NextPit

Festival do notch de Sharp à Huawei: os destaques que marcaram a IFA 2018

collageifa18
© NextPit

Como já esperamos todos os anos, o inverno só pode terminar com a IFA, ou Internationale Funkausstellung, o principal evento de Berlim para os amantes da tecnologia. Os fabricantes de smartphones, wearables e smart home estão prontos para nos mostrar novos (esperamos) dispositivos inovadores que visam melhorar nosso dia a dia. Confira o que rolou de mais legal por lá.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Motorola One

O Motorola One era um anúncio esperado, mas pegou todos de surpresa ao ser anunciado durante a IFA. Além do modelo One, foi lançado também o One Power, ambos modelos intermediários. O primeiro tem processador octa-core Snapdragon 625 de 2,0 GHz, tela de 5,9 polegadas HD, enquanto o seguinte é embalado pelo Snapdragon 636 de 1,8 GHz e tem tela de 6,2 polegadas Full HD. Confira o hands-on completo do Motorola One a seguir:

AndroidPIT motorola one front2
Motorola One / © NextPit

Sony Xperia XZ3

Outro lançamento que deve chegar ao Brasil em breve foi o Xperia XZ3, que traz um visual refinado em comparação com seu predecessor, além de tela OLED - a primeira num Xperia - e outros detalhes otimizados, como um novo app de câmera. Nós temos um hands-on em texto e vídeo deste dispositivo, veja:

AndroidPIT sony xperia xz3 side sense
XZ3 / © NextPit

LG G7 One e Fit

Apesar do nome sugerir um modelo menor ou então mais leve ou fino, na verdade o G7 Fit perde três características de seu irmão menor: câmera, processador e memória RAM. Ao começar pela câmera, o novo modelo traz apenas um sensor na traseira, de 16 MP, e não uma câmera dupla que permite tirar fotos com ângulo aberto e fechado. O processador aqui é o Snapdragon 821, lançado em 2016, acompanhado por 4 GB de memória RAM.

O segundo modelo faz parte do programa Android One, que leva a versão pura presente nos smartphones Google Pixel direto para os dispositivos participantes.

lg g7 one ifa18 handson 1
LG G7 One / © NextPit

Huawei Mate 20 Lite e 20 Pro

A Huawei está lançando, aos poucos, a série Mate 20, com os modelos 20 Lite e 20 Pro. Ambos foram destaques na IFA e trouxeram visual renovado, câmeras duplas e especificações atualizadas com o mercado. O esforço da marca chinesa com os novos modelos está em tornar as capturas de imagens feitas com pouca luz mais interessantes, com menos ruídos e mais fiéis em termos de nitidez.

AndroidPIT huawei mate 20 lite 9286
Notch presente na tela, mas desativável / © NextPit

HTC U12 Life

O HTC U12 Life é a aposta da HTC para brigar com o Pocophone F1, da Xiaomi, em solo europeu. O dispositivo traz visual inspirado no Google Pixel e outros pontos positivos, como software reformado, parte frontal com bordas reduzidas e qualidade de áudio acima da média.

AndroidPIT htc u12 life screen
U12 / © NextPit

Honor Magic 2

O Honor Magic 2 não foi apresentado, mas sim introduzido pelo CEO da empresa, George Zhao. A proposta da chinesa com este dispositivo é bastante interessante, visto que a Honor falar em parte frontal preenchida 100% com tela, biometria sob o display e software turbinado com Inteligência Artificial. O Magic 2 deve chegar ao mercado asiático e europeu até o final do ano.

Honor magic 2 announcement
Magic 2 / © NextPit

Honor Play

O Honor Play é outro smartphone com notch e visual inspirado no iPhone X, embora a promessa aqui seja atrair jogadores com o potencial gráfico do dispositivo. O Play tem 4 GB de memória RAM e é embalado pelo processador Kirin 970, que promete entregar performance acima da média para jogos e trágicos em 4D, fazendo uso de IA. O software traz modo "game" para desativar distrações, sincronizar conquistas e reunir pontos, além da GPU ser equipada com a tecnologia Turbo para tornar o processamento de imagem mais rápido.

Androidpit honor play 9
Honor Play / © NextPit

ZTE Axon 9 Pro

O Axon 9 Pro chega para agradar aqueles usuários - sortudos, diga-se de passagem - que estão buscando por um bom modelo para consumir conteúdo multimídia. O modelo conta com tela que oferece suporte ao HDR 10, o mais amplo da categoria, OLED e que exibe vídeos e jogos com alta fidelidade em termos de nitidez, contraste e cores. A ZTE equipou o modelo com um processador que entrega performance separada para processamento gráfico.

AndroidPIT ZTE Axon 9 8775
Axon 9 / © NextPit

BlackBerry Key2 LE

O que você esperaria de um dispositivo da BlackBerry em 2018? Quem respondeu um smartphone com teclado físico, acertou. Além do teclado físico, temos Android Oreo, processador Snapdragon 636 e tela Full HD que ocupa boa parte da região frontal. É claro que, se tratando de um autêntico BB, temos serviços e aplicações corporativas que rodam criptografas e com suporte especial da fabricante. Novamente, a BlackBerry está mirando no mundo corporativo.

AndroidPIT BlackBerry Key2 Review 9848
BlackBerry Key2  / © NextPit

Casio Pro Trek WSD-F30

Os smartwatches foram minoria na IFA, mas um lançamento se destacou dos demais, que foi o modelo da Casio. O relógio Pro Trek WSD-F30 roda com Wear OS - antigo Android Wear - e é destinado ao público que pratica exercícios físicos e esportes no geral. Graças à certificação MIL-STD-810G é possível mergulhá-lo em até 50 metros na água, sendo o mesmo bastante resistente a outras atividades. O visual soa como algo vintage, no maior estilo Casio, e com apelo esportivo.

casio pro trek wsd f30 2
Relógio Casio com Android / © NextPit

Kirin 980

O Kirin 980 é o primeiro processador do mundo fabricado em processo de 7 nanômetros, Cortex A76, com GPU Mali-G76 e módulo que atende novas categorias/frequências do 4G. Além da nova placa gráfica e da construção inovadora, o processador também é pioneiro em suportar o novo padrão de memória LPDDR4X e modem 5G. É claro que o 980 traz outras particularidades inovadores, mas essas são as principais e que devem fazer barulho no mercado.

IFA 2018: o que vem a seguir?

Outras fabricantes apresentaram acessórios, laptops e produtos voltados para casas inteligentes. A Lenovo lançou um speaker inteligente, enquanto a Asus renovou sua linha de laptops e reapresentou o ROG Phone. A Sharp, primeira fabricante a lançar um modelo com bordas frontais reduzidas, apresentou um novo modelo da icônica série Aquos, o C10.

AndroidPIT sharp aquos c10 9642
Aquos 10 / © NextPit

Qual lançamento da IFA você mais gostou? 

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

8 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Guilherme 05/09/2018 Link para o comentário

    Ridículo.


  • José Luís Silva Martiniano 04/09/2018 Link para o comentário

    Apesar de detestar esse entalhe, que estão literalmente impondo, de forma que se ficou com o lema, ou se acostuma, ou se acostuma, então, vou de Asus. Apesar de que Samsung, Sony, Oppo e Vivo escolheram manter design mais natural e sem copiar ou imitar a marca da maçã mordida.


  • Marcelo Oliveira 03/09/2018 Link para o comentário

    Já se foi a época em que cada fabricante tinha sua identidade ou até mesmo algum detalhe que diferenciavam entre si. Com a onda do notch, os smartphones estão cada vez mais idênticos na parte frontal.


    • Didick O. 03/09/2018 Link para o comentário

      A Sony e a Htc têm mas, são muito criticadas por não seguiram modismo


  • Jairo rios 03/09/2018 Link para o comentário

    Lançamentos interessantes ........apenas lamento pelos notch , falta de criatividade.


  • Carlos Felipe Araújo 03/09/2018 Link para o comentário

    Duas perguntas: 1) Esse LG G7 One tem as mesma specs que do LG G7? 2) Vai chegar ao Brasil?


    • Bruno Salutes 03/09/2018 Link para o comentário

      Carlos, não, ele tem outras specs. E, sim, deve (50%) vir.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.