Os 5 melhores editores de texto para facilitar a sua vida

Os 5 melhores editores de texto para facilitar a sua vida

Redigir e editar um texto não é uma tarefa tão simples quanto parece. São diversos aspectos que devem ser analisados antes de concluir a postagem de um artigo e que, muitas vezes, podem acabar não sendo percebidos. 

Felizmente, existem editores de texto que podem tornar a tarefa muito mais prática e, de quebra, economizar tempo. Confira alguns deles a seguir.

Editores de texto: as 5 melhores ferramentas disponíveis na web

OnlyOffice

O OnlyOffice traz os principais recursos de editores de texto famosos, como a possibilidade de editar textos em formato .DOCX, .PPTX e .XLSX. 

Usar a ferramenta é bem simples: basta acessar o site em seu navegador da web, criar uma conta via Gmail, Facebook ou manualmente e, depois, clicar em "Create", no menu localizado do lado esquerdo. 

Você pode acessar o seu documento para fazer alterações a hora que quiser. As ferramentas disponibilizadas são bem completas - o que permite redigir desde um trabalho acadêmico ou um currículo até um apresentação de PowerPoint.

O OnlyOffice é gratuito.

docs1
OnlyOffice: editor de texto gratuito / © Ariane Velasco | NextPIT

Google Docs

Ele já é bastante popular, mas não poderia ficar de fora da nossa lista. O Google Docs é um dos editores online mais completos atualmente, uma vez que permite salvar os arquivos diretamente em sua conta do Google ou fazer o download em diversos formatos.

O editor tem todas as funções de programas como o Word e - o melhor de tudo - salva os documentos automaticamente, o que significa que o risco de perdê-los caso o PC desligue acidentalmente é quase nulo. 

O Docs também oferece templates dos principais formatos de documentos, como currículos, trabalhos acadêmicos, anotações para aula, cartas, propostas de projeto, relatórios e outros. O login é feito com sua conta do Google.

docs2
O tradicional Google Docs / © Ariane Velasco | NextPIT

FastFormat

Se você precisa redigir muitos trabalhos acadêmicos, o FastFormat é o programa ideal. Isso porque ele permite formatar seu texto de acordo com as regras da ABNT automaticamente - o que economiza muito tempo.

Além disso, você também pode usar modelos prontos de capas, resumos e capítulos, o que deixa os trabalhos muito mais organizados. 

Para usar o FastFormat, basta acessar o site e criar uma conta com Google, Facebook ou e-mail. 

docs4
Formate seus trabalhos nas normas da ABNT automaticamente / © Ariane Velasco | NextPIT

Office Online 

As ferramentas do tradicional Microsoft Office também estão disponíveis online - com a possibilidade de salvar os arquivos na nuvem, através da conta do Outlook.

Para redigir e editar textos, o programa mais recomendado é o Word Online, que oferece as principais funções do Microsoft Word e permite imprimir o arquivo em PDF. 

Além disso, você também pode compartilhar os documentos via e-mail e habilitar a edição, para que os contatos selecionados possam ajudar a criar o texto. 

O login no Office Online é feito usando um e-mail do Outlook. 

docs3
Office Online: prático e gratuito / © Ariane Velasco | NextPIT

Quip

O Quip é uma boa opção para quem não quer criar textos com formatação muito elaborada, mas deseja receber opiniões e comentários de colegas a respeito do conteúdo. 

Isso porque ele permite discutir o conteúdo do texto via chat com pessoas selecionadas, além de fazer a edição do conteúdo mesmo offline.

O registo no Quip é feito via e-mail, e é necessário adicionar informações de trabalho para começar a usar a plataforma. Ao fim do cadastro, é criado um pequeno "site" para reunir seus contatos da empresa.

docs5
Redija textos com colegas em tempo real usando o Quip / © Ariane Velasco | NextPIT

E você, já usou algum desses? Qual é o seu favorito? Conte pra gente nos comentários! 
 

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.