Quatro mitos exagerados sobre o WhatsApp

AndroidPIT WhatsApp icon teaser 1
© nextpit

Ao mesmo tempo em que é adorado  - e usado - por mais de um bilhão de pessoas, o WhatsApp também é fonte de polêmica. E isso aumentou exponencialmente depois que o comunicador foi comprado pelo Facebook. O problema é que algumas histórias sobre o app não passam de mitos que, sabe-se lá como, ganham contornos de exagero absurdamente desproporcionais. Confira quatro deles logo abaixo:

1. A aparição das "flechinhas azuis" estragaram relacionamentos

Uma das novidades mais comentadas ao longo dos anos do WhatsApp é a aparição das flechas duplas na cor azul, que confirmam que uma mensagem foi lida pelo destinatário. Apesar da possibilidade de desativar esta opção no menu de Configurações do app, muitas pessoas ainda desconhecem essa possibilidade ou, simplesmente não querem fazer, porque desejam se certificar que o seu interlocutor acessou o que foi enviado.

O problema é que, mesmo se tratando de algo opcional, muitos usuários acusaram o WhatsApp de sabotar relacionamentos (namoros, amizades, etc) ao introduzir as flechinhas azuis no comunicador. Em resumo, é mais fácil "matar o mensageiro" (o WhatsApp, com o perdão do trocadilho) do que confiar no bom senso das pessoas. 

A função é bastante útil, meus caros. Precisamos apenas controlar nossa ansiedade ao esperar por uma resposta. Às vezes, nosso interlocutor simplesmente não pode responder.

mierdawhatsapp2
Até onde as "flechinhas azuis" podem estragar a sua relação? / © Whatsapp

2. Existem apps que monitoram nossas conversas no WhatsApp

Já começo dizendo que este mito é mais falso que uma nota de R$ 3. Mas o fato é que, com a popularidade gigantesca do WhatsApp, muitos desenvolvedores com as piores intenções (que por sorte são poucos) tem criado uma série de apps que prometem monitorar as conversas dos contatos que você quiser.

hair spy
Cuidado! Pode ser que existam espiões por todos os lados. Mas não existe um app que faça isso no Whatsapp / © ANDROIDPIT

A bem da verdade é que este tipo de app serve somente para inscrever o número do seu telefone em serviços "premium" de mensagens SMS sem o seu consentimento. Com isso, você veria a sua conta telefônica com algumas cobranças indevidas. Ou, se você tiver um plano pré-pago, créditos indo pelo ralo por causa desses SMSs.

  • Fique atento: como se livrar dos golpes do WhatsApp

Há alguns anos, eu até encontrei alguns casos de pessoas que me diziam que conheciam alguém, que era primo de um cunhado de um desenvolvedor, que conseguira desenvolver um app que monitorava conversas no WhatsApp. E que o tal aplicativo só não estava no Google Play porque o Google sabia que ele funciona e, portanto, não autorizava sua publicação.

Mas, em resumo: tudo isso não passa de lenda.

3. O WhatsApp espiona nossas conversas

Quando trocamos de smartphones, temos a opção de migrar nossas conversas do antigo aparelho para o novo. Mas isso só pode ser feito transferindo o arquivo correspondente de um dispositivo para o outro, já que nossas conversas não ficam armazenadas no servidor do WhatsApp. E até temos um artigo ensinando como fazer isso

AndroidPIT whatsapp 7884
Você deve se preocupar com a segurança dos seus dados. Mas o WhatsApp é seguro / © ANDROIDPIT

Voltando ao mito que muitos fazem questão de propagar, diversos rumores voaram internet afora de que para o WhatsApp, bastaria ter acesso ao seu número de telefone (que, sim, está no banco de dado da empresa) para conseguir acessar todas as nossas conversas. Um evidente exagero. 

Primeiro porque, tecnicamente, isso é praticamente impossível, já que graças a criptografia End-to-End, usada pelo WhatsApp, as conversas ficam por pouquíssimo tempo nos servidores da empresa. Mais precisamente, elas ficam arquivadas lá até o o destinatário da mensagem visualizá-la, ou seja, em 99,9% dos casos, isso acontece em segundos. 

Segundo, no Android, as conversas podem ser armazenadas tanto na memória interna quanto em um cartão microSD se o usuário assim quiser. Logo, para ter acesso a elas, o "espião" precisa roubar o seu telefone e quebrar a(s) senha(s) do aparelho para lê-las. Ou hackear a sua conta de email para acessar as conversas, caso você escolha esse modo de backup para gravar os dos diálogos do comunicador.  

Em suma, é muito pouco provável que alguém se dê a esse trabalho na esmagadora maioria dos casos. Mas vá convencer os paranóicos - e a Justiça brasileira - disso. 

4. WhatsApp acabará integrado ao Facebook

Vamos terminar essa relação falando de um mito que se espalhou mundo agora desde que o WhatsApp foi comprado pelo Facebook em fevereiro de 2014: a de que o comunicador acabará sendo integrado a rede social e, com isso, ele acabará invadido por anúncios publicitários de todos os tipos, como já acontece na plataforma criada por Mark Zuckerberg. 

androidpit facebook messenger vs whatsapp vs telegram
WhatsApp e Facebook seguirão por caminhos distintos / © ANDROIDPIT

Ainda que esse raciocínio faça algum tipo de sentido - afinal, o Facebook gastou US$ 19 bilhões pelo comunicador e precisa achar um jeito de lucrar com ele - a verdade é que nem a própria rede social ainda achou um jeito ideal de monetizar com o WhatsApp.

Além disso, quando o mensageiro foi comprado, o contrato estipulava que suas operações seriam mantidas de forma independente, logo, é difícil mensurar até onde o Facebook tem ingerência nas estratégias comerciais do WhatsApp. 

Para completar, o Facebook tem dado bastante atenção ao seu próprio comunicador, o Facebook Messenger, que vem ganhando diversos recursos legais, como os bots. Enquanto isso, as novas funcionalidades do WhatsApp chegam ao usuário a passos de tartaruga. Ou seja, é difícil imaginar que um vá "engolir" o outro à médio ou longo prazo. Mas, mesmo se isso acontecer, será que seria tão ruim assim?

E que outro mito exagerado sobre o WhatsApp você conhece? Compartilhe com a gente.

Artigo seguinte
34 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 17
    fabio pinheiro 04/08/2016 Link para o comentário

    1. monitorar de outras pessoas é possivel sim. mas evidentemente o site nao pode admitir oficialmente.
    2. ele nao armazena só no celular as mensagens. ele armazena na nuvem tambem. acho que no drive.
    "não existe segurança neste mundo, apenas oportunidades."


  • Blind 40
    Blind 03/08/2016 Link para o comentário

    #OFF

    Como n achei opção pra enviar uma dica pelo site. Informo aqui para lerem as pequenas novidades que o Telegram liberou.

    Telegram.org/blog acesse e veja.



    Sobre o Whatsapp ser absorvido pelo Facebook, tiro no pé. N suporte o messenger, ruim demais e esses bots dele ainda n vi muita utilidade comparado aos do Telegram. Se manter separado é o ideal.


  • Kesley de oliveira silva 2
    Kesley de oliveira silva 03/08/2016 Link para o comentário

    Li uma notícia em algum lugar dizendo que futuramente, com a grande popularidade do Whatsapp, ele poderia se tornar uma rede social paralela ao Facebook... bom, são só boatos pelo visto. Messenger é tão ruim, que o próprio Facebook está obrigando o pessoal usar o app pra conversar.


  • Lincolm Xavier 1
    Lincolm Xavier 03/08/2016 Link para o comentário

    Cara o whats com certeza é o mais perseguido do momento...
    Mas como foi comentado do Messenger q app pesado da peste é esse😤
    Não tô usando pq trava meu cell afs


  • 11
    kennedy 03/08/2016 Link para o comentário

    como assim não dá pra espionar o whatsapp? eu mesmo usava um serviço pago de um app para espionar minha ex namorada (velhos tempos..) , ele armazenava tudo no servidor e tornava capaz de ver SMS , whatsapp, registros de ligações. e localização.


    • Lincolm Xavier 1
      Lincolm Xavier 03/08/2016 Link para o comentário

      UE vc lembra do app...esse eu quero, acho q vou espionar minha mulher🐂🐃


  • 84
    Conta desativada 02/08/2016 Link para o comentário


  • Jonnattan Silva 16
    Jonnattan Silva 02/08/2016 Link para o comentário

    Mito sobre o Whats app 5: É melhor que o Telegram.. kkkkkkk
    que comece o mimimi


  • 26
    Conta desativada 02/08/2016 Link para o comentário

    Dois aplicativos que não sinto falta: Facebook (dou uma olhada, muito raramente, pelo UC Browser) e Whatsapp (uso o Imo, que é levissímo, seu APK nem chega a 5 megas, exibe as imagens e vídeos enviados sem precisar baixá-los. a memória limitadíssima do meu celular agradece).

    Lincolm Xavier


  • Danilo Cesar 31
    Danilo Cesar 02/08/2016 Link para o comentário

    Texto enorme nos comentarios ???
    NEMLY E NEMLEREY (y)


  • Renato 30
    Renato 02/08/2016 Link para o comentário

    Logo logo veremos uma versão "Freemium" do whatsapp, para mandar mais de 100 mensagens por dia, terá que comprar um pacote mensal de msgs por 10 reais. (Espero que isso não aconteça)

    Para o meio profissional, o Whatsapp é uma mão na roda, hoje, além de atender meus clientes pelo WhatsApp, consigo marcar consulta com minha dentista (é só um exemplo) pois se ela está em atendimento, não vai adiantar eu ficar ligando, ou seja, quando ela termina a consulta que estava atendendo, ela marca minha consulta e me manda o horário e a data, além disso, ela manda lembretes um dia antes.

    É uma ótima ferramenta, algumas pessoas usam de maneira errada ou para fazer coisas erradas, mas é uma ótima ferramenta.

    Lincolm Xavier


  • Michel Felix 15
    Michel Felix 02/08/2016 Link para o comentário

    Os caras tão fazendo comentarios maiores que as materias kkkk

    Lincolm XavierConta desativadaRenatoBruno


    • 16
      Bruno 02/08/2016 Link para o comentário

      verdade kkkkkkkk desisti até de ler 😯

      Lincolm Xavier


    • Renato 30
      Renato 02/08/2016 Link para o comentário

      Foi mal. kkkkkkkk

      Lincolm Xavier


  • Rodrigo Augusto 5
    Rodrigo Augusto 02/08/2016 Link para o comentário

    Telegram é tão completo quanto o watts, se por acaso acontece de banir o watts do Brasil, o pessoal vai migrar pro Telegram pois é o único que seja tão gêmeos do watts, a diferença que o Telegram vai sr tornar tão ruim quanto o watts pelos usuários que usam a ferramenta de má fé como usa o watts, não vejo progresso uma briga destas qual é o melhor dentre os 2 ambos podem se tornar a mesma coisa caso os usuários de watts migrem pro Telegram, aliás quando a gente confirma enviar a postagem aqui nos comentários o ícone que usamos é do Telegram, eu uso os 2, prefiro o Telegram pq sou menos requisitado nele, as pessoas que usam ele e está em meus contatos são mais disciplinados e acabamos as conversas mais proveitosa, no watts os usuários são muito oi... Blz... Vai hj?... /bem são usuários diferentes eles usam o watts como se fosse um SMS que só cabe 10 palavras aí ficam poluindo o chat. Mas por fim o problema n é o app pois ambos são iguais, mas sim o usuário que difama o app. Aqui no Brasil os recorrentes problemas de bloqueio é devido caso de polícia, o app é tão popular que até bandido usa aí a polícia e tribunal querem usar o aplicativo como prova ou monitorar o app pra tentar acabar com quadrilhas.


    • 8
      Carlos Eduardo Pupin 02/08/2016 Link para o comentário

      Cara, eu tenho os dois, mas quase não uso o telegram, se a politica comercial de utilização de sms e ligações fossem menos enganadora aqui no Brasil como nos EUA não seria necessário o uso de whatsapp nos EUA muita gente não usa ou sequer sabe o que é isso já na europa não são todos países que oferecem essa gratuitade de sms e ligações, por tanto o whatsapp volta a ser conviniente mesmo muitos europeus não o utilizarem, lá na Irlanda eu tinha um chip de um operadora que no plano pré pago com recarga de 20 euros eu tinha dados a vontade durante o mês e uma velocidade imensa.


  • 20
    Lucas T. 02/08/2016 Link para o comentário

    O item 2 é bastante relativo e o 3 eu duvido muito pelo simples fato de que a dona do WhatsApp chama-se Facebook, uma das empresas que mais expõem os dados dos seus usuários e gastou "míseros" 19 bilhões para simplesmente transformá-lo num app grátis. Não acredito que eles não tenham um meio de extrair dados e vender para empresas de publicidade, eles precisam gerar um lucro absurdo pelo tanto que gastaram com o app. E antes que venham me falar sobre criptografia ponta a ponta e essa baboseira toda, lembrem-se: "Quem vigia os vigilantes?". Não sou paranoico com segurança e privacidade, só não confio numa empresa que entrega toda a sua vida e privacidade para terceiros.

    Felipe MattosMarcelo Roder Ferreira


  • Zeca Delgado 15
    Zeca Delgado 02/08/2016 Link para o comentário

    Aqui tá cheio de diferentão que não suportam o WhatsApp e glorificam o Telegram... O WhatsApp querendo ou não é essencial no meio da comunicação, pelo menos pra mim. Uso pra tudo, até em orientação de TCC, marcar reunião da universidade, grupo da turma da Universidade, manter amigos próximos, manter familiares próximos etc etc etc.


    • Tobias 28
      Tobias 02/08/2016 Link para o comentário

      Quando vc diz que "aqui tá cheio de diferentão", quer dizer que aqui tá faltando igualzão?

      Marcelo Roder FerreiraLucas T.


    • 20
      Lucas T. 02/08/2016 Link para o comentário

      Quer dizer que preferir o Telegram ao WhatsApp é ser "diferentão"? Então, sim, sou mais um desses tantos "diferentões" a quem você se refere. Cara, encare os fatos: O Telegram é melhor do que o WhatsApp, e não é pouco, É MUITO MELHOR. Dentre tantas, algumas características que o fazem melhor: aplicativo desktop 100% funcional e leve, autenticação em 2 fatores, proteção nativa do app por senha, uso de nickname (não precisa divulgar o seu número para estranhos).

      Uma coisa é ser o mais usado e, nesse ponto, é inquestionável que o WhatsApp ganha do Telegram, mas o Telegram é muito melhor e mais completo, isso sem falar que essa diferença é só no Brasil; nos EUA, por exemplo, até SMS é mais usado do que o WhatsApp, ou seja, é algo mais cultural do que uma verdade global absoluta. Agora, para mim, "essencial" é algo que não consigo viver sem, que faz muita falta no dia a dia, e o WhatsApp não faz nenhuma, consigo viver sem numa boa, com ou sem o Telegram como apoio.

      Gustavo PrimoMarcelo Roder FerreiraZeca Delgado


      • 8
        Carlos Eduardo Pupin 02/08/2016 Link para o comentário

        Nesse caso não é cultural champs, nos euas muitas carriers ( empresas de telefonia) deixa sms gratuito e a vontade, ou sej não existe limitação do uso o do sms então por que utilizar um programa que vai consumir meu pacote de dados ?

        Helder Coutinho


      • 20
        Lucas T. 02/08/2016 Link para o comentário

        Cara, tudo bem, por aqui também quase todas as operadora deixam o SMS grátis; algumas deixam o consumo do WhatsApp mas, até aonde eu saiba, esse consumo "free" não inclui downloads de mídia e o envio de mensagens gasta uma quantidade insignificante de dados.

        Não quis dizer com o meu comentário que o WhatsApp é ruim, só que o concorrente dele é muito melhor, mesmo sendo menos usado, só que, enquanto o WhatsApp for o mais usado, no geral, eles vão inserir melhorias num ritmo muito menor do que no Telegram pelo simples fato de que, em alguns países, como o Brasil, o aplicativo é uma "religião".


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 02/08/2016 Link para o comentário

    único que eu achava que poderia ser verdade é o último da integração com o facebook


  • 45
    Conta desativada 02/08/2016 Link para o comentário

    Eu só uso para conversar com o pessoal que conheci na universidade, já que moro mais de 500 km deles. Prefiro conversar pessoalmente sempre que possível.
    Evito adicionar parentes ( exceto mãe e pai) pois o que há de gente que fica o dia todo mandando piada e mensagem religiosa. Nem mexo com isso.
    A MS deveria ter mantido o MSN para uso comum e deixar o Skype mais para empresarial ou ligações. Se houvesse ainda o MSN para android seria o nº 1 fácil.

    Marcelo Roder Ferreira


  • Arthur S. 40
    Arthur S. 02/08/2016 Link para o comentário

    Existe um espião de mensagens sim, funcionava nas redes wifi e pegava a mensagem transmitidas... funcionava em 2013-2014. Se chama Whatsapp Sniffer ( http://www.arquivoti.net/android/whatsappsniffer-capture-troca-de/ )


    • Tobias 28
      Tobias 02/08/2016 Link para o comentário

      Só que o app exigia ROOT no aparelho do candidato a espião. Aí pergunto: quem era o espião e quem era o espionado?


  • Thiago Ciopék 15
    Thiago Ciopék 02/08/2016 Link para o comentário

    Vai falar que o WhatsApp não é um aplicativo essencial hoje em dia? Querendo ou não, ele é.


    • Felipe de Carvalho 35
      Felipe de Carvalho 02/08/2016 Link para o comentário

      Essencial para quem, e para fazer o quê? Para você bater papo com alguma garota, ou trocar pornografia em um grupo de amigos? É para isso que o app é essencial?

      Mas você sabia que existem diversos apps similares, se não melhores que o Whatsapp? Logo, esse aplicativo não é tão essencial.

      E você se lembra que era possível o contato entre as pessoas antes do WhatsApp? Pessoalmente inclusive.

      Na boa, a futilidade e a comodidade alcançou tamanho patamar, que as pessoas não sabem o que fazer se não tiverem um WhatsApp e Facebook em mãos.

      Helder CoutinhoMarcelo Roder FerreiraLígia B.André GustavoConta desativada


      • 15
        Rafael Henrique 02/08/2016 Link para o comentário

        Menino estressado... mulherada tá visualizando e não respondendo suas mensagens? E conversas do grupo da faculdade sobre o trabalho do semestre? Encomendas de delivery de uma empresa, fica como? Na minha cidade tem pizzaria que recebe pedidos pelo app. Vou usar Messenger pesadíssimo e gastador de dados? Não, WhatsApp é essencial porque é a maneira mais rápida, barata e que alcança o maior número de usuários atualmente, querendo ou não. Tinha sim formas de se comunicar, com os caríssimos minutos das operadoras, mas fazer o que, as coisas tem de evoluir...

        Denys M.AndersonmatheusMarcosAndinho D.Lauro César Alves


      • Felipe de Carvalho 35
        Felipe de Carvalho 02/08/2016 Link para o comentário

        Rafael, essencial é ter saúde, segurança, educação, se alimentar de forma adequada, viver em uma democracia, ter liberdade política e religiosa, além de tantas outras coisas realmente importantes.

        Agora, dizer que pedir pizza pelo whatsapp é essencial, me desculpe, mas é o cúmulo da futilidade contemporânea.

        Encomenda por delivery, é só ligar. Grupos da faculdade, use outros aplicativos, conversem por email, ou ainda, descubram que existem bibliotecas.

        Concordo que o Whatsapp é de longe um serviço prático e muito eficiente, eu mesmo utilizo com frequência para muitos assuntos do escritório. Mas não é essencial. Jamais me daria o luxo de confiar minha atividade profissional em um mero aplicativo.

        Talvez as pessoas devessem vivenciar um pouco certas realidades sociais, como acompanhar o dia a dia de alguma ONG que auxilia pessoas marginalizadas. Aí sim, vão aprender o que é essencial.

        Eduardo RochaMarcelo Roder FerreiraLígia B.


      • Andinho D. 19
        Andinho D. 02/08/2016 Link para o comentário

        1- É essencial pra mim.
        2- Pra mim fazer várias coisas como manter contato com familiares e amigos distantes, pra fazer negócio como compra e venda e, acredite, ja usei pra consolar e ser consolado etc etc e etc
        3- bato papo com garotas.
        4- não troco pornografias em grupos de amigos mas vejo muito isso 😪
        6- quem acha que o whatsapp nao é essencial é pq só conhece a pontinha do iceberg, experimente em dar um mergulho profundo pra conhecer um outro lado do zap 😸


      • 45
        Conta desativada 02/08/2016 Link para o comentário

        Não é tão simples. Se vc pode pedir algo pelo app, não faz sentido ligar e gastar.
        Na facu tive de resolver muita coisa pelo MSN, eu morei na Grande SP e tinha gente na capital. Curso integral, nem todo mundo podia ficar para resolver na biblio. Há quem levasse 3h para chegar em casa.
        Quando me formei quase ninguém usava email mais, o povo começou a usar só o chat do FB, como não uso nem encontro muita gente.
        E o cara não disse que o app é essencial.


      • Helder Coutinho 28
        Helder Coutinho 02/08/2016 Link para o comentário

        Felizmente alguém entendeu o tal "problema" relacionado ao uso de comunicadores instantâneos. A comodidade agregada a tecnologia causa esse mal estar, pois as pessoas se tornaram tão 'viciadas' a comunicação interpessoal pelos aplicativos que simplesmente esquecem que existem outros meios de comunicação, seja SMS ou seja por chamada telefônica (apesar dos valores cobrados para números de outras operadoras).

        Eu ainda continuo militante do uso de SMS, apesar de manter o Messenger instalado no aparelho, visto que o mesmo funciona agora também com envio e recebimento de SMS. Meu perfil do Facebook está desativado há alguns meses e não tenho a menor intenção de reativar. Se o Whatsapp for bloqueado em definitivo, eu arrumo alguma outra maneira de me comunicar com as poucas pessoas que me são caras.


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 02/08/2016 Link para o comentário

    É um aplicativo usado por bilhoes de pessoas, apesar de usá-lo, gosto mais do Telegram.

    Lauro César AlvesConta desativada

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.