Essa é a aposta da Lenovo para começar a lucrar com a Motorola!

sensorlenovovibereview
© nextpit

A Lenovo anunciou seu balanço referente ao terceiro trimestre (Q3) do ano de 2015. De acordo com fabricante, a grande aposta agora se encontra nos chamados países emergentes. Ainda que o volume total de smartphones tenha apresentado um declínio de 18,1% em relação ao ano anterior, fora da China, a Lenovo viu uma taxa de crescimento de 15% em relação ao mesmo período, promovida pelos mercados emergentes.

Índia e Indonésia foram os principais responsáveis por esse crescimento. As remessas de smartphones para esses dois países tiveram um aumento de 206% e 318%, respectivamente. Para que se tenha uma ideia de como a Lenovo passou a depender muito mais dos mercados fora do território chinês, no segundo trimestre deste ano fiscal, 75% do volume de vendas mobile da empresa vieram de fora da China. Neste trimestre, a taxa aumentou para 83%. 

E como a Motorola será usada na estratégia da Lenovo?

Neste mesmo balanço, a Lenovo divulgou que a Motorola viu suas remessas de produtos saltarem 25% em relação ao trimestre anterior, o que, segundo a empresa, mostra maior estabilidade da marca, já devidamente reestruturada no processo de fusão.

Com isso, a empresa chinesa prepara estratégias específicas para cada região, para que a Motorola impulsione os lucros de sua divisão mobile. O objetivo principal é um crescimento a longo prazo com ganhos, principalmente, na rentabilidade.

O Brasil pode ser um dos alvos prioritários

Para os chamados emergentes, a Lenovo/Motorola aposta em melhor escala de alavancagem, maiores ganhos de eficiência para acelerar o crescimento e ganho gradual de rentabilidade nos aparelhos. O Brasil pode ser um dos alvos prioritários, já que a marca perdeu participação no mercado, bem como a América Latina, conforme gráfico abaixo:

GRAFICO LENOVO
A Motorola perdeu mercado no Brasil segundo balanço divulgado pela Lenovo / © LENOVO

Já nos mercados mais maduros (principalmente EUA e Europa), a ideia é lançar produtos mais inovadores, focados em modelos mais premium. E na China, a empresa quer expandir no varejo, com uma carteira de mais ampla e forte de smartphones, uma vez que seu Market share no país diminuiu em relação à concorrência. 

Como você vê a Lenovo e a Motorola no Brasil? Algum dia a Lenovo vai conseguir ter o mesmo peso do nome Motorola na sua opinião?

Ir para o comentário (63)
Rui Maciel

Rui Maciel
Editor Sênior

Jornalista especializado em Tecnologia há mais de 10 anos, é fanático por Cinema e já "zerou" o Netflix. Mora em São Paulo e se apaixonou pela plataforma Android quando comprou seu primeiro smartphone com o sistema operacional - o Nexus S - em 2011. Mas sabe que cobrir o tema não teria a mesma graça se não fosse a rivalidade com a Apple.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
63 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Verlan Marinho 7
    Verlan Marinho 08/02/2016 Link para o comentário

    O designer da câmera ta parecendo ate um abridor de latinha, feio
    mas vamos ver pra frente no vai dar.


  • Edivaldo 16
    Edivaldo 07/02/2016 Link para o comentário

    Achei ele bem bonito


  • Wallace Marques 42
    Wallace Marques 05/02/2016 Link para o comentário

    A lenovo até vende celulares com bom custo x benefício. Mas moto g a mais de 1200 é surreal, não é nem um intermediário premium. Esse preço não tem cabimento, se quiserem voltar a ter sucesso devem voltar a ter preço justo.

    Paulo GomesArtur ScolariJosé rosas


  • Tobias 28
    Tobias 05/02/2016 Link para o comentário

    Lenovo, façam um precinho pra venderem a Motorola. Eu levo a proposta à Google e sai todo mundo ganhando:
    • Vocês finalmente resolvem o problema do que fazer com a marca.
    • Eles resolvem o problema de ter o controle da linha Nexus.
    • Eu me resolvo recebendo só 1% de comissão de corretagem.

    Artur Scolari


    • Thiago Rodrigues 24
      Thiago Rodrigues 05/02/2016 Link para o comentário

      Acho muito difíci(muito mesmo) a Google comprar a Motorola novamente, todos sabemos porque ela comprou naquele tempo.

      Conta desativada


      • Tobias 28
        Tobias 06/02/2016 Link para o comentário

        Sabemos "TODOS" quem?
        Eu não sei.


      • えもうちゃん 18
        えもうちゃん 06/02/2016 Link para o comentário

        Tobias: foi por causa de umas patentes.

        Gilmar Luiz


  • Tobias 28
    Tobias 05/02/2016 Link para o comentário

    "O Brasil pode ser um dos alvos prioritários, já que a marca perdeu participação no mercado, bem como a América Latina." Ó um detalhe interessante, Rui, que dá p/ puxar do gráfico de comparação do 3° trimestre de 2015 c/ o de 2014:

    Venderam 2,342 milhões de celulares a menos na América Latina.
    Venderam 2,136 milhões a menos no Brasil. Isso é 91% da variação da A.L. inteira.

    Conclusão:
    A vida corre normal no Chile, Argentina, etc... Foi simplesmente o BRASIL que afundou as vendas na América Latina!

    Rafael VitorHenrique GuimarãesKiritsu Yakagami


  • Marcos Champloni 33
    Marcos Champloni 05/02/2016 Link para o comentário

    Realmente não tenho até agora o que reclamar do meu Moto X Style, mas a empresa poderia mudar a espessura dos aparelhos. Vi um Note 4 esses dias ao vivo e a diferença é gritante.

    Gustavo L.


  • 6
    Leandro 05/02/2016 Link para o comentário

    Sony xperia mandou um Abraço

    Thiago19


  • raphael m. 24
    raphael m. 05/02/2016 Link para o comentário

    ou seja vemos a decadência com nós brasileiros, e isso já ocorre hoje, Smartphone que no minimo iria custa uns 120 dólar aqui estaria custando uma fortuna, não estou criticando a lenovo até porque nenhuma fabricante de celular tem culpa, pois os impostos que tem no Brasil acaba afetando todos nós


    • 5
      Rafael Vitor 09/02/2016 Link para o comentário

      não e so impostos elas colocam esse preços altos pq querem e pq sabem q tem idiota(eu) que compra pq se ninguem comprasse por esse preço eles iriam baixa ate pq eles querem vender


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 05/02/2016 Link para o comentário

    Desde que eles não mexam no Android nem na qualidade do Moto X, eles podem usar a estratégia que quiserem.

    AdeiltonJerry Wendel


    • Felipe Sousa 5
      Felipe Sousa 05/02/2016 Link para o comentário

      Na verdade, sera modificado. Mais esta da hora as modificações.

      Thiago Rodrigues


  • Kaique Iglesias 28
    Kaique Iglesias 05/02/2016 Link para o comentário

    Pleonasmo de novidade sem inovação!


  • 8
    Carlos Eduardo Pupin 05/02/2016 Link para o comentário

    Da para se ver pelo gráfico, que a estratégia seria usar a motorola, para tentar aumentar sua representação como lenovo no país, o que me leva acreditar que, também é meio que falho a ideia de matar o moto g e moto e.


    • 5
      Rafael Vitor 09/02/2016 Link para o comentário

      tava na hora de morrer msm


  • Nícolas Kim 27
    Nícolas Kim 05/02/2016 Link para o comentário

    Prevejo as mesmas pessoas que criticam a Lenovo agora, dizendo que ''matou a Motorola'' ou que ''isso não vai pra a frente'', etc, dizendo daqui a uns dois ou três anos: ''como a Lenovo é cada vez mais inovadora! Surpreendedora! Revolucionou o mercado de smartphones no Brasil!'' kkkkkk!

    Robson LeonardoえもうちゃんThiago RodriguesGustavo L.Conta desativadaConta desativadaAlex AmorimAguéssy


    • 44
      Conta desativada 05/02/2016 Link para o comentário

      Concordo.

      Nícolas KimRobson Leonardo


    • Thiago Rodrigues 24
      Thiago Rodrigues 05/02/2016 Link para o comentário

      Exatamente kkk

      Nícolas KimRobson LeonardoConta desativada


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 05/02/2016 Link para o comentário

    Tenho certeza que ao chegar em uma loja e o vendedor perguntar: Temos motorola e lenovo, qual vc prefere?
    Unanime irão responder Motorola!

    Jerry WendelArthur S.


    • 5
      Rafael Vitor 09/02/2016 Link para o comentário

      pq e moda


  • 4
    Ray Parker 05/02/2016 Link para o comentário

    aquer reclaimed? reclaimed para a Google.


  • Marcio Candido 5
    Marcio Candido 05/02/2016 Link para o comentário

    Brasileiro não gosta da lenovo. Nunca gostou. A lenovo mata a marca pra ter mais dinheiro. A motorola é uma marca que criou um nicho de mercado no mundo. A lenovo nem se preocupa com as pessoas. Esse é o fraco da lenovo.

    JeffersonえもうちゃんGuilherme LourençoGustavo L.Jerry WendelArthur S.Márcio NascimentoKevin Couto


    • Thiago Rodrigues 24
      Thiago Rodrigues 05/02/2016 Link para o comentário

      Nunca gostou (pelo menos no mercado mobile) porque ela não tinha participação de mercado. Como as pessoas vão gostar de uma coisa que não se vende e não é conhecida por conta disso?!


    • Thiago Rodrigues 24
      Thiago Rodrigues 05/02/2016 Link para o comentário

      E também é normal uma empresa desse porte visar lucro

      Tobias


      • Tobias 28
        Tobias 06/02/2016 Link para o comentário

        Como também é normal uma microempresa individual visar lucro.

        Thiago Rodrigues


  • 6
    Newton Siqueira 05/02/2016 Link para o comentário

    A Lenovo só vai ter sucesso mesmo quando ela tratar o consumidor com mais respeito e e não vender produtos bichados, e que isso diminua as queixas no Procon - SP onde é uma das campeãs de reclamações. Mas enquanto isso quem comprar qualquer produto dessa marca vai ter só dor de cabeça.


  • Tiago Santana 17
    Tiago Santana 05/02/2016 Link para o comentário

    Motorola é lenda! Por tudo que ela criou e fez até os dias atuais. A Lenovo é uma empresa que como foi dita em um dos comentários visa lucro, então, não acredito que um dia ela terá o Peso da Marca Motorola. Agora, por aqui, não precisa mais de Custo/Benefício, nunca precisou. A Motorola me surpreendeu quando lançou o MotoG Geração 1, um aparelho bom e barato, que por sinal possuo até hoje. O Brasileiro gosta mesmo é de status, já temos até consórcio pra Iphone! Eu curto muito CxB, tanto que estou com meu MotoG 1 até hoje, só agora estou pensando em trocar pelo Vibe, só pela promoção de um site que sai por 1060Dilma$, não é aquele CxB de antes, mas tendo em vista tudo o que está acontecendo, acredito que hoje é um dos melhores CxB do mercado!

    Jerry Wendel


    • Jerry Wendel 33
      Jerry Wendel 05/02/2016 Link para o comentário

      Lenovo é vista como uma CCE, nada mais.


  • 99
    Conta desativada 05/02/2016 Link para o comentário

    O mesmo peso não terá...
    Mas pode melhorar oferendo aparelhos bons em custo/benefício


  • 6
    André 05/02/2016 Link para o comentário

    Meu tenho um motog 2,comprei um lenovo vibe, para minha esposa, achei ele bem eficiente e bom. Acho que a lenovo vai longe sim..

    Thiago RodriguesAguéssyJonny E.


    • 6
      André 05/02/2016 Link para o comentário

      E isso msm


  • 22
    airton 05/02/2016 Link para o comentário

    O problema da Lenovo é o preço dos seus produtos, muito salgado para o mercado brasileiro.

    Conta desativada


    • 4
      Darnley da Silva 05/02/2016 Link para o comentário

      Não acho. Esse Lenovo A7010 pode ser encontrado por R$1.100 em lojas virtuais.

      Thiago Rodrigues


  • 15
    Fabrício😃 05/02/2016 Link para o comentário

    A Lenovo perdeu espaço no Brasil pelos seguintes motivos:
    #Lançamentos "Exagerados e sem noção":X play e Moto G turbo
    #A perdição do custo benefício: o moto E 2015 foi lançado no preço de moto g 1 geração. Moto G3 nem se fala de tanta decepção.
    #O padrão Motorola de lançamento foi esquecido:
    Moto E: entrada;
    Moto G: Intermediário;
    Moto X: Top de linha barato;
    Moto Maxx:Top de linha Premium.
    Enfim, na minha opinião isso foi totalmente esquecido e povo brasileiro não gostou.

    Gustavo Mendonça V.


  • 14
    Gislane Rodrigues 05/02/2016 Link para o comentário

    Não tenho Motorola, e tão não me acho no direito de opinar.

    Gilmar LuizJefferson Jason


  • Armando Figueirêdo 18
    Armando Figueirêdo 05/02/2016 Link para o comentário

    Como toda empresa chinesa, a Lenovo é baseada apenas em dinheiro, não tradição. Ela compra uma gigante, depois chupa seu sangue pra se promover. Aconteceu com a IBM e agora com a Motorola. Se a Lenovo quiser apenas lucros com a empresa que comprou da Google, tudo bem... Deixe o nome da Motorola no mercado. Mas se mudar isso achando que seu nome é forte o suficiente pra se manter, vai ter prejuízo. Se eu fosse CEO da Lenovo, manteria a Motorola dando lucros e usava a Mobility pra pesquisa/desenvolvimento dos próprios Lenovo pra ganhar mercado. Depois, investiria em marketing o seu nome em países onde a Motorola já opera, mas com produtos de maior qualidade. Pra mim é erro colocar o Vibe como entrada. Deixa a Moto no seu lugar e investe na Vibe. É tão dificil assim?


  • Rinaldo Marques de Paula 11
    Rinaldo Marques de Paula 04/02/2016 Link para o comentário

    Em suma as porcarias serão lançados por aqui.

    Victor Lima


    • Victor Lima 78
      Victor Lima 05/02/2016 Link para o comentário

      exatamente


  • 27
    Conta desativada 04/02/2016 Link para o comentário

    Como você vê a Lenovo e a Motorola no Brasil? Presos exorbitantes nos aparelhos

    Algum dia a Lenovo vai conseguir ter o mesmo peso do nome Motorola na sua opinião? Nunca, tipo nunca mesmo


    • Tobias 28
      Tobias 06/02/2016 Link para o comentário

      Bom, humm...acho que não faz tanto tempo assim que no brasil, na época dos astras e omegas da marca chevrolet, falaram o mesmo "NUNCA" sobre a marca hyundai...


  • Rodolfo Cristiano 28
    Rodolfo Cristiano 04/02/2016 Link para o comentário

    É, Lenovo, não eh tão fácil matar a Motorola. Se diverte aí planejando o futuro.


  • Paulo José 20
    Paulo José 04/02/2016 Link para o comentário

    Android Pit, gostaria que vocês testassem o WiFi do Lenovo Vibe A7010. Eles soltaram uma atualização de correção para o problema, mais muitos não foram corrigidos. E que entrasse em contato com eles para ver se eles vão resolver esse problema.


  • Tobias 28
    Tobias 04/02/2016 Link para o comentário

    Na metade direita do gráfico, MEA só pode ser oriente médio (middle east) e LA, américa latina. Mas... e "APEM"? Algum palpite?


    • Igor Britto 18
      Igor Britto 04/02/2016 Link para o comentário

      Acho que Ásia-Pacifico como eles gostam de se referir...

      Tobias


      • Tobias 28
        Tobias 05/02/2016 Link para o comentário

        Boa!
        Então, como o EM só pode ser "emerging markets", a tal região deve ser Vietnã, Laos, Filipinas, etc...

        Igor Britto


      • Igor Britto 18
        Igor Britto 09/02/2016 Link para o comentário

        Acho que acertamos


  • 24
    Flávio 04/02/2016 Link para o comentário

    "...aposta em maiores ganhos de eficiência para acelerar o crescimento e ganho gradual de rentabilidade nos aparelhos..."

    Pelo contexto da frase da a entender que se refere a eficiência em logística, e produção para maximizar os lucros. Se o sentido era "melhorar o desempenho do hardware dos lançamentos" ficou bem dificil entender, e portanto, prever o que a marca trará para nossas lojas. Favor escrever com mais clareza, sem ambiguidade.


  • Rogério Valente 29
    Rogério Valente 04/02/2016 Link para o comentário

    Acredito que, se mantido a linha Moto (X, G, etc), independente se é Lenovo agora a marca pode continuar com boas vendas. Para recuperar o mercado é imprescindível que o custo/benefício seja volte aos patamares anteriores.
    A nova linha Lenovo, a Vibe pode também tirar proveito disso.
    Precisamos de marcas e modelos que sejam bons, consistentes e que tenham custo/benefício compensadores.
    Assim a marca conseguirá se sair bem no Brasil.


  • Diego Janjão (diegojanjao) 4
    Diego Janjão (diegojanjao) 04/02/2016 Link para o comentário

    No último parágrafo há um erro de digitação:

    Como você vê a Lenovo e a Motorola no Brasil? Algum dia a Lenovo vai conseguir ter o mesmo pedo do nome Motorola na sua opinião?

    "PEDO"

    Daniel


    • Milton Rodrigues 21
      Milton Rodrigues 04/02/2016 Link para o comentário

      Kkkkkk


      • Diego Janjão (diegojanjao) 4
        Diego Janjão (diegojanjao) 05/02/2016 Link para o comentário

        não parece uma criança conjugando peidar na primeira pessoa no singular?

        Fabiano


      • Tobias 28
        Tobias 06/02/2016 Link para o comentário

        Criança esperta a sua, Diego. Porque minha filha só sabe conjugar assim:
        "Eu PRRBRRRFFFRRPRRTTTRFRFPF!F!!"


  • Tiarles N. 46
    Tiarles N. 04/02/2016 Link para o comentário

    xing ling jamais será o que foi a Motorola!

    Thays SantosFernanda Santos


    • 18
      Pedro Porto 04/02/2016 Link para o comentário

      Do mesmo jeito que a Apple nunca chegaria perto do que já foi a Microsoft?

      Daniel


  • 26
    Johnnys 04/02/2016 Link para o comentário

    "A Motorola perdeu mercado no Brasil segundo balanço divulgado pela Lenovo / © LENOVO"

    Claro, perdeu sua característica que era custo benefício. É verdade que a motorola quis e inovou em 2015, mas isso tem um custo alto, e com a atual situação econômica, perdeu um pouco no mercado brasileiro.


  • 13
    Henrique 04/02/2016 Link para o comentário

    lenovo maldita

    Lucas Goulart F.Amanda D.


    • Amanda D. 7
      Amanda D. 04/02/2016 Link para o comentário

      :(

      Daniel


      • Daniel 50
        Daniel 04/02/2016 Link para o comentário

        Fica triste não linda, a Motorola tá longe de sumir daqui 😉

        CarlosAmanda D.


      • Amanda D. 7
        Amanda D. 04/02/2016 Link para o comentário

        Obrigada pelo elogio! Espero que seja mesmo verdade, amo a Motorola pelo simples fato de ser Android quase puro, e se a Lenovo acabar com isso (tenho quase certeza que sim), então não tem mais porque eu continuar comprando seus aparelhos :(

        Daniel


      • Daniel 50
        Daniel 05/02/2016 Link para o comentário

        Eu usava Motorola desde a época GSM, comecei no rizr z3, defy, D3, moto G, moto maxx e por último agora X Force...
        Mas depois de passar muita raiva com o defeito de fabricação da linha verde desisti da Motorola e fui pra LG com o G4

        CarlosAmanda D.


  • 11
    Nelson machado 04/02/2016 Link para o comentário

    Corrige ai o último comentário. Deve ser peso em vez de pedo.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.