A Intel está se retirando do mercado mobile? E o que isso significa para o Brasil?

Atualizado: Asus se posiciona sobre a questão
A Intel está se retirando do mercado mobile? E o que isso significa para o Brasil?

Na última sexta-feira (29/4), a Intel anunciou que descontinuará as linhas de processadores Broxton e SoFIA, voltadas para tablets e smartphones. Ambos os chipsets pertenciam à família Atom e, com o anúncio do cancelamento, a empresa não terá mais nenhum chip mobile no seu roadmap de 2016. Estaria a companhia abandonando a divisão de dispositivos móveis? E o que isso significa para o mercado brasileiro? Confira declaração da Asus.

Destacar mudanças recentes

A Asus é a única que utiliza os processadores da Intel no Brasil

O Brasil será pouco impactado pela decisão da Intel, uma vez que, até o momento, a Asus é a única marca no país que utiliza os processadores marca em seus smartphones: hoje, o Zenfone 2, o Zenfone 2 Deluxe e o recém-lançado Zenfone Zoom trazem o chip Atom em suas especificações. Já os Zenfones Laser e Live contam com chipset da Qualcomm, enquanto os Zenfones Go e Selfie têm o SoC da MediaTek. 

asus zenfone 2 back
A Asus era a única empresa a ter smartphones com processador Intel no Brasil/ © ANDROIDPIT

Declaração oficial da Asus Brasil

O AndroidPIT entrou em contato com a Asus no Brasil para pedir um posicionamento oficial da empresa sobre esta decisão da Intel. Perguntamos se a medida impactará de alguma forma na atuação da companhia por aqui, principalmente na questão do suporte dos Zenfones que trazem o Atom. A empresa afirmou  que continuará a dar suporte aos dispositivos da marca que trazem o chip em questão. 

Entrada tardia e prejuízo

Dominante no mercado de PCs, a entrada da Intel no mercado de smartphones e tablets se deu em 2012, quando o chip Atom Z2460 equipou o RAZR i, da Motorola. O modelo fez um relativo sucesso entre o público, o que não ocorreu com outros dispositivos que traziam o chipset da marca nos anos posteriores. 

No entanto, a Intel redobrou a sua aposta no mercado mobile em janeiro de 2014, quando passou a equipar a linha Zenfone, da Asus, sendo o Zenfone 4 o primeiro deles e atingindo o auge da sua popularidade com o Zenfone 5. 

A Intel continuará no mercado de dispositivos mobile, mas apenas com um processador: o Cherry Trail

O problema é que na tentativa de popularizar o padrão x86, a Intel bateu de frente com fabricantes de chips ARM, muito mais consolidadas no mercado, e subsidiou os SoCs customizados para as fabricantes de smartphones com quem manteve parcerias. O resultado da aposta foram prejuízos de US$ 3.1 bilhões em 2013 e US$ 4.2 bilhões em 2014, valores que não conseguiram ser recuperados em 2015 e que culminaram em uma “reestruturação” da empresa, anunciada na última semana. 

INTELATOM
Os chips Intel não conseguiram bater de frente com rivais como Qualcomm e MediaTek/ © Intel

E por reestruturação, queremos dizer que a Intel cortará 12 mil cargos do seu quadro de funcionários, algo em torno de 11% de empregados da empresa. E, na toada dessas mudanças, houve o anúncio do cancelamento dos chips Broxton e SoFIA, cujos recursos serão redirecionados “para produtos que oferecem retornos mais elevados e avançar em nossa estratégia”, segundo comunicado da empresa enviado ao AndroidPIT. 

A reestruturação da Intel resultou também no corte de mais de 12 mil funcionários

Ainda no mesmo comunicado, a Intel afirma que não abandonou de vez o mercado de smartphones e tablets. A empresa afirma que "continuará a entregar o chip Atom Cherry Trail, nas versões x5 e x7, e continuará a trabalhar com as OEMs para desenvolver novos "2 em 1" (híbridos de tablets com notebooks) com base nas plataformas Apollo Lake e Core M". Atualmente, o Cherry Trail já equipa o tablet Surface 3, da Microsoft. 

No entanto, a Intel não divulgou quais dispositivos contarão com o Cherry Trail em um futuro próximo e nem datas de quando isso acontecerá. E, dado o atual cenário, dificilmente esse dia chegará.

E o que você acha da saída da Intel do mercado de dispositivos mobile? 

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os comentários favoritos dos leitores

  • Diego 03/05/2016

    Menos concorrência = preço maior. triste

  • Douglas 04/05/2016

    Estou quase a 2 anos com meu Zenfone 5(Com o tal chip falho),o curioso e que mesmo com muitas atualizações ele continua como se eu liga se ele pela primeira vez,dizer que algo e falho sem ter experiências mais amplas com o mesmo e agir com amadorismo e comodismo.

112 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Só vi uma coisa triste nisso... Aparelhos da Asus que tem uma boa configuração serão jogados ao esquecimento com atualizações do Google... antes eu queria um Zenfone 2, agora desisti depois dessa notícia...

    Conta desativada


  • Tenho um Asus Zenfone 2 e posso afirmar que é um excelente produto. A bateria de 3.000mA ajuda bastante na autonomia. O armazenamento de 32Gb é um diferencial no mercado. O fato negativo desta notícia é que a saída da Intel diminui a concorrência. Resultando em preços mais altos e penalizando o consumidor.

    Conta desativada


  • Acho que a Intel não deveria ter se metido em um mercado que não domina, e se realmente queria fazer isso, deveria ter estudado mais a situação e o mercado, antes de cair em cima lançando processadores mobile.

    Conta desativada


  • Estou bem satisfeito com meu fonepad 7 k012 que até pensei em pegar um zenfone como proximo aparelho, roda muito bem star wars a rebelião assim como sonic all star racing transformed, sendo que muitos aparelhos ai possui diversos problemas com estes jogos e diversos outros. O processador atom atualmente tem compatibilidade com 95% dos jogos e apps, o grande problema esta em games criados no unity engine, principalmente os mais aintigos devido a engine em suas versões anteriores não ter a opção de compilar para 86x.

    Conta desativada


    •   11
      Conta desativada 26/11/2016 Link para o comentário

      Eu também tenho o Asus fonepad 7 k012, muito bom, mas o único problema que encontrei foi o som da minha voz numa ligação telefônica. Como você resolveu isso? Obrigado


  • Muitos amigos compram o zenfone com modelos diferentes um do outro,, e todos não gostaram..

    Conta desativada


  • Os tablets da Dell também usam intel. E se já estava ficando sofrível usar o meu, imagina agora


  • Intel Atom é um SoC meia boca, digo isso porque um amigo meu tem um Zenfone 5, pode entregar desempenho satisfatório para alguns, mas, pelo lado contrário, não roda e não tem suporte á vários aplicativos da Play Store, fora que o consumo de bateria é algo ridículo. Não souberam otimizar, por isso não conseguiram espaço suficiente no mercado e agora um só lamento, já vai tarde Intel, volte para o lugar que você sabe marcar presença: O mercado de processadores para PC e Notebooks.


    •   40
      Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

      Cara não é uma critica, mas lhe aconselho a pesquisar o que é um chipset.
      E não, o SoC Atom não é um SoC falho, desde que ele tenha plena funcionalidade.


    • Estou quase a 2 anos com meu Zenfone 5(Com o tal chip falho),o curioso e que mesmo com muitas atualizações ele continua como se eu liga se ele pela primeira vez,dizer que algo e falho sem ter experiências mais amplas com o mesmo e agir com amadorismo e comodismo.


      • Além do sistema operacional, o hardware tem que fazer a sua parte.
        O Atom faz bem o gerenciamento de memória.
        O processador Exynos da Sammy, por exemplo, ganhou no gerenciamento de memória do SnapDragon 820 da Qualcon.
        Tem dessas coisas. Mas, o Atom não se dá bem com a bateria. Nada tão demais, mas é comum esse tipo de reclamação.

        Conta desativada


      • Dei sorte, a bateria do meu fonepad 7 dura longas 6h jogando com meu ipega 9023 ou assistindo netflix.

        Conta desativada


      •   11
        Conta desativada 26/11/2016 Link para o comentário

        É isso mesmo, bateria excelente.


    • tenho um netbook com atom... mds... como é difícil.

      Conta desativada


  • Intel é uma boa marca pra PC...smartphone eu não sei

    Conta desativada


  •   85
    Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

    Bem chato isso, lembro de quando a Texas Instruments também desistiu do mercado de smartphones...... Cada vez menos opções.

    Conta desativada


    •   40
      Conta desativada 04/05/2016 Link para o comentário

      Foi uma pena para nós consumidores, mas para ela foi só lucro.
      Ela deixou o mercado mobile para se focar em tecnologia militar, onde a lucratividade supera de longe a do ramo de mobiles(tablets e smartphones).


  • Fiquei triste também agora pois oo chip Intel na asus era justamente o que fazia roda diferença sempre gostei muito dos chip Intel em smartphones sempre achei o desempenho bem melhor que em outros chip e uma pena lamentavem mesmo


    •   11
      Conta desativada 26/11/2016 Link para o comentário

      Eu comprei por causa deste diferencial. Mas eu não conhecia este fórum e nem sabia deste artigo, não estou arrependido, mas o único problema que encontrei foi a respeito do som.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.