NextPit

Aqui estão 4 motivos para você passar a usar o Facebook Lite hoje mesmo!

facebook lite
© FACEBOOK

Não é segredo para ninguém que o app do Facebook é devorador de RAM e contribui com o término mais rápido da bateria. Contudo, a rede social lançou esse ano o Facebook Lite, uma versão mais leve do aplicativo para conexões mais lentas, e que também é melhor em vários aspectos se comparado com a versão original. Abaixo, você confere 4 recursos do Facebook Lite que tornam o uso do serviço muito melhor.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Por que o Facebook Lite existe?

O app do Facebook é um verdadeiro inimigo de smartphones de entrada ou mais antigos que contam com apenas 1 GB de RAM, pois consome cerca de 250 MB dela, ou seja, é 1/4 de toda a RAM do aparelho. Em aparelhos com 2 GB de RAM ele não atrapalha tanto assim, mas se o usuário tem dezenas de apps em segundo plano, mesmo com 2GB de RAM a fatia que ele consome pode fazer falta no fim das contas.

facebook lite 2
Facebook vs. Facebook Lite. / © ANDROIDPIT

Além disso, se você quer enviar mensagens é necessário instalar um segundo app. Por outro lado, o Facebook Lite, a versão do app feita principalmente focando redes 2G, apresenta vários aspectos que o tornam interessante. Vamos aos 4 recursos que podem levar você a instalar ele no seu smartphone.

1. Aumento de performance e bateria do seu Android

De acordo com M2 App Insight, que realizou alguns estudos sobre o desempenho do Facebook Lite logo após que ele foi lançado, o Facebook Lite de fato usa cerca 50% menos bateria que a versão normal do aplicativo. Além disso, ele usa 4 vezes menos recursos da CPU que o aplicativo padrão. Em smartphones intermediários e tops de linha, pode não fazer muita diferença, mas naqueles mais fracos tanto em CPU como em RAM, faz muita diferença.

Facebook Lite de fato usa cerca 50% menos bateria que a versão normal do aplicativo
FB Lite Performance Comparison 0
Facebook lite consome menos bateria e menos recursos da CPU. / © M2App Insight

2. Interface do usuário mais simples

A interface é sempre uma coisa discutível. Afinal, o que pode ser bonito para uns necessariamente não é para outros. Mas o fato é que o Facebook Lite possui um visual mais clean que o Facebook normal. Enquanto o app padrão é praticamente uma versão do site móvel, o Facebook Lite é um aplicativo completamente redesenhado.

O Facebook Lite possui um visual mais clean que o Facebook normal

O recurso de postagem de status também fica abaixo das abas, porém, no Lite o campo de postagem fica sempre visível enquanto no app padrão é necessário subir novamente até o topo do feed para postar. Já na barra de pesquisa é o contrário, no aplicativo padrão ela é fixa e no Lite é necessário clicar na lupa para abrir o campo de pesquisa.

facebook lite interface
Facebook Lite tem fontes maiores e menos efeitos, é mais simples no geral. / © ANDROIDPIT

Vou ser sincero, o layout não é pior e nem melhor, ele é apenas diferente e algo fácil de se acostumar. Quanto as opções, temos as mesmas abas básicas: feed de notícias, solicitações de amigos, mensagens, notificações, pesquisa e opções. A grande diferença é que não dá para deslizar para mudar de aba, é preciso tocá-las.

O Facebook Lite pode até parecer estranho no começo, pois as letras e botões são maiores, mas o motivo é que ele se destina a aparelhos com telas de baixa resolução. Além disso, não há nenhum efeito de sombreamento, é tudo linhas e um cinza no fundo e branco na frente. Algumas vezes, como na tela de notificações, o texto aparenta fica amontoado com as fotos de perfis, mais uma vez é culpa do tamanho da fontes para resoluções baixas.

3. Mensagens mais leves

Se você utiliza o recurso de mensagens do Facebook no celular, é obrigado a instalar mais um aplicativo só para esse fim. O app do Facebook padrão faz tempo que tirou a função de enviar mensagens obrigando o usuário a instalar o app Messenger. Quem usa o Facebook Lite não precisa se preocupar, já que ele ainda conta com a opção de enviar mensagens diretamente do app.

facebook lite messenger
Facebook lite conta com o Messenger integrado, não é necessário baixar outro app.  / © ANDROIDPIT

Obviamente o layout do app dedicado do messenger é mais simples, mas não vale a pena o download de dois apps em vez de um só porque o aplicativo é mais bonitinho.

4. Economize no seu plano de dados

O principal motivo do Facebook lançar o app Lite é para melhorar a experiência dos usuários de países de terceiro mundo, nos quais o tráfego de dados móveis é mais caro e, principalmente, mais lento. E como o Brasil se enquadra nesses países, o Facebook lite ajuda.

A versão Lite gasta cerca de 4 vezes menos dados de internet que o app padrão

O app economiza bastante na hora de consumir dados. A versão Lite gasta cerca de 4 vezes menos dados de internet que o app padrão. Por exemplo, em um uso diário de 10,1 MB no padrão, no Lite acessando as mesmas informações o usuário irá gastar 0,4 MB. Vejam o gráfico abaixo:

facebook lite dados
Facebook Lite consome menos dados de internet. / © M2App Insight

Sem dúvidas que o aplicativo Facebook Lite tem muitas vantagens, principalmente no caso de smartphones mais fracos e com pouca memória RAM.

Você usa o Facebook Lite? Você acha que ficou mais fácil usar o Facebook no celular depois que instalou o app do Facebook Lite? Deixe-nos saber sua opinião nod comentários abaixo.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

50 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Maiko M. 19/05/2016 Link para o comentário

    Gosto do app Metal for Facebook, mto bom e leve!!!


  • Gislane Rodrigues 21/01/2016 Link para o comentário

    Eu já uso e gosto.


  • Eduardo Pascoal 31/12/2015 Link para o comentário

    Ainda prefiro usar o Chrome para acessar o facebook. Mesmo com os 3GB de RAM d Z3!


  • Bynho Silva 18/12/2015 Link para o comentário

    Esse foi o melhor app do facebook que vi até hj kkkk


    • Lucas 16/01/2016 Link para o comentário

      Também Acho!!


  • Cristian 17/12/2015 Link para o comentário

    Os emoticons estão funcionando nele? Eu usava a uns 3 meses e não funcionava


  • nicolas marques 17/12/2015 Link para o comentário

    Enquanto o facebook gasta 100 MB de RAM o facebook lite gasta de 4 a 7

    Conta desativada


    • Bynho Silva 18/12/2015 Link para o comentário

      Verdade, nunca gostei do app oficial além de pesado come uma memória que não é brincadeira

      Conta desativada


  • Vinícius Pereira de Menezes 17/12/2015 Link para o comentário

    Por isso uso o Lite =)


  • Renato Lima 16/12/2015 Link para o comentário

    Interface arcaica.


  • Diego 16/12/2015 Link para o comentário

    Dizer que ficou mais fácil de usar, eu não digo; mas as vantagens são muito maiores. Meu smart é capaz de rodar o Facebook numa boa e o meu plano de dados também da pra sustentar o grandalhão, mas eu acho que o Facebook invade demais o smartphone, são permissões demais.


  • Nícolas Kim 16/12/2015 Link para o comentário

    Ou seja, porque os desenvolvedores do Facebook conseguem um app com bom desempenho e baixo uso de dados, além de função para mensagens integrada por um lado, enquanto mantém o app principal pesado e "beberrão" , e que ainda requer um segundo app mensageiro? Deveriam aprender com os erros e as solicitações dos usuários...


  • Jean Freitas 16/12/2015 Link para o comentário

    Eu uso o Metal for facebook que é um client totalmente leve e com interface identica a do facebook. O melhor de tudo é que da pra colocar o Twitter junto.

    Para quem tiver interesse em dar uma olhada:
    https: //play.google.com/store/apps/details?id=com.nam.fbwrapper&hl=en


  • Felipe Lima 16/12/2015 Link para o comentário

    Não consigo levar esse aplicativo a sério, quando vejo ele me lembro muito daqueles aplicativos para Symbian que existiam nos celulares Nokia.


    • Junior Silva 30/12/2015 Link para o comentário

      Mas é quase isso mesmo.
      O Snaptu era um aplicativo feito para Symbian que além de cliente de Twitter e leitor de feeds, servia como cliente do Facebook. Até que um dia o Facebook o comprou e o deixou de lado, até que adivinha?
      Sim, voltou como Facebook Lite...


  • Pedro Nunes 16/12/2015 Link para o comentário

    Usei o Lite um tempo e não gostava pq as fotos sempre ficam pequenas ou com baixa qualidade. Passei a usar pelo navegador e nunca mais tive problemas.


  • Taciano gomes de oliveira 16/12/2015 Link para o comentário

    vou testar


  • Gilberto Filho 16/12/2015 Link para o comentário

    O app do Face estava drenando minha bateria, mas drenando mesmo, de representar 40% do uso da bateria do meu smartphone. Desinstalei, e coloquei um atalho do site na minha tela inicial. 100% feliz.

    Vou tentar esse Facebook Lite agora.


  • Luiz Gustavo lgubarbosa 16/12/2015 Link para o comentário

    Sempre usei o app padrão do facebook,mas estou testando o lite.Uso também pelo navegador.Mas percebi um menor consumo de dados no decorrer do dia.


  • Claudinei Barros X. 16/12/2015 Link para o comentário

    Eu utilizei o Facebook Lite por uns dias, pra nunca mais. Conseguiu um desempenho pior que o app normal. Agora vou de navegador mesmo, muito mais leve, e sem ter que incluir mais um app no aparelho pra roubar minha ram.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.