NextPit

Google simplifica o gerenciamento de senhas no Android e iOS

Google simplifica o gerenciamento de senhas no Android e iOS

O Google anunciou que seu aplicativo de buscas para iOS e Android incluirá uma nova seção para gerenciamento das senhas salvas na conta. A novidade complementa o atual sistema que funciona no navegador Web. Outra novidade anunciada é a chegada no Chrome para iOS de um recurso já disponível no Android.


Resumo:

  • App Google oferecerá acesso às senhas salvas na conta do usuário;
  • YouTubers serão obrigados a usar autenticação em duas etapas;
  • Chrome para iOS terá opção para sugestão de senhas como no Android.

O anúncio aproveita o mês da conscientização da segurança cibernética, e continua os esforços da empresa em aumentar a segurança das contas — e ajudar as pessoas a abandonarem combinações como "senha1234".

A maior mudança prometida é a chegada de um menu no aplicativo de busca Google (Android | iOS) que facilita o acesso às senhas salvas na conta de usuário. Atualmente é preciso acessar a página passwords.google.com, usada por exemplo pelo Chrome ao seguir os passos  > Configurações > Senhas > Ver e gerenciar as senhas salvas.

Outra novidade bem-vinda, neste caso para quem usa o Chrome no iPhone ou iPad, é que o navegador terá no iOS o recurso para sugestão e armazenamento de senhas seguras. A ferramenta que já está disponível no app para Android complementa o atual sistema de preenchimento automático, que usa os logins armazenados no perfil do usuário.

Screen Shot 2021 10 04 at 11.35.02 AM
Chrome no iOS começará em breve a sugerir senhas fortes durante a criação de contas / © Google

O Google anunciou ainda que 150 milhões de contas terão ativadas até o final de 2021 o recurso de autenticação em duas etapas (2FA ou 2SV, na sigla em inglês), para usar o celular como dispositivo de confirmação de logins.

Por fim, a empresa informou que a partir de novembro, os criadores de conteúdo no YouTube serão obrigados a ativar o 2FA para acessar o YouTube Studio. Na prática, a mudança exige o recurso de segurança para entrar no painel de controle da conta, enviar vídeos, moderar comentários e realizar outras ações administrativas do canal.

Você tem alguma dica para dominar as senhas e logins? Tem algum gerenciador favorito? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Fonte: Google

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 2 semanas Link para o comentário

    Uso o gerenciador do Chrome, me atende bem


  • Rafael Nunes há 2 semanas Link para o comentário

    O problema não é você fazer uma senha forte, mas sim em cada site que entra você precisa fazer um cadastro, e cada um tem uma forma diferente de se fazer, padrões de senhas diferentes, e por ai vai. Não tem jeito, o caderninho de senha aqui ainda vou continuar usando! kkk