para o comentário

    Apenas acho que a Google deveria exercer mais pressão nas nossas "queridinhas" fabricantes... :P


    • CAV 57
      CAV 30/03/2016 Link para o comentário

      Infelizmente, no caso, não é tão simples como deveria.
      A Google precisa ser sutil, pois ela está lidando com empresas que fazem parte da Open Handset Alliance, que simplesmente são empresas que tornaram o Android uma realidade.
      E essas empresas podem não enxergar bem essa "pegação no pé" da Google, e podem até "pularem do barco".
      E ela precisa das OEMs pro Android fazer sentido, até mesmo para lançar aparelhos que em tese são seus, os Nexus. Sem OEMs, o Android será muito prejudicado, e terminará como o Windows para smartphones: com poucas OEMs querendo "abraçar" a plataforma e com desenvolvedores boicotando o desenvolvimento de apps e comprometendo a qualidade de um item vital para o sucesso da plataforma: a loja de apps.


  • 93
    Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

    Acho não, tenho certeza que falta pressão da Google nos fabricantes, principalmente na Samsung que lança um caminhão de aparelhos todos os anos! Agora que a Google poderia exigir também dos fabricantes, é um hardware pelo menos descente para rodar o SO, como faz a Microsoft! Os galaxis pockets da vida, queimam o filme do Android. Vou continuar quieto na Motorola, com as atualizações que continuam rápidas em relação aos outros fabricantes, e quem sabe no futuro compre um Nexus!!!


    • CAV 57
      CAV 30/03/2016 Link para o comentário

      A coisa é mais complicada do que parece ou deveria ser, Marcelo.
      A Google, ao mesmo tempo que conseguiu OEMs, conseguiu um "pepino" gigante, e "descascá-lo" não está sendo fácil.
      Não é simplesmente falar "Olha, você tem que parar de lançar tantos aparelhos". "Você tem que mandar atualizações regularmente e com rapidez", "Você tem que lançar aparelhos com configurações assim, assim e assado".
      São empresas. Empresas buscam lucro. E lucro tem a ver com interesses. E seguir certas pressões da Google não são necessariamente interessantes, por isso que as fabricantes não levam essas coisas que corroem o dinheiro delas (atualização de software, por exemplo) muito á sério.
      E enquanto a Google não assumir o controle da camada essencial do Android, que é a que teoricamente receberá as atualizações e tals, isso não vai mudar.
      A coisa só vai começar a avançar quando nós, consumidores, pararmos de sermos tontos e acomodados e fazermos elas sentirem no bolso. Pois elas só vão mudar quando verem seus lucros diminuírem.
      Caso contrário, nem se iluda.


      • 93
        Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

        CAV, entendo seu ponto de vista, mas a Microsoft consegue exigir dos fabricantes um hardware mínimo para rodar o SO, tudo bem que não são os mesmos números de vendas do Android, mas ela consegue ter controle sobre esse processo! Quanto as atualizações a Google não tem a preocupação que deveria, pois quando um smartphone de qualquer fabricante apresenta lentidão, quem é o culpado? O Android é claro. O Android pegou má fama com alguns consumidores, por falta de controle da Google! É mais fácil a Google conseguir o controle do Android que está na mão dos fabricantes, do quê mudar mentalidade de consumidor. Já que a maioria é totalmente leiga no assunto e empresas como a Samsung exploram bem esse consumidor menos exigente, enfiando seus pockets da vida neles!


      • CAV 57
        CAV 31/03/2016 Link para o comentário

        A relação da Microsoft com as fabricantes não é a mesma relação que a Google tem com as mesmas fabricantes.
        No caso do Windows Mobile, as fabricantes se sentem atraídas por ele, e acabam acatando as condições da Microsoft porque se quiserem colocar o SO dela em algum aparelho, não terão outras opções.
        No caso do Android, as fabricantes sabem que o SO é aberto e que está ali pra elas fazerem o que bem entenderem, então não veem com bons olhos a Google "pegando no pé delas". "Ué, o sistema é aberto, mas tenho que acatar ordens de uma empresa?"


  • Nícolas Kim 27
    Nícolas Kim 30/03/2016 Link para o comentário

    Bom, na verdade, algumas fabricantes, como a Motorola, já preveem quantas atualizações seus modelos receberão, porém, na prática, acabam ''pisando no tomate'' às vezes (caso do Moto Maxx por exemplo). Mas todas essas políticas de manter tudo muito mais claro para o consumidor são um pouco utópicas no cenário atual, pois iriam de encontro ao ''desespero'' que se vê para vender cada vez mais modelos e forçar o usuário a trocar de smartphone num período de tempo cada vez menor, e traria menos lucro imediato para eles, e não é o que eles querem, pois percebe-se que não se importam muito com repercussões ou ganhos a longo prazo, principalmente em mercados emergentes.


    • CAV 57
      CAV 30/03/2016 Link para o comentário

      Exatamente.
      Atualização de Software é um item necessário, mas não significa que as fabricantes gostem disso. Pelo contrário, as fabricantes detestam isso, porque atrapalha na venda de seus aparelhos. É, exatamente isso. As fabricantes querem vender e lucrarem mais e mais, e não ficar atualizando aparelho "antigo", pois isso requer mão-de-obra e tecnologia, e isso não é barato.


  • Tiago 14
    Tiago 30/03/2016 Link para o comentário

    Você compra um iPhone de operadora e nem por isso ele deixa de ser atualizado na mesma data que sai as atualizações. Agora quando é Android o cara tem que esperar sentado. Tem algo ai.

    eduardoLucas


    • Fellipe Paz 40
      Fellipe Paz 30/03/2016 Link para o comentário

      É justamente o que diz na matéria, o negócio é que a Apple mete pressão mesmo


    • 30
      Lordney 30/03/2016 Link para o comentário

      Não só no android, no Windows tbm. É muito cheretismo pro lado da apple.


    • Hipopótamo Roxo do Mal 41
      Hipopótamo Roxo do Mal 30/03/2016 Link para o comentário

      "Cinco ações que podem acelerar as atualizações do seu Android"


  • Jeffersom Benvindo 21
    Jeffersom Benvindo 30/03/2016 Link para o comentário

    Podiam fazer igual a motorola , 1 de entrada, 1 intermediario , e uns top assim seria mais fácil e 2 ou 3 versãos do andrpod já estariam de bom tamanho, sem conta que com esses poucos smartphones até o número de custom rom iam aumentar. olha moto G quantas ROMS tem

    Conta desativada


    • CAV 57
      CAV 30/03/2016 Link para o comentário

      Ingênuo.
      Esse foi o modelo de negócio que a Motorola Mobility encontrou de ganhar dinheiro e deixar os consumidores satisfeitos, fazendo-os se tornarem clientes fiéis. Ou você acha que ela atualiza simplesmente porque é lindo e maravilhoso, ou mesmo porque é uma obrigação?
      O modelo da Samsung de entulhar o mercado com Galaxys é o modelo que deu certo pra ela. Ela enxerga que fazer do jeito que você falou não dá dinheiro pra ela.
      A questão no mercado mobile não é o que é legal pra gente. E sim o que é lucrativo pra elas.


    • 45
      Conta desativada 30/03/2016 Link para o comentário

      Jeffersom, isso fica ruim para o povo. Imagina uma pessoa que curte Motorola, quer gastar até 970,00 mas não gostou do Moto G. Precisa procurar de outra marca.
      Eu compraria um J3 mas não o A3 que têm preço semelhante.
      Nao precisa ter 20 opções entre 400 e 1000 na Samsung, mas 1 ou 2 tbm fica ruim

      CAVGlauberson Nogueira

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.