Os melhores aplicativos de namoro em teste: Tinder, Happn, Lovoo e mais

Os melhores aplicativos de namoro em teste: Tinder, Happn, Lovoo e mais

Os aplicativos de encontros são opções divertidas para conhecer pessoas e fazer novos amigos. Nós testamos alguns aplicativos de namoro como Tinder, Happn, Lovoo e outros nomes famosos. Neste artigo, você confere uma visão geral sobre cada um deles e outras sugestões.

Se você procurar por aplicativos de namoro na Google Play Store, por exemplo, encontrará uma longa lista de opções. Em algumas regiões, a oferta é ainda maior. Por conta disso, escolhemos os cinco melhores aplicativos de paquera e encontros online e fizemos uma análise de cada um para você. No link abaixo, você confere como foi feita essa escolha:

Uma vez que nos apaixonamos de maneiras diferentes, destacamos algumas características especiais de cada opção. Abaixo, estão listados aplicativos de encontro para um público diverso.

  1. Tinder: o clássico
  2. Bumble: ideal para mulheres
  3. Once: vá com calma
  4. Lovoo: com radar de encontros e transmissões ao vivo
  5. Happn: preparado
  6. Apps de encontro LGBTQ+
  7. Conclusão

Vamos começar com a plataforma que é a escolha clássica para a maioria das pessoas!

Tinder: o clássico

Vamos começar com o aplicativo que tornou os encontros online no celular socialmente aceitáveis. Semelhante ao Google, o Tinder também foi transformado em verbo. O "Tinder" funciona assim: você cria uma conta, fornece nome e uma foto, e então está basicamente pronto para começar.

Como requisito, o Tinder requer seu número de telefone, ao qual a conta está vinculada. Além disso, você precisará declarar sua idade e compartilhar sua localização. Porque, com base em sua localização, o Tinder procurará contatos potenciais nas proximidades. Você também pode especificar o raio no qual deseja pesquisar e a idade dos contatos.

Tinder Test NextPit
Tinder tornou popular a ação de "deslizar" / © NextPit

Então é hora de começar. Com um deslize para a direita você demonstra interesse no perfil da pessoa que aparece na tela e com um deslize para a esquerda o desinteresse. Se dois contatos gostam um do outro é match, e podem escrever um para o outro. O recurso de conversa do Tinder, juntamente com o Bumble, é o que eu mais gosto nestes serviços. Você pode enviar gifs e pedir para iniciar uma chamada de vídeo.

Além disso, há ferramentas de segurança que permitem que você informe contatos ou desfaça matches, o que é, naturalmente, uma tentativa de neutralizar um problema que o Tinder tem: Muitas pessoas se aproveitam do anonimato da plataforma e da falta de conseqüências. Muitas pessoas que conheço, em especial mulheres, me relataram experiências realmente desagradáveis. Se isto faz com que você não queira usar o Tinder, a alternativa pode ser o Bumble.

Em resumo, porém, gostaria de salientar um grande inconveniente com o Tinder: o aplicativo envia muitas solicitações para assinar o "Tinder Gold". O custo é alto, são R$ 25,90 por mês, e permite ver quais pessoas gostaram de você, e outras regalias incluem swiping infinito, beaming digital para outras cidades e "super likes" adicionais. Se você não quiser pagar por isso, terá apenas um desses disponíveis para você por dia.

tl;dr: o Tinder é a plataforma de encontros mais popular. O que na verdade é uma vantagem, mas também reúne um grande número de pessoas inconvenientes. Ainda assim, o Tinder é divertido se você for um pouco cuidadoso e puder resistir à tentação de gastar dinheiro com o Tinder Gold.

Bumble Dating: ideal para mulheres

O aplicativo de encontros Bumble compartilha muitas características positivas com a Tinder. Você encontrará uma ampla gama de pessoas aqui também, dependendo da região, e o funcionamento também é muito semelhante. Por exemplo, o Bumble copiou o "deslizar" e você também cria uma conta com seu número de telefone, uma foto e algumas outras configurações.

O Bumble pede algumas informações adicionais no início. Você deve informar sua altura, seu signo e, por exemplo, sua orientação política para dar aos potenciais parceiros uma melhor base para tomar uma decisão. Você pode filtrar duas destas características nas configurações gratuitamente - idade e distância também estão incluídas, assim como no Tinder.

Bumble Test NextPit
O Bumble é um pouco mais civilizado que o Tinder / © NextPit

Logo no primeiro contato com alguém é possível notar que o Bumble é diferente do Tinder. Porque aqui, as mulheres têm a prioridade para fazer o primeiro contato. Após a "match", as mulheres têm 24 horas para escrever uma mensagem - caso contrário, o match expira. Muitas mulheres com quem escrevi no Bumble apreciam particularmente isto sobre o aplicativo.


Dica: além do Bumble Dating, existe também os modos para amigos e contatos profissionais com "BFF" e "Bizz".


Desta forma, você não se surpreende com mensagens desagradáveis quando abre o aplicativo. No entanto, também gera uma certa pressão caso você não tenha tanto tempo e não queira perder matches. Portanto, o Bumble pode demandar certa atenção.

A conversa é agradavel no Bumble assim como no Tinder. Aqui, além dos gifs, há também a opção de enviar mensagens de voz, jogar um jogo de perguntas, enviar fotos e iniciar um chamada de vídeo.

Infelizmente, o Bumble também tem compras no app. O Bumble Premium dá o benefício de ver curtidas, você pode se colocar no "holofote" para ser visto com mais frequência, e pode prolongar os matches para além das 24 horas. 

tl;dr: o Bumble é minha dica de app de namoro para mulheres! Porque como os homens estão proibidos de contatar as mulheres durante o primeiro contato, de acordo com minha experiência no Bumble, há menos bobagens a ser ouvido do que no Tinder. Infelizmente, o Bumble também tenta empurrar a versão premium o tempo todo e restringe algumas características em troca.

Once: vá com calma

Se você gastar apenas 10 minutos no Bumble ou no Tinder, você passará facilmente por 100 perfis. Isso pode fazer você perder a fé na utilidade desses apps. Afinal de contas, como você pode realmente decidir em apenas alguns segundos se a pessoa que aparece na tela não é afinal seu parceiro dos sonhos? Se este processo não te agrada, então o Once pode ser para você.

Porque o Once mostra, como o nome sugere, apenas um perfil por dia! O aplicativo afirma usar algoritmos para encontrar cada vez mais parceiros adequados para você. Para treinar este algoritmo, você tem que preencher seu perfil com conteúdo e também pode dar avaliações de estrelas aos perfis sugeridos.

Once Test NextPit
O Once desacelera o namoro online, vendo apenas um perfil por dia / © NextPit

Este conceito do Once é agradavelmente diferente, mas leva a uma sensação de realização menos rápida do que no Bumble e o Tinder. Em cinco dias, achei todos os cinco perfis desinteressantes e, como resultado, não consegui me conectar com ninguém através do Once. Portanto, o aplicativo é algo a longo prazo - se isto também se aplica aos contatos, não posso avaliar, é claro.

O que me chamou a atenção, mas foi fortemente negativo: o Once também pede o pagamento de uma assinatura para abrir funções básicas. Também é possível ter versões Premium e VIPs.

tl;dr: o "Once" oferece um conceito novo em comparação com o Tinder e Bumble! No entanto, o sucesso aqui é relativo e deve ser encarado como uma alternativa a longo prazo. Se isso não o incomoda, você deve experimentar o Once e resistir à tentação de pagar muito dinheiro pelos recursos premium.

Lovoo: radar de encontros e transmissão ao vivo

Se você já usou apps de encontros antes, o Lovoo definitivamente significará algo para você. Isso porque o Lovoo teve sérios problemas com perfis falsos em 2015. Na época, foi revelado que a própria plataforma estava usando perfis falsos para tentar conseguir dinheiro das pessoas.

Alguns anos mais tarde, o Lovoo pode ser considerado uma alternativa ao Tinder com algumas características interessantes. Se você se certificar de conectar apenas com perfis verificados, pode facilmente evitar o problema.

Basicamente, o Lovoo segue o princípio do Tinder: deslizar, match, conversa - você conhece o caminho. Mas, além disso, você também encontrará um radar na barra inferior que mostra a localização aproximada das pessoas nas proximidades. Para o que você usa este recurso no final, é claro, depende de você.

Lovoo Test NextPit
O Lovoo traz duas novas características interesantes: radar de encontros e os fluxos ao vivo / © NextPit

O Lovoo também oferece, há algum tempo, transmissões ao vivo na plataforma. Durante meu teste, assisti um jovem fazendo uma performance da sua música preferida. Bom, os espectadores pareciam gostar!

Como um ponto negativo, o número de encontros é limitado no Lovoo e você também terá que pagar por uma assinatura premium cara se quiser usar os recursos adicionais como "Best Picks" ou um incentivo para ter mais atenção.

tl;dr: o Lovoo é outra alternativa ao Tinder que traz dois novos elementos divertidos para o mundo dos aplicativos de encontros. Ao fazer isso, porém, vem com os mesmos defeitos das outras opções: os recursos mais interessantes estão atrás de uma opção de pagamento.

Happn: preparado

Por último, mas não menos importante, o aplicativo "Happn" é muito legal. Este aplicativo funciona ao acaso, oferecendo encontros casuais. Se os olhos de outra pessoa chamaram sua atenção quando você saiu para dar um passeio, mas você não conseguiu iniciar o contato, você pode encontrar a pessoa novamente no Happn.

O princípio lembra um pouco os aplicativos de rastreamento de contatos da COVID-19. Os registros acontecem caso você e a outra pessoa tenham cruzado caminhos, com base na sua localização. Você pode então encontrar esses contatos novamente e iniciar uma conversa.

Happn Test NextPit
O Happn tenta combinar a vida real com o namoro online / © NextPit

Tudo acontece, como em quase todos os aplicativos de namoro, através de um sistema similar e o contato só funciona quando ambas as pessoas gostaram uma das outra. Assim, você não precisa se preocupar em ter de repente 1.000 mensagens em seu celular após uma caminhada.

É claro que o Happn pede o compartilhamento permanente da sua localização. A privacidade manda lembranças  aqui, e isso certamente é o grande inconveniente do aplicativo. Além disso, há também uma versão premium que dá acesso a características como "Flash Notes" para maior exposição, diferenciação mais granular por critérios e likes ilimitados.

tl;dr: o princípio do Happn é muito legal - infelizmente, você tem que abrir mão da sua privacidade para usá-lo. A ideia do aplicativo é atender a contatos aleatórios na rua. Você tem que compartilhar sua localização, é claro.

Apps de encontro LGBTQ+

Sim, para construir essa lista eu me foquei até agora em aplicativos de namoro que correspondem aos meus interesses de namoro. Sou um homem à procura de mulheres, mas nem de longe sou maioria.

Embora Tinder, Bumble, Lovoo, Once, e Happn também ofereçam a opção de encontro entre pessoas do mesmo sexo, também quero compartilhar algumas alternativas para encontros LGBTQ+ (porém, nem todas as sugestões abaixo foram testadas pela nossa equipe):

  • Grindr: o aplicativo de encontros mais popular para homens gays, bissexuais e curiosos (Android/iOS);
  • Lex: aplicativo de namoro especificamente para pessoas queer, lésbicas, trans e não-binárias (Android/ iOS);
  • Hornet: outra alternativa para homens que procuram homens (Android/iOS);
  • Scruff: app conhecido, que também compartilha eventos LGBTQ+. Patrocinador da série "RuPaul's Drag Race" (Android/iOS);
  • Taimi: outra alternativa para LGBTQ+ (Android/iOS).

Como mencionei anteriormente, não experimentei nenhum desses aplicativos porque não me sinto parte da comunidade LGBTQ+. Entretanto, se você tiver experiência com qualquer um dos aplicativos, sinta-se à vontade para compartilhar o que você mais gosta em cada um deles ou sugerir novas opções na seção de comentários!

Como escolhemos os melhores aplicativos de namoro?

Como em qualquer uma das nossas listas de melhores apps, o foco está em experimentar as opções. Assim, em vez de procurar por quantidade de downloads ou classificações nas lojas de aplicativos, nós baixamos cada app, criamos um perfil e fizemos novos contatos. Naturalmente, nos concentramos no funcionamento do aplicativo, no conjunto de recursos e na impressão geral.

Esta lista não pretende, de forma alguma, refletir qual app que mais gostamos em termos de parceiros e parceiras potenciais. Nossas preferências são tão individuais quanto as suas e por isso você terá que experimentar por conta própria cada sugestão. Nossa intenção é, no entanto, entregar uma visão geral de cada serviço para que você possa fazer a sua escolha com base nos seus gostos.

Por fim, tentamos mostrar nesta lista alternativas que se distanciam um pouco do conceito do Tinder. Se você tiver qualquer outra dica para nos dar, fique à vontade para fazer sugetões na seção de comentários deste artigo.

Conclusão: apps de encontro são divertidos, mas possuem problemas

Talvez nenhuma de nossas listas de melhores aplicativos trata de um tópico tão sensível quanto esta lista. Os aplicativos de encontros podem ser muito divertidos e como conseguência podem nos garantir relacionamentos duradouros. Ao mesmo tempo, eles também têm o potencial de fazer com que nos sintamos inseguros e infelizes, pois enquanto os apps propagam a descoberta do grande amor, também possuem interesses comerciais.

Isto é bastante claro quando as funções só podem ser usadas com assinaturas super-caras. O fato de que a felicidade das pessoas está sendo negociada no processo é um detalhe que não pode passar em branco. Portanto, esteja ciente de que: o sucesso em aplicativos de namoro não depende necessariamente de você. Há muitas variáveis e fogem do seu controle.

Além de tudo isso, os apps de namoro são um desastre quando o assunto é privacidade. Já no ato da inscrição é preciso fornecer número de telefone, foto, endereço de e-mail e data de nascimento. Tudo isso é associado à permissão permanente de sua localização. Logo, você está abrindo mão de muita informação em nome da busca pelo amor - por um lado, isto torna os aplicativos um pouco mais seguros, mas é difícil entender o que exatamente acontece com os dados.

Para este teste, me inscrevi em cerca de 10 aplicativos de namoro. Mesmo sem ter encontrado um grande amor, definitivamente estarei mais vigilante sobre phishing e e-mails de spam nas próximas semanas. Será que tudo isso valeu a pena? Bom, só o tempo irá dizer! Vamos esperar para ver!

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.