Andromeda OS: a alternativa para os órfãos do Windows Phone?

AndroidPIT e reading 0878
© nextpit

O Windows 10 Mobile ainda existe, mas não da forma como os fãs da Microsoft esperavam. O sistema estará presente em alguns smartphones por algum tempo, mas seu núcleo de desenvolvimento foi interrompido pela empresa e não deve ser mais retomado. É aí que entra o Andromeda, a nova esperança para os órfãs do Windows 10.

A separação do núcleo de desenvolvimento do Windows 10 do Windows 10 Mobile foi uma decisão coerente da Microsoft. A empresa não precisa ter mais um sistema independente rodando em smartphones, visto que uma alternativa será capaz de assumir essa posição. Seu nome é Andromeda.

Muitos rumores, vindos do programa de Insiders da Microsoft e do site Windows Central, apontam que o atual SO da empresa foi descontinuado com a chegada da atualização Redstone 2, mas continuará recebendo atualizações de segurança e correções de bugs por mais algum tempo. Novas APIs do Windows 10, e que fazem parte das atualizações Redstone 3 e 4, também chegarão aos smartphones compatíveis, mas não devem estender o suporte aos aplicativos existentes por muito tempo.

Toda essa limitação (e bagunça) tem um motivo: os núcleos de desenvolvimento do Windows 10 e 10 Mobile foram separados. A plataforma para PCs continuará, enquanto o núcleo para smartphones não. É esperado que no próximo ano a Microsoft lance novos aparelhos rodando com um SO diferente, inspirado no Windows, mas que hoje atende pelo nome de Andromeda.

Andromeda: um sistema modular

O nome Andromeda já esteve associado ao mundo Android, quando rumores surgiram indicando que o Google estava desenvolvendo uma plataforma híbrida entre o Android e o Chrome OS. Aparentemente, contudo, esse trabalho foi descartado pelo Google no ano passado e, recentemente, a empresa apresentou ao mundo o Fuchsia, que assumirá um papel semelhante. Acontece que a Microsoft tem um objetivo um pouco, digamos, diferente com sua versão do Andromeda.

O sistema Andromeda da Microsoft - como é chamado internamente, o produto final deve ter outro nome - será um sistema operacional modular baseado no Windows. O objetivo é desacoplar partes importantes do sistema principal e fazer com que elas rodem em vários tipos de dispositivos ( o Shell do Windows, encontrado em códigos do sistema e que fará parte desse projeto é o Composable Shell). A ideia de continuidade entre plataformas da MS pode, finalmente, ganhar novos horizontes.

AndroidPIT e reading 0916
O Windows 10 Mobile irá desaparecer em breve  / © NextPit

É uma ideia que faz bastante sentido, mas provavelmente os atuais usuários do Windows 10 Mobile não colocarão as mãos no futuro sistema. Isso é compreensível, até porque existem poucos modelos com a plataforma no mercado, com suporte já escasso e sem previsão de novos lançamentos pela própria Microsoft ou pelas fabricantes.

Os dispositivos Lumia devem receber novos updates até o meio/fim de 2018, e pode ser relativamente fácil para empresa incluir partes do próximo sistema nesses aparelhos. Acontece que o mesmo deve trazer mudanças em APIs ou no código-fonte, fazendo com que o o Windows 10 Mobile desapareça rapidamente. Isso já aconteceu com a linha Lumia com a chegada da atualização 7.8, que serviu como consolo para os modelos que não iriam receber a próxima versão do Windows.

É nítido que o Windows 10 Mobile é quase insignificante no mercado, e também inviável financeiramente para a empresa. Dificilmente a empresa pensará numa alternativa para os poucos atuais proprietários do SO. Já que é pra chutar o balde de vez, o mais provável é que a MS enterre o Windows 10 para smartphones em pouco tempo.

Recomeçando do zero

Se a Microsoft fizer um bom trabalho e levar o projeto a sério, o recomeço com o tal Andromeda será bastante empolgante. O mercado ainda está aberto para novidades relacionadas a sistemas operacionais que funcionem além dos smartphones e que sejam híbridos. O Windows 10 queria ser essa opção, mas por uma série de eventos negativos isso não aconteceu.

O que você acha? A Microsoft ainda pode ressurgir no mercado móvel com uma nova plataforma?

Ir para o comentário (84)
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Notificação por push Artigo seguinte
84 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Huerbtes Brito 1
    Huerbtes Brito 17/09/2018 Link para o comentário

    galera eu tenho um lumia 640 xl e um otimo aparelho adoro a camera tem uma resolução otima mais assim se a microsoft não ta mais dando suporte ao sistema e simples de resolver e so entrar em acordo com a google e fazer uma atualização ou migração do sistema para o android ou então a microsoft devolve nosso dinheiro ou nos da outro no mesmo valor a nossa escolha. porque no fim de 2018 o aparelho que ja ta ficando inutil não vai servir pra mais nada


  • 2
    ClaAlmeida 16/09/2018 Link para o comentário

    Só posso dar crédito ao OS Andrômeda se ele vier com atualização para o Win fone nas versões 8.1 e 10. Alguém pode achar que eu quero demais, mas eu acho que é no minímo justo.

    Huerbtes Brito


  • J H Gouveia 30
    J H Gouveia 16/07/2018 Link para o comentário

    Só aguardando, tudo pode mudar.


  • Rafael Rápres 1
    Rafael Rápres 01/11/2017 Link para o comentário

    Só sei de uma coisa, se a Microsoft for experta, vai ser a primeira a implementar app multisitema, ou seja app virtuais que funcionam mesmo sem internet.

    Ai meu amigo acabou a farra de Google e Apple por app exclusivo e tal, pois isso não fará mais diferença para o ramo mobile.


  • Gerson S ✠ 21
    Gerson S ✠ 08/10/2017 Link para o comentário

    Para mim será um novo fracasso by Microsoft. Tenho certa pena do Jorge, lá do Windows Club kkk


  • N0625Yvia 17
    N0625Yvia 24/08/2017 Link para o comentário

    MS, me conquista de volta e eu voltarei pedindo perdão por ter abandonado o WP. Mas o fiz porque você me obrigou.

    Samuel Carvalho


  • Stolzes Herz 21
    Stolzes Herz 23/08/2017 Link para o comentário

    Sistema ridículo e falho. Uma outra cagada da MS


  • Stolzes Herz 21
    Stolzes Herz 23/08/2017 Link para o comentário

    Rudy Huyn já disse que isso não é uma nova forma do OS. Vejamos quem está certo.


  • Mickael Fernandes 23
    Mickael Fernandes 23/08/2017 Link para o comentário

    Ainda tenho um Lumia e estava satisfeito até as empresas abandonarem certos desenvolvimentos de alguns apps, não fiquei triste em si pela Microsoft. Gostei e ainda gosto bastante do sistema, realmente me senti órfão. Estou torcendo por esse possível Andromeda e estou disposto a dar-lhe uma chance.


  • Ricardo Barbosa 20
    Ricardo Barbosa 23/08/2017 Link para o comentário

    Nosso esforço constante reside em conseguirmos nos livrar pra sempre do Windows. As diversas distros Linux tornaram esse sonho possível há alguns anos. O Android fez parte dessa evolução. Aquilo que espero é ver o android rodando bem em PCs. Torcer pelo windows no celular... por que diabos faríamos isso?

    Conta desativada


    • Stolzes Herz 21
      Stolzes Herz 23/08/2017 Link para o comentário

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


  • ricardo garcia 7
    ricardo garcia 23/08/2017 Link para o comentário

    Eu sempre disse desde da época da Nokia e do blog Npossibilidades. A solução do Windows Phone e se tornar uma lanch do Android como a touch wiz ou a MIUI, uma interface que roda todo o ecossistema da Microsoft. Mas que no seu interior seja um Android. Podia ter cara do WP8. Mas permitindo a instalação nativa dos app Android. Acho que de certa forma a Microsoft deve ir para esta direção.

    Conta desativadaConta desativada


    • 2
      Samuel Carvalho 30/08/2017 Link para o comentário

      Exatamente! Tive um WP e tive que deixar ele por muita falta de consideração com os clientes que acreditavam na nova ideia do MS. Se não forem para esse lado, vai continuar a mesma bosta de sempre.


  • 5
    Lucas Eiróz Rodrigues 22/08/2017 Link para o comentário

    Eu não sei de onde o redator tirou que o mercado está aberto para outros sistemas mobiles. Há anos vários vêm tentando e fracassando miseravelmente diante da supremacia Android e iOS. Claro que novas opções são bem vindas, mas afirmar que o mercado está a procura de novas opções é pura mentira.

    Conta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativada


  • Chris 23
    Chris 22/08/2017 Link para o comentário

    Sem o Windows Phone as opções ficam restritas ao Android e ao iOS. Uma pena.
    Nós (consumidores) perdemos muito com isso.


  • Breno Caputo Filho 13
    Breno Caputo Filho 22/08/2017 Link para o comentário

    Não basta mais pra MS apenas fazer mais um SO móvel pra conquistar o grande publico.
    Se for assim, apenas os ainda fãs da empresa que irão embarcar nessa novamente.
    Se não criarem algo que realmente atraia as pessoas, q encha os olhos e criem o desejo pelos dispositivos não adiantará muita coisa.
    Trazer o Windows "completo" para os smartphones é uma ótima ideia, mas não será apenas isso q conquistará o público.
    Terão que atrair os desenvolvedores antes até dos consumidores. Como? Terão q abrir a carteira e pagar aos principais desenvolvedores pra criarem apps tão bons e eficientes quanto os da concorrência. E nem adianta ficar de mimimi, ou é assim ou a coisa não deslancha.
    Boa sorte a MS!!!

    Gerson S ✠


  • Jamson Silva 2
    Jamson Silva 22/08/2017 Link para o comentário

    Com certeza a MS até pode acertar desta vez! Mas jamais terá respeito pelos usuários de seus produtos.
    Mas, eu amo Linux e amo Google! Estou muito satisfeito com o android!
    E sendo assim, eu não tenho a menor intenção de adquirir qualquer produto MS.


  • 7
    André Figueiredo 22/08/2017 Link para o comentário

    A Microsoft tem que desistir do mobile, não é possível

    Conta desativada


  • Elerson Soares 48
    Elerson Soares 22/08/2017 Link para o comentário

    No minimo interessante.
    Não vou tecer opiniões no momento se baseando em histórico passado da empresa.


  • 9
    celsus 22/08/2017 Link para o comentário

    Cheguei a ter um lumia 550 640 650 e o meu último 950 xl era um ótimo aparelho sempre gostei do SO mas infelizmente tive que mudar para o Androide, não dava mais pra continuar , se a MS desta vez acertar a mão com certeza eu volto.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.