Matar a marca Motorola é a solução para ampliar as vendas da Lenovo?

lenovo moto g4 plus bateria
© nextpit

Na última quinta-feira (26/5), a Lenovo divulgou seu balanço referente ao último ano fiscal (encerrado em março) com uma observação nada agradável: o relatório informou que a aquisição da Motorola ainda “não atendeu as expectativas”.  Com isso, “matar” a marca Motorola para focar em novos produtos no futuro pode ser uma estratégia para alavancar as vendas da fabricante chinesa. Mas será que isso dará certo?

Motorola ou Moto by Lenovo? Qual você prefere? 

Se analisarmos os números do último balanço, encerrar o uso da grife Motorola pode fazer algum sentido: dos 10.9 milhões de smartphones vendidos no primeiro trimestre deste ano, menos da metade – 4.9 milhões de aparelhos - pertencia à marca. No entanto, o documento não aponta o desempenho de vendas por país ou região.  

Além disso, o relatório indica que a Lenovo teve uma perda de 85% das vendas no mercado chinês e que “a transição de produtos no mercado norte-americano não foi bem-sucedida”. 

E é sobre esse último ponto - sobre o mercado dos EUA - que me chamou a atenção. Se a transição da marca “Motorola” para “Moto by Lenovo” não foi o que os executivos esperavam, por que não manter a grife Motorola, tão forte em países como Brasil, Índia e próprio EUA, como uma linha de produtos própria?

motog4 all event androidpit
Família Moto G4: a Lenovo está decidida a acabar com a marca Motorola/ © ANDROIDPIT

Claro que o termo “Moto by Lenovo” já dá a entender que a marca Motorola continua ali, presente. Até porque o indefectível “M” também está gravado nos aparelhos. Mas eliminar uma grife que já está marcada na mente de muitos consumidores – aliado a um certo “padrão chinês” no design dos novos modelos – não parece ser uma estratégia das mais sábias para o mercado ocidental e o último balanço da Lenovo mostra isso. 

A Lenovo está certa em substituir a marca Motorola por "Moto by Lenovo"?

Um exemplo de como manter uma marca que já conta com o carinho do público pode ser algo acertado é a comentada volta da Nokia ao mercado de telefonia, com aparelhos que rodarão o  Android. Basta ler os comentários de qualquer artigo a respeito do assunto para ver como os usuários se mostraram animados com o retorno da marca finlandesa e dispostos a comprar um dispositivo da mesma (se ele for bom, claro). 

Mas a Lenovo deve continuar apostando no “Moto by...”

Mesmo com um balanço, no geral, negativo, a Lenovo já indicou que continuará na aposta ao “Moto by Lenovo” para reverter o quadro. E o Lenovo Tech World, que acontecerá no próximo dia 09 de junho, em São Francisco, mostrará os produtos que a fabricante chinesa trará nos próximos meses. 

A novidade mais aguardada é a linha Moto Z, que substituiria a série Moto X. Além do lançamento de dois modelos, com configuração topo de linha. Há ainda a expectativa da apresentação dos MotoMods, módulos extras que podem incrementar os recursos já presentes nos smartphones, como câmera, bateria e speakers,  a exemplo do que a LG vem fazendo com o G5. 

droid motox leak 1
Seriam esses os novos Moto Z? / © @Evleaks

E, claro, não podemos nos esquecer da família Moto G4, lançada recentemente aqui no Brasil.

Enfim, agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos. E torcer para que a marca Motorola se recupere das más notícias nos meses que vêm pela frente. Com bons aparelhos, claro. 

E o que você acha da “morte lenta” da marca Motorola?
 

Ir para o comentário (108)
Rui Maciel

Rui Maciel
Editor Sênior

Jornalista especializado em Tecnologia há mais de 10 anos, é fanático por Cinema e já "zerou" o Netflix. Mora em São Paulo e se apaixonou pela plataforma Android quando comprou seu primeiro smartphone com o sistema operacional - o Nexus S - em 2011. Mas sabe que cobrir o tema não teria a mesma graça se não fosse a rivalidade com a Apple.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
108 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Muraque O. 37
    Muraque O. 14/07/2016 Link para o comentário

    É.. quem teve motorola teve, quem não teve não tera mais.. só usado.


  • CAV 57
    CAV 01/06/2016 Link para o comentário

    Matar a marca Nokia foi a solução para ampliar as vendas dos Lumias com a marca Microsoft?
    Sabendo a resposta para a minha pergunta, fica difícil acreditar que com a Lenovo seja diferente, mesmo essa sendo bem conceituada no segmento de PCs (bem, era, até começar a dar as encrencas com os bloatwares esse ano hehehe).


  • Wesley Alves Meireles 2
    Wesley Alves Meireles 01/06/2016 Link para o comentário

    É muito difícil uma marca pensar globalmente e cada mercado demanda uma estratégia diferente que tem que ser analisada pela empresa.
    A marca Motorola foi pioneira em diversas patentes da linha móvel por isso a aquisição inicial pelo Google da qual a mesma é dona ainda das mesmas só vendeu a marca Motorola para Lenovo não as patentes.
    A aquisição da Lenovo foi um fiasco para os amantes da Motorola. Uma marca estabelecida no mercado a décadas com maciço investimento de Marketing vem sendo descaracterizada gerando incertezas no mercado, essa queda nas vendas é reflexo e resposta do consumidor quem vai investir o seu dinheiro numa marca que está preste a ser descontinuada. Eu mesmo iria comprar um Moto X Style branco bambu desisti, a marca criou ícones do segmento como o Motorola V3 e o Moto X um top de linha com preço intermediário isso quando foi lançado agora perdeu em design parece um Moto G gigante com preço elevado. A marca antes entendia o mercado era pioneira no segmento hoje a marca é o reflexo de outra marca, perdeu a identidade e deixou de ser o que era uma marca, virou uma subdivisão, estratégia utilizada pela Microsoft com a Nokia para alavancar o seu sistema operacional o Windows Fone a estratégia arrogante de impor algo ao consumidor não só não deu certo, como continuaram trilhando a mesma estratégia até o fim da Nokia; que voltará com o que o consumidor sempre pediu a Microsoft com Sistema operacional Android. O que definia a marca Nokia resistência, inovação e pioneirismo, ótimas câmeras a um preço competitivo. O que os executivos da Lenovo tem que se perguntar é o seguinte vamos fazer o que o consumidor quer ou o que nos queremos, vamos agregar valor a Lenovo com a marca Motorola ou vamos descaracterizar e matar a Motorola criando uma subdivisão MOTO para impor aos consumidores os Smartphone Lenovo. O consumidor e o mercado já deu o seu parecer financeiro a marca. O consumidor compra uma marca e tudo o que ela representa e não só um produto.
    A linha Moto G com o G4 e G4 Plus é a prova do completo descontrole administrativo da companhia era um símbolo uma referência no segmento hoje é um intermediário com preço de top de linha com acabamento de plástico o consumidor já sinalizou que quer intermediários em metal, fraco Hardware, e um design que é mais do mesmo, se for descontinuado o nome Moto X para Z será outro fiasco esse é símbolo de outra marca a Sony que quer utilizar o X vai entender estes executivos. As marcas tem que criar um produto ao menos durável celulares estão descartáveis e caros, o público vem fugindo dos tops para os intermediados e estão cada vez mais exigentes pq sabem que um de 3.000 e um de 1000 mal duram 5 meses sem queimar a placa como aconteceu aqui em casa, não compensa investir caro em um celular durabilidade está a mesma coisa. Por produtos com mesmo padrão de lá fora de qualidade e preço justo sem colocar hardware mais fracos para o consumidor brasileiro pq o preço não é nada fraco.


    • 22
      Messias de Carvalho S. 01/06/2016 Link para o comentário

      Texto longo e cansativo

      CAV


  • Paulo Melo 15
    Paulo Melo 31/05/2016 Link para o comentário

    Android modificado, não. Android puro sim.


  • Paulo Melo 15
    Paulo Melo 31/05/2016 Link para o comentário

    Não é necessário matar o logo Motorola. Enfim, quem adquirir um novo smartphone da Lenovo, vai lembrar da Motorola


    • 22
      Messias de Carvalho S. 01/06/2016 Link para o comentário

      E a Ericsson q fez parceria com a Sony? Quem se lembra?

      CAV


    • CAV 57
      CAV 01/06/2016 Link para o comentário

      "Não é necessário matar o logo Motorola".
      A Lenovo, como empresa, não deve compartilhar da mesma visão, assim como a Microsoft não compartilhou quando resolveu "matar" a marca Nokia antes mesmo de encerrar o prazo da verdadeira voltar a usá-la em smartphones.


  • Jonnattan Silva 16
    Jonnattan Silva 31/05/2016 Link para o comentário

    Se quiser realmente fazer valer o investimento na compra basta seguir o que fez a Google, preços baixos e ótimo custo benefício.

    Paulo Melo


  • Leonardo Alves 56
    Leonardo Alves 31/05/2016 Link para o comentário

    Acho que a estratégia da Lenovo é fazer os aparelhos da linha Moto abrirem espaço para os Vibe's e outros aparelhos da própria Lenovo.
    Até o momento, temos um Moto G equivalente ao K5 e outro equivalente ao A7010, porém, ambos mais caros que suas "contrapartes" da própria Lenovo. Assim, na hora da compra, quem optar por um valor melhor, vai escolher os aparelhos da Lenovo.
    "Ah, mas as pessoas conhecem mais a Motorola que a Lenovo.", e é aí que entra o "Moto by Lenovo". Fulano que não frequenta sites de tecnologia compra o Moto, pagando mais, apenas pela marca, e ao receber o aparelho, vê que "deu no mesmo".

    Se esse for realmente o pensamento da Lenovo, acho que está indo bem.


  • Ligia Bastos de Carvalho 13
    Ligia Bastos de Carvalho 31/05/2016 Link para o comentário

    Acho bem, nunca tive um Motorola e agora tenho o A7010 e estou gostando muito, só uso celulares Chineses há anos, inicialmente com o Mi3, MI Note, Meizu M2 Note e por último estou com o Mi 5, esse sem comentários, é uma Ferrari, e com o Lenovo A7010 (sempre tive 2 celulares de operadoras diferentes) incomparaveis mas tô adorando o Lenovo.


  • 6
    Conta desativada 31/05/2016 Link para o comentário

    Moto by lenovo: que marca é essa?
    lenovo: tem cara de ching ling!
    Motorola: ah! tenho um moto g.
    Essa é a verdadeira opinião de boa parte das pessoas.

    CAV


  • Janison Silva Mendes 1
    Janison Silva Mendes 31/05/2016 Link para o comentário

    Hhaaaaaa não pq tem que ser assim a marca Motorola é umas das melhores e acabar. lenovo e um **** e se tirar a Motorola já era eu voto não


  • Rodrigo M. Silva 4
    Rodrigo M. Silva 31/05/2016 Link para o comentário

    Na verdade o que estão fazendo uma ótima jogada.
    A marca lenovo é desconhecida no Brasil e o oposto, com isso no nosso mercado não irá mudar muito para eles pois a marca hoje em dia é chamada apenas de "MOTO" todo mundo conhece o Moto X, Moto G e poucos conheceriam por Motorola G4 por exemplo.
    Com isso eles mostram que o produto é de qualidade motorola sendo um lenovo.
    A lenovo no Brasil é considerada segunda ou terceira linha como aparelho CCE, positivo, alcatel e outros, pois a marca inicialmente foi usada de maneira errada no Brasil.
    Agora em muitos lugares lá fora a lenovo é top, com isso eles usam os dois nomes para ganhar um mercado maior.
    Um caso que deu certo no começo foi a "Siemens Nokia" no passado.
    A questão maior como já foi imposta é subir os preços sem os consumidores "conhecerem" a marca.
    Deveriam ter feito como a Asus, vieram com o Zenfone 5 (intermediário) com qualidade superior aos "concorrentes" moto g3 (se n me engano) e os Galaxy mini da vida e com um preço bem acessível e chamativo, hoje vejo muitos zenfones na rua algo que não imaginei que aconteceria na época.


    • Waldiney S. 25
      Waldiney S. 31/05/2016 Link para o comentário

      Na verdade a Nokia Siemens Network trabalhava no desenvolvimento de infraestrutura de redes e comunicação, já a parte da Siemens que fabricava celulares foi vendida pra taiwanesa BenQ, daí surgiu a BenQ-Siemens, mas que não rendeu nada e funcionou até 2007.


  • 33
    Luiz Henrique 31/05/2016 Link para o comentário

    O problema não foi matar o nome e sim matar a linha Moto. Começou subindo o preço do Moto G sem avanço de hardware, depois lançando a versão Plus ainda mais cara; em seguida as variantes da linha X e sua posterior extinção e a incerteza quanto a linha E. Modificou e descaracterizou toda a linha Moto que agora virou uma bagunça e "mais do mesmo".


  • 15
    gleibson 31/05/2016 Link para o comentário

    rapais esses preços altos não é coisa da Motorola que todos conhecem talves isso esteja afastando os fans da marca justamente por que ela se mostrava diferente das outras agora estar igual infelizmente


  • Robenilson Borges 3
    Robenilson Borges 31/05/2016 Link para o comentário

    O que a Lenovo tem que fazer com a Motorola é lançar um modelo revolucionário, assim como a Moto fez, quando lançou o V3.


  • Eliel Silva 9
    Eliel Silva 31/05/2016 Link para o comentário

    Deveria "matar" a Lenovo, não a Motorola


  • ORION 4
    ORION 31/05/2016 Link para o comentário

    Isso só vai causar receio as pessoas, tendo como ponto de vista a Lenovo ser chinesa. A Lenovo que deveria ter "se matado" e migrado para o nome Motorola.


  • ORION 4
    ORION 31/05/2016 Link para o comentário

    #R.I.P.Motorola


  • 23
    Shunsui 31/05/2016 Link para o comentário

    Acho que não deveria tirar o nome Motorola, porém, a Lenovo manteve o M atrás e o nome Moto, então acho que ninguém irá notar tanto assim a diferença.


    • ORION 4
      ORION 31/05/2016 Link para o comentário

      Talvez estejam mantendo este detalhe nos aparelhos para o público-alvo (nós) ir acostumando com a ideia, não querem perder os clientes que gostam da marca Motorola.


    • CAV 57
      CAV 01/06/2016 Link para o comentário

      À curto prazo, pode ser, Shunsui.
      Mas e a médio ou longo prazo?

      E quanto ao que você disse ORION, lembre-se que a Microsoft fez a mesma coisa no primeiro semestre de 2014, com os Lumias 530, 63x, 73x, 830 e 930.


  • Klebio Milhas 2
    Klebio Milhas 31/05/2016 Link para o comentário

    Lenovo Vibe e Lenovo Moto. Daria pra usar as duas como série. Dexar a série Moto G e a série Vibe colocar os top de linha.


  • Mateus Savez 13
    Mateus Savez 31/05/2016 Link para o comentário

    Quando vi o A7010 pensei que a Lenovo ia alavancar ainda mais a Moto, mas desse jeito não está dando.


  • 22
    airton 31/05/2016 Link para o comentário

    Acho que vai depender mais do mercado indiano mesmo.


  • Luiz Eduardo Chiquitto Teixeira 5
    Luiz Eduardo Chiquitto Teixeira 31/05/2016 Link para o comentário

    Na minha opinião acho um erro enorme. Motorola é um nome forte e conhecido globalmente, todos sabem disso. E ainda há pessoas com receio pelo fato da atual dona da marca ser chinesa, com receio de que eles matem a Motorola não por conta de estratégia ou algo do tipo, mas sim por de repente os smartphones não terem a qualidade "Motorola". Claro que já vi e gostei dos "Vibes" que a Lenovo trouxe ao país. No início a ideia era elitizar a Motorola para concorrer mais diretamente com Samsung e Apple e a lenovo ficar com os smarts de entrada. O que aconteceu foi o aumento repentino dos preços dos aparelhos e isso assustou muitos consumidores, mesmo em crise, acho que eles poderiam tentar segurar o preço baixo, não obter tanto lucro, mas ter uma demanda grande nas vendas. A Lenovo comprou a Motorola querendo ou achando que iam recuperar o investimento em 12 meses. E não é bem assim que funciona. Esse é o meu ponto de vista.

    Conta desativada


  • Maiko M. 10
    Maiko M. 31/05/2016 Link para o comentário

    falando da motorola, sera q o Google se arrependeu de ter vendido ela pra lenovo???

    Conta desativadaLuiz Eduardo Chiquitto Teixeira


    • 47
      Conta desativada 31/05/2016 Link para o comentário

      .

      Leonardo AlvesMaiko M.


      • Luiz Eduardo Chiquitto Teixeira 5
        Luiz Eduardo Chiquitto Teixeira 31/05/2016 Link para o comentário

        Talvez se a Google na época tivesse focado em trazer alguns avanços tecnológicos para a motorola, não teria tido prejuízo ou se quer teria vendido a marca. Minha opinião é claro.

        Maiko M.


      • 47
        Conta desativada 31/05/2016 Link para o comentário

        .

        David CDMaiko M.


    • CAV 57
      CAV 01/06/2016 Link para o comentário

      A Google pegou uma porrada de patentes para ela.
      E a Motorola não estava sendo lucrativa para ela.
      Acho que a Google só teve a ganhar passando a Motorola Mobility para a frente.


  • 15
    Ricardo Cubas 31/05/2016 Link para o comentário

    A pergunta é outra: Matar a marca Lenovo é a solução para ampliar as vendas da Motorola?

    Luiz Eduardo Chiquitto Teixeira


    • Leonardo Alves 56
      Leonardo Alves 31/05/2016 Link para o comentário

      A empresa que compra vai "se matar" para beneficiar a que foi comprada por ela mesma?
      WTF?


  • 35
    Maicon Bruisma 31/05/2016 Link para o comentário

    Manter o nome seria o mais prudente, deixar apenas Moto e o logo não vai manter usuário, a confiança numa marca já conhecida sim. O certo era diferenciar os produtos, a Lenovo está cruzando o DNA dos produtos e aparelhos como o Moto G4 serão apenas o começo. Não perder o nome Motorola e a identidade visual seria o certo.

    Luiz Eduardo Chiquitto TeixeiraLéia M.


  • 82
    Conta desativada 31/05/2016 Link para o comentário

    Acho bobagem fazer isso, pois muitos leigos não conhecem a Lenovo, já a Motorola qualquer um já ouviu falar.

    CAVDavid CDLuiz Eduardo Chiquitto TeixeiraGabrielConta desativadaConta desativada


  • Jerry Wendel 33
    Jerry Wendel 31/05/2016 Link para o comentário

    #HelloMotor ou #shingling ?


  • 22
    Guilherme Lima 31/05/2016 Link para o comentário

    Tanto faz


  • Vitor Blanco 2
    Vitor Blanco 30/05/2016 Link para o comentário

    Olha, o lucro de vendas de ambos aparelhos vão à lenovo, então seria desnecessário. Mas bem,tirando a questão do lucro, eu torço para que a marca motorola não morra devido a sua fama já ganha; a Lenovo só falta ganhar tal fama, pois seus aparelhos são de ótima qualidade e creio que seja só questão de tempo ate conseguir progredir como aparentam desejar

    Luiz Eduardo Chiquitto Teixeira


  • Renato Lima 26
    Renato Lima 30/05/2016 Link para o comentário

    O nome é um mero detalhe, o importante é a qualidade do produto.

    Jonny E.Luiz Eduardo Chiquitto Teixeira


    • Luiz Eduardo Chiquitto Teixeira 5
      Luiz Eduardo Chiquitto Teixeira 31/05/2016 Link para o comentário

      Concordo com você, mas muitas pessoas ligam o produto à marca deles. Eu sou uma dessas pessoas. Gosto muito da Motorola, nunca tive problemas e só tenho elogios em relação aos aparelhos que tive.


  • Eduardo Oliveira 12
    Eduardo Oliveira 30/05/2016 Link para o comentário

    rip Motorola


  • Jp Nery 11
    Jp Nery 30/05/2016 Link para o comentário

    Pelo menos eu acho que pode dar certo com esse novo nome, muitos tem preconceito com a marca motorola.


    • CAV 57
      CAV 01/06/2016 Link para o comentário

      Assim como tem muitos que curtem a marca Motorola também.
      Ou seja, sempre vai ter um lado que sairá perdendo.


  • Denis 57
    Denis 30/05/2016 Link para o comentário

    "E o que você acha da “morte lenta” da marca Motorola?" - acho um erro. Vão perder a enorme base de usuários que a Motorola conseguiu ao longo dos anos. Sem contar na história que a marca carrega no quesito pioneirismo e inovação. Creio que ela e a Nokia são as grandes responsáveis pela telefonia móvel ser o que é hoje. Prova disso, é que mesmo a Nokia tendo passado o que passou nas mãos da Microsoft, os seus belos smartphones nunca foram esquecidos pelos consumidores. Tanto que desde aquele tempo, o sonho de consumo dos usuários sempre foi a volta da marca de maneira independente e lançando novos smartphones. Esse é um legado que dinheiro nenhum devia ser capaz de comprar ou ignorar.

    Conta desativada


  • 13
    Matheus Franzotti 30/05/2016 Link para o comentário

    lenovo devia usar a mão de obra chinesa que escraviza para fabricar mais Motorolas e vendê-los mais baratos e só


  • Madson 20
    Madson 30/05/2016 Link para o comentário

    Acabou de chegar uma atualização de segurança de maio, para o Moto X Style! Pena ainda não ser o Android 6.0.1. Tá demorando!!!


    • Jerry Wendel 33
      Jerry Wendel 31/05/2016 Link para o comentário

      Recebi há meses


  • Lucas Goulart F. 46
    Lucas Goulart F. 30/05/2016 Link para o comentário

    Não gosto dessa ideia não. Matar uma marca que foi tão importante para a indústria de celulares é ruim.
    E segundo o HelloMotoHK, teremos o Moto Z como Droid Turbo 3, Moto X Style 2016 e Moto X Play 2016.

    Conta desativadaLuiz Eduardo Chiquitto Teixeira


  • Marcilio Silva Pereira 7
    Marcilio Silva Pereira 30/05/2016 Link para o comentário

    Seria um tiro no pé. pelo menos para o conservador consumidor brasileiro

    Denis


  • Luiz Otávio 14
    Luiz Otávio 30/05/2016 Link para o comentário

    A Lenovo "acabar" com o nome de uma Marca Pioneira, de Renome e Grande Prestígio ocidental é de uma imbecilidade sem tamanho, o tombo vai ser grande, atitude suicida.
    Não Seria mais simples ter apenas seguido os passos que a Google ensinou em 2013 (3 VARIANTES!!!!, etc.), apenas refinando algumas questões como a Qualidade da Câmera, por exemplo?
    De uma coisa eu tenho certeza: "Eu nunca mais esperei nada de bom da Motorola depois que ela saiu das mãos da Google... Infelizmente :/"

    CAVMaiko M.Denis


    • Denis 57
      Denis 30/05/2016 Link para o comentário

      Concordo plenamente.


    • Fellipe Paz 40
      Fellipe Paz 31/05/2016 Link para o comentário

      olha tanto a lenovo como a google compraram pelas patentes porque a motorola em si é só um buraco de jogar dinheiro. lenovo tem boas ideias mas não tinha disponível as tecnologias que precisava principalmente no ocidente que qualquer coisa toma processo então ela fez um acordo com a google comprou a motorola em troca ela podia usar as patentes da Google

      CAV


      • CAV 57
        CAV 01/06/2016 Link para o comentário

        E vai extinguir a marca ocidental para fortalecer as linhas Vibe, Lemon e outras.
        Mas vai se dar mal, assim como a Microsoft com a divisão móvel da Nokia.


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 30/05/2016 Link para o comentário

    deveria manter a marca motorola porque o nome é forte...e Lenovo ainda sofre certo preconceito pelo menos aqui...


  • 17
    Cido 30/05/2016 Link para o comentário

    Q pena q a motorola ta se afundando aos poucos nas mãos da lenovo.
    Eu tenho o primeiro moto g....o moto g1 16 gb collors, amo esse aparelho, pois supre as minhas necessidades.
    E não voltarei a comprar motorola....pelo tamanho da tela e pelo design.
    Vou partir pra outra empresa!!!


  • Marcos Augusto 10
    Marcos Augusto 30/05/2016 Link para o comentário

    Motorola é a própria história da telefonia movel lá nos anos 80, a pessoa andava com uma maleta que era o proprio celular, depois o tijolão, os veicular e ai vai, se apagar o nome MOTOROLA não merece meu respeito.

    DenisLucas Goulart F.Conta desativada


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 30/05/2016 Link para o comentário

    Se ela fizer isso dará um tiro no próprio pé.


  • Helisson Moreira 4
    Helisson Moreira 30/05/2016 Link para o comentário

    Motorola já é uma marca solida, Lenovo praticamente estaria começando tudo novamente do 0. Não seria uma boa vantagem mudar de nome.


  • 45
    Conta desativada 30/05/2016 Link para o comentário

    Muitas empresas usam duas marcas distintas, uma sendo a marca oficial e outra que é denominada como "Marca de Combate", como por exemplo a Bosh que tem a Skill, produtos de qualidade porém sem o custo da marca Bosh. Penso que a Lenovo deveria manter as duas marcas com nichos diferentes e para mercados diferentes.

    Conta desativadaConta desativada


  • 16
    raphael 30/05/2016 Link para o comentário

    vei acabar com a marca motorola e a mesma coisa que da um tiro no pe, a lenove deverias forcar apenas na que sempre vendeu e deixar a area de smarts apenas para a motorola, e deixar a motorola do jeito que era, sem mecher em nada , vou um grande fã da motorola, e se a marca se acabar eu mudo de marca...


  • 99
    Conta desativada 30/05/2016 Link para o comentário

    Tem que manter a marca Motorola

    Conta desativada


    • 35
      Conta desativada 30/05/2016 Link para o comentário

      Quem sabe Linha Moto, Linha Vibe e Linha Edu. Esse último dispensa comentários, só os tops. hehehe


  • Neto Castro 52
    Neto Castro 30/05/2016 Link para o comentário

    Bem a Motorola esta sim se apagando aos poucos como uma fabricante ativa, porém o Nome Motorola não deve ser esquecido pois pra muitos foi a maior fabricante de ícones de vendas do mercado. Como StarTac, V3, Moto G e Moto X... Lenovo não vai apostar tirar tirar o nome Moto by Lenovo dos seus Smarts mais tops. Mesmo porque a Lenovo fabrica Smarts com o. próprio nome. E o nome Moto by Lenovo continua nos mais tops. E creio que vai continuar.


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 30/05/2016 Link para o comentário

    O problema é que as pessoas são alienadas a "marca", sem se importar se o produto é inferior ou superior ao outro!

    Jonny E.


    • David CD 80
      David CD 30/05/2016 Link para o comentário

      Não concordo Deivis.
      Eu escolho Motorola pois eu sei q num moto x eu vou ter o moto voz.
      Eu escolho Samsung pois eu sei q tem uma assistência técnica monstruosa, bem superior à concorrência.
      Então para mim, marca é importante.

      CAV


      • 35
        Conta desativada 30/05/2016 Link para o comentário

        Mas se você sabe que todas as assistências agora são Lenovo? Não vai fazer diferença.

        Jonny E.


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 30/05/2016 Link para o comentário

        Sim concordo contigo brother! Não venderiam tanto se não fosse bom!
        Mas o problema é que a grande maioria não se importa com especificações. Compram simplesmente pela marca! Por exemplo: Uma pessoa chega na loja e tem um Samsung J5 e um Xiaomi Mi5 pelo mesmo preço, a maioria vai escolher o J5 por ser Samsung! Mesmo o Mi5 sendo muito superior!


      • David CD 80
        David CD 30/05/2016 Link para o comentário

        Sim Deivis seu exemplo é fato. Mas as pessoas, pelo menos a maioria, se fidelizam a uma marca, como aconteceu com a motorola. E por isso gera essa reclamação toda com a marca que vinha bem, oferecendo bons aparelhos, com bons recursos, por um preço mais baixo que a concorrência, é aí que vc acaba gostando da marca, e querendo que isso dê continuidade nos modelos seguintes.

        CAV


  • David CD 80
    David CD 30/05/2016 Link para o comentário

    Olha, moto g não tem mais aquela essência do moto g 2013. O moto x, não tem mais a essência do moto x 2013 e 2014, então cada vez mais to pouco me importando com a motorola, que virou moto by lenovo.


  • 13
    Jonathas Queiroz 30/05/2016 Link para o comentário

    A marca Motorola ainda deveria existir, é uma marca forte e reconhecida então traria mais pessoas para a compra dos produtos que levariam o nome da marca!


    • CAV 57
      CAV 01/06/2016 Link para o comentário

      Ela, de certa forma, ainda continuará existindo, graças a Motorola Solutions, que não foi afetada pelo negócio.
      Mas telefone celular com o M estilizado pode ser difícil de se ver daqui pra frente.


  • Blind 40
    Blind 30/05/2016 Link para o comentário

    Para mim o M by Lenovo estaria ótimo.

    Ou mesmo transformar o M em uma categoria da lenovo como a linha S da Samsung, mas focado em M são os tops.

    Ou mesmo só ser o Simples M que fica ótimo estéticamente "falando" e visto.

    Jonny E.Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 30/05/2016 Link para o comentário

      Ideia até que bacana essa sua brother!

      Jonny E.Conta desativada


    • CAV 57
      CAV 01/06/2016 Link para o comentário

      Dá pra enganar, é verdade.
      Mas não sei se convence ou se vai continuar convencendo por muito tempo.
      Porque daí estamos é fazendo pouco caso de uma marca que ainda é muito relevante.


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 30/05/2016 Link para o comentário

    Eu nunca achei uma boa ideia matar a marca Motorola que já é, de certa forma, consolidada nas Américas.


  • Brunno Honorio 29
    Brunno Honorio 30/05/2016 Link para o comentário

    a questão de Motorola ou Lenovo deve ser apenas por falta de costume, estávamos acostumado em falar Motorola daqui, ou Motorola dali, até se acostumar, logo mais nem iremos perceber diferença entre os NOMES, agora a maneira da Lenovo trabalhar aí já não sei responder

    Conta desativadaDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 30/05/2016 Link para o comentário

      Tbm acho isso brother! Creio que seja apenas questão de costume!


  • Clênio Abreu 13
    Clênio Abreu 30/05/2016 Link para o comentário

    Do meu humilde ponto de vista ocidental, pra mim faz mais sentido matar a marca Lenovo e deixar a marca Motorola em tudo, inclusive nos pcs.
    Por exemplo: Conheço muitas pessoas que compraram notebooks da Samsung simplesmente por ter tido uma boa experiência com seus smartphones. Tenho um tablet incrível da Lenovo, um Thinkpad 8, e sempre que falo que é da lenovo as pessoas fazem cara feia, ja quando eu mostro meu velho moto g arranhado e com tela trincada todos dizem, "que lindo! Um moto g"

    Jonny E.Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 30/05/2016 Link para o comentário

      O problema é esse brother! Esse apego por marca!


  • Armando Figueirêdo 18
    Armando Figueirêdo 30/05/2016 Link para o comentário

    Pra mim, a Lenovo pode fazer o que quiser com a Motorola, afinal, pagou por ela. Mas isso pode custar caro. Aliás, custou muito caro quando comprou a CCE e depois vendeu pros antigos donos. Sem falar que a Lenovo/CCE (em 2014) foi a terceira empresa mais reclamada do país, mostrando que as aquisições da Xing Ling realmente são um "negócio da China". O nome "Lenovo" não é forte em comparação ao "Motorola" e todos sabemos. Além disso, o brasileiro tem a cultura de odiar produtos chineses, mesmo sabendo que eles são fabricados lá, e confiam em marcas americanas, japonesas, coreanas, devido ao conhecimento das mesmas na praça. Se matar a Motorola, tanto faz! Foi um péssimo negócio da Lenovo comprar a marca americana e querer se sobressair em cima da mesma. Perdeu dinheiro de novo e foi mais um negócio da China.


    • CAV 57
      CAV 01/06/2016 Link para o comentário

      Ainda é cedo para afirmar isso.
      A Lenovo não é qualquer marquinha também, aliás, é a que mais vende PC no mundo.
      O que ela não tem ainda é tradição no setor mobile, mas acho que com a linha Vibe pelo menos aqui no Brasil ela começou bem.
      Mas sabemos que assim como Nokia, Motorola também é uma marca "sinônimo" de telefone celular. E "matá-la" pode não ser uma boa ideia. Principalmente porque a Motorola Solutions, divisão que não foi afetada nem pela Google e nem pela Lenovo, pode não conseguir dar uma de Nokia e "ressuscitar" o M estilizado em algum dispositivo móvel no futuro.


  • 35
    Conta desativada 30/05/2016 Link para o comentário

    Mate a motorola de uma vez. Para mim não importa rótulo e sim conteúdo.

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 30/05/2016 Link para o comentário

      Isso que é o difícil das pessoas entenderem!

      Conta desativada


    • CAV 57
      CAV 01/06/2016 Link para o comentário

      Depende.
      Uma coisa é comprar aparelho por causa da marca.
      Outra é comprar um aparelho de uma marca tradicional e comprar aparelho de uma marca que só tem tradição em PCs (e olhe lá).


  • Diego Pinzón 20
    Diego Pinzón 30/05/2016 Link para o comentário

    Não entendo muito dessas coisas, mas pra mim não faz sentido comprar uma marca famosa pra depois eliminá-la. A Lenovo quer se promover, mas acho que tem espaço pras duas marcas. Ou não.rsrs


  • 14
    Victor Hugo 30/05/2016 Link para o comentário

    Não isso iria piorar a situação, é melhor manter Motorola.

    klods dell


    • CAV 57
      CAV 01/06/2016 Link para o comentário

      A Lenovo não pensa dessa mesma forma, Victor.


  • klods dell 31
    klods dell 30/05/2016 Link para o comentário

    Motorola vende smartphone no Brasil. Lenovo não sei se venderia tanto. Assim como vende bem o nome IBM, mas Lenovo não vende tanto. Marcas estão subconsciente das pessoas. Eu manteria Motorola fora da Ásia


  • 73
    Jairo rios 30/05/2016 Link para o comentário

    Acredito que em breve a Lenovo tentará vender a marca Motorola , o segmento de smartphones está saturado .


    • CAV 57
      CAV 01/06/2016 Link para o comentário

      Que nada, rapá.
      Ela vai incorporar a Motorola Mobility às suas estruturas, já que ela não pretende parar de lançar smartphones com a sua marca.


  • 9
    Resolt95 30/05/2016 Link para o comentário

    Pra mim está bem claro que a Lenovo está focando no mercado chinês, ao invés do globo ao todo. Creio que a mudança da marca Motorola e a adição do nome Lenovo será bem vista no mercado chinês, diferente de lugares onde a Motorola tem uma grande base de popularidade. No Brasil mesmo, muitas pessoas deixariam de comprar por simplesmente não conhecer a Lenovo, ou por achar a mesma uma empresa ching-ling. É um grande risco o que a empresa está propondo. Seria mais fácil mudar o nome da Motorola em lugares onde a Lenovo tem uma maior base, como China, e manter Motorola nos países onde a mesma tem popularidade, como Brasil, Índia, EUA, etc.


  • Igor Arusa 33
    Igor Arusa 30/05/2016 Link para o comentário

    A Lenovo acabar com a Motorola pra min não faz diferença nenhuma.
    O que eles tem que manter a linha Moto G , X e quem sabe agora a Z ...
    Focar num produto de Android Puro e só..

    Conta desativada


    • CAV 57
      CAV 01/06/2016 Link para o comentário

      Bom, vamos pegar a Microsoft com a linha Lumia, que já foi da Nokia.
      A Nokia lançou o Lumia 800 e o 710 em 2011, e o 610 e o 900 em 2012.
      Depois lançou o Lumia 810 e a linha Lumia x2x entre 2012 e 2013. Curiosamente ela lançou os Lumias 505 e 510 com Windows Phone 7.8 junto com a linha x2x já com o Windows Phone 8 (uma burrada a la Samsung com o Galaxy J1 e a la LG com o K4, diga-se de passagem, já que um aparelho com Windows Phone 7.x não estava apto a receber o Windows Phone 8 e a Nokia já sabia disso).
      No segundo semestre de 2013, a Microsoft anuncia a compra da Nokia.
      Daí no primeiro semestre de 2014, já a Microsoft foi quem trouxe os Lumias 530, 63x, 73x, 830 e 930, mas ainda com o selo da Nokia (qualquer semelhança dessa situação com o Moto G4 - que vem com a marca Lenovo na sua caixa - não é mera coincidência).
      E no segundo semestre, finalmente, a Microsoft lança o Lumia 535, já com a sua marca.
      No primeiro semestre de 2015, ela traz os Lumias 43x, 532, 640, 640 XL e 540.
      E no segundo semestre ela trouxe os Lumias 950, 950 XL e 550.
      E em 2016 só trouxe o 650.
      E parece que a linha Lumia está na berlinda, já que não há planos de vermos um Lumia 750, 850, 1050 ou 1550 num futuro próximo, e os boatos são de um novo smartphone só em 2017, mas usando a marca Surface.

      O que eu quis dizer com tudo isso?
      Simples. A Lenovo vai se utilizar da linha Moto por algum tempo até decidir que está na hora de extinguí-la. E isso pode ser já num futuro à médio prazo, ou seja, já em 2017.


  • 13
    Ricardo Potter 30/05/2016 Link para o comentário

    A estratégia da Motorola em 2014 foi excelente. Smartphones baratos e bons, focando no atendimento pós-venda. Tinham aqueles chats de ajuda pelo próprio smart, fora as atualizações em alguns momentos antes dos próprios Nexus.

    Bruno Leoncio


    • Igor Arusa 33
      Igor Arusa 30/05/2016 Link para o comentário

      Antes dos Nexus , exagero em..
      O que pode ter acontecido foi ela disponibilizar a atualização na mesma semana..
      É obivio que os preços antes era bem mais competitivos.. isso em mercado é feito pra atrair pessoas..
      Agora estão metendo a faca pra recuperar..


    • 21
      viktor santos 30/05/2016 Link para o comentário

      Como que a Motorola ia atualizar antes dos Nexus velho? Sendo que a Google só libera o Android depois que os Nexus são atualizados....... fumou foi ?


  • Bruno Leoncio 8
    Bruno Leoncio 30/05/2016 Link para o comentário

    Sei lá, mas acho que aquele "espírito bom" da Motorola já se foi há tempos... Moto X 2 foi/é um dos melhores Smartphones de que tenho notícia. =/

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 30/05/2016 Link para o comentário

      Concordo contigo brother!


  • 93
    Conta desativada 30/05/2016 Link para o comentário

    Acho que o Moto X2 será o meu último smartphone dá falecida Motorola, no futuro o jeito vai ser importar um Nexus! Gosto de Android quase puro e a turma que está no mercado não me atende.

    Ilma R.CAVConta desativadaRogério DiasArthur S.Bruno Leoncio


    • Igor Arusa 33
      Igor Arusa 30/05/2016 Link para o comentário

      Não acredito que a Lenovo coloque um Android modificado, tanto é que esse G4 é considerado mais puro que os antecessores.


      • 93
        Conta desativada 30/05/2016 Link para o comentário

        Igor, vamos ver o que a Lenovo fará e ainda não vi o Moto G4 ao vivo!


    • 47
      Conta desativada 30/05/2016 Link para o comentário

      .

      CAVConta desativada


      • 93
        Conta desativada 30/05/2016 Link para o comentário

        Elerson, se continuar neste aumento das telas vai ficar difícil e penso em um Nexus também!

        Conta desativada


      • Veronica Roses 15
        Veronica Roses 30/05/2016 Link para o comentário

        Elerson Carvalho,

        Se já é cada mais difícil encontrar bons aparelhos com 5,2', imagine achar um que seja do tamanho do z3 compact? (Eu odeio smartphone grande!)

        :'(

        CAVConta desativada


      • 47
        Conta desativada 30/05/2016 Link para o comentário

        .


      • CAV 57
        CAV 01/06/2016 Link para o comentário

        E olha que, no meu caso, 5 polegadas já é um incômodo (vendo como é o Galaxy Gran Prime, por exemplo, fica difícil).

        Conta desativada

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.